terça-feira, 15 de março de 2016

E se a gente gritaaar?!...


Então... 1ª feira...   2 feira...3ª feira...  E a primeira quinzena  do 3º Mês do Ano da Graça Celestial  jah foi... Ainda bem... Por quê?  O bicho tá pegando e, ainda  tem gente de ressaca e, com  medo... Mas proquê?
!

PORQUE... ...Se gritar pega ladrão...
(......não fica um, meu irmão... ♪¹... )


      Então... 1ª feira...   2 feira...3ª feira...  E a primeira quinzena  do 3º Mês do Ano da Graça Celestial  ( ou de Qualquer Mês  de Qualquer Ano de Qualquer Civilização Qui in Planeta Terra) jah foi! ... Ainda bem...  Mas por queê?!!
      Por quê?  O bicho tá pegando e, ainda  tem gente de ressaca e com medo... ...Ainda bem... Mas proquêêê?! ( como perguntava um menino de um certo comercial  de T.V) ... 
     Pro quêêê?  Porquê o  bicho tah pegando desde de Domingo... Dimanche... Domenica...  Sunday... Sondag...  Sonntag.... الأحد रविवार... 일요일 e etc....  Que era pra ser o Dia do  Senhor e, do Descanso.... 
      Mas...  Tinha  gente com o bucho encostado no balcão ou na maquinaria    e /ou  algum lugar de ralação, que num tem folga nunca não ( Como bem atesta Minha Irmã em Cristo nordestina e assembleiana de carteirinha)... 
     Até aí , tudo normal porque tem gente que emprega só quem pode e quer trabalhar aos domingos!.. E   aí tem os que precisam trabalhar, também aos domingos!... 
     ─ Siiiimm...E daeh?!  
    Daeh pra quem tavah de folga, tavah rolando uma manifestação contra corrupção... 







       Qui in Jotaefe/Emegê, ela saiu de praça de bairro classe média  e, um pouquinho de assalariados aê ... 



      Segundo uma certa amiga e ex-colega  de trabalho, da esquerda, lotadinho de coxinhas! (Que não me deixem mentir as Sras. De Língua Afiada que afirmam que  uns  nunca trabalharam nem sábado nem domingo nem dia de semana nenhum!...) 
      E mais... Gentem dizendo  aê que é tudo  por culpa do Lula e da Dilma(Que não me deixe mentir um certo analista político do meu telejornal preferido que diz que outros  nem sabem direito quem são os acusados!...
      ─  Bão... Vamos deixar de enrolação...E como é a que a Nobre Profª Aposentadah aê tá se sentindo e qual a sua posição?  
    Pô...Eu vou fazer 62 anos... E já vi uns golpes de estado aeh!!!... Mais o fim de  umas ditaduras e a duração de outras!!
     ─  E aí não foi lá  nem pra protestar nem pra uns e pros outros?! 
     ─ Fui é nada!!! Fiquei quietinha no meu canto...
     ─ Então Vossa Senhorinha faz parte dos alienados, que não bota a cara nem aquilo na janela, por nada nem ninguém neh?!!!  
    Carísismos(as)  Leitores (as): 
     Euzinha aqui  sou mineira da gema por parte de Beagá mas carioca do brejo pro parte Errejota... Não sou contra nem a favor de nada muito pelo contrário!... 
     Mas, se vc. s não sabem, fiquem sabendo agora – eu  sou filha de uma negra brasileira com um branco calabrês (gente brava de dois continentes) e não sou de calar a boca assim não!....Já vi e , participei de manifestação de tudo quanto é jeito e por qualquer motivo, umas que  essa tal sociedade finge que  aceita  e de ,  outras que  ela finge que  rejeita..








        Mas cá entre nós nenhuma com tanto aparato e organização, não!!  Muito marketeira, dos dois lados... E eu cá não gosto  ser manipulada  nem de ser teleguiadah nãuuum!!!... Nem eu e nem  os meus amigos camelôs, artesãos, caixas  de banco e de supermercado 24 horas... Isto sem faltar  o pipoqueiro da esquina... E os professores em defesa do piso nacional:




      ─ Eh...  Minha Tiah... Eu fiquei só de butuca, no domingo... E parece que os organizadores tavam cheio das bufunfa$...

      ─  Aeh...  Montão de trio elétrico e, oia que pra alugar um só já é muito caro ... Fiquei só sacando!... 
     ─ Pois eh, seu moço.... Eu tamém...
     ─  E as maravilhas de bandeiras, faixas  mais os bonecos ( uma belezura que custa um cadinho a mais de R$)...  
     ─ Eh isso aeh!!! E será que que aquele montão  de  gentem  sabia  contra o quê e quem era  mesmo aquela bagaça ali?...  
    ─  Ô... Minha Tia...Quanto tinha no montão de gente? Dê os números corretos!...  
    ─ Nãninãnaum!!!  
     Caros(as) Amigas(os) 
      O negócio é o seguinte:  o preço da vaca é cento e vinte mas o da mula, nois não calcula...  E nãoo vai dar pra calcular mesmuh!... 
     Então... Se nem os tais dos organizadores conseguem se entender  entre si e,  com a  PM... Se ela diz que  foi um milhão, eles dizem que foi  é dois... Dois milhão de gente marchado contra corrupção, pedindo impeachment (De novo?!...) pra presidentah eleita democratica mente  e, a  prisão pro líder do partido dos trabalhadores?..... E em algum lugar, um outro tanto gritando que não... 
     Issoh me faz lembrar que tamos mesmo numa  democracia!...  Quer dizer... Quase neh!!! Segundo Seu Severino, um certo porteiro de predião, das minhas relações vicinais 
     ─ Ô xente... Lá tava era lotadinho de fiote de corruptil, tudo gordinho,  das mamatas nos  governos municipaes, estaduaes e, federaes!!! 
     ─  Fiote nada!!!Tava erah é cheio de raposah e raposão veioi e gorduchão !!!...( arengou uma certa diarista, de minhas relações parentais) ... 
    Xiiih... Este bate-boca me lembra que já tamos é na 3ª feirah e,  a primeira quinzena  do 3º Mês do Ano da Graça Celestial  jah se  foi.... Ainda bem... 
   Por quê?  O bicho tá pegando e, ainda  tem gente de ressaca e com  medo... Aí... Me pregunto: 
    ─ Proquê... Mas proquê?! (com o tal do  menininho local  de propaganda de TV mais local ainda)  E/ou ainda pra modo de quê? 
    E aí  vem a resposta e/ou respostas, daquelas que só  o véio Bezerra da Silva  sabia dar, desde os tempos do vinil...
    ─ ...♪... Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão...♪...Se gritar pega ladrão, não fica um...♪...Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão...♪...Se gritar pega ladrão, não fica um...♪¹ ... 
    Prezados(as) Leitores(as) Contumazes ou Não: 
    Ainda bem que ficam alguns...  Nós que não somos  ladrões e nem sequer filhotes deles, em cujas veias corre sangue e, em  cujas caras limpas  corre suor, tudo provindo do trabalho... Nós ficamos e seguimos  lutando pela sobrevivência aqui, lá e acolá pra viver o que resta e o que dá, anche nesta cidade do Vale do Paraibuna...  Mas proquêê?
   
O POVO UNIDO JAMAIS SERá VENCIDO!!!...

     Mas...  O  povo!!! ... Capisci?!!!!

Izabel Cristina Dutra, produzido entre os dias 13 e 15/03/2016.


¹ -  Versos do samba “Se gritar pega ladrão...” de José Bezerra da Silva (Recife, 1927/ Rio de Janeiro,2005 um cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete brasileiro dos gêneros musical coco e samba, em especial de partido-alto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário