domingo, 17 de agosto de 2014

A gosto de quem?...

Então... Agosto veio...  A Super Lua veio... Mas veio o Primo In veranico.... Mas também vieram as onças... E a Prima In Veranico só espiando de banda... E o povo quer saber...
A  gosto de quem?! I
( De Deus  ...ou das Luas...  Ou dos Ventos... ...  Ou de Todas  as Gentes  de Todos os tempos e, das Onças...)

      E aí?... Então... Agosto veio... A gosto de quem?! De Deus, pra os que creem nele, pra mim e meus irmãos em Cristo, principalmente para  uma certa senhora nordestina, de minhas relações vicinais, assembleiana de  carteirinha.  
      Agosto veio.  E, a Super Lua*  também... Você não viiiu? Ahahh... Você perdeu a Noite! O Ceuh!!!  A Luaaah!!! 
      Agosto veio... E veio o Primo In veranico** curtindo com a cara do Tio Inverno – os dois numa dança faniquenta   com os Pés de Vento...Ora um... Ora outro... Fazendo a gente ficar num tira e põe casaco, cachecol,meia e, tudo que é de lã... E a Prima In Veranico** só espiando de banda!... Tomando conta pra eles não amassarem as florzinhas temporãs dos meus vasinhos e, de certos jardins aqui, neste lado noroeste deste Vale do Paraibuna... 
      Agosto veio! Ah... Também vieram as onças!!!... 
     ─ Falando em onça, Vossa Mercê tá viajando nos pés de vento de agosto, né?! Por que aqui é área totalmente urbana, né? Não tem onça nãuuum! 
      ─ Tem sim! Onça macho e fêmea, de todas as idades... 
      Caros(as) Corajosos (as) Leitores(as): 
      Muitas foram as onças que passearam por aqui, na semana passada... 
      Há quem diga que uma delas provocou tragédias, por  aqui e por aí...
     É possível que uma tenha devorado uma preguiça, chamada Internet, que foi ficando lenta até morrer de vez, por mais de uma semana... Pelo menos, aqui in Branca Mascarenhas, in Monte Castelo in Jotaefe/Emegê...** 
     E há quem saiba que uma delas pulou no meu cangote e queria me estrangular...
     ─ Mé que ééé?!  
     É...É...  Uma dessas onças que ficam rodando... Miando de mansinho que nem gatinho e, de repente, nos pegam de jeito...E  quem me livrou dela foi aquela senhora referida acima. Dos passantes e ficantes a quem cumprimentei, enquanto ia até a Mercearia Lima ( ou Mercadinho do Jean**). Ela foi a única que me observou uma  certa nota de tristeza no meu sorriso. Me fez parar, me abraçou e me indagou docemente: 
     ─ Que  bicho é que  tá pegando, minha irmãzinha?  
    Aí compartilhei e foi um alívio, Cara Considerável % da Humanidade,  que andou se apaixonando: 
     ─É a  saudade de uns certos olhos castanhos, de um certo jardim e, de uma recente primavera passada!... 
    ─ Tá doidja, eh?! Essa minina... Deus é mais!!!... E este mês vai ser a gosto Dele pra você... Eu determino, em nome do Senhor, que isso já passou mezmo...  
    Só foi ela falar que a tal  da onça disparou e, acho que é a mesma,que foi  vista correndo em certa rodovia***... Né, meninos(as) dos nossos telejornais?... 
    ─ Mé que éééé?! 
     E aí? Então... Agosto veio... A gosto de quem?! Depende, uai... 
    Porque parece que esse 8º mês do 2014º nos reservou uma considerável % de surpresas... Umas alegres e outras nem tanto! Umas tristes e outras bem trágicas... E ainda, uma considerável mudança de clima e, uma dança faniquenta de gentes e tempos... Uns passantes... Outros ficantes... Alguns(mas) partindo pra sempre, sem a gente saber... Mas proquêêe? (Como indaga sempre um certo vizinhozinho meu...) 
     Aliás, falando nele,  ele me conta cada “causo”... Outro dia, ele me contou um de onça...  De lascar!... Ele contou que uma onça pintada de marrom  e dourado  tava no jardim da vó dele e, pulo e engoliu o irmão mais velho dele... Mas depois desengoliu...
     ─ Mas... Mé  que pode ser  issuh? 
   ─ Eu nãum sei! O causo é do moleque!... Eu só sei que foi assim!...***(Como ele mesmo anda respondendo ultimamente...) 
    E aê?!  Então... Eu acho que esse meu vizinhozinho bem viu o filme ***e prestou bem atenção... Ah, moleque... 
    Mas depois a gente proseia sobre isso porque  agora vou lanchar com a filinha que está fazendo trabalho da faculdade... Depois, vou à Igreja louvar ao Senhor... E depois do depois, eu voltuh... 
    ─ Hasta la vista, baby***... ( Como anda dizendo... Vc.s sabem quem!...)

P.S.: Se V.Sas perderam a Super Lua, pelo péssimo hábito de não olhar para o céu, fiquem atentos... Dia 28/O9 próximo tem mais!!!

Então... A segunda quinzena do 8º mês deste 2014º da Graça Celestial já começou  e, nada da gente concluir esta prosa. E o povo quer saber...
A  gosto de quem?!II 
( De Deus...ou das Luas... Ou Dos Ventos e das Chuvas... Ou de Todas  as Gentes  de Todos os Tempos... Ou das Maritacas ... Ou das Onças... E do Sr. Turdus Rufiventris*... Depende,uai!)

      Então... A segunda quinzena do 8º mês deste 2014º da Graça Celestial já começou  e nada da gente concluir essa prosa... E o povo quer saber: 
      ─ A  gosto de quem?!... 
     De Deus, pra mim, pra vc., pros meus irmãos em Cristo e os que creem Nele e, pra aqueles que estão firmes nos propósitos do mês, nas nossas comunidades de fé**  
     Ou das Luas... Pra quem vive em fases, como ela. E olha o céu, pelo menos á noite... Ah! As noites de luar de agosto... Vc. nunca reparou, não? Nem na noite da Super Lua?!!* 
      ─ Oh, Ilma. Profª Aposentadah e Cronista nas horas vagas... Tá pensando que tô tempo pra perder e ficar olhando pra cima, pra ceuh?!... Inda quer que eu corra o risco de tropeçar e cair e machucar ?!... 
    Caríssimos(as) Alternativos(as) e Lunáticos(as) Leitores(as)...Ou Não...: 
  Ontem, eu tinha iniciado essa prosa e, tô  tentando desfiar essa meada, mas a Exma. Senhora Nem Tanto aí acima não deixa... Ela  tem o péssimo hábito de não olhar para o céu e, ela só olha mesmo pra terra e, só vê coisa ruim... Não repara nas coisas boas... Nem tão pouco  olha os lírios do campo “que não tecem e nem fiam” mas se vestem com um esplendor maior que o de Salomão...# 
    Falando  nisso, ontem, o pastor Jorge pregou maravilhosamente sobre esta ansiedade pela vida...#  O culto foi   muito bom e o louvor estava na unção**... 
   Agora a saída é que foi  daquelas... Ventar não ventou nãummm... Mas choveu, bem na hora do términos do culto de uma considerável % das igrejas cristãs, pelo menos  aqui in Monte Castelo e adjacências, in Jotaefe/ Emegê...
   Aí foi  Gente Cristã  de Todos os Tempos e Templos correndo pra tudo quanto é lado, porque ninguém tinha levado sombrinha ou, guarda-chuva... Os que tavam de carro até que ofereceram carona ...Mas sabe...  Era muita gente mesmo...    
   Mas sabe... Até que foi um momento alegre, para alguns... Pelo menos, pra mim e duas irmãzinhas em Cristo – Mãe e Filha – eu e elas corremos, saltando pocinhas e palrando alegremente feito maritacas candongueiras molhadas,  dessas que andam aprontando no Sítio dos Mascarenhas e quintais adjacentes**...
      ─ Não se preocupem... A gente chegou em casa,  bem molhadas, mas sã e salvas!  E felizes por não ser feitas nem de açúcar e, nem de sabonete! 
    ─ A Donah Cronista  aê tá enrolando muito hoje... Não vai falar das Onças?...  Ou das Saudades?... Ou das Tragédias?...
     ─ Não vou nãuuum! Mas vou falar  do Sr. Turdus Rufiventris*( O Sabiazin Bonitin, como diz o  meu vizinhozinho... Aquele que me conta cada “causo”...) 
     Falando nele, hoje, quando eu vinha da minha caminhada vespertina pelo bairro, ele tava voltando da escola – ele tá começando a alfabetização na idade certa – e, ele me contou um causo de sabiá laranjeira... De lascar!... 
   Ele me contou que o sabiá, que bica minha vidraça, é o mesmo que bica a coluna da varanda da casa da vó dele... E que hoje, de manhã, o Sabiazin  Bonitin tava bem  em cima da mesa da cozinha, comendo farelinho de biscoito... Nada demais até agora, né?! Porque aqui em casa, ele faz isso sempre... Além de deixar surpresinhas mal cheirosas na vidraça da área de serviço... É claro! Mas aí... Lá, o Sabiazin falou com o moleque...  Aí... Então...Deu bom-dia!  Depois do depois, piscou os olhinhos!... Aí... Então...Trinou um tempão assim,oh!... E aí, saiu voando em zigue-zague e, lá do telhado,  gritou: Hasta La vista,baby!***...
    ─ Ahahah! Mé que pode ser issuh?! 
    ─ Eu nãuuum seeei! O causo é do moleque! Eu só sei que foi assim!*** ( Como ele  mesmo anda respondendo , ultimamente) 
    ─ Mas... 
  Mas mais nada! Porque agora eu vou tomar os remedinhos que hoje tenho que dormir cedo.... Amanhã nós proseia mais... Amnhããuauh....

P.S.: Limpar surpresinhas mal cheirosas de sabiá, na vidraça da área de serviço dá um trabalho!...

Então... Agosto já veio e já vai indo... E neste 20º dia do 8º mês do 2014º da Graça Celestial, nada da gente concluir essa prosa... E o povo quer saber...


A  gosto de quem?! III 
                                          ( De Deus  ... De mim e de vc. ... E de...+ muito +!...)

      Então...  Ontem, eu lhe dei o toco... Eu disse que voltava e não voltei. Tive que fazer umas coisinhas de nada como lavar roupas e, uma faxininha à moda do vai se embora, aqui em casa. De noite, eu fui à Igreja** 
     Toda terça tem oração forte e em trios ou duplas: um orando pelo outro, e nós orando por todos. Mas ontem foi uma noite especial, pois um grupo teatral**, composto por jovens crentes, encenou uma peça muito boa... E, não faltou oração nem no começo nem no final... Foi noite de pura unção... 
    ─ Ah! Tchah! Parah de enrolar e vai direto  ao temah... 
    Prezados Outros(as) Compreensivos(as) Leitores(as): 
    Me façam um favor: Informem ao(à) Ilmo.(a.) Sr. (a) que não estou enrolando. Eu estou contextualizando! 
    Então...  Contextualizando... Agosto já veio e já vai indo... E... Aí... Neste 20º dia do 8º mês do 2014º da Graça Celestial, nada da gente concluir essa prosa... E o povo quer saber: 
    ─ A gosto de quem?...  
    Bão... A gosto de Deus, pra quem crê Nele e anda nos seus caminhos ... A gosto de mim e de vc., ainda que creiamos de maneiras diferentes... 
   Agora... Tem aquelas surpresinhas... Boas, nem tanto e, ruins de fato... E mais muito mais... Tem as onças!... 
  Não falei que elas tão nas cidades também?! Elas invadiram, aos montes, vários centros urbanos, da Região Oeste do Brasil, fugindo da cheia do Pantanal***... Né, meninos (as) dos nossos telejornais?*** 
   ─ Não exagera, tah?  
  Pois é... Então... Aqui na nossa microrregião**, também tem onça... Mas eu acho que é daquelas que a gente mata uma por dia por necessidade, corre de dez por medo e, cai no tapa com mais de cem, por sobrevivência... Pelo menos, aqui in Branca Mascarenhas in Monte Castelo in Jotaefe/Emegê** 
  ─ Mé que ééé?!
 Bão... Agosto é mês também do Sabiazin Bonitin (como diz o meu vizinhozinho), pois ele  tá começando o seu ciclo reprodutivo e está trinando por demais e ...
   ─ Esse seu  vizinhozinho não tem nome não? Quantos anos ele tem? 
   ─ É Ed...  Tem de 5 pra 6 anos.
   ─ Ed o quê? Edson? Edvaldo? Edmilson? Edleuzo?!... 
   ─ Não sei!... Ele  só me fala que é Ed...
 ─ Esse moleque não tem família, nãum?! Fica assim andando sozinho pelas ruas, conversando com estranhos?... Issuh é caso pra Conselho...*
   ─  Calma, meu(minha) Sr.(a), não se alarme... Ele, os irmãos   e os primos andam nas ruas, com a avó deles. Ela os leva e os traz  da escola, todos os dias... O pai, a mãe e o tio trabalham fora o dia inteiro e, sobra para a nobre anciã tomar contar dos netos... E não se espante! Isso é muito comum em considerável % das famílias dos diversos segmentos sociais em JF,  em MG, em BR e,quiçá nos BRIC.s*, em geral! 
    ─ Então por que não pergunta, pra vó, o nome completo do moleque? 
   ─ Porque ela obedece a mãe dela, até hoje: não fala com estranhos... 
  Quer saber?! O nome do moleque é Ed... Ah! Vamos chamá-lo de Ed+... Porque ele é demais mesmo!... Ele me conta cada “causo”... 
   Ontem, ele me contou um de micos* (desses que fugiram do desmatamento, na construção dos novos bairros e invadiram os nossos quintais**) ... De lascar!! 
   Ele me contou que  os  miquinhos roubaram frutinhas no quintal do vizinho e, foram comer no pé de mamão do quintal da vó dele e, ainda cuspiram as casquinhas, na varanda dela... Até aí nada demais, né?... Porque eles, os micos , fazem a mesma coisa, na casa da Maria José, uma vizinha minha, aqui da minha rua... Mas aqueles miquinhos de lá fizeram  mais mas muito mais, segundo o Ed+... Eles, quando viram a Vó,  muita zangada com uma vassoura na mão, eles viraram as costas, rebolaram e, saíram pulando de  galho em galho, gritando: Hastah lah vista, babyyyy***...Uh!... Uh!... Uh!... 
    ─ Ah nãuum! Comé que pode ser isssuh?! 
    ─ Eu não sei!... O causo é do moleque! Eu só sei que foi assim!... ***( Como ele mesmo anda respondendo ultimamente.) 
    Então... Agosto veio   e já vai indo... E a gente continua essa prosa depois, porque agora eu tenho que aviar a janta, pra mim e pra filinha que tá estudando e/ou conversando com o noivo, no cel...
   Mas eu voltuh! Uh! Uh! Uh!...


Ps.: Eu não sou nenhuma estranha não, tah? Porque eu já fui profª bibliotecária de uma escola aqui do bairro, onde tios e primos do moleque já estudaram,tah?!


Então... Agosto já veio e já vai indo... E neste 25º dia do 8º mês do 2014º da Graça Celestial, nada da gente concluir essa prosa... E o povo quer saber...
A  gosto de quem?! IV 
( De Deus  ... De mim e de vc.... E de Ed+... Muito mais +...)

     Então...  Ontem, eu lhe dei o toco... Eu disse que voltava e não voltei.
     E neste 26º dia do 8º mês do 2014º da Graça Celestial, agosto já vai mesmo se acabando... E nada da gente concluir essa prosa... E o povo quer saber: 
    ─ A gosto de quem? 
    Bão!... De Deus pra mim e, pra todos os que creem e andam no caminhos Dele... De vc. que crê diferente de nós... 
    ─ E pra mim que não creio em nada e, eu tenho raiva de quem crê em alguma coisa?! 
    ─  Nãuuum seeei!!! 
   Pois é... E issuh aí... Finzinho de agosto!... Céu totalmente azul e sol escaldante...  Nenhum vento ou brisa...E  o Primo Inveranico esturricando a terra!... Matas e pastos pegando fogo, porque uma considerável % da humanidade local ainda não sacou que queimada faz mal à vida... Mas nada que impeça a fauna e a flora, o passaredo e  os jardins locais (e adjacências )  de fazer uma farra,  adivinhando e antecipando... Quem  sabe?!...  Uma esplêndida e sonhada primavera!... 
   Bem... Há um ligeiro exagero por parte de uma considerável % porcentagem deles, pelo menos aqui in Monte Castelo, in Jotaefe/Emegê**: miquinhos* cuspindo casca de fruta, em certas varandas e tirando onda; sabiazin bonitin* deixando surpresinhas mal cheirosas em certas vidraças e, indo trinar lááá no Carlos Chagas**; pardaloca* trocando migalhas dietéticas por gordurentinhas na casa de Bil (a Suely, minha senhoria*; tiranídeas* disputando, a unhas e bicos, um certo poste com columbidaes* enxeridas; Ícaro, o calopsita comportadinho, da minha vizinha à esquerda, num assanhamento doido, ameaçando fugir de casa; muitos sicalis flaveolas* fingindo ser flor, em certa árvore ressequida de certa rua e; Ed+  e seus “causos”, cada vez mais de lascar!... 
   ─ Hei... Peraí... Ed+ é  um menino, né? E por que a nobre cronista não fala logo o nome correto do  dimenor? 
   Então... Caros(as) Outros(as) Equânimes Leitores(as):  
  Avisem à distinta Sra. acima que mesmo que a cronista, que vos fala, soubesse o nome e endereço completo do moleque não divulgaria – em respeito ao direito de privacidade de imagem e, identidade do indivíduo de menor idade e, de sua  respectiva família. A gente  não revelamos nossas fontes! Né, meninos e meninas do nosso telejornalismo**?! 
   Bão... Falando no moleque – o Ed+ - ele  me contou um causo de Deus e de Anjo, noutro dia! Este foi de salvar!... Liiinduh!... 
  O moleque me contou que acordou, de repente, no meio da noite e pegou a vó dele chorando, na sala dela. Era por causa que o irmão mais velho dele  tava com um febrão!... E não tinha remédio pra febre nãuuum! A vó tinha esquecido de comprar... Vó anda tão cansadah e esquecidaaah!... Pai, Mãe e Tio tinham viajado prum lugar com nome esquisito – Vinticincudimarsu **, comprar uns badulaques e brinquedinhos, pra vender na barraca, no Natal. Aí... Nãum dava pra levar ninguém, no médico, de madrugada... Aí... Então, ele correu pro quarto e rezou pro Papai do Céu... E o Papai do Céu enviou um Anjo, que fez Vó lembrar o que a Bisa* fazia quando ela era criancinha e, não tinha nem remédio nem médico! Aí ela deu um banho no mano e, botou um algodãozinho molhado numa aguinha – que ele não sabe o nome não – no umbigo dele... E foi tiro e queda, como diz o Seu João da Venda... A febre do mano baixou!  Aí...  A gente dormimos bem calmo... De manhã, Vó levou o irmão mais velho dele, lá no postinho... A médica falou que não era nada nãum! Era só uma virosinha de nada, causada por uma minhoquinha...
    ─ Mé que ééé?!  
  É... É assim mezmuh!... O causo é do moleque!!! Eu só sei que foi assim!** (Como ele mezmuh anda repetindo, ultimamente) ... 
   ─ Mas... Só um minutinho : o correto é rezar ou orar? Hein?! 
  Em sendo ao  Altíssimo – Onipotente, Onipresente e Onisciente...  Valeu!! Porque o moleque mostrou que sabe falar com Deus!! 
   Ariverdeci!!
PS.: Embora, alguns estudiosos apontem diferença na origem das duas palavras : rezar (recitar) e orar (implorar, suplicar), na verdade elas têm  muitas semelhanças. Os cristãos evangélicos usam o verbo orar, por princípio de fé, para diferenciar  oração de prece decorada e/ repetida, sem sentido.

 Izabel Cristina Dutra, escrito em JF/MG entre os dias 17 e 26/08/2014.

* Referência ao fenômeno astrológico em que a Lua, na fase cheia, está mais próxima da Terra, ocorrido em 10/08 deste ano; turdus rufiventris - sabiá laranjeira, ao Conselho Tutelar de Proteção à Criança e ao Adolescente; BRICs, também chamado G-5, grupo de países  em desenvolvimento mais populosos: Brasil, Rússia, ìndia, China e África do Sul;aos Callitrichinae (também chamada Hapalinae) é uma subfamília de Macacos do Novo Mundo, da família Cebidae, popularmente, são conhecidos por saguisoim ou sauim;Pardaloca: fêmea do passaridae domesticus – pardal; senhoria – o mesmo que locadora de imóvel;  tiranídeas: fêmeas do bem-te-vi; columbidaes: rolinhas; calopsita ou caturra: ave da família cacatuidae; sicalis flaveola: canarinho-da-terra; bisa: referente à bisavó.
** - Referência a crônicas do mesmo blog , a logradouros ou estabelecimento comerciais;a membros das igrejas cristãs e ao Pr. Jorge Luís, da Metodista, do bairro Monte Castelo/JF/MG; ao grupo de teatro evangélico Jeová Nissi; à microrregião da Zona da Mata de Minas Gerais, da qual Juiz de Fora é polo; residenciais do Projeto Minha Casa, Minha Vida; Carlos Chagas - bairro próximo ao Monte Castelo; Referência à Rua 25 de Março, da cidade de São Paulo/SP, centro comercial onde camelôs e pequenos comerciantes de todo o Brasil compram mercadorias por atacado para vender a varejo;
*** Referência ao filme “O Auto da Compadecida”, baseado em peça  de Ariano Suassuna (João Pessoa, 1927/ Recife,2014) – poeta, romancista, ensaísta e dramaturgo brasileiro; a âncoras e reportagens do jornal Hoje e Nacional, da TV Globo e de outros canAais; bordão de personagem de filme da série “ O Exterminador do Futuro”, estrelada por Arnold Schwarzenegger e dirigida por James Cameron;
# Referência a texto bíblico, em Mateus 6: 25 a 34.



                                           




Nenhum comentário:

Postar um comentário