domingo, 30 de agosto de 2015

Quem canta, seus males espanta...

... No 29º dia do 8º mês do 2013º Ano da Graça Celestial, ...   Agosto vai terminando ....Eu olhei o  ceuh... Tava lindô... A primeira Superlua do ano tava linda  de doeer! E quando dói, eu canto pois...
                                   Quem   canta, seus males espanta*! In 2015 também...

(...Ou serah?... Quem ora, canta, antecipa a primavera ,   depois espanta seus desencantos e, quando vem a SuperLuah... Então...) 

      ...Era o  29º dia do 8º mês do 2015º Ano da Graça Celestial ... Eu olhei o  ceuh...  Tava lindô...  Era  noite de Lua Cheia! ... Quer dizer, aquela noite de Superluah tava linda de doeer! Assim...
   
       ...E quando dói, eu canto... Quer dizer, eu oro primeiro... Depois canto... Depois melhoro... Depois como, ando e canto mais ainda... 
      Quer dizer... Eu e uma considerável  % das criaturas canoras, desta vertente sul desta cidade do Vale... Quer dizer... Eu e uma considerável % das criaturas  acabamos de descobrir que talvez essas não sejam as noites de luas cheias de quase-primavera sonhadas... Pois como diz o meu  amigo chapeiro da bela idade: 
      ─ Tem aí uns sonhos... Tchaaan!   E  tem aí uns sonhos... Puffff... 
      ─ Parah! Parah... Sua Dona Cronista Doidah... Parah e explicah!... 
     Então... Caros(as) Outros(as) Pacientes Leitores(as): 
     Eu e uma considerável %  das criaturas locais, canoras ou não, andamos sonhando demais nesta quase-primavera– sonhos de amor e, de muita espera... Aí veio uma linda noite de lua cheia – mais  propriamente  a primeira noite de Superluah*¹ do ano... E a gente descobriu que talvez não  seja aquela noite de Superluah  tão sonhada... Não seja assim tão...Tchaaan!... E talvez seja total ou parcialmente... Pufff... 
     Bom... Aí a gente vai dormir, porque sonhos sonhados, naquela % mais profunda do sono, podem ser melhores e, se forem ruins, a gente nem lembra... 
      Aí...  Acorda tarde, de tanto que dormiu!!!... E o céu lá fora tah azulinhoh de doer....




        ...E  quando dói, eu e minha tchurma in concert eterno, cantamos... Alguns de nós oramos primeiro... Inda mais que é domingo – O Dia Especial do Criador... ...
       ─ Sim... E daeh?!  
      Daeh que ...Um certo Passaridae Domesticus e sua familinha(que não se deixam fotografar), já  deram  o ar da graça...  

                                                                  ... Esses daí que vc. não vê mas estão aí... Fazendo bagunça!... Sempre!...


                                                                     Foi por isso que mudei meus vasinhos, de lugar...

         ... Quer dizer... Eles deram  a nota da graça, logo ao  amanhecer... Como estão fazendo agora, em coro  com Sr.Turdus Ruffiventris Local...
       ─ Sim... E daeh?!  
       Pois eh... A  dita ave canora queria me acordar... Não acordei!... Quer dizer, acordei muito mais tarde e, abrindo a porta da sala, dei de cara com um céu e um sol assim...


        ─ Sim... E daeh?! ... ... 
       Eh... Daeh que vc.s sabem, neh... Dono(a) de casa é sempre o mesmo(a), mesmo aos domingos: acaba fazendo umas coisinhas domésticas  de nada e, tem que  aviar o almoço, enquanto filinhas(os) estudam e  fazem trabalho de faculdade, on-line... 
      ─ Sim... E daeh?! ... 
     Então... Aviei o almoço!!!... Segundo a  filinha tava bom demais o almocinho mineiro da gema...   
     ─ Qual foi o menu?!...  
    Queridos(as) Leitores(as) , a tarde foi digna da manhã... E aí, a  filinha me chamou para curtir o domingo de sol, que aqui, na nossa praça, é curtido  com tudo que tem direito: cachorro, criança, família e, até o som do bailão que vem do clube local!!
     ─ Sim... E daeh?! ...   
     Daeh... Ela resolveu  tirar fotos e, me contratou como fotógrafa... Bão... Amadora, neh?!! As delas, ela não quer que eu  publique aqui... 
    ─ Mas porquê?!!!  
     Bão...As minhas, eu posso publicar: 









         ─ Sim... E daeh?!
        Daeh que era o  30º dia do 8º mês do 2015º Ano da Graça Celestial... Domingo, Dia do Senhor... O passaredo local estava dando o seu show – um magnífico concerto de louvores, ao sol poente e, ao Criador... ... Eu olhei o  ceuh...  Tava lindôô...








             E assim agosto vai terminando... Com promessas de mais uma belíssima noite de lua cheia...
                                                    
                                    
      
        Eu e,  uma considerável % de criaturas, sabemos que talvez essas não sejam as noites de luas cheias de quase  primavera sonhadas... Mas mesmo  assim não deixamos de sonhar, de orar  e, de cantar os hinos nacionais  oficiais de toda primavera: 
       ─...♪... Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos...♪...E  ♪ ... Eu estarei junto a ti... Porque é primaveeeraah...♪... E  ...♪...Nas manhãs de setembro...♪... Eu estarei junto a ti... Porque é primaveeeeraaah!...♪... ♪¹... 
     ─ Mé que ééé?! 
     ─ Ah... Mas se  Vossa Excia.  estiver “down" e "globalizada" e, se  preferir, pode fazer companhia a uma cópia fiel de um certo Belo Adormecido*¹,  de outroras.... 
     ─ ...♪... Wake me up when September ends… Ring out the bells again ….Like we did when spring began …Wake me up when september ends…♪²

P.S: Não adianta querer saber o menu do almoço de uma casa mineira da gema... Nós num contah o segredo!!! Bão... Só se for pro ...♪...É de casaaah...♪³... Pois até o segredo do nhoque da sorte, no dia 29, eles ensinaram... Pssssiuh! ...
    ─ Huuumm?!

                              Izabel Cristina Dutra, produzido em JF,MG entre os dias 29 e 30/08/2015.

* - Referência a outras crônicas deste mesmo blog;                                                                                                                                
 *¹ - Super Lua - acontece quando ocorre uma lua cheia no período entre 24 horas antes ou depois de a lua atingir o perigeu (ponto mais próximo da Terra) de sua órbita.(ver wikipédia e G1);  a  personagem de crônicas do mesmo blog; 
♪¹... - Versos das canções interpretadas por: Sol de Primavera (Beto Guedes), Primavera (Tim Maia), Manhãs de Setembro (Vanusa);
♪²... - Wake me up when September ends… - sucesso da banda de rock Green Days;
♪³... Referência a programa de TV,  sábado de manhã, da Rede Globo com os apresentadores Ana Furtado, André Marques, Cissa Guimarães, Patrícia Poeta, Tiago Leifert e Zeca Camargo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário