segunda-feira, 2 de março de 2015

Frases do dia e/ou da semana

Então... Aos 30 de fevereiro, faltando só  cinco dias para a primeira noite lua cheia do 4713º Ano Lunar chinês ou asático, euzinha aqui resolvi listar...

 As frases  do dia e/ou da semana!!!
  
( Ou Quem escuta, seus males entende e, inté resolve...)

      Então aos 30 de fevereiro, faltando cinco dias para a primeira noite de lua cheia do 4713º Ano Lunar Chinês ou asiático, euzinha aqui resolvi listar as frases da semana, pois quem escuta, seus males entende e, inté resolve... 
     ─ Parah!!!! Parou!!!... Me permite uma perguntinha? Dar-se-á o fato de V.S.ª estar querendo entrar pro ramo lucrativo de consultas de auto-ajuda? A Nobre Cronista aê tah esquecendo que já houve lua cheia em janeiro e que fevereiro só tem 28 dias?... E a frase correta do ditado popular não seria “Quem canta, seus males espanta”?!!! 
      ─ Parah!!! Parou!!! Pra vc. também não é , meu bem?! Porque isso não é uma perguntinha, mas são  três perguntonahs! ... 
    Eu não devia, mas como sou uma brasileira cordata e democrata ( tenho até fama de diplomata ou como se diz hoje em dia, mediadora de conflitos...) ... Vou responder para todo mundo escutar... Quer dizer... Ler... That’s ok?!...*
     Então... Aos 30 de fevereiro, faltando só  cinco diasinhos  para a primeira noite lua cheia do 4713º Ano Lunar(O  fevereiro não é meu - é  deles e, se eles têm um ano diferente de nós porque não podiam  ter um mesinho  e fases da Lua, assim  bem diferentinhos dos nossos, neh?)
     Então... Nestes exatos dia e ano,  euzinha aqui resolvi listar todas as frases da semana, que escutei na vizinhança e adjacências, pois quem escuta seus males entende e, pode inté resolver! ( O ditado é meu e eu o transcrevo do jeitinho que quero dizer... That’s ok?!...*)
    Então...  Euzinha aqui resolvi listar e transcrever todas as frases que escutei na vizinhança e adjacências ( ... E eu não tô abrindo blog  nem consultório de auto-ajuda não! Aliás, segundo uma certa amiga de Bêaagá*², esse ramo não é tão lucrativo assim não pois tem um povo aí, que quando o custo de vida tah subindo pra meirelles*¹ como agora, prefere a ajudinha de uns dois dedos de água-ardente ou um latão da geladinha mais barata, lá no Bar do Seu Zé e/ou Nonô ou, do Chicão ou do Varandão*²... Bão... Inda tem o povo, que nem que eu, que prefere a ajuda direta do Pai... Dois minutinhos de oração fervorosa e em dois palitos, voilá a solução...)
  Então... Eu resolvi listar as tais das frases, porque tanto falo como escuto muitoh!!!... Alguém já me disse que eu tenho ouvido de turbeculoso... O que tem a tuberculose com a curiosidade e, a atenção hipermega desenvolvida em 38 anos de magistério,  eu não sei nãuum!!! 
      ─ Anh... E daí?!! 
     Daí que acabo escutando um monte dessas sentenças de cunho próprio ou do repertório popular... Daí que eu pego e aproveito... Porque vc. já sabe: quem escuta seus males entende e, pode inté resolver...
P.S: Já que no texto acima  não foi possível  passar dos entretantos e dos apenasmentes, vou aos  finalmentes*¹ e,  vou  listar as tais das frases, que  seguem em anexo.

As frases do dia e/ou da semana!!!
  
( Ou Quem escuta, seus males entende e, inté resolve...) 
Anexo 1

      Então... Aos 31 de fevereiro, faltando só  cinco dias para a primeira noite lua cheia do 4713º Ano Lunar, euzinha aqui resolvi listar...
     ─ Mé que éééé?!
      Então... Vamos direto ás frases, neh?...
     ─ K-ra-kh, véio... Tu tá atrasado e ainda tah nessa moleza?!... 
( Esta é uma das  frasse gritadas, hoje de manhãsinha, bem no pé da janela do meu quarto, por um dos moleques(cas)  de todas as idades, que já voltaram das férias e jah tão devidamente matriculados do maternal ao mestrado...  Agora, todos os dias, eles galopam a Rua do Renato, ladeira baixo, todos devidamente descontrolados, descabelados, suados e atrasados pra 1ª aula, inclusive a filinha... Mas isso  serve também pra aqueles(as) cidadãos(ãs) que vêm consultar aqui e, vêm de van ou micro-ônibus... Tem uns(mas)  que se não tem a assistente que chefia a caravana, pegando no pé, eles ficam para trás...)
     ─ Klmah! Q pra dscr todo santo ajudah!!! 
( Essa quem disse foi o motorista do busão, quando um desses senhores jah aposentados,  tavah descendo afobado... Ele tava atrasado pra chegar no banco... Não era pra receber a merrequinha da aposentadoria, nãuuum!!! Ele já recebeu! Mas desde que fez 7.0 e, se aposentou, virou office-boy* da  família e agregados... Ele hoje vai enfrentar uma filona pra pagar as contas de, a saber: filhos(as), genros/noras, netos(as),  primos(as) +  uns vizinhos abusados + o party-time-lover *da sobrinha... ...)
    ─ Klmah! Q  pra descer todo santo ajudah!!!...
    ─ Essa vc. já citou....
    ─ Klmah! Que pra descer todo santo ajudah!!!...E pra subir os Anjos empurrah... 
( Essa com acréscimo  é  o recurso luxuoso da fé inabalável de minha irmã em Cristo, nordestina e assemleiana de carteirinha... Aí é sem comentários!!!)
    ─ Hei, acordaaah!!! Tu tah perdendo a hora outra vez..
    ─ Pô, mãe... Cê   que eu odeio essa matéria, esse professor, eese curso...Me deixah!!!
    ─ Pois essah faculdade , tu vai terminar nem que seja só pra rasgar  o diploma na cara da ex do seu pai!!! Tah? E tem  mais  devo-lhe lembrar que a pensão do teu pai morre comigo e essa merreka que teu tio lhe deixou não dá pra vida toda nãummm!  
( Ufah!! Esse punhado de frases aê ,  dessa conversa long-size* aê , quem   proferiu foi mãe vizinha mais próxima  e o seu  nemnem*¹ de 40 anos, que tah já pensando em trancar matrícula na sétima  faculdade, em que ele passa no exame seletivo em 1º lugar mas larga no 1º semestre... Quer dizer... Tô deduzindo... Porque não sei direito quem eles são nem como são, porque não fui apresentada... Apenas dou aquela escutada, dado o fato de suas conversas e/ou discussões ultrapassarem os decibéis permitidos!) 
     ─ Deduzindo por experiência própria, Sra. Profª Aposentadah?! 
     ─ Nãninãuuuum! Que aki em ksa não tem nemnem nãummm, posto que filinha e genro são operosos e  estudiosos... That’s ok?!...*). 
     Falando nissuh, tah na hora de preparar a janta... Mas eu voltuh porque tem + muitoh + muitoh + e +!!!!
Izabel Cristina Dutra, produzido em JF/MG, entre os dias 28/02 e 01,02/03/2015. 

 * - do inglês: that's ok? - tudo bem, tudo certo,  office-boy-  o rapaz do escritório; party-time-lover -  amante em tempo de festa (ficante, peguete,neh?), long-size -  tamanho longo ou super-grande;
*¹ - pra meirelles - expressão usada pela minha mãe significando demais;  entretantos ,apenasmentes, finalmentes - expressões usadas pelo  prefeito de " O Bem amado" , personagem do seriado/novela/filme da TV Globo, baseado em obra de Alfredo de Freitas Dias Gomes (1922/1999) - romancista e dramaturgo brasileiro; nemnem - gíria para jovens, que vivem às custas da família, não trabalham e nem estudam e, tem problemas de identificação e baixa auto-estima;
*² - Referência à capital do estado de Minas Gerais - Belo Horizonte(BH), referência a bares e botequins famosos na Zona Centro/Sul e na Zona Noroeste de Juiz de Fora.








Nenhum comentário:

Postar um comentário