quinta-feira, 28 de março de 2013

ELA&ELES&EU



Então... As águas de março fecharam o verão e escancaram as bicas, neste outono que já começa... É parece que vai haver uma daquelas enchentes da goiaba... Lembra*?  Houve um março desses... Não faz tanto tempo assim, eu ainda estava na ativa, ... Em manhãs de chuva, eu estava lá  e ELA passava... Não passava só... Passava...  
ELA & ELES& EU... I

      Então... As águas de março fecharam o verão e escancaram as bicas, neste outono que já começa... É parece que vai haver uma daquelas enchentes da goiaba... Lembra*?  
      Houve  manhãs dessas bem chuvosas... Não faz tanto tempo assim, eu ainda estava na ativa, mas já estava precisando tomar o ônibus pra chegar à escola , onde eu exerci meu último  cargo no magistério municipal, como bibliotecária... Ela  fica no bairro  onde moro*¹, mas é  logo aliiiii!...  Naquela subidinha lááá... da Coronel Quintão com a Itatiaia e Enéas Mascarenhas!*¹....As pernas já estavam dando sinal do que ia me acometer nos próximos outonos e etc. 
      Então...  Nessas manhãs de chuva, eu ficava encolhida, debaixo do toldo  da pastelaria  do Lolô*¹, que agora é Bar do Lolô, esperando 0 601*¹... Aí  ELA passava... Não passava só... Passava ELA & ELES & EU... Bem... Eu ficava... E toda vez que ELA passava, ELA me olhava e  ELA rodopiava  a linda sombrinha com lindos desenhos... E se rodopiava também ... E ELA sabia que eu achava aquilo tudo lindo: o olhar, os  rodopios dela e da sombrinha... E as gotinhas de água respingando tudo! Mas ELES... ELES sempre  ralhavam!  
      ─ Para! Assim vc. vai me molhar e se molhar...Vai chegar com tudo molhado na escolinha... Inda vai dar trabalho de eu ter que enxugar! Para!!! – gritava a mãe, já desatinada de tão atrasada pro trabalho...  
     Mas  ELA não parava e ficava olhando pra mim... 
     ─ Para!  Assim vc. vai molhar a dona! Para, Elleannycy, paraah! – explodia o pai, desatinado de tão atrasado pro  trabalho. 
    ─ Mas que nome difícil!... Essa menina vai custar aprender o nome... Mas como é que a Srª sabia que se escrevia  assim? 
    ─ Eu não sabia...  Aliás, V.S.ª custou mas já veio dar pitaco na minha crônica, né?... Eu vou ficar sabendo depois... 
     Então... ELA continuava e ELES ralhavam.... E, quando já iam arrastando-a  em direção à escolinha*¹, Elleannycy sempre voltava e me atirava alguma coisa... Um pedacinho de lápis de cor, um bichinho de plástico, uma bala macia de mel... Às vezes, o pai voltava e recolhia o objeto e se desculpava: 
     ─ Foi mal aê... Dona!... 
     E ELA&ELES sempre  sumiam, debaixo da chuvinha matutina, que depois sempre  engrossava   e engarrafava as avenidas desta cidade-vale... Às vezes, o 601*¹ vinha logo a seguir e, ELES, depois de deixar a menina lá na escolinha*¹, sempre corriam atrás dele, pra seguir o árduo caminho do trabalho... 
     Pois é então... Num desses marços chuvosos, numa dessas manhãs de chuva, ELA... Elleannycy... A Minina! Ela  veio e de novo o ritual  de passar, de me olhar de rodopiar a sombrinha,  de se rodopiar e, de não parar mesmo que ELES – Pai e Mãe – ralhassem e, de me atirar algo... 
     Só que dessa vez bem nos meus pés... Só que nesse dia.... Era um algo de papel vermelho... Oh! As surpresas dos anjos!... Nesse dia, quando o pai quis recolher o objeto e se desculpar, a Minina segurou firme a mão dele e disse: 
     ─ Não pega nãuuum! Eu dei pra elaah! 
     ─ E o que foi que a Elle... Ellly... Ah!... O que a  Minina jogou, quer dizer, deu pra a Srª Dona Cronista? 
     Ah... Isto eu conto amanhã, porque agora estou com sono e, ainda vou  cumprir meus propósitos de oração... Amanhã... Eu conto... Boa noite!!!

Então... As águas de março fecharam o verão e escancaram as bicas, neste outono que já começa... É parece que vai haver uma daquelas enchentes da goiaba... Lembra*?  Houve um março desses... Não faz tanto tempo assim, eu ainda estava na ativa, ... Em manhãs de chuva, eu estava lá  e ELA passava... Não passava só... Passava...  
ELA & ELES& EU... II

       Então... As águas de março fecharam o verão e escancaram as bicas, neste outono que já começa... É parece que vai haver uma daquelas enchentes da goiaba... Lembra*?
      Ontem... Eu estava lhe contando... Naqueles tempos... Lembra?  Eu ia de ônibus para a escola porque as pernas já estavam dando aquele sinal... Lembra?... E sempre que chovia de manhã, eu me ficava encolhida,debaixo do toldo da Pastelaria ou do Bar do Lolô, esperando 0 601... Lembra? 
     Aí ELA & Eles passavam e eu ficava... Mas ELA.... Elleannycy... A Minina dava o seu show particular: lindos rodopios de sombrinha e de si mesma...  Lindas gotinhas de água e de pura alegria respingando tudo!!! Sempre ELES ralhavam ... Pai e Mãe! E sempre havia o grand finale *²... A surpresinha...  As desculpas dELE... 
     Houve um março, desses bem chuvosos...EU estava lá debaixo do toldo e ELA&ELES passaram...
      ─ Ataia, Dona Izabel.. A tia aí já contou este pedaço... 
    Então... Como eu estava contando... Num desses marços chuvosos, numa dessas manhãs de chuva, ELA... Elleannycy... A Minina veio e de novo o ritual  de passar, de me olhar de rodopiar a sombrinha,  de se rodopiar, de não parar mesmo que ELES – Pai e Mãe – ralhassem e de me atirar algo... Só que dessa vez bem nos meus pés... Só que nesse dia.... Oh! As surpresas dos anjos!... Quando o Pai ia  pegar de volta, ela gritou: 
     Não pega nãuum! Eu dei pra elaaah! 
     ─ Sim até aí eu já sei! Desata o nó e conta logo... O que foi que Elle... Elly... Ah! O que foi que a Minina jogou, quer dizer, deu para a senhora? 
     ─ Um livrinho! Sim! Um lindo livrinho de capinha vermelha e bem pequenininho mesmo! E só com duas págininhas com letrinhas bem miudinhas. E na contracapa... O nome difícil da Minina de alegria fácil: ELLEANNYCY, com letrinhas tortinhas de criança aprendendo a escrever o nome...  
     É... Caras (os) Outras (os) Leitoras (es)... Outra surpresa! Parece que a Minina já sabia escrever o seu nome difícil...
    ─ E que tinha escrito na capa e  nas  outras pagininhas, hein?... 
     Calma, Caríssimas (os) e Curiosissímas (os) Todas (os)  Leitoras (es), agora a Surpresa dos Anjos: 
     Na capa do livrinho estava escrito em lindas letrinhas : Biblinha...   
     E nas pagininhas, um lindo versículo de um dos  salmos de Davi, o verdadeiro adorador! 
     ELA& ELES se foram no  seu caminho... Se  foram mesmo! Porque o 601  veio logo e, curiosamente,  ELES, depois de deixar a Minina na escolinha*¹, não correram atrás do ônibus, não! Depois disso,  só  vi  ELA& ELES, de relance em certo dia, saindo da Mercearia Lima*¹ (o mercadinho!). E era um lindo dia de sol!!!
     Uns meses depois, eu entrei de licença-saúde e o tempo passou...  Agora, não tomo mais ônibus para ir ao trabalho, nem em marços chuvosos como este, que já vai findando! Me aposentei!   
     Então...  Hoje, quando a chuva matutina começou bem fininha e  depois engrossou, engarrafando as avenidas desta cidade-vale, me lembrei da Minina e do presente: a Biblinha... Uma supresinha que  Anjos do Senhor me fizeram para acalentar meu coração.   
    Querida Minina, de nome difícil, mas de alegria e de gentileza fácil-fácil: 
     A  Biblinha  anda perdida nos meus guardados, mas  a mensagem foi guardada par coeur*²:  
    “ O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra!” *³  
    Quem sabe um dia eu possa lhe dar um presente assim tão celestial? 
     Mas agora, vou cumprir meus propósitos de oração, dormir e sonhar com os anjos... Boaa noiteee....

*-Referência aos  poemas “Pés de goiabeira” e  “Pés de goiabada” do livro de poesia “...Das Almas de Minas...”, da mesma autora;
*¹ - Referência às Escolas Municipais Amélia Pires e Paulo Rogério, logradouros, estabelecimentos comerciais e linhas de ônibus  do  bairro Monte Castelo, na Zona Norte de Juiz de Fora/MG;
*² - grande finale – em francês, um final espetacular e guardar par coeur, decorar no sentido de manter no coração;
*³ -  Salmos 121:2.
Izabel Cristina, escrito em JF/MG. entre os dias 26 e 29/03/2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário