sexta-feira, 26 de julho de 2013

O mesmo sol, na mesma praça

Então... 5ª feirah... Veio o frio pra catende e chuva pra mais de metro... Mas aí foi a noite e  veio o dia... 6ª feirah... A pedidos de muitos e todos, parou de chover e aí gente foi pegar  ...
O mesmo  sol, na mesma praça! I

      Então... ... Veio o frio pra catende* e chuva geladinha pra mais de metro... Já tinha vindo o Papa, em todos os noticiários mais o caso Bruno (não o goleiro, mas o blogueiro que levou choque da PM do RJ e, nem ele sabe o porquê)*¹... Taça dantes nunca conquistada... ♪...Libertadooores...♪... *¹ E veio  a Marcinha também...*²  
      Mas aí veio a noite e  veio o dia... ... A pedidos de muitos e todos, veio o Sooohl... 
      ─ Quem precisa de sol? Esse sol tá me atrapalhando  fazer esportes e ainda me faz gastar dinheiro com filtro solar...
      ─ Não tô acreditando que a nobre cronista tá dizendo uma sandice dessas... 
      ─ Eeeu? Eu não! Isso quem falou foi um certo Sr. Nem Tanto... 
      Prezados(as) Leitores(as): Parece que há controvérsias e fortes conflitos de geração, até com relação ao clima desejável! 
      Imagina... Ontem, era tava frio  mesmo pra catende* e, choveu fininho e depois, deu  uma engrossadinha e uma geladinha total... 
      Aí... Aqui, nesta vertente norte desta cidade do vale do Paraibuna,  mais propriamente in Monte Castelo e adjacências mundiais,  o povo que tava em casa( a saber, aposentados, pensionistas, estudantes, autônomos e , mães com crianças em férias e, etc.) deu de se manifestar e reivindicar : 
     ─  SOOOHL! QUEREMOS SOOOHL!  SOOOHL! QUEREMOS SOOOHL! 
     E o povo, que canta para espantar os seus males, deu de cantar*²  pra espantar o frio e a chuva!... À tardinha, o vento hipermega frio trouxe acordes das mais diversas canções... Até do meu vizinho roqueiro completamente dark e gótico*, veio um pedido de socorro e uma promessa: 
    ─ ♪... Se um dia eu pudesse ver... Meu passado inteiro...♪...E fizesse parar de chover...Nos primeiros erros...♪...Meu corpo viraria sooohl...♪....Minha mente viraria soooohllll...♪...♪...Mas só chohve, chohve...♪...Chohve, chovhe (2x)...♪¹ 
     É... Pois é... Caríssimos(as) Ouvintes Roqueiros(as) ou, Não!... Vai ter gente que vai ter que  cumprir promessa e, virar sol da cabeça aos pés! Pior que o avô (o tal Sr. ...) não gosta! Mas o que fazer se o neto e toda a população adorahh!... Tanto que mal surgiu a manhã , tinha parado chover... 
     ─ Aí nós foi tomar  sol na praça...
     ─ Aí nós foi não! Aí a gente fomos... 
      Então,  Pacientes Leitores(as), antes que a Sra. de Língua Afiada venha querer corrigir,  quero explicar essa conversa se deu  entre duas lindas crianças, que acabaram me  fazendo ir lá...  
     Ah... Antes que me peçam outras explicações: nesta vertente norte, desta cidade do vale do Paraibuna,  mais propriamente in Monte Castelo, o povo e ,mais ainda a criançada, redescobriu a Praça Francisco Assis Lopes*³, desde que a reavivamos... E em dias  como estes, quando a vida revive aqui e em todos os lugares onde esta luz alcança, corações &  mentes viram sooohl! E  apesar dos que não querem,   dos que não gostam...
     ─...♪Hoje é sexta-feiraaah!...♪...Vejo o sol e  os pingos da chuva que ontem caiu....♪... Na mesma praça, no mesmo banco ,as mesmas flores,o mesmo jardim...♪....Você não me ensinou a te esqueceeer...♪...E eu vou fazer um trêlêlê...♪... Na minha humilde residência...♪... Bota o tambooor pra tocaaahr... Mas se  vc. voltasseh...Ah se vc....♪... A minha mente viraria sooohl!...♪² 
      ─ Parah! Parah tudo! Que cantoria é essa desatinada, desarvorada e misturadah? Quê é issuh que a Sra. tá cantando, Dona Cronista?
     ─ Eeeeuu? Não é eu nãuuum! 
     Prezados(as) Compreensivos(as) Outros(as) Leitores(as): Hoje é sexta-feira! Véspera de um sábado à noite, onde todo mundo espera alguma coisa pra domingo! Cada casa tem uma ou mais expectativa, sem contar os mais variados gostos musicais.. Aí já viu ou, ouviu.. Cada um ouve e canta o que quiser... De vez em quando, a gente junta  tudo na praça... 
     Mas isso é eu explico amanhã porque agora vou fazer a jantinha que a filinha gosta... Fuuuih!

*-catende ; expressão originária da região NE do Brasil, que significa demais; dark e gótico: expressão para indicar tribos do rock e da música que se vestem de negro e se comportam de modos sombrios; 
*¹ - Referências ao evento da JMJ – Jornal Mundial da Juventude, com a presença do Papa Francisco; à prisão de participante das manifestações populares no Rio de Janeiro, que foi atacado por arma não letal e preso, sem nenhuma prova; à  recente conquista, pela primeira do título Taça Libertadores, pelo Atlético Clube Mineiro;
*² - referência a crônicas Ele&Eles&Elas e Quem canta seus males espanta do mesmo blog;
*³ - referência ao movimento "Praça Viva♪,que visa revitalizar este espaço no bairro MonteCastelo,JF/MG 
¹ - Versos da canção- rock “Meus Primeiros erros” de Kiko Zambianski, da banda Capital Inicial; 
² - Pout-pourri de canções da MPB. Rock, sertanejo e pagode do Brasil.
Izabel Cristina Dutra, escrito em JF/MG, no dia 26/07/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário