quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Na feiraaaaah!..


Então... 7 ª... 1ª... 2ª... 3ª...4ª... 5ª feiraaah! E esta é a nossa... A nossa feira! Aqui na vertente norte  do norte do vale do Paraibuna... É dia de feira... A nossa...
 5 ª feira eleitoreirah... I 
(Ou...opss... Olha a rima que dáááh!...)  

       Então... E aí? A semana correu rapiidinho!... Aí depois da 7ª feira quente nos 2 ferventes e da  1ª feira mais quente ainda, que na verdade é o dia do Senhor, vem estas  2ª, 3ª e 4ª feiras mais que burocráticas e politicamente corretas... No popular, concordatas e chatas... Boa mesma é a nossa... a 5ª feira eleitoreira...
      ─ Dona Izabel, o que é a Sra. está querendo dizer ou insinuar?... 
      Então... Aí... Toda 5ª,  eu vou  à feira comprar os legumes, as hortaliças, as frutas nossas de cada dia... E as ervas e temperos especiais também... Às vezes, o maridão também vai pra ajudar a carregar as sacolas, pra reclamar do preço  e, mais ainda daquelas bandejinhas com pequenas porções já devidamente descascadas e cortadinhas, embora as pratinhas sejam minhas. Mas se ele não vai, tem os meninos que por duas pratinhas que ajudam a levar as sacolinhas...
         ─  Então...Dona Izabel, o que é a Sra. está querendo dizer ou insinuar?... 
     Oh Caríssimo(a) Eleitor(a) ... Opsss... Leitor(a).. Apenas tô dizendo que pode ser divertido e econômico  ir à feira livre do bairro... Ou quem sabe, esclarecedor...
      ─ Não! Não adianta me enganar com essa conversa mole de poeta e cronista... A Sra. quis dizer algo com este adjetivo “eleitoreira”...
      ─ Ah... Mas ah! Quanta malícia há em vossa  mentes e corações... 
      Eu quis apenas rimar... Transformar em lúdico o que é político... E vamos combinar...   
      ─ ♪...Olha a rima que dáááh...♪ 
      Se Dicró¹  estivesse aqui, ele  ia gostar . O Castanha e o  Caju² e até o Emicida³  , aposto que vão gostar mais ainda!...      
      ─  ♪... Eu falei que é  na primeira ...♪
      ─  ♪... E eu falei que é na terceira...
      ─  ♪...Eu falei na 5ª feira...♪... 
      ─  ♪....Eu falei não importa a feira...♪
      ─  ♪... Todas são eleitoreiras, ah..hum..hum...♪
      ─  Pode parar ,Dona Cronista. A Sra tá enrolando e  enrolando....   E não tá explicando!  
     Ah... Amigo(a)... Tô  enrolando sim!... Mas não tô fazendo nada muito diferente que muitos estão fazendo e um monte acreditando noutras coisas... 
     Na verdade, eu estou querendo dizer que não há espaço ou point mais democrático que a feira, no período eleitoral... Saiba que ganham do Pirulito... Da Praça da Estação... Do Largo do Riachuelo... Do Alto dos Passos e sua deliciosas comidas de botequim... 
    Se o(a) Caro(a) Eleitor(a) desconhece, saiba agora que há até  uma celeuma entre a 7ª feira e a 1ª feira – uma  em Benfica, ao norte da vertente norte desta cidade vale e outra cravada no coração dela...  Há os que dizem que ninguém ganha da 1ª grande feira livre, na avenida BRASIL!!! ,quando se fala  em democracia e em eleições municipais! 
     Mas há os que batem pés e continências para o grande show democrático de Benfica... Acho melhor V.Sª  ou V.Excia, presente ou futura, ir lá no próximo sábado  ou domingo, pra conferir... 
    ─ Tá desconversando  de novo, Dona Izabel... E a tal da 5ª feira... O que é que ela tem de eleitoreira?...
    ─ Brincadeirinhaaah! Olha a rima que dá...
    ─ Ah! Quer dizer que a Sra. alugou meus... Quer dizer minha paciência, só pra brincar de rimar? ...
    ─ Sim!!! Ou nããão!!!  
     A  5ª feira é a nossa . Aqui no Monte Castelo e adjacências, tinha uns  cavaletes – cada um de um candidato e de  cada  partido. Tinha cabo eleitoral  fazendo propaganda contra a candidata.... Opsss... A candidatura do  seu próprio partido... Mas tinha os verdadeiros e transparentes... Quem dera que eles fossem candidatos a Presidente... 
     Claro que não vou revelar fontes, mas tô sabendo que tem candidato que tá vendendo a alma, a mãe que já tá morta ou é joana, pra ganhar as proporcionais, em qualquer feira ou mercado... Tem candidato que  tá distribuindo des...di  cesta básica à sétima nota da canção popular...  
     ─ ♪...Do ...ré ...mi.. fá ..sol... lá ..si eu ganhar um piano ou um teclado eu vou lhe dar...  Ainda que tu não saiba nem cantar e nem tocar...♪ 
     Tamos ou não tamos descrevendo e captando uma mensagem eleitoreira?... 
     Oppsss. Pra vc. não  me levar a mal... Uma mensagem eleitoral: 
     Vota do jeito que tu acha bom... Sabe por que? Político é bicho safo e muito esperto... Te engana agora e depois de acusa de não votar certo...
      ─ ♪...Olha a rima que dá!..♪ 
      Agora, eu vou... Mas eu volto, hein... Agora eu tenho que participar do Encontro de Amor e Desamor, da Fátima*¹!... E rever aquele sorriso esportivo  e lindo do M.L*¹ que acaba de voltar de férias... Enquanto isso  tenho que  acabar de fazer o almoço e lavar as roupas da semana... Não antes de ver o que a belíssima moça do tempo*¹ vai dizer sobre esta prima não sei se  vera ou   se  de inveranico....
   Quer dizer ... Talvez eu lave as roupas da semana... Quer dizer, eu não... Mas aquela maravilhosa invenção chamada lava-roupas, lavette, tanquinho... 
     Falar em tanquinho, ontem,antes  do apagar das  luzes, vc. conseguiu dar uma espiada nos tanquinhos dos argentinos e do Neimar & Cia.?!!!!!*

Izabel Cristina Dutra, escrito em  JF/MG em 04/10/2012

¹ -   Referência a refrão de compositor popular e sambista fluminense  Carlos Roberto de Oliveira –  Dicró,( 1946/2012),  conhecido pelo tom de crítica bem humorada de sua composições;
;²- Castanha e Caju:  dupla de repentistas brasileiros, reis da embolada, naturais de Recife,PE – José Roberto da Silva(1967) e José Albertino da Silva(1962); 
³ – Emicida - nome artístico de Leandro Roque de Oliveira (São Paulo, 17 de Agosto de 1985),  rapper e produtor musical brasileiro, considerado uma das maiores revelações do hip hop do Brasil nos últimos ano; 
* -Referência à partida adiada do Clássico das Américas por falta de energia elétrica no estádio da cidade de Resistência, na Argentina, dia 03/10/2012. 
*¹ - Referência a âncoras, repórteres e apresentadores de programas e jornais da TV Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário