quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A volta ...


Então... 1ª feira... .... ....  4ª feiraaaah...  Depois do na sei qual nº feriadão do ano... Cê pensava que eu não volta-vah? Ou v.c pensava que eu não volta-sseh? Ou Vossa Mercê pensou que eu não volta-riah? Mas eu voltei para falar justamente de...

 A volta dos que não foram! N1 Episódio- Parte x1 
( ou o retorno  da esfinge pré- eleitorahaal!...) 

     Então... 1ª feira... .... .... ... 4ª feiraaaah!... Depois do na sei qual nº feriadão do ano...
     ─  Cê pensava que eu não volta-vah? ...(versão irmão mais velho de saco cheio de ter dar conta do irmãozinho menorzinho correndo dele , no campinho...)
     ─  Ou v.c pensava que eu não volta-sseh?...(versão irmão mais novo, nerdizinho da silva, retrucando  Irmã Mais Nova, que o arrasta pela blusa, de volta à casa)
     ─  Ou Vossa Mercê pensou que eu não volta-riah ?... (versão tia funcionária pública, tendo que resgatar do sobrinho esquecido na creche pela nª vez...). 
     Aqui no vale do Paraibuna, em plena primavera, em pleno outubro,  muita gente já votou e muita outra  gente já voltou aos seus cargos... A chuva não votou  mas voltou e deu uma abaixada na poeira da vida e nas fogueiras das paixões eleitoreiras... 
     Pior mesmo foi pro o nosso pobre “Rio de Águas Escuras”¹... Acabou recebendo toda carga de lixo eleitoreiro, que não foi nem lido nem pensado e, dizem que está incolor por causa de uma ingestão excessiva de tinta de impressão. Dizem mais:  houve sérias baixas em certo bando de marrequinhos intoxicados, que teimavam em nadar em suas poluídas mas sagradas águas...  
     É ...Prezado(a ) Leitor(a), “ viver é perigoso!...”² pra quem vive em certos vales de lágrimas, sonhos, de lutas... Ainda mais em tempos eleitoreir... quer dizer... eleitorais...  
     Mas... Aqui na vertente norte do norte desta cidade-vale, a chuva vem e volta na hora que bem que quer... Nada que possa impedir o passaredo de manter a programação diária do seu festival. Cambaxirras, pardais, canarinhos da terra e do céu, maritacas, bem-te-vis e  Sua Majes...
     ─ Pode parar, Sra. Don Cronista!! Tá Pensando que vai ficar nessa enrolação... Pois comece agora e já explicando o título  e o subtítulo! 
     ─ Calma, indignado(o) elei... quer dizer , leitor(a)... Esclarecerei !!! 
     Fora o silêncio inter-eleitorahal, além da poluição eleitoreeiira, ainda há a volta dos que não foram  e as esfingezinhas fazendo charadinhas constrangedoras... Vamos por partes: 
     ─Tá vendo algum movimento nas ruas que indiquem que estamos no segundo turno das eleições municipais, nesta  cidade-vale?! Brô, hoje eu fui obrigada a ir ao centro....
    ─ Fazê o quê, Senhora Dona Profª?... 
    ─ A curiosidade matou um gato, menina perguntadeeirah...
 ─ Nossa! Que resposta mais antipedagógica... A mestra aí então não sabe que a curiosidade... ...
    ─ Eu sei siiiim!!! Mas eu já tinha levado umas cinco cutucadas do bloco do sai da frente, que assola o Calçadão, bem no coração da cidade...
    ─ Mas o que afinal de conta a Sra. estava fazendo lá? Batendo perna, né?... 
    Pois é ... Discreto(a) Leitor(a)... Com eu estava lhe explicando, ontem eu fui obrigada a bater perna no Centro, em busca daqueles remedinhos que não tão vindo mais pro Posto nem pro PAM ³!
  ─ É... É... Aqueles remedinhos controladinhos  que só a gente compra, portando identidade, receita atualíssima, CPF do cachorrinho e mais um curriculum vitae, desde a primeira infância! 
    Pois é... Indo e voltando, voltando e indo no coração da cidade, os únicos indícios da nossa fervente e singular democracia, que vi foram umas bandeirinhas, no cruzamento da avenida de um democrata com a avenida do aristocrata** e um cavalete de uma certa candidatura voando ao léu... 
     ─ Brô, maior “silêncio no interior do silêncio** eleitoraahaal!
     ─ Ah! Não... Propaganda, debate e entrevista na TV. É de praxe!.. Isso, até o Obama e o outro lá republicano fazem. 
     Tô falando do bate-boca, do frege politiqueiro, das celeumas e dos enfretamentos e  dos militantes... Nada, meu! Bem que tentei puxar um debate no comboio do busão nosso de cada dia!!! Nada, meu!... Só um clima de já ganhou ou já perdeu!!!
     ─ Mas já quem já ganhou? E quem já perdeu?... 
    ─ Oh... Gente não é pra eu me furtar ao dever de esclarecer, mas já me furtando... O correio gritou lá fora!!! Vou ver se é pra mim...  
     Fuiii!... Mas depois eu volto... Volto mexmo tá... 

Então... 1ª feira... .... .... ... 5ª feiraaaah... A nossa feira, depois do na sei qual nº feriadão do ano... Cê pensava que eu não volta-vah? Ou v.c pensava que eu não volta-sseh? Ou Vossa Mercê pensou que eu não volta-riah? Mas eu voltei para falar justamente de...

A volta dos que não foram! n2 Episódio- Parte x2 
( ou o retorno   da esfinge pré- eleitorahaal) 
     Então... 1ª feira... .... .... ... 5ª feiraaaaah!.. A nossa feira!! Depois do não sei qual nº feriadão do ano...    
    Pois é... Ontem eu tinha ido atender o correio ... Mas não era pra mim... E eu disse que ia, mas  que voltava. Mas não voltei e fui dormir depois... Também diante de tanto “silêncio no interior do silêncio”** eleitoraaahal!... 
   E aí , hoje   voltando da feira, com aquelas bandejinhas práticas, com legumes picadinhos – que só a Luciana e a Ana Paula*¹  sabem preparar – e  bem na esquina da rua do Posto de Saúde do bairro, sou assediada moralmente e publicamente, por duas dessas esfingezinhas  de plantão: 
    ─ E aí, tiah, quanto dá ...+ 7? – indagou Irmã mais velha ,  também minha irmã em Cristo, acrescentando candidamente:
    ─ Este  é o número da mudança em JF!!! 
   ─ Nãããum!Tiaah! Quanto dá 7+....? – me indagou irmãozinho nerd da silva e agnóstico de plantão, meu sobrinho por parte de escola, acrescentando militantemente: 
   ─ Este  é o número da mudança em JF! 
   Quase os adverti com algum artigo da Lei Eleitoral, sobre propaganda subliminar*²...
  Mas o meu espírito democrático e apaixonado por uma boa militância, me fez gritar, agitando o apoio. É claro... Aos dois: 
   ─ É isso aí!!!... É isso aí!!! 
    O único momento de animação, em meio a este silêncio politicamente  correto...  Deu pra entender como esta cidade-vale bota a gente numa sinuca de bico e depois se cala?? 
   ─ Deu!... Mas o que é exfinge mexmo? – já me vendo quextionada por vc., que nem certo carioquinha, de plantão...  
 ─ Ah... Cê não sabe nauuum?!!! Então de antes ser devorado, leia:  Um certo domingão 99% bissexto, O Retorno da Esfinge e outras crônicas neste mesmo blog, tá?...
 ─ E a volta dos que não foram? Se não foi, mé que voltou?! – tô te vendo me interrogando com ares de nerdizinho agnóstico, de plantão...  
  Ora, caríssimo (a) Leitor (a) da minoridade, maioridade ou de qualqueridade!... É a volta dos que não foram eleitos e voltaram aos seus cargos públicos anteriores! É a volta dos que não tinham cargo nenhum, mas com uma boa aliança!... Quem sabe?... A volta dos que foram reeleitos e só quero ver o que vão fazer no 2º, 3º ou nº mandato!... Ou a volta dos que foram a  lugar nenhum e ... Quer saber?... Tão numa  de não sê, de não vou ir... Tão numa de não tá mesmo!... 
    Inclusive, eu!!! Que agora vou aviar o lanche e  recolher a roupa seca, enquanto vou curtir esse belísssimo e acalourado fim de tarde primaveril, aqui na vertente norte do norte dessa cidade do Vale do Paraibuna. Aliás, Dona Cambaxirra e seus convidados – e pardalocas penetras também – improvisaram um recital de primeira classe, ignorando uma saraiva de fogos... Isso sem contar com o recurso luxuoso de um solo, uma  virtuose*³ de Sua Majestade, o Sabiá – o que canta aqui, na jabuticabeira do vizinho – confirmando sua presença por aqui até o fim do verão... ... 
    ─ Ôôpa ... Tô ouvindo fogos!... Serah que vai pegar fogo... Serah que vai  esquentar enfim o 2º turno?... Seraaah?
    Falando em verão e esquentar...  Não esquece de acertar o horário no fim da 7ª feira... Quer dizer, do sábado, né?...Vai começar aquele horário que só aposentado, turista e governo gosta!... Mas quem é do trampo, detexta!!!... Ainda bem que só tô esperando o prefeito poder assinar o ato da minha aposentadoria... 
    ─ Dona tia professora, qual deles? O atual  ou o (a) próximo(a? 
   ─ Posso responder não!... Menino enxerido!!! Quer saber?  
   Valeu ... Fuiiiih!!!... Podes crê!!!...

¹-  Referência ao significado do nome indígena do Rio Paraibuna – Paraná; ² – “Viver é perigoso...” – frase de  João Guimarães Rosa(1908/1967), um dos escritores mineiros mais importantes; ³ - Referência á UAP do Monte Castelo e a unidade central do SUS em JF; *- Referência  às Avenida Itamar Franco e Avenida Rio Branco; ** - Referência a verso , poema e nome do livro de Carlo Filho, publicado em 2006, com o apoio da Lei  Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes, de JF/MG,  *¹ - Referência a duas vendedoras ambulantes, das feiras livres de JF; - propaganda subliminar é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pela porção do processamento dos sentidos humanos que está em estado de alerta;*³ - virtuose -  referente à execução perfeita de um trabalho  de  profissionais habilitados, principalmente músicos.
Izabel Cristina Dutra. Escrito em JF/MG, entre os dias 17 e 18/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário