domingo, 26 de janeiro de 2014

No Pirulito de Verão 2014

Então! Já vai passando janeiro versão 2014... Tem gente que tá de férias e outros nem tanto! Bem aqui no coração da cidade, aonde os rios de gente do Calçadão se pororocam no mar da Avenida do Barão...H á os que inundam... Ou infestam  o Parque... Mas há os que se redemoinham nas palmeiras e lá! Aonde?! 
NO PIRULITO* DE VERÃO!!!!  N³ 
( Ou.. Nós, Vós, Eles & As(os) Onças(os) Urbanas, ou Não  ... I)

      Então! Já vai passando janeiro  versão 2014... O sol torrando almas urbanas, ou não! E as chuvas alagando os aglomerados urbanos e, atolando a safra nas vicinais...  E  já tamos na segunda quinzena!Tem gente que tá de férias  e/ou outros nem tanto! 
      O pior é nós aqui , nessa cidade do Vale do Paraibuna, se derretendo com a sobrinha na bolsa e, o leque na mão. Bem aqui no coração da mesma... 
      Lá!... Aonde fui parar, na última sexta-feirah próxima passada, após uma crise existencial, onde eu não sabia se comemorava um verão não sonhado ou, se entrava em deprê, em solidariedade à Evaristo e Sandra*¹, que além de ter que dar conta das(os) onças(os) nacionais, ainda tem que  aviar as(os) internacionais( rebeliões em presídios famosos, acidentes fenomenais, encontro de líderes multinacionais e, a tal da paz mundial, prometida e reafirmada no último réveillon, mas que a gente que é gente não vê e  nem viu...).
      ─  Mé que ééé? 
      ─  Pois é... O ano é novo mas as(os) onças(os) são velhas(os)...  
      E elas vieram,com certeza!Depois do ano novo,  só eu já matei mais de uma ( por necessidade mermo), corri de mais de dez e espantei umas cem , no grito! Huuuh! 
     Pois é....  Isso sem contar com a pobre bela moça*¹ do tempo obrigada a fazer previsões terríveis, em meio à promessa de magníficas e divertidas vesperais,  à beira-mar... Aí eu não suportei nem mais um dia em casa... 
      Afinal eu tava de molho, desde o último domingo, acometida de uma tal de uma virose, que foi do mesmo jeito que veio... 
      Então... Alopreeei - como diz um certo amigo meu.... Saquei um visual basicão de verão: banho rápido, cabelos molhados, saião, blusinha e rasteirinha de oncinhah...  Batom só de brilho e perfume só de jasmim e rosas!E  desaguei num dos rios de gente do Calçadão se pororocam no mar de pessoas da Avenida do Barão e inundam o Parque*... Acabei num dos que se redemoinham nas palmeiras e  se enroscam lá! Aonde?! 
      No Pirulito* de verão!!! Lá tava vazio de estudantes... Mesmo que a UFJF* esteja cumprindo calendário de reposição de greve... Tinha lá um advogado de plantão e vendedor de picolés e água mineral de procedência não comprovada! 
      Não comprei!... Mas, assuntei com os meus amigos artesãos (não os dos boxes oficiais que foram desmontados e, reduzidos a duas tediosas  tendas, onde não se faz nem pro café de amanhã), mas os que ficam no chão( itinerantes ou não) e  que tão preocupados pra dedéu com a prometida revitalização oficial do Parque, por parte das autoridades municipaes. 
      Aí, meu sentido investigativo, herança de Sir Sherlock Holmes*², me levou ao lado B do referido logradouro público*. 
     Lá, os escritórios de  consultorias  e armações ilimitadas, mais as agências matrimoniais ou de relacionamentos extraconjugais e etc. – mais cassinos e bolsas de apostas, às vistas públicas e notórias – continuam funcionando a todo vapor... As autoridades têm razão: tá na hora da revitalização!  
       Então... Saltemos esta parte e vamos diretos as (os) onças(os), que infestam o Parque*.
        ─  Mé que ééé?        
       Caríssimos e Surpreendidos ... ou Não... Leitores (as):
       Não tenho culpa se vida e animais selvagens são tão imprevisíveis assim como Nós, Vós &  Eles(as)... Eu tava lá curtindo a brisa urbana  e vespertina do Parque, quando Irmão mais Novo gritou: 
      ─ Manhê, eu vi um onço... 
       ─ Não é onço... É onça macho!... E aqui não tem este tipo de animal – advertiu Irmã mais Velha Chatonilda da Silva. 
       E Manhê, querendo ser cordata e, dar upgrade nas maçantes férias urbanas de Filinho: 
        ─ Aooonde? Mostra pra mamãe...  
        Mais é claro que ele mostrou!... A tal da (o) onça(o) estava no alto de uma das  magníficas árvores do referido Parque* e, tinha magníficos pelos negros e olhos, que brilhavam  magnificamente mais que Vésper*³, que já apontava nos céus da urbes... 
       ─ Não seria  esta uma descrição adequada a uma(um) pantera(o), Sra. Dona Cronista?           Prezados(as) Amadinhos(os), a (o) onça(o) era do moleque e não minha! Falando nisso, a  minha campainha tocou... 
         Serah  mais uma(um) das minhas(meus) onças(os) particulares de verão? Seraaah?


* Referência a logradouros da região central da cidade de Juiz de Fora/MG e à Universidade Federal de Juiz de Fora;
 *¹ - Referência a âncoras e repórteres do telejornal Hoje, da TV Globo;
 *² - Sherlock Holmes – personagem detetive da ficção, criado por Arthur Conan Doyle(1859/1930), escritor e médico escocês;
*³ - Uma das designações do planeta V~enus, também chamada Estrela D'alva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário