segunda-feira, 8 de junho de 2015

Entre os céus e as terras do Paraibuna, em dias especiais!

Então... Junho veio vindo ...  O feriadão também ... ELES&ELAS foram e vieram...  Ontem, anteontem e hoje...Eu também  fui, voltei,fui ,tornei a voltar e resisti mais de um dia de combates/debates e, sonhos...♪... E jah que vc. não está aqui...♪¹...

Entre os céus e as terras  do Vale do Paraibuna* 
( E/ou...♪... O que posso fazer é cuidar de mim...♪¹)

      Então... Junho veio vindo ...  O feriadão também. Quer dizer, quatro dias inúteis para o setor produtivo e, perfeitamente úteis para o setor de malandra... Quer dizer... Os setores de turismo e lazer...  Ou seja, dias em que ELES&ELAS também  foram/e ou vieram aos paraísos litorâneos, aos cantinhos bucólicos das montanhas, aos points noturnos da moda e/ou aos museus, às feiras especiais e etc.  
      ─ Ah! Tchah!... E a donah aê?!   Viajou?!!! 
      ─ Nãuuum! 
      ─ Não gostas de viajar? 
   ─ Aprecio por demais! Mas faltou-me aval do gerente do banco e/ou recomendações médicas!!!!
     ─ Aahn?! 
     ─ "Money que  é good e, nois no have" e cuidados extras com a saúde!! Capisci?!!
     Então...Euzinha aki,  ontem e anteontem, fiquei aki mesmo in minha “humilde  residência” in Zona Centro-Sul in Jotaefe/Emegê.... Quer dizer... Ficar é modo de dizer ...  Pois também  fui, voltei,fui , tornei a voltar e resistir mais de um dia de combates/ debates e, sonhos qui in Vale do Paraibuna...
    Ou seja...  Eu fuih e voltei  a vários points daqui , a saber:  cinema do shopping que fica na baixada mas tem nome de alameda; o Pirulito local que fica no Parque Halfeld; Museu local em restauração, mas com parque livre  pra visitação de famílias  locais ou não; feiras de artesanatos do cotidiano local e; na Praça da Estação, onde  está feira tradicional  de flores, que não sei o  porquê  mudou de local , que não combina com este de comércio não*¹!!!       
     Então...  Eu também  fui, voltei, fui ,tornei a voltar e resisti mais de um dia de assuntação/ combates/debates e, sonhos... Mas feriadão acabou!!! 
    E ELES&ELAS  que também  foram e ou vieram, ficaram e retomaram seus postos e cargos na vida normal... Entretanto, como é junho e, no próximo  dia 12 é Dia dos Namorados... 
    Hoje,  2ª feira,  8º dia dia do mês , mas  quinto  dia totalmente útil deste mês, não sei se frio ou mais ou menos frio, jah havia  ELES &ELAS, que foram e voltaram, nos bancos, nas casa lotéricas, nos pague aqui, nas lojas, em todos os shoppings, para receber, pagar mas, também gastar... 
     ─ Gastar com o quêee?  
     ─ Ora, minha Cara Senhor Nem Tanto... É lógico que gastar  com presentes para, a saber: namorado(a); noivo(a); esposo(a); o(a) outro(a); o(a) ficante e/ou peguete;  o rolo, a paixão e/ou  quase desilusão... 
     ─ Me que ééé?!
    ─ Ah... Não tah entendendo nãuuum... Ah! Vossa Mercês é solteira(o), sozinha(o), largadah (oh) e ou xonadah(oh) sem retribuição?!!! Seus pobremas se acabaram-se*²....    
    Então... Junho veio vindo ...  O feriadão também ... Eles& Elas foram e vieram...  Ontem, anteontem e hoje...Eu também  fui, voltei,fui ,tornei a voltar e resistir a mais de um dia de combates/debates e, sonhos... 
   Então... Tah sozinhah(oh)?.. Tah solteirah(oh)?... Tah largadah(oh)?... Sugestão pro próximo dia 12: vai lá naquela feira que citei*¹, compra um vaso de flor para vc. mesma(o), faz um jantarzinho especial pra vc. mesma(o) e, principalmente, deixa rolar  pra vc. mesmo(a) todas as canções de sofrência(ver P.S 1), que vc. puder aguentar... 
    ─ E depoooiss?! 
    ─ Depois? Depois vai chorar ou dormir na sua caminha que é lugar quente... E no amanhã, no caso  dia 13, levanta, suspira e aspira e vai caçar jeito de estudar, trabalhar... 
    ─ Hei!! Dia 13 aqui é sábado e, é feriado municipal... 
    Ah! Então tah!!! Vc. pode então  descansar que nem eu... Deixando rolar  lindas canções de consolo do amor perdido, que nem essa que  é umas das minhas   preferidas:
    ─ ♪...De tarde quero descansar....Chegar até a praia e ver..♪...Se o vento ainda está forte...E se ...Vai ser bom subir nas pedras...♪...Sei... Que faço isso pra esquecer...Eu deixo a onda me acertar...E o vento vai levando tudo embora... ♪...Agora está tão longe...Vê... A linha do horizonte me distrai...Dos nossos planos é que tenho mais saudade...♪...Quando olhávamos juntos na mesma direção...♪... Aonde está você agora... Além de aqui ... Dentro de mim?... ♪...Agimos certo sem querer...Foi só o tempo que errou... ♪...Vai ser difícil sem você...Porque você está comigo o tempo todo...♪...E quando eu vejo o mar...Existe algo que diz...Que a vida continua....E se entregar é uma bobagem...♪...Já que você não está aqui...O que posso fazer é cuidar de mim...♪...Quero ser feliz ao menos...Lembra que o plano era ficarmos bem?...♪... Beem!...Ei, olha só o que eu achei...♪...Cavalos-marinhos...♪...Sei que faço isso pra esquecer...♪...Eu deixo a onda me acertar...♪...E o vento vai levando tudo embora...♪¹...
 P.S .1 – Sofrência no tempo da minha avó era mal de amor; no tempo da minha mãe  era dô-di-cutuvelo ; no meu tempo era fossa, "down" ou deprê...  That’s ok?!
P.S. 2 ─ Senhooorah!... V.Sa. não mora  mais no litoraaal... Lembrah?! Montanhas... Alterosas  de Minaaahss...
Izabel Cristina Dutra, escrito em JF/MG, em 08/06/2015

* - Referência a crônicas publicadas neste mesmo blog;
*¹ - Referências a logradouros de JF/MG e à Feira Anual de Flores de Holambra, tradicionalmente no Parque Halfeld e neste ano de 2015 ,instalada na Praça da Estação;
*² - Referência a bordão do extinto  programa Cassetas&Planetas, da Rede Globo;
♪¹ - Versos da canção “Vento do litoral”, de Dado Villa Lobos, na versão e interpretação de  Cassia Eller(Cassia Rejane Eller, RJ,1962/2001) e, Renato Russo(Renato Manfredini Jr., RJ, 1960/1996.)







Nenhum comentário:

Postar um comentário