quarta-feira, 3 de junho de 2015

Entre os céus e as terras, as montanhas e/ou o rio e o mar...

Então... Junho veio... Eles&Elas também vieram... Eu fui, voltei, fui , tornei a voltar bem no coração dessa cidade ...

Entre os céus e as terras  do Vale do Paraibuna*
    (E  entre as montanhas, o rio e o mar...& Eu&Eles&Elas também)

         Então... Junho veio... Eles&Elas também vieram...&... Eu&Eles& Elas – a  gente se preocupa com a variação climática e de humor do Sr. Outono... 
       ─ Hei, Senhorah...A gente sabemos quem é EU!! Eu é você, neh?! Mas... &Eles&Elas quem são?!! 
       Então... Junho veio... Eles&Elas também vieram...&Eu&Eles& Elas – a  gente se preocupa com a variação climática e de humor do Sr. Outono...  Euzinha aqui sou a cronista que vos fala!!! 
       ELES&ELAS  são todos, que como eu se preocupam com a preservação da vida no planeta e, também  com essas travessuras de El Niño e La Niña*, qui abaixo da linha do Equador, in terrah brasilis  que fazem o Sr. Outono ficar de mal humor e ainda por cima obriga  Sandrinha&Evaristo& sua tchurma* a ficar corrigindo todas as previsões do tempo, da economia, da política e,  das vilanias que campeiam neste mundo-cão... Oh!!!
        ─ Heeeeiiii! Parah!!!! Parou!!!! Que a Senhora Donah Profª Aposentadah  jah tah naufragadah na maionese... Jah tomou os remedinhos hoje?  
         ─ Tô nauuum!! E jah tomei sim...  
         Aliás, tomei e os que tive que arrancar a força, com CPF*¹ do cachorrinho que não tenho, lá na farmácia central*¹!!!E mais os que tive que comprar, porque o sistema da farmácia popular*¹  tem uns diazinhos que fica fora do aaar!!!! 
         Bão... Junho veio... Eles&Elas também vieram&voltaram& vieram de novo &....  
         ─ & o quêêê?! Ataia, Dona Cronista!!! 
      ─ Euzinha  fui, voltei, fui , tornei a voltar e resisti  a mais de um dia de combates e, sonhos... 
        ─ Foi e voltou, voltou e foi aonde, Dona Cronistah?... 
       Fui e voltei e fui de novo e voltei outra vez ao coração dessa cidade do Vale do Paraibuna, via Avenida do Barão*¹, passando pela Rua do Batista*¹ e saindo lah no Pirulito do Parque Halfeld*¹, com uma ligeira revoada entre a Praça do Antonio e, a da Estação*¹ ...     
     Assuntei com meus amigos(as) artesãos(ãs) : os(as) que ficam nas tendas; os(as) que ficam no chão; os(as) que ficam pelas aê e; os(as) que ficam no Calçadão*¹, os(as) que são brasileiros (as) e; os(as) que não são não!!!! Assuntei com os que vinham e com os que vão...
     Mas isto foi ontem... Mais um dia em que resisti a combates e corri atrás dos  sonhos realizados e, sonhos só sonhados mesmo... Desses que meu jovem amigo chapeiro chamou  de sonhos pufff!*... 
        ─ E dos remedinhos,neh?!!                                                                                                                  ─Eeeh!Mas eu não tô querendo falar deles nãuuum.... Primeiro  porque eles são chatos!!! 
       ─ Ahnn?! 
       ─ Segundo porque eu tô pensando mesmuh é nesse feriadão  que vem aí... !!! 
       ─ Ahnn?!
       ─ E tô  preocupadah mesmuh  com a previsão do tempo!!! ...
       ─ Ahnn?! 
       ─ Serah  que vai xoveer? !!! 
       ─ Ahnn?!  
       ─ Poko ou muitoh? !!! 
       ─ Ahnn?! 
       ─ Serah que vai iskentar ou isfriar pra dedéu? !!! 
       ─ Ahnn?!   
       ─Ah! Donaah!! Fica assim nãuuum.. Eh só a Senhora consultar os boletins meteorológicos  disponibilizados nas redes sociais!
        ─ Eu hein?! Pra quêêê?  
       ... Se Sandrinha, Renata, Wil, Evaristinho e sua tchurmah ( todos os âncoras, repórteres e todas as belas moças do tempo – inclusive a Maju – do nossos telejornais da TV brasileira*) fazem issuh por mim... Quer dizer por nois – o de jizdeforanos e os jizdeinterioranos... Embora em vão... 
       ─ Ahnn?!  E, em vão por quêêê?!   
      Então...  Junho veio... Eles&Elas também vieram...&Eu&Eles& Elas – a  gente se preocupa com a variação climática e de humor do Sr. Outono... 
      A gente – em especial nóis jizdeforanos – porque nois semos mineirus da gema por parte de Beagá*¹ e karioksss du breju por parte de Errejota*¹. Quando chega feriadão, a gente não sabe se curte lá  nas montanhas de Minas ou, se vai tirar onda nas ondas de  Leblon, São Conrado + Barra e Recreio e etc....
       ─ Ah,, Tchah... Então... V.Sª vai viajar neste feriadão? 
       ─ Nananinãum?! 
       ─ Não gostas de viajar? 
       ─ Aprecioh por demais... Mas faltam-me  recomendações do gerente do banco porque money que é good mas nóis não have e, recomendações  médicas por causa da saúde!!! 
       Mas  agora tchau porque agora vou cumprir um dever de caridade cristã... 
       ─ Mé que  éééé?!
P.S: Eu se fosse vc. , neste feriadão, só  vinha pra esta cidade, que fica entre os céus e as terras  do Vale do Paraibuna* , se v.c gostar muito de festa de  interior,  de museus , programas em centros municipais de cultura ou de ficar, assistindo aqueles filmes que tu baixou no piratebay* com direito a pipoca de microondas... Porque aqui  nesta cidade-polo da microrregião da Zona da ex- Mata Atlântica  e,  do pé de Serra da Mantiqueira e, do Vale do Paraibuna, tem é festa de forró, junina, amostras de artes e etc. Esporte radical de montanha ou de praia, não tem nãuuummm!!! E bronzeamento só se for artificial, capisci? E levantamento de caneco, só se for de canequinhah e suas variantes...
Mais P.S AINDA: Monica, Otaviano, Sandrinha e Marcela*:  eu também tenho a minha canequinhah, tah?!!!... Olha ela aê!!!!...


Izabel Cristina Dutra, escrito em Juiz de Fora/MG,  em 03/06/2015.

     
* - Referência a cronicas do mesmo blog; a repórteres, âncoras do telejornalismo brasileiro e a apresentadores do VideoShow, da RedGlobo. a site de dowloads  livres de filmes, documetários e etc.; El Niño: é um fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Pacífico além do normal e pela redução dos ventos alísios na região equatorial e ; a La Niña: o fenômeno oposto que  corresponde ao resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental ( ver Wikipédia livre) - eles  provocam sérias consequências em todo mundo. Seus efeitos não são apenas climáticos, mas também econômicos, pois quando chove demais em um lugar e de menos em outros, a agricultura pode acabar sendo prejudicada;
*¹ Referência ao documento de CPF - Cadastro de Pessoa Física;  aos sistemas  de distribuição de remédios aos pacientes do Sistema Único de Saúde, do Brasil; a metrópoles da Região Sudeste: Belo Horizonte e Rio de Janeiro; referência a logradouros da cidade de Juiz de Fora, mmmmmg.


Nenhum comentário:

Postar um comentário