sexta-feira, 29 de março de 2013

Daqui a pouco


Então...  Aqui no Vale do Paraibuna, desperto em pleno 2013 º Ano da Graça.  Lembra?... Em pleno março que chegou chegando!  Lembra?...  Em plena  4ª semana e num começo de outono que já se faz chuvoso, por demais, descubro que...

Daqui a pouco...  Quase 60! I 

(ou Será só 59?... Serah?!)

     Então... Aqui no Vale do Paraibuna, desperto em pleno 2013 º Ano da Graça. Lembra?* Em pleno março que chegou chegando!  Com chuvas torrenciais e torrentes de notícias que nos dão vontade de  tomar um táxi, voltar pra casa e dormir pra sempre ! Lembra? *¹
     Em plena  4ª semana e, num começo de outono que já se faz  também mas chuvoso, por demais, descubro que o sonho  não acabou mas o pesadelo também não!!!... Olho pro calendário e ... Daqui a pouco... Mais precisamente dia 24, vou  completar quase 60... Ou será só 59... Serah?...
     ─ Psssiu... Hei! A Sra Dona Cronista faz aniversário junto com a minha avó?!  
     Então... Caros(a)  Outros(as) Leitores (as),  Vizinhos (as) e Ouvintes:  nascemos no dia 24  de março: eu, Castelar, o meu amigo; a  Carmem, minha irmã em Cristo;a avó citada anteriormente, o pintor Joseph Barber , o ator Steve Macqueen, e a cidade de  Ibiúna*²  e mais um tanto de pessoas que  não vejo, mas reconheço!..!... 
     ─ Ah... Então... Os nascidos neste dia... 
    ─  Pode parar aí! 
    ─  A Srª Dona Aposentada não quer saber quais são as características dos nascidos nesse dia? Tá tudo no Google ou se vc. preferir tá no rádio, um dos nossos mais antigos e confiável meio de comunicação...
    ─ Não tô interessada nauum! 
    ─ Mas por que? A nobre cronista  não crê nessas coisas?  
     Queridos Outros(as) Leitores (as) e etc. e tal, eu creio que os nascidos em qualquer dia foram  criados à imagem e semelhança de Deus e,  cada um com sua individualidade que e isso nos basta!... ... Mas a minha amiga aí... Que aliás  já fez 61 no mês passado, ainda  se  enfia em qualquer trilha e vai acreditando em tudo... 
     Pois é... Como eu tava falando... Daqui a pouco...  Vou completar quase 60... Ou será só 59? Qual a vantagem disso? Nenhuma... Ou muitas!!!   
    ─  Ah... Que é isssuh? Que vantagens há em começar a virar uma velhota? 
    ─  Nenhuma como já falei!  Ou serah muuuuitas como também já falei! Seraah?!
     Hih...  Isso eu conto, amanhã!! Eu já estou sono... Vou orar e vou dormir... E... 
    ─  Hoje não vai ter cantoria nauum?! 
    ─  Vai... Bem baixinho..... O Meu Deus nunca falhará... Eu sei que chegará a minha vez... Minha sorte ele mudará... Diante dos meus olhos... Eu tenho a marca da promessaaaaah¹ 
   ─ Não falei que ela tá treinando pro The VoiceBrasil 2?... E que ela só melhora quando canta?

Então...  Aqui no Vale do Paraibuna, desperto em pleno 2013 º Ano da Graça.  Lembra?... Em pleno março que chegou chegando!  Lembra?...  Em plena  4ª semana e num começo de outono que já se faz chuvoso, por demais, descubro que...

Daqui a pouco...  Quase 60! II 

(ou Será só 59?... Serah?!)

      Então...  Aqui no Vale do Paraibuna, desperto em pleno 2013 º Ano da Graça...  Lembra?*... Em pleno março...  Com chuvas torrenciais e torrentes de notícias... Lembra?*¹...  Em plena  4ª semana e, num começo de outono que já se faz  também mas chuvoso, por demais, descubro que o pesadelo  não acabou mas o  sonho também não!!!... Olho pro calendário e ... Daqui a pouco... Mais precisamente dia 24, vou  completar quase 60... Ou será só 59... Serah?... 
     ─ Hei! Pssssiu! A Srª  Dona Cronista que ir aos finalmente e me dizer quais são as vantagens de se fazer quase 60 ou só 59? Eu já passei disso e não vi vantagem nenhuma nauuum!  Então... Caras(os)  Outras(as) Leitoras (es),  Vizinhas (os) e Ouvintes:   Vamos fazer aniversário ainda hoje – 24 de março de 2013 – eu;  a Carmem, minha irmã em Cristo;o  meu amigo Castelar; a avó citada anteriormente e; a Ibiúna.*² O  Barber e  o Macqueen se foram e, não vão poder comemorar conosco mais um ano de vida – intensa vida! 
     ─ Huuum! Sei não!...
     Não liga pra minha amiga aí em cima não... Quer dizer... Liga sim... Nem que seja pra desejar um feliz aniversário mesmo que atrasado! Ela tá passando fase... Viúva, filhas criados... Aposentada que nem eu! Não  tem atividades alternativas! E ela meio que acredita em tudo e não crê em nada de fato! Nem nela mesma! 
     Imagina se não há vantagens em se fazer quase 60 ou, só 59!!! 
     Presta atenção: vc. já viveu um bocado! E se viveu, passou dias maus, dias muito bons e dias nem tanto!  Já deve ter visto alguns dos seus partir e vc. ainda está  por aqui, com chances de dar uma virada na vida e recomeçar! 
     ─ E daí?!
     Daí que a vida não começa em 0 ou 40, começa na hora que vc. quiser! Aliás, vc. pode fazer o que quiser e ser o que quiser... E não precisa nem ser a (o) melhor, nem a(o) mais bonita (o) e nem a (o) mais forte ou mais feliz!   Mas se vc. quiser e fizer questão, vc. pode tentar... Vai  lá! A estas alturas da vida,  a gente já  a receita toda... Quer dizer... Ao menos os ingredientes! 
     ─Tu falou... Falou mas não me convenceu!.. Vai dizer que tu não queria ter uns 29 pelo menos? 
     ─ Não... Ou quem sabe 19,  39 ou uns 49... Só pra recordar ou pra não esquecer! 
     ─ Ah ha! Quer dizer que a Ilma. Escritora aí  também  tem saudades?  
     Mas é claro!... Aos 19 eu estava cursando o meu primeiro de faculdade, estava nas primeira sala de aula e já tava namorando, em casa, a sério pela 1ª vez. 
     ─ Hummm... E como era o gajo? Bonitão? ...  
     Evidente  que sim...  Sim, aos 39, eu estava de novo na minha cidade,minha menina já tava dando os primeiros passos e dizendo frases curtíssimas mas lindas frases...
     ─ O que é que ela falava, hein? 
     Pois então... Aos 49, eu tinha passado de novo no vestibular, e estava tentando terminar o curso que  deixado pra trás e melhor ainda retomado o que havia de melhor em minha vida...
     ─ Casou com o gajo acima? Perdeu os quilinhos a mais? É...é...?  
     Caras(os) Leitoras(es)e et. e tal: Aos  49 anos, retomei a minha vida com Deus, encontrei o Caminho*³ e agora aos só 59 (ou quase 60, se vc. tiver pressa!), posso dizer: tenho muitas e muitas vantagens de ser uma quase sexagenária porque tenho vida e vida em  abundância! 
     ─ Ah... Vai dizer que tu não tem nenhuma desvantagem? E as perninhas que dão trabalho? E os remedinhos que vc, não acha no posto médico: E a aposentadoria mixuruca de profª do ensino público, no Brasiiil!... Hein?  
    Caras(os) Outras(os)  Amigas(os),  pra que pensar ou  falar em desvantagens se...
    ─ ...♪...Eu tenho a marca da promessah!... E  quem vai apagar o selo que há em mim? ... E quem vai me impedir, se decidida estou ? E quem me prometeu é fiel pra cumprir♪...Yeeh..Ô!... O Meu Deus nunca falhará... Eu sei que chegará a minha vez... Minha sorte ele mudará... Diante dos meus olhos...¹
     ─ Num falei que ela tá treinando pro The Voice Brasil ♪²? Essa daí só melhora...
    Ah! Antes  que eu me esqueça... Na verdade, eu só melhoro quando oro, aí depois canto e melhoro mais ainda e ... 
      Oh! Já é dia 24! Meu niver chegou... Meu não... Nosso! ... Parabéns para nós!...... Yeeeh!...Ô!...

 *-Referência a  De repente ... 58! – crônica do mesmo blog, publicado em 2012;
 *¹ - Referência a No Vale do Paraibuna VII,  crônica do mesmo blog;
*² - Referência a Wanderson Castelar, vereador do município de Juiz de Fora/MG; a Carmem Damasceno, membro da Igreja Metodista do Monte Castelo, JF/MG,  a Joseph Barber(1757/1811), pintor inglês, paisagista e professor de arte; a Steve Mac Queen(1930/1980), ator americano que também era piloto de motos e carros de corrida; a Ibiúna, município e estância turística do Estado de São Paulo/Brasil;
*³ - Referência a  “ ...Eu sou o Caminho a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai se não por mim”. JOÃO 14:6;
 ♪¹ - “ Versos de “Marca da Promessa”, canção gospel do Ministério Trazendo A Arca;
♪² -  Referência a show de talentos, da Rede Globo de Televisão.

Izabel Cristina Dutra produzido,  em Juiz de Fora/MG, entre os dias 23 e 24 de março de 2013.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário