sábado, 23 de agosto de 2014

Nos points...



... Então... Setembro veio e já vai  indo... E ontem, anteontem e antisdiantionti (como diz meu vizinhozinho, o Ed+), eu acabei indo ao coração desta cidade-vale... E batendo perninhas, sabe  aonde?...




NOS POINTS DE JOTAEFE II...
 
(ELEITORA-ES... Ou Não!...Ou Quase...) ...
        Então... Setembro veio e já vai  indo... E ontem, anteontem e antisdiantionti (como diz meu vizinhozinho, o Ed +*), eu acabei indo ao coração desta cidade-vale... E batendo perninhas, sabe  aonde?... Nos points de Jotaefe/  Emegê...
     ─ Não vai  falar das guerras, dos vírus, dos acidentes, das enchentes?!
     ─ Não!! ─Não falar dos acordos, dos plebiscitos e manifestações?!
     ─ Naum!!
      ─ Não vai falar do aumento da criminalidade, inclusive aí no seu bairro e adjacências?!
      ─ Nauuuum!
      ─ Não vai falar de...
      ─ Nauum e nauuuum!!! E pode paraaar! Vou falar do que eu quiser....
      E pra não dizer que não falei de nada importante, vou falar das eleições... Tah?!... Mas antes vou contextualizar,  that’s ok?**!
      Então...  Setembro veio e já vai indo... E   aí vem a verdadeira e a  única – a Primavera – a  oficial!!!
      ─ Oficial de qual patente?!..
      Bem... Então aí vem a Primaverah! Embora, o passaredo local tenha se antecipado e executado magníficas virtuoses de louvor, ao Criador...  E também, o restante da fauna já  tenha  se preocupado em apresentar performances de piruetas e duetos ímpares e,  nunca dantes vistos,  galos, cães, gatos, miquinhos** se mostraram tão cantantes e dançantes, por aqui... A flora  já se pintou de cores, matizes e luzes esplêndidos. Se bem que ipês **rosas, vermelhos e amarelos disputam o primeiro lugar com bouganvilles** e roseiras de certos jardins, apesar da escassez de chuvas.
      ─ E  aonde  entram as eleições, Querida Dona Cronista?!  ...
      Então, Caros(as) Leitores(as) Eleitoreiros(as)... Ou não... Setembro veio e já vai  indo... E ontem, anteontem e antisdiantionti (como diz o meu vizinhozinho, o Ed+) , eu acabei indo ao coração desta cidade-vale... E batendo perninhas...
      ─ Ahhah!!! Jah tah declarando que bate perninhas, oficialmente, Sra Tiah Aposen-tadah?! 
       Então...  Eu estava lhes falando que bati perninhas... Sabe  aonde?...
       Nos points dessa cidade-vale... Eleitora-es (ou não ou quase), a saber:
1. No domingo, no Pirulito* que é usado por todos os jovens  antenados, de todas  as idades , inclusive eu, pra marcar encontros sem se perderem, no centro desta cidade polo, onde fui assuntar com os amigos artesãos que ficam no chão e no Calçadão* e; depois fui ao Alto dos Passos*, encontrar uma amiga e tomar um suco. 2. Na segunda, fui parar na Praça da Estação*, resolver umas coisinhas nada como uns negócios de contracheque e; depois ao Manoel Honório* receber uma graninha de certo a devedor. 3. Na terça,  fui na Praça Antonio Carlos*,encontrar com uma amiga que me deu o bolo e; depois no Morro da Glória,  tratar uns negócios de vacina, no antigo HU...
       ─  Psssiu... Donah! E as eleições?!...
       ─ Aê, Caro Amigo Chapeiro: Não sei o que vc. tem visto...
       Mas nem nos points mais quentes dessa cidade-vale e polo de muita coisa boa e, também ruim,eu vi  muita animação.
       As eleições, qui in Jotaefe/Emegê, andam meio frias e burocráticas... Uns banners** ali, uns cavaletes aqui, uns  moleques e umas donas acolá, distribuindo panfletinhos de uns candidatos velhos conhecidos nossos e uns famosos “queiim?!”.
      Na Getúlio Vargas*, onde  umas corredeiras de gente e/ou de formigas se agitavam, como em dias em que vai chover com certeza, ainda encontrei uns cabos eleitorais mais animados que faziam propaganda de um certo amigo vizinho meu e, de um antigo companheiro de lutas no magistério...
      No Largo do Riachuelo*, presenciei, pela janela do busão, um acirrado debate entre um mend... Quer dizer... Um nobre representante da população de rua e  um vigaris... Quer dizer... Um nobre consultor do maior escritório de armações ilimitadas a céu aberto da Zona Mata*... Resumindo: um debate entre um centro-esquerda e um extrema direita, com saudades do regime de exceção, onde com certeza ambos seriam trancafiados!!!!  
      Comício até agora não  assisti nenhum... Acho que é porque eles não podem ser mais showmícios!!!...
      E  ainda tem mais: Na mídia virtual, eu não vi ada ao menos no meu grupo do face e do... Ah! Na TV  e rádio, entrevistas com respostas reticentes ou emboladas dos candidatos e, uma  lavação de roupa suja alheia, sem autoria, naquele horário eleitoral gratuito, em  que as pobres das emissoras são obrigadas a interromper sua programação normal  mas não podem se meter na bagaça, nãuum!!...  Na mídia impressa, melhor enm comentar porque o que se imprime, não dá pra deletar!!!!
      Aí, eu desligo tudo menos o meu MP3, no meu celular ou, no meu laptop**...
    ─ ...♪... Serah que vai choveeeeer???... ♪¹... Chove, chuva... Chove sem paraaar... Obah... Obah... Obah...♪²...Lá fora está chovendo... Mas assim mesmo eu vou correendo...♪³... ...♪ 
     ─ Mas como é que é?.. Que cantoria é esa aí bem no meio de... 
     Ah! Já sei a Vossa Senhorinha aê prefere aquelas musiquinhas, neh?...
      ─ ♪... Daum... Daum... Daum... Eu tavah lá no baile... E tocaram aquele souuum...♪... E ela só quer o meu iate... Ahha... Ela só quer o meu iate...♪ ... Vou fazer vc. tremer... Vou fazer não sei o quêêê...♪³...
     ─ Heeei! Que músicas são essas?!
     ─ Sei laaah... Pergunta pros moços do carro velho mas turbinado, quando eles passarem aí perto de sua casa, com o som a toda, bem às 3 horas da madrugah!!!...


PS.: -Falando em  chuva, na terça, o culto da vitória  lá na igreja, foi muito forte... Uma chuva de bênçãos... Voltei de lá animada e feliz.. E fiquei mais ainda quando choveu de fato, mesmo contrariando os meteorologistas, pelo menos aqui in Monte Castelo in Jotaefe/Emegê... Uma chuvinha rapidinha mas gostosa.. E meu jardinzinho, símbolo de uma certa desobediência civil,  que o diga... E também  Dona Maritacah, toda verdinha com umas peninhas vermelhas... Ela me garantiu que choveu o suficiente para umidificar sua garganta, a tempo de sua estréia no The voice Brasil, que amanhã começa sua terceira temporada... Aliás, hoje à tarde ela tava, no telhado da padaria, grasnando e imitando o Sr. Tiranídeo e família...
   
    Me que ééééé?!..

* - Referência a cônicas deste mesmo blog, sob o título A Gosto de Quem; a logradouros da cidade Juiz de Fora/MG;à região do estado aonde se localiza a cidade;
** - Informações científicas e traduções favor consultar, no google, na internet explorer, sites de pesquisa ou translate-sites; 
♪¹ - Paralamas do sucesso; ♪² - Jorge ben Jor; ♪³ - Wilson Simonal.
 
Izabel Cristina Dutra,
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário