domingo, 30 de dezembro de 2012

Uma balada para o fim...


Então... 5ª... 6ª ... 7ª feiraaah... Ou sabbath... O Dia do Descanso... Na 14ª hora do   29º dia do 12º mês do 2012º Ano da Graça Celestial... Eu fui ao coração da cidade ... E quando voltei, eu cantei  e escrevi...
Uma balada para o fim de ano I 
( ou ...Guarda  questa terra...² e etc.) 

       Então... 5ª... 6ª feira... 7ª feiraaah... Ou sabbath... 
   ─ ... Si lo so...Amore che io e te...♪...♪...Forse stiamo insieme......Solo qualche istante...♪...Zitti stiamo......Ad ascoltare......Il cielo......Alla finestra... ...Questo mondo che...Si sveglia e la notte è......Già così lontana......Già lontana...... Guaaaarda queesta  teeeerraaa che...² 
     ─ Ma che se passa, Signora Cronista? Cantando em italiano? Ah já sei! Tá treinando pra ir à Calábria conhecer seus irmãos? 
    Caríssimos Leitores(as) Não Enxeridos(as), eu estou ouvindo música pra relaxar  pois eu fui passear, ver amigos  e acabei me esfalfando fazendo compras pro réveillon... Então hoje é  Sábado,O Dia do Descanso?... Pra vc.,. Né?... Que ralou e trampou a semana toda e o que mais deseja é ficar no sofá, de perna pro ar, vendo qualquer reality-show,  na TV... Menos procês que vivem de comércio,  arte, artesanato,  eventos e dos serviços essenciais. Quando todos param, aí que  vc.s ralam... Param é modo de dizer porque  esse povo não para de comer, de beber de dançar, de querer se enfeitar e de se divertir... 
   ─ E de se arrebentar e de se acabar também, né?  Sra. Dona Cronista!...  E nós aqui operando no vermelho... Oh! Ossuh...
    ─  Calma, querid(o) trabalhador(a) do serviços de urgência e emergência do quase falido SUSto do Brasil... Eu ia falar nocês... Calma aí... Eh vem novas administrações... Quem sabe? 
    Então... Hoje é sábado... E aí...   Na 14ª hora do 29º dia do 12º mês do 2012º Ano da Graça Celestial, eu fui ao coração da cidade! ... 
    ─ Depois que a tiah aí se aposentou... Tá batendo perninha legal, hein? 
    Então, eu fui lá. Ah... No nosso Calçadão*³...  Não tava como nos outros dias...  Umas corredeirinhas de gente se misturavam às marolinhas de pessoas  da Avenida do Barão e, o Parque * tava vazião...
    ─ Também nessa hora... Cê não foi aproveitar promoção não, né? Porque a essa hora, o comércio já tá fechado, no sábado! 
   Então... Aí,  eu fui  visitar  uns amigos pra dar um abraço de fim de ano. Uns com visitas marcadas e outros não! Ainda bem que eu tenho o costume citadino de avisar que vou...
     ─ V.Sª tá insinuando o quê... Que nois aqui da plebe ignara e rude   da urbes e  da roça não somos educados?  Só porque vamos na casa dos outros, sem avisar? ... 
    Pois é... Então... Eu telefonei e não tinha ninguém em casa - nem  avisados nem os desavisados... Então, fui visitar outros amigos que tavam no trampa, a saber: artesãos (todos: os do Calçadão, os que ficam no chão e os que ficam no boxes do Parque*³), garçons e garçonetes, motoristas de táxis, caixas de supermercados... 
    Claro que a primeira foi a barraca de Carla e sua mãe. Aí lá  eu, a senhora  e uma outra vendedora trocamos abraços e votos... Minha amiga estava lanchando bem próximo dali. Foi aí que eu tomei conhecimento de que Stambul  virou Hong-kong! Ou seja, os chineses venceram os turcos! 
    ─ Noooossaa! Tiah... Eu não sabia que a China estava em guerra com a Turquia... Como foi istô? 
    ─ Tá de deboooche, estranho(a)³... Tô falando das lan-cho-ne-tes!Ou vc. não sabia que lá no Calçadão *³ tinha uma lanchonete chamada Stambul, que entre outros tantos quitutes, servia gostosuras árabes.? Só que com essa nova onda migratória de chineses... 
     ─ Aí.. Dizem que já tem  uns lá em Benfica...*³ 
     Pois é... Os chineses estão invadindo a nossa cidade-vale, outra vez!... E por essa  e por outras, quando me despedi de Carla, fui a um certo supermercado (que dizem que agora é de uma rede chilena ou do MERCOSUL...)   pra desejar feliz ano novo a uma certa amiga caixa e empacotadora ( função dobrada, meu!...). E aí não resisti e resolvi e adiantei as compras pra ceia e almoço. Tive que voltar de taxi pois comprei mais do que podia carregar... E...
     ─ Mas... Peraí... A senhora anunciou uma balada pro fim do ano... E cadê?! 
   ─  Pois é...É o “Canto della Terra”,aquela que vc. não me deixou completar, fazendo perguntinhas ...... 看看这个─ ...♪...们纺纱......即使当它是黑暗的......看看    这个世界......      运行...给我们一个位的太阳,太阳,太阳...²
  ─  Que é quê é isssuh?! Em chinês?! Ô... ô... Senhora!... Dona!... Tiaaah!... Izabeeel! Explica isso!! 
    Então... Prezados Outros Leitores(as), Vizinhos/Sobreviventes a tudo... Daqui a pouco eu explico... Agora vou passar o menu da ceia de réveillon, em msg, pro celular da minha filha... 
     ─ Arriverdeci!!!

Então...   7ª ...1ª ... 2ª feiraaah ... É a  1ª hora do 31º dia do 12º mês do 2012º Ano da Graça Celestial... No sábado, eu te dei um toco... E só voltei, nas últimas horas do domingo, pra terminar...
Uma balada para o fim de ano II 
( ou ...Guarda  questa terra...² e etc...) 

     Então...   7ª ...1ª ... 2ª feiraaah ... É a  1ª hora do 31º dia do 12º mês do 2012º Ano da Graça Celestial... No sábado, eu  dei um toco em vc.s... E só voltei, nas últimas horas do domingo, pra terminar... De cantar...
     ─  ... Si lo so...Amore che io e te...♪...♪...Forse stiamo insieme......Solo qualche istante...♪...Zitti stiamo......Ad ascoltare......Il cielo......Alla finestra... ...Questo mondo che...Si sveglia e la notte è......Già così lontana......Già lontana...... 
    ─ Hei... Dona Cronista, a senhora tá cantando alto... Olha os vizinhos...
    ─ ♪... Guaaaarda questaa  teeeerraaa cheee...² 
    ─ Pssiu!... Hei!... V.Sª  tá cantando em italiano pra treinar pra  ir à Calábria? 
    ─... Guarda questa terra che..... Spinning with us ...♪... Même quand il fait sombre…♪.. Mira este mundo que…♪
    ─  Para! Paaaaara tudo! Porque a senhora tá cantando em várias línguas, hein? Já sei! Tá treinando pro The Voice Brazil 2 *¹, né? 
    ─ ♪... My love che sei l'amore mio ...... 看看这个世界...♪....♪ حتى عندما يكون الظلام......♪..  Κοιτάξτε αυτόν τον κόσμο...♪... Geben Sie uns ein bisschen Sonne...♪²   
    ─ Ma que se passa, Izabel? Tá misturando as línguas todas e os versos da música? Tá doidah? 
    ─ Tô!... Tu fica no cutuque te cutuque³ e não me deixa treinar  a minha balada para o fim de ano, acompanhada de meu tenor preferido ... 
   Pensando bem... O réveillon é uma festa internacional... E ficaria bem se eu cantasse em várias línguas... Pelo menos em francês e também espanhol... Nestas, eu engano bem... Não melhor não... Prefiro a original... Se bem que ele também deu umas misturadinhas...    
 ─ ♪...Si lo so...Amore che io e te... Forse stiamo insieme...... Solo qualche istante.......Zitti stiamo...Ad ascoltare......Il cielo...Alla finestra.....Questo mondo che...Si sveglia e la notte è......Già cosi lontana.....Già lontana...♪♪...Guarda questa terra che......Che gira insieme a noi......Anche quando è buio....Guarda questa terra che......Che gira anche per noi......A darci un po'di sooole......Sooooleeee.... Sooooleeee!...
   ─ ( hei ... cuidado com as notas altas...) 
  ─ ...Amore...  che sei l'amore mio......Sento la tua voce e ascolto il mare......Sembra davvero il tuo respiro...L'amore che mi daí......Questo amore chi...♪ 
  ─ (hei... cuidado com a prosódia..²...) 
 ─  ...Sta lì nascosto... ...In mezzo alle sue onde......A tutte le sue onde...…Come una barca che...♪♪...Guarda questa terra che…Che gira insieme a noi…Anche quando è buio.....♪♪...Guarda questa terra che......Che gira anche per noi......A darci un po'di sole...♪♪...Guarda questa terra che......Che gira insieme a noi...♪...A darci un po'di sole...♪♪...Mighty Sun......Mighty Sun......Mighty Suuuun...²!!!!!!! 
   ─ Bom... Muito bom ... Bravoooo! Mas agora que a Ilma Srª Escritora cantou... Sim!...Agora a dona aí vai  traduzir e esclarecer, né... Por que esta música? 
   Então...   7ª ...1ª ... 2ª feiraaah ... É a  1ª hora do 31º dia do 12º mês do 2012º Ano da Graça Celestial... No sábado, eu te dei um toco... Falei que voltava daqui a pouco... E só voltei, nas últimas horas do domingo, pra terminar de cantar e escrever a balada pra o fim de ano... 
   Pensa bem no ano em que o mundo quase acabou... Quer dizer, o resto que a humanidade ainda não destruiu... Bem ,se o mundo não acabou , ainda é tempo de ouvir, cantar e viver o "Canto della Terra"♪². 
   Escuta esta linda  canção em que o poeta e músico fala daquele que ama e, sabe que ama!! E que  talvez eles estejam juntos e em silêncio, só  por alguns instantes,  pra olhar o Céu, e pela janela  ver o mundo que acorda e, a noite que já está longe... Bem longe!  
   Pensa bem...E se o mundo tivesse acabado,  amados?... Mas não acabou! Então, a pessoa amada poderá  atender o seu pedido de  olhar e cuidar  desta  Terra – o solo e o planeta – que gira  junto com a gente e gira em torno do Sol, mesmo quando está escuro...  Não é lindo?... 
   E mais, o poeta,  que confessa que ama,  escuta a voz e a respiração do seu amor,quando escuta   o mar... E  que este amor está entre suas ondas,  como uma barca... Mas olha  e cuida desta Terra, que girando em torno de nós, mesmo quando está escuro e, nos dá um pouco deste Sol ...  Poderoso Sol!... Poderoso Sol ♪²
    ─ Puxa,  Bebel! Agora tu me emocionou... 
   Então... Pensa bem ... E concorde  um pouquinho com os que creem: 
    Quem tem uma Terra assim pra olhar e  pra cuidar... Quem tem  um  Poderoso Sol assim, não precisa de um segundo sol *... E sabe que mais Poderoso ainda é o Deus que criou  este Céu,este Sol,esta Terra e este Mar...
   ─ ... Poderoso Soooool...... Poderoso Deeeeeeuuuss!!!
  ─ Prezados(as) Outros (as) Leitores(as) Vizinhos(as)/Sobreviventes ao fim do mundo, ao fim de ano e ao resto ... Oh!.... Fechem as janelas reais e virtuais! Essa dona aí é boazinha e ela não tá doida, não!... Ela é doidah! Ela é brasileira ...Ela é mãe de filha única!... Ela é professora aposentada!...Ela é neopentecostal! Ela é artista...  Artesã, escritora e poetisa!  Ôôô... Dona doidaaaah!... Só melhora quando canta!** Vamos dormir?... Tchau! Até 2013, tá?! Feliz Ano Novo!!!  Pra mim, pra vc e pra ela – pra nós! Pro meus, pros seus e pros dela:  pros nossos!!! Acabou... Fui e vc. também, tá?!
         

Então... 4ª... 5ª... 6ª feiraaaah!... Na 21ª hora do  21º dia do 12º mês do 2012º Ano da Graça Celestial... Eu tô sem sono... Aí eu penso e  eu acho que o mundo...! Seraaah?!  Então só me restar cantar...

Uma  balada  para o  fim do mundo I
( ...Ou se o Sol... ...Ou se o Mar...¹)

     Então... 4ª... 5ª... 6ª feiraaaah!... Aí ... Na 21ª hora do 21º dia do 12º mês do 2012º Ano da Graça Celestial... Mesmo com os remedinhos, eu tô sem sono... Aí  eu penso e eu acho que o mundo...! Seraaah?! Mas tô ouvindo  um louvor, ao longe... E eu eu gosto dele... Muitooo!
    ─ ♪... Se o sol se pôr...♪... E a noite chegar...♪...Tu és quem me guiaaaaah!...  ♪¹ 
   ─ Para tudo! Quê que é issuh? Pirou é? A Sra. Dona Cronista entrou em parafuso? Cantando alto assim a essa hora da noite? 
   ─ Não! Caríssimo(a)... Eu sobrevivi e parece que vc. também ...  E tem mais gente sobrevivente por aí... Tô ouvindo e tô cantando  uma canção própria pros que sobreviveram .♪... Se a tempestade me alcançar...♪...Tu és meu abrigo...♪¹
   ─ Não tô en-ten-den-dô!... 
   ─ Ah! Tá siiim!!!
    Hoje não é 21/12/2012? Então... Segundo os  Maias, uma nova era iria começar, de novas possibilidades e de novos sentir e agir, né?... 
    E segundo os astrônomos,  com o Sol no eixo central da galáxia e os planetas em alinhamento geral e mais a possibilidade de um segundo sol*... Já viu, né?  Era possível que alguma catástrofe natural ocorresse ou alguma intempérie mais agressiva, né? Ou seja o mundo – ou o nosso e/ou o deles ia se acabar!... Então...
    ─ ♪... Se o mar me submergir ...♪A Tua mão...♪... Me traz a tona pra respirar...♪...♪... E me faz andar...♪... Sobre as águaaaas...♪¹.  
    E aí?... São 21:32 min.s no  horário de Brasília... Mas... Cá pra nós... No Japão já é 9:32 e 05 segs. do 22º dia do 12º mês deste ano quase findo! E vamos combinar , se na terra dos tsunamis e dos terremotos, nada aconteceu... O que pode acontecer no resto do mundo?...  
    ─ ... E me faz andar ...Sobre as águaaaas ...¹
     Então... E aí? Não a-ca-bô- ô- ouh!
   ─ Chupem esta manga, maluquetes  e agnósticos do séc.XXI!... O mundo tá inteirinho!!!... 
   Quer dizer... A parte que  a humanidade não conseguiu destruir, né?  E cá pra nós, que nova era é esta em que um teto de alumínio cai na cabeça dos outros e os donos do local afirmam que não foi nada? Que raio de mundo novo é este que mais uma criancinha acaba de ser jogada  e achada  no lixo??! Vazem, tá!! 
    ─ Não... Melhor não... Fiquem... Oh... Vou cantar procês  também... ( Vai que eles são os outros únicos sobreviventes...) Oh... Escutem:♪... Tu és o Deus da minha salvação......És o meu dono minha paixão... ...Minha canção e o meu louvor...... Aleluia, Aleluia ¹
   ─ Dona Izabel... A Srª tá falando afinal  de quê e com quem? 
   ─ Tô falando dos e pros  sobreviventes... Não tá escutando, não?...
   ─ Tô...  Uma musiquinha ao longe ...
   ─ Musiquinha não... Louvor e um dos mais bonitos ! Oh...Escuta!!♪... Se o mar me submergir ...♪...A Tua mão...♪... Me traz a tona pra respirar ...♪...E me faz andar... ...Sobre as águas..♪¹.  
   ─ Eh...♪...♪... Eh... Quer saber, ... A Sra. tá muito agitada e já é tarde! E vou ver o Globo Repórter e, depois os Cassetas*¹, falando dessa bobeira de fim... Falando não, né? ... Tirando onda... Tchau!
    ─ Não ... Hei ... Escutaaah... 
    ─...♪... Tu és o Deus da minha salvação ...♪... És o meu dono minha paixão...♪¹...Minha canção e o meu louvooor!...♪ 
   ─ Hei!... Prezados Outros  Leitores(as)  e/ou Vizinhos(as) Sobreviventes!!!... Quem tá ouvindo música alta  aí, abaixa ou desliga, porque senão a Bebel não dorme, fica sonada e desatenta . Aí amanhã, a filha dela vai falar que foi a gente que acordou ela....Tchau!...
   ─ ♪...Aleluiaaah...!!!...♪... Tu és fieeeel, Senhoooorrr... .♪...Ouça o nosso clamoooorrr!..¹

Então... 4ª... 5ª... 6ª feira... 7ª feiraaah!... Ou sabbath... O Dia do Descanso... E na 1ª hora do 22º dia do 12º mês do 2012º Ano da Graça Celestial... Eu tô sem sono... Aí eu penso e  eu acho que o mundo...  Seraaah?! Será que  só  me restar cantar...

 Uma  balada  para o  fim de mundo II 
( ou....Se o sol...♪...  Se o Mar... ♪¹) 

    Então... 4ª... 5ª... 6ª feira... 7ª feiraaah... Ou sabbath... O Dia do Descanso... E na 1ª hora do 22º dia do 12º mês do 2012º Ano da Graça Celestial...  Mesmo com os remedinhos, eu tô sem sono!  Eu continuo ouvindo uma música ao longe e uma voz acompanhando!!! 
     ─ ... Se o sol se pôr...... E a noite chegar......Tu és quem me guia  ¹ 
     ─ Eu não a-cre-di-tô... A Sra. tá acordada a essa hora. Tá ensaiando pro The Voice Brazil 2*¹ ? Porque o primeiro se acabou  no dia 16, tá?... 
   ─ Não, insone leitor (a), tô compondo uma crônica e  curtindo uma  música do  Trazendo a Arca...  A balada perfeita para este nosso momento lindo!... 
   ─ Não tô entendendo! ... 
   ─ Ah! Tá sim... Oh... 
     Eu achava que talvez ou quem sabe ... Quer dizer , tava parecendo que o mundo acabou ou tinha acabado ou talvez acabasse a qualquer segundo... Mas eu sobrevivi e vc. também e parece tem mais alguém porque tô escutando uma música ao longe e uma voz  acompanhando, em algum lugar... 
    ─ Serah o seu belo vizinho ex-adormecido?...Serah que ele também sobreviveu? 
   ─ Com certeza ele sobreviveu... Ele vive rompendo em fé, agora!!!... Hummm... Mas o som não tá vindo de lá não...
    ─...Se a tempestade me alcançar...♪...Tu és meu abrigo......Se o mar me submergir...... A Tua mão me traz a tona pra respirar... E me faz andar... ...Sobre as águas...¹
  Então ... 00hs e 00 min.s do 22º dia do 12º mês do 2012º Ano da Graça Celestial mesmo... Eu penso e lembro: Deus Misericordioso e Justo já enviou tantos profetas!!!  Enviou Seu Maravilhoso Filho que pregou:  “...não sabeis quando será o tempo...”*² mas  pediu docemente  que vigiássemos e o orássemos prontos, não pra morrer mas pra receber a Vida Eterna!!!! 
    ─ Leva mal não, Dona Izabel... Mas a Srª tá fazendo proselitismo religioso? 
    ─ Não, amados(as)! Tô é repassando a mensagem da Esperança!!! 
    Bem... Mas se tu faz questão, vou te desfolhar o rosário da verdade inteirinho! Sabe os Maias? Tão completamente inocentes na parada... Na verdade, o calendário deles era cíclico... Portanto eles previram o fim de um ciclo de uma civilização, de um modo de vida...
    ─  Seraaah? 
   Várias culturas ancestrais produziram profecias e outros espertinhos fizeram previsões  especulativas sobre este  “fim de mundo”.  Astrônomos e cientistas apontam que no solstício de verão pro hemisfério sul e de inverno pro hemisfério norte, a Terra estaria alinhada com os outros planetas e o Sol estará no eixo centro central da galáxia, a beira de um grande abismo negro e mais a possibilidade de um segundo sol..* .
    ─ Huuummm?! 
    ─ Tá com medo?  
    Pois não fique ... Já são 00hs. e 10 minutos – horário de Brasília . Nem a  Net nem a TV noticiou a grandes catástrofes nem da natureza nem da humanidade... Quer saber? Vamos cantar? Quem sabe a gente descobre que tem mais sobrevivente  na vizinhança...
    ─ ... Tu és o Deus da minha salvação...♪...♪...És o meu dono minha paixão...... Minha canção e o meu louvor...Aleeeeluiaaaaah...... Tu és fiel, Meu Deus... Aleeeeluiaaaaah... ...Gloria ao Nome do Senhooooohr!!!¹...  
    ─ Hei... Dona Izabeel... Não pode cantar alto assim a essa hora, não!... A senhora vai acordar os vizinhos... 
    ─ Tem problema não!... Assim eles acordam, reclamam  mas a gente fica com certeza que tem mais gente sobrevivente...
    ─ Aleluiaaaaah...... Tu és fiel, Meu Deus... Aleeeeluiaaaaah... ...Glória  ao Nome do Senhooooohr!!!¹...
   ─ Prezados(as) Outros (as) Leitores(as) e/ou Vizinhos(as) Sobreviventes... Por favor... Fechem as janelas reais e virtuais. Apaguem as luzes... Hei! Vc. aí ao longe! Abaixa este som... Senão a Bebel, ou a nossa querida Cronista, não dorme e aí... Amanhã... Já viu né? Amanhã....
    ─ Aleeeeeluiaaaaah!... Glória ao Nome do Senhooooohrr...¹

♪¹ -  Esta crônica foi escrita, com inspiração na canção gospel “Sobre as águas” de autoria de Davi Sacer (et al), cantor, compositor e instrumentista brasileiro, que é integrante do Ministério Trazendo a Arca;

² - Esta crônica foi inspirada em versos de “Canto Della Terra”, canção de F. Sartori e Lucio Quarantotto , sucesso na voz de Andrea Boccelli, tenor, compositor e produtor musical italiano – refrão  traduzido no Google,pra chinês,  inglês,  árabe, alemão, grego e espanhol, prosódia: entonação e ritmo da fala em cada língua que não são representados na escrita;
³ - Referência a bordões da personagem Valéria, interpretado por Rodrigo Sant’Anna, no Zorra Total, TV Globo.
* -  Informações sobre as profecias de fim do mundo:.
 . Calendário Maia - http://www.brasilescola.com/historia-da-america/o- calendario http://averdadenomundo.blogspot.com/2012/08/, -http://www.brasilescola.com/historia-da-america/o-calendario;  
. Alinhamento dos planetas e o segundo sol ( ou Nibiru – 12º planeta)  -   http://www.alerta2012.com/index-2.html;NASA-  www.opiniaoenoticia.com.br /;

** - Referência ao poema “Dona Doida” de Adélia Prado. Poetisa brasileira de Divinópolis/MG
 *¹ - referência a programas da TV Integração – Rede Globo; 
 *² - ensinamentos bíblicos sobre o fim dos tempos e a volta de Jesus Cristo – Marcos,13:33

*³ –  logradouros centrais  de Juiz de Fora/MG: Calçadão da Rua Halfeld, Avenida Rio Branco e Parque Halfeld e da Zona Norte;

 Izabel Cristina Dutra - produzido em JF/MG, entre os dias 21 e 31 / 12/2012.








Nenhum comentário:

Postar um comentário