Então... Dezembro veio e Eles&elas vieram e/ou se fueron*... Deu bom pra uns, deu normal pra outros e, deu ruim pra muitos... Então... Tah!...
( E/ou seja... Quando
der bom pra todo mundoh!!!)
─ Mé que
éééé?!...
Então... Dezembro veio e, Eles vieram e/ou se fueron*, a saber:
- Sr. Verão – ele veio aqui pro nosso hemisfério , com tudo que tem direito e, em acordo com El Niño*¹, o infrator dimenor climático (calor por demais não importa aonde,chuvas, chuvonas, temporais com ventos, vendavais,granizos,enchentes e + desabrigados no sul e; muito + que de+ seca geral no nordeste e + Paus-de-araras*¹, porém no norte,no centro-oeste e, no sudeste, il se fait comme il faut* (Quer dizer, comme ils voulent*. Ils?! Samarco& Todas as Outras Cias!!!!).
- Tio Inverno – depois de um tour* pelas galáxias, voltou tão decepcionado por não ter encontrado outro planeta habitável e congelável, que se instalou no hemisfério norte aê, completamente borocochô* (Tah fazendo calor aonde devia estar nevandoooh!*¹).
- Natal& Papai Noel – eles vieram bem gordinhos (pra uns magnatas e especuladores aê); bem magrinhos (para uns microempreendedores e trabalhadores aê) e; nem tanto(para os/as que jah tão acostumados/as com 13º atrasado e/ou parcelado e/ou negociado).
- Rito de Impeachment* da Presidenta – desse arrenegoh e, não vou nem falar eh nadah! Taah?!...
- Temores de Tragédias e Guerras Anunciadas – Refugiados & Desabrigados, de todos os continentes e principalmente da Ásia e da Àfrica– idem+ idem: sejam bem-vindos e... Desculpa aê!!! Mas também tem muitos nossos daqui , no bico do urubu tanto quanto vc.s!...
- Sonhos e Projetos – desde aquele(a) tah só querendo ser selecionado no ENEM, PISM, PROUNI,FIES e ao menos , se a sorte lhe sorrir de fato, no PRONATEC*¹ ao que tah pensando em fazer Mestrado em Havard**; e/ou desde aquele(a) que tá só quer um Emprego nem que seja naquele mercadinho e/ou naquelas lojas tsunamis aê da Marechal mas também aquele(a) que quer só passar naquele hipermega Concurso daquela hipermega repartição pública – que vai se realizar em assim querendo Deus!!!!!
- Medos e Enfrentamentos – dos quais tenho muito e nada a dizer, porque por causa Dele, veio os Livramentos (Dele? Daquele que Não Falha, Não Mente, Não Abandona, Não Escolhe e Sempre Socorre quando Clamado... È preciso mesmo dizer quem é?─
- Mas é claro que é preciso!!! E bem alto: O DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO !!! Então... Faço minhas as palavras de minha Irmã em Cristo, nordestina e assembleiana de carteirinha e, rompendo em fé! ─Mé que éééé?!... E aê... Dezembro veio e, Elas também vieram e/ou se fueron*, a saber:
- Primavera e todas as outras primas – a Verão, a In Veranico, a In Faniquito e etc., cada uma no seu hemisfério e no seu trópico e é claro depois das negociações com aquele dimenor referido acima; sendo que a Oficial deve ter seguido o exemplo de um certo velhinho e, foi tentar sorte no infinito espaço sideral, numa distante galáxia, em algum planeta e /ou alguma lua, onde a população autóctone não tenham destruído o meio-ambiente e a criação divina e , onde ela possa enfim ser só a estação das flores, sem sustos nem surpresinhas!
- La Niña*¹ – essa se foi tem é um tempão, ninguém sabe, ninguém viu e, parece que não veremos tão cedo!!!
- Dona Inflação – nossa velha conhecida, que andou meio distante, emburrada por estarmos vivendo um certo sonho de um Brasil melhor, mas bastou uma bobeada e, umas querelas entre governo e oposição, ela voltou com toda a sua peçonha.
- Mme. Coisa Pública Depenadah, ou melhor, a $$$$$ Pública Desviadah – a pobre criatura não suportou tanta corrupção, tanto ppp, tanto desvio de metas e objetivos, que se foi parece que de vez para alguma conta secreta na Suíça e, mesmo que garantam que está voltando, a gente achamos que nem tanto e que nem tudo!!! ( Ou seja... Cadê o dinheiro que tavah aqui? Neh Tadeu?! Neh Polyana?*²)!
- Mudanças, Reformas e Transformações e etc.s – em todos os setores, em todas as direções e em todos os corações – neste quesito não importa o quando; o quanto; o como e o aonde - é ponto e basta!*
- Cartinha de Intenções – aquela que um monte de terráqueos da Civilização Ocidental Cristã costuma escrever a cada 12 meses – poucos cumprem tudo que prometeu; outros cumprem pelo menos a metade; mas há muitos que não cumprem eh nadah!!!
- Esperança – sentimento que já se tornou profissão de brasileiro(a) em geral *² ( Vai ter esperança assim na China!!! (Quer dizer, nos BRICs*² em geral!!!) E junto com ela, o que não pode faltar...
- Superação em todos os sentidos,porque latinos(as)/brasileiros(as/ mineiros(as) tem mania de se superar... Então...Dezembro veio e Eles&elas vieram e/ou se fueron*... Pelo relatado acima, o(a) Nobre e Ilustre Leitor(a) deve já ter concluído que, realmente, deu bom pra uns, deu normal pra outros e, deu ruim pra muitos...Então... Tah!... Só me resta então fazer minhas as palavras de um Certo Não Menos Nobre e Não Menos Ilustre Cidadão da População de Rua, em situação de risco social de alta complexidade, desta região Centr–Sul, dessa cidade do Vale do Paraibuna, ou seja Jotaefe/Emegê. Devidamente mamado* pra catende* e, gira girando em plena Avenida do Barão, em pleno último domingo do ano, ele pronunciou ─ Pô ...Meu... Ou Minha!!!... Sabe quando essa inconhah vai se arresorver? ... Eh só daqui a 10.000!!!... Dez mil anohssss!!! ─ Mé que éééé? Então... Dezembro veio e, Eles&Elas vieram e/ou se fueron*!!! Alguns(as) ficaram e, outros nem sequer voltarão!!! ... Então... Tah!.. ─ Feliz Qualquer Ano Novo Aê!!!... Nem que seja em #12016!!! ─ Mé que éééé?!...
P.S: Não vou explicar nadah agorah. Só depois do meu
hipermega-reveillon, após 14 anos de ausência, na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em cia. de filinha e genrinho, aonde já trampei, já sonhei, já morei, já vivi, já me escalavrei e me dilapidei e, aonde nasceu a minha filha!
- Huuuum?!!!
- Hummmhuuum!!!!
Izabel Cristina Dutra, escrito entre os dias 26 e 29/12/2015.
*- fueron - foram, em espanhol; il se fait comme il faut, comme ils
voulent: em francês, se faz como é preciso,como eles querem; impeachment – em
inglês, impedimento; tour, em francês volta; borocochô – expressão popular para
sem graça e sem ânimo; mamado: expressão popular que significa bêbado, ébrio;
pra catende - expressão nordestina que significa muito ou demais;ponto e basta: expressão idiomática ítalobrasileira, que significa chega e basta!!
*¹- El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico
caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano
Pacífico Tropical. Altera o clima regional e global, mudando os padrões de
vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais
e de latitudes médias; La Niña também um fenômeno
oceânico-atmosférico, mas com características opostas ao El Niño.
Caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do oceano
Pacífico Tropical, alterando o clima regional e global, mudando os padrões de
vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais
e de latitudes médias; pau-de-arara: nome dado a caminhões que fazem transporte
irregular de migrantes e trabalhadores rurais no Nordeste do Brasil, mas também
a instrumento de tortura utilizado no Regime e Ditadura Militar,no Brasil (1964/1985);
ENEM, PISM, PROUNI, FIES e PRONATEC – Exame Nacional do Ensino Médio, Programa
Interno Seletivo Misto, Programa Universidade Para todos, Financiamento
do Ensino Superior, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e
Emprego ( processos e programas seletivos da educação e
profissionalização, no Brasil); mestrado – curso de pós-graduação strictu
sensu; Harvard – Universidade,de alto grau de excelência, situada em Cambridge, Massachusetts;
*² - BRICs - G-5 -
grupo formado por países mais populosos em desenvolvimento: Brasil,
Rússia,Índia,China e África do Sul; referência a Tadeu Schmidt e Polyanna
Abritta, apresentadores do programa Fantástico, da Rede Globo; Referência a Brasileiro
Profissão Esperança - Escrito
por Paulo Pontes, é um dos mais importantes espetáculos teatrais escritos e
montados no Brasil na década de 70, década esta que volta à moda em todo o
mundo. Um painel romântico do Rio de Janeiro dos anos 50, na época capital do
país, da boemia,como pano de fundo a vida e a música de Dolores Duran e Antonio
Maria, e de suas andanças pelos becos e garrafas da cidade.