terça-feira, 9 de setembro de 2014

Quem canta seus males espanta...

... No 8º dia do 9º mês do 2014º Ano da Graça Celestial, ... Eu olhei o  ceuh... Tava lindô... A primeira noite de Lua Cheia  dessa primavera antecipada tavah linda de doeer! E quando dói, a gente aqui  cantah pois...
                                    
Quem  e canta, seus males espanta! XI

(...Ou serah?... Quem ora e canta, seus males espanta!...E  as onças também!!!)

          ... No 8º dia do 9º mês do 2014º Ano da Graça Celestial, ... Eu olhei o  ceuh... Tava lindô... E a primeira noite de Lua Cheia  dessa primavera antecipada tavah linda de doeer! E quando dói, a gente aqui canta...
       ─ ♪ ... Quando entrar setembro... E a Boa Nova nos campos...♪¹... ♪ ... En nesta primavera anticipadaaah... Que aumenta así... Lo bueno dentro de mííí...♪²... ♪... Talking to the moon... Ahh... Ahh...Do you ever hear me calling? Ahh... Ahh... Ahh...)Oh oh ooh oooh…Talking to the moon!...♪³… Porquêê ééé primaveeeeraaaah!...♪+… 
      ─ Epa…Epa…Epa!... Po-de pa-rar! Que canção é essa esquisita aí?... E saiba a Sra. (Dona  Profª Aposentadah  e Cronista nas horas vagas) que primavera é só no dia 21 ou 22 e olhe lá!... 
     Caríssimos Outros(as) Leitores(as) Primaveris ou Não: Não sou eu quem está cantando não... Pelo menos, não agora... São caçulinhas do prédio...
     ─ Aê... Tiah... É Robert ou Daniel?
   ─ Ahn... Meu / Minha Cara(o) Amiga(o) Chapeiro(o),  que dó... Eles se foram!... E no banheiro do 2º andar, onde eles cantaram e encantaram, não canta mais ninguém!... 
    Pois é...  Então... Como eu estava relatando... Quem está cantando agora são as outras caçulinhas do prédio,  as do puxadinho, a saber: Irmã Mais Velha, Irmã do Meio e Irmã Mais Nova. Mais propriamente: Edna Cristina, Maria Eduarda e Ana Clara! Elas andam executando magníficos pout-pourris*... Verdadeiras obras primas, aglutinando as preferências musicais locais e adjacentes.  
     Falando em magnífico, a fauna , a flora e o céu – locais  e adjacentes – andam  dando um espetáculo  ímpar de beleza e, também de convivência... A saber: 
     ─ Dona Pardaloca*, depois de semanas a fio trocando as migalhas da minha mesa de café pelas de Suely, voltou timidamente e, me olhou com seus olhinhos plenos de  uma meiguice ímpar... Acho que ela tá tentando facilitar as relações vicinais de sua futura prole, pois ela  já iniciou seu ciclo reprodutivo; 
    ─ Dona Cambaxirra* chilreou docemente na janela do meu quarto, essa manhã e, só não fez ninho aqui por falta de telhas ou barranco ... Tah no ciclo também!
   ─ Bem-te-vis* fofoqueiros e Maritacas* candongueiras deixam a tarde mais alegre  porém barulhentas, porque enquanto  eles assoviam e grasnam magnificamente, suas fêmeas andam disputando postes e calhas do entorno, a bicadas com pobres Viuvinhas* e Rolinhas* enxeridas... Tão no ciclo também... 
    ─ Miquinhos* assanhados, destes que vieram morar aqui in Monte Castelo/ Jotaefe/ Eme-gê**, devido a recentes desmatamentos habitacionais**, continuam roubando frutinhas em quintais e, cuspindo casquinhas em varandas mais alheias ainda!  Mas, um deles se exibiu  e assoviou pra mim, no muro da Rua Amambaí** - ontem,  durante a minha caminhada vespertina, habitual no bairro. Não fez  bobeirices (como diz sempre o meu vizinhozinho, o Ed+**). Não rebolou! Não me trolou! Apenas traçou uma magnífica pirueta entre o céu e a terra e, desapareceu no quintal ao lado... Não sei se tah no ciclo!!!  
   ─ Pombos-correio ou não traçaram um magnífico arco, no magnífico pôr do sol,que  antecipou a mais que magnífica primeira noite prateada e dourada , desta primavera antecipadah, com uma  quase Super Luah!... O que não impediu que estrelas e galáxias locais também completassem o espetaculoso veludo, bordado a prata e ouro daquele céu... Que ceuuuh!
      ─ E até o Sr. Turdus Rufiventris* local, apesar de continuar cultivando o péssimo hábito de bicar vidraças vicinais e deixar surpresinhas mal cheirosas,  deu uma de Sabiazin Bonitin (como diz o Ed+) e, nos surpreendeu trinando, aqui e agora, em dueto com Sr. Sicalis Flaveola* e bando de Coleirinhos e Pardais*, magnifiquérrimas árias... De amor, eu acho!..
      ─Todos estão no ciclo, com certezah!   
      ─ Ou apenas estão querendo  espantar  males e/ou onças!... ...
      ─ ♪ ... Quando entrar setembro... E a Boa Nova nos campos...♪¹... ♪ ... En nesta primavera anticipadaaah... Que aumenta así... Lo bueno dentro de mííí...♪²... ♪... Talking to the moon... Ahh... Ahh...Do you ever hear me calling? Ahh... Ahh... Ahh...Oh oh ooh oooh…Talking to the moon!...♪³… ! Porquêê ééé primaveeeeraaaah!...♪+… 
    ─ Epa…Epa…Epa!...  Heeei!  Que que tem as onças a ver com tudo issuh?! E sobre as orações? 
      ─ Bom… Eu jah  orei 2X hoje... E vc.? 
I    ─ Mas... 
   Mas mais nada! Porque agora eu vou regar meu jardinzinho, símbolo de uma certa desobediência civil... 
   Aliás...  Eu já falei lhes  com sobre quão magníficos estão meus vasinhos de violetas? E da minha primeira mudinha de orquídea? E da minha samambaia... Tão lindohhsss(ahssss) 
    ─ Mé que éééé?! 
    A gente fala disso depois...Depois do depois, como diz o... Vc. sabe quem!...

P.S: Avisem a certa pessoa referida aí acima que, segundo os meteorologistas, as condições climáticas do momento podem sim configurar uma primavera antecipada e, até uma diminuição do aquecimento global, tah? Né, meninos(as) do meu telejornal preferido?*** E + muito +... Haverá Super Luas e , quem sabe essa serah mesmo a  primavera tão sonhada?!! Pelo menos aqui nessa cidade do Vale do Paraibuna!** onde já começou a contradança e, o baile da Maria Cebola**  tah animadoh!!!

♪¹ - Sol de Primavera(Beto Guedes); ♪² - Primavera in Antecipo(Laura Pausini e James Blunt); ♪³ - Talking to the moon(Bruno Mars); ♪+ - Primavera(Tim Maia); * - Informações mais específicas e/ou científicas sobre, favor pesquisar no Google, noutros sites e/ou neste mesmo blog; ** Referências a logradouros da cidade de Juiz de Fora, MG;  Referência a crônicas do mês de agosto passado, no mesmo blog ; Baile da  Maria Cebola:Referência a  baile típico, dos centros urbanos, das décadas de 60  e 70, do séc.XX, onde a dama era quem tirava o cavalheiro, para dançar;*** Referência a âncoras e repórteres do telejornal Hoje, da TV Globo.
... No 11º dia do 9º mês do 2014º Ano da Graça Celestial, ... Eu olhei o  ceuh... Eu olhei a terrah!... Eu observei a fauna e a florah...Tava tudo  lindô... Lindo de doeer! E quando dói, a gente aqui  cantah pois...
 Quem  e canta, seus males espanta! XII
 
        (...Ou serah?... Quem ora, louva e canta junto, seus males espanta!...
                                                       A tempo de salvar!!!...)
     
       ─ Mé que éééé?
      ─...♪ ... Se o mar me submergir... A tua mão... Me traz a tona pra respirar... e me faz andar sobre as águas...♪¹...
      ─ Hei! ..Não vai falar das enchentes e das queimadas?... Do aquecimento global?!*...
      ─ Naummm!... ♪... Senhor eu sei que tu me sondas.... Sei também que  me conheces ...♪²
      ─ Psssiuuh! Não vai falar das guerras?...  Da criminalidade que anda em alta e às soltas?... Nem das Torres Gêmeas?!*
     ─ Nãuumm... ♪... Entra na minha casa... Entra minha vida...  Mexe com minha estrutura... Sara todas as feridas...♪³ ....
     ─ Oh! Vc. aê! ... Não vai falar do ebola**, da Aids** e nem da dengue** e outros males da humanidade e adjacências?...
     ─  Nãninãuuuuuum!...♪...A minha vida é do Mestre... Meu coração é do meu Mestre... O meu caminho é do Mestre... Minha esperança é meu Mestre...♪#
     ─ Pa-raaaah! Pó parar mexmuh!
     Vc. aí ... Outro Leitor(a):
     Dar- se-á o fato dessa cronista estar trolando nóis, ainda por cima com louvores?!
     ─ Aê... Tiah... Quem sabe a  donah  aê que escreve aê não tah treinando pro The Voice Brasil***?!...
     Pois é... Então ... No 11º dia do 9º mês do 2014º Ano da Graça Celestial, ...
     Eu olhei o  ceuh... Tava lindô...  Azulin... Azulin...
     E eu olhei a terrah!...  Tavah lindah! Dourada pelo Magnífico Sol!
    Eu observei a fauna e a florah... O passaredo local + bichinhinhos domésticos+miquinhos** e, tudo que fugiu do desmatamentos recentes estavam fazendo uma festa lindah, nos quintais adjacentes... Os pés de ipês** vermelhos se assanhando  no Sítio dos Mascarenhas... Acácias e bouganvilles**, roseiras, canteiros de flores mil e, vasinhos de violetas de um certo jardim dando  um show de perfume e cor magnífico...
      Tava tudo  lindô... Lindo de doeer! E quando dói, a gente aqui  ora, louva e, canta. E não oramos, louvamos e, cantamos sozinhos...
     Aqui in Branca  Mascarenhas in Monte Castelo in Jotaefe/Emegê e arredores,  louvamos e cantamos  juntos – a saber:  eu, a cronista que vos fala; Bil (a Suely, minha senhoria); Caçulinhas do Prédio (Irmã Mais Velha, Irmã do Meio e Irmã Mais Nova); Edmeia (a filha do Sr. Américo, o vizinho da esquerda que de vez quando também canta); Seu Alice (meu senhorio) que mais assovia do que canta); o Meu Vizinho Ex-Belo Adormecido Agora Servo do Senhor ( canta e louva com sua guitarra, que é uma beleza).
     E a pequena demonstração aí acima não é trolação nãum! Que eu não trolo com as coisas de Deus! É que  eu sou a aglutinadora das súplicas e louvores locais, neh?!
     ─  Mas até que  participar do The Voice não é  má ideia, nãum!!...
    ─ Sra... Donah... Tiah... Aê... Leva mal não... Só se for no próximo porque nesse, a fase de deleção já passou...Além do mais, a parada lá é só pra profissa, tah?! Neh, Tiago***? 
    ─ Ah... Mas  ao menos eu  não vou  perder nenhum programa, porque vai começar o DESAFIO – tudo na maiúscula mexmuh!...
    Falando em desafio, tava tudo tõ lindoh hoje aqui, que até Sua Majestade, O Sabiá – ou o Sr. Turdus Rufiventris ou  o Sabiazin Bonitin** (como diz o Ed+) –   deixou  as vidraças locais em paz e, trinou magnificamente... Empoleirado numa perninha só na parabólica do Sr. Célio e família, trinou virtuoses de louvor ao Criador – em dueto ou DESAFIO – com o Sr. Sicalis Flaveola** - O  Canarin da Terra... Isto tudo acompanhado por uma  corte de coleirinhos, pardaizinhos, viuvinhas, rolinhas, bem-te-vis e, maritacas** numa arruaça doidah...
    E no fim do dia, um arco de pombos-correios, bicando as primeiras estrelas, fechou a magnífica tarde, antecipando a belíssima noite que vigora lá fora...
    ─ Ah! Tchah!... E o que tudo isso com “ a tempo de salvar”? Hein?!...
   ─ Ahn.... Tudo a ver!  Mas eu não falar disso agora não porque vou relaxar e, vou assistir o último episódio da Grande Família***...
   ─ Mé que éééé?... ... ....
Ps.:Avisa pra desinformada aí  acima,que  hoje termina umas das séries da TV brasileira, campeã de audiência. Mas ainda acho que um dia eles voltam... Ah... Voltam!!!
 ♪¹- Sobre as águas(Ministério Trazendo a Arca); ♪² Eu seu que tu me sondas (Marco Aurélio); Faz um lilagre em mim(Regis Danese);♪# - Meu Mestre(Irmão Lázaro); * Informações mais precisas e científicas , favor pesquisar  no Google ou em outros sites ou no mesmo blog, ** Referência ao episódio do ataque terrorista ao World Trade Center, em Nova Yorque/EUA em 2001; *** Referência a show de talentos musicais, apresentado por Tiago Leifert e; à série A Grande Família, ambos da Rede Globo de Televisão.



... No 12º dia do 9º mês do 2014º Ano da Graça Celestial, ... Eu olhei, de novo, o  ceuh... Eu olhei, de novo, a terrah!... Eu observei, de novo, a fauna e a florah...Tava tudo  lindô... Lindo de doeer! E quando dói, a gente aqui  cantah pois...

Quem  e canta, seus males espanta!
 
XIII

(Ou serah?... Quem ora, louva,canta  e dança junto, seus males espanta!...
                                                       A tempo de salvar!!!...)...

       No 12º dia do 9º mês do 2014º Ano da Graça Celestial, ... Eu olhei, de novo, o  ceuh... Eu olhei, de novo, a terrah!... Eu observei, de novo, a fauna e a florah...Tava tudo  lindô... Lindo de doeer! E quando dói, a gente aqui  cantah, mas antes ora e louva o Criador...
      Bão...  Hoje  mais cedo quando eu fui na padaria, tinha gente  que  já tavah era reclamando  do calor   e da secura, jurando que o verão já tinha chegado... E tive um trabalho danado pra convencê-los(las)  que ainda vai fazer frio, pois isto tudo  é apenas uma contradança de Primo&Prima in Veranico... Aí...
      ─ ...♪... Daum...♪... Daum...♪... Eu tavah lááá no baile...♪... E tocaram aquele soummm...♪¹...
     ─ Mas o que é que é issuuh?!... Que musiquinha é essa estranha que a Nobre Cronista tah cantando aê?!
     ─ Naum é eu nãum!... É o Ed+...
     Quer dizer... Ele e, uns moços que passam num carro meio velho meio turbinado aqui in Branca Mascarenhas e adjacências*, gritando essa musiquinha no nosso pé de ouvido, a qualquer hora do dia e da noite , até fazer tremer nossas vidraças já  tão fragilizadas por bicadas de sabiazin bonitin...
     ─ Hei... Pó parar! Como a Sra. Tiah Aposentadah, que escreve aê, mais aquela Donah Nem Tanto, que interfere aê, ousam chamar o funk**, umas das  nossas  mais legítimas manifestações culturais , de musiquinha?!...
     Então...  Como eu estava explicando... Não era eu que estava cantando o refrão de um funk, legítima manifestação cultural popular brasileira.  Era o Ed+ mais os moços do carro velho mas turbinado... Aliás, cantando e dançando!
    ─ Ah... Quer dizer que o moleque agora, além de contar “causos”, canta e dança com estranhos, no meio da rua?
     Caríssimas(os) Leitoras(as) – Vocês que têm filhos(as), netos(as), enteados(as), sobrinhos(as) , alunos(as), vizinhozinhos(as) e tudo quanto é inhos(as):
      Entendam a situação:  Ed+ está impedido de se comunicar conosco, pelo menos, verbalmente. Vó está adoentadah, de repouso sob  prescrição médica! !
     Quem tá levando e buscando,  ele mais os outros(as)  parentes moleques(cas),  na escola, é a Primah!... Que não é a Vera nem a in Veranico... Mais é a Primah Mais Velhah( a Mocinha da Casa) ... Ranzinzah e sargentona, linha durah!
     Nesta tarde, voltando de minha volta vespertina pelo bairro, dei de cara com ela e  seu cordão de recrutas bem comportados, marchando firmes em direção ao Carlos Chagas.* E ela não fala com esses estranhos do mundo!  E nem deixa ninguém da família falar!  
     Mas sabe, neh?! Ed+  é demais mexmuh!... Quando o carro, velho mas turbinado, dos moços, dobrou a esquina da Coronel Quintão, o danado do moleque aproveitou, ficou pra trás e, não só cantou, mas dançou um misto de passos de funk + movimentos de capoeira + forro pé-de-serra + um pas-de-deux** com a  mais bela árvore mais próxima!  O que resultou num discurso de extrema direita, por parte da Primah, com uma lista de recomendações e proibições ímpares, na  localidade!   
      Eu tive muita  vontade de rir,  mas não ri para não incentivar a desobediência geral  às ordens dela
     ─ Aê, donah...essa Primah aê é aquela mina que anda de saião e blusão no maior sol quente?!... Ela toca o maior terror!... Outro dia, ela tavah dando com a Bíblia Sagrada, na cabeça dos/das guris(as)!...
    Caro Amigo Ajudante de Açougue do Bairro: 
     A mina em questão é aquela mesma... A própriah!...
    Noutro dia, proseando com minha irmã em Cristo, nordestina e assembleiana de carteirinha, sobre nossa infância e juventude, compartilhei com ela minha preocupação com a ranzinzice e a extrema-direitice da Mocinha. Então, a linda e, mais firme ainda senhora verbalizou:
    ─ Oh ... Xente!... Essa minina!... A pobre vive trancada em casa...  E é da casa pra igreja, da igreja pra casa!.. Vestida com aquelas roupas horrorosas. Oh... Xente!... Vê se pode!... Num tão deixando nem a pobre estudar! E agora ela ainda tem que subir e descer morro, tomando conta de filhos dos outros... Tem gente que pensa que reprimindo  e ocupando demais mocinhas (os)  vão salvar a alma deles(as)... Vão é nadah... É que nem tampar panela de pressão, no fogo, com pano de prato... Uma hora, explode bem na nossa cara... E o coisinha ruim inda fica rindoh...  Tem misericórdia, Senhor! O melhor é criar na Palavra, com amor... Na Li-ber-da-dê mas com res-pon-as-bi-li-da-dê!...
    ─ Ah... Tchah... Mas o que é que esse papo aí  acima tem a ver com males, orações, louvores, canto, dança e etc.?  
    ─ Tudo a ver... Porque orando, louvando, cantando e dançando, a gente pode salvar as águas, as matas, as onças e as primahsss!
    ─ Mé que éééé?...
    ─ Eh... E  aê...Por falar  nisso, a Ilma. Escritora não vai falar da real nãuum?! Nem das eleições?!  
   ─ Nãuuumm.!... ♪... Pela rua marchando indecisos cordões...♪...Ainda fazem da flor seu forte refrão...♪... E acreditam nas flores vencendo o canhão...♪.²...
   ─ Tão vendo o que ela faz quando a gente põe ela na paredão pra ela se explicar?!... ...
   ─  Ou serah que a Ilma. Chata aê prefere aquela musiquinha...♪... Daum...♪... Daum...♪... Eu tavah lááá no baile...♪... E tocaram aquele soummm...♪¹...
   ─ Parah!... Explicah!!....
    Agora  não! Agora vou fazer o que esqueci de fazer
   ─ Ah hah!.... Quer dizer que a dona aê é desobediente confessa...

PS.: Avisa à santa criatura  interferente( ou  serah interferidora?)  aí acima que a dita desobediência civil é referente somente  a umas regrinhas “in off”* aqui do prédio:alguém  por aqui não gosta muito de plantinhas porque elas fazem uma sujeirinha de nada e, atraem uns bichinhos de nada... Assim elas ficam proibidas no imaginário local.

♪¹ - refrão de uma canção do funk que, aqui a gente aí não descobriu o autor;
♪² - Versos da canção "Pra não dizer que não falei de flores" de  Geraldo Pedrosa de Araújo Dias (Geraldo Vandré - RJ,12/09/1935) compositor, cantor e violonista brasileiro;
*-  Referência a logradouros do bairro Monte Castelo e entorno, em Juiz de Fora/MG; in-off -  fora de,  expressão  inglesa que na gíria brasileira, significa extraoficial;
** - Informações mais específicas favor pesquisar no Google ou em outros sites e/ou neste blog mesmo.
 Izabel Cristina Dutra, produzido em Juiz de Fora, MG, entre os  dias o9 e 12/o9/2014.
 
 
 
 
 
 
 
 
.
                                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário