quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Quanto tempo o tempo tem? E/ou...Wie lange hat die Zeit?

... Mé que ééé´? Então... Oktober ist gekommen und schon geht ... Und / oder...E aí  o tempo perguntou pro tempo:


Quanto tempo o tempo tem?...








 (E/Ou El Tiempo - Episódio X, no Xº Dia do Xº Mês do XXXXº Ano da Xª Civilização do Xº Sistema da Galáxia X...)









       ... Então...

       Oktober ist gekommen und schon geht ... Und /oder... Octobre est venu et déjà en cours ... Et /ou...Ottobre è arrivato e già in corso ... E /o...Octubre ha llegado y ya va ... Y /o... October has come and already going ... And / or.... October et iam venit et ibant ... et/ or...Октябрь приходят и уже собирается ... и / или.... Οκτώβριος έχει έρθει ήδη και θα ... ή / και... 十月已经到来,并已经准备 ... Oktober het aangebreek en sal reeds gaan...*

       ─ Parah!! Parou... Que doideira é essa? Dar-se á o fato de A Nobre Cronista estar tendo um ataque de cabotinismo*¹ em retardo, demonstrando suas habilidades poligrotas?...        
     ─ E/ou...  A Tiah aê tah....♪.... tirando onda   pra onda pra onda não lhe  tirar...♪... tirando  onda pra onda não lhe afogar?!...♪¹ 
     ─ Nãnãninãnaum... Nem uma coisa nem outra!... Tô só fazendo umas  experiênciasinhas idiomáticas no Google, por conta de uma pegadinha que uma certa Esfingezinha me fez  há tempos atrás.... Lembra?... * ... 
      Então... De novo me pegaram, só que agora bem no meio da Avenida do Barão: 
      ─ O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem... E o tempo respondeu pro tempo respondeu  que o tempo tem  mais tempo é o tempo  que sempre tem tempo ... E etc. e etc. ... 
     ─ E daeh?! 
      Daeh... Eu fiquei matutando... E se isso acontecesse in pleno Central Park  in NY?...E/ou se fosse no Boule Saint Miche in Paris... Ou in detrás do muro derrubado, in  Berlim ou da muralha resistente ao tempo,  in China... E etc. ...E etc.... 
      Aí perguntei pro Translate Google e  não  é que ele me respondeu e  eu registrei as suas respostas!... 
     ─Ah... Tchah...*³... Então me responde em hindi*²: O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que tem mais tempo e quanto tempo o tempo tem? 
   ─ Ah! Tchah mesmuh...  Pois respondo...


                                    


      समय आप अधिक समय है क्या समय समय के लिए कहा? समय समय यह समय है समय और अधिक समय की है कि समय के लिए जवाब है...*³ 

     ─ Mé que éééé?
     ...Então... Outubro já veio e já vai indo, com tudo que outubro  tem...  Oktober Fest*³ e/ou Oktober No Fest...



      
       Não importa em que tempo, episódio, dia, mês, ano, civilização, sistema e/ou galáxia... Porque o tempo pode ser de  Chronus ou de Kairós....




      E  porque o tempo passahhh... Com ou sem festa,neh?! .. . E de novo, porque o tempo pode ser de  Chronus ou de Kairós....
        ─ E daeh?! 
        Daeh que é assim... Kairós é tempo certo porque é  tempo de Deus... Mas Chronus  fica tentando nos enrolar, nos enganar e, se puder complicar, mas nada que uma bela canção não resolva... 
    Por isso.. Enquanto não passa esse tempo aê de dúvida aê não passa.., Vai ouvindo aê ... Vai curtindo e se der, vai compreendendoh aê ... 
    ─ ♪...Batidas na porta da frente... É o tempo...♪... Eu bebo um pouquinho pra ter argumento ... ♪...Mas fico sem jeito,calada, ele ri...♪...Ele zomba do quanto eu chorei...♪...Porque sabe passar e eu não sei...♪...Um dia azul de verão, sinto o vento...♪...Há folhas no meu coração... É o tempo...♪...Recordo um amor que perdi, ele ri...♪... Diz que somos iguais, se eu notei...♪..Pois não sabe ficar e eu também não sei...♪...E gira em volta de mim...♪...Sussurra que apaga os caminhos...♪...Que amores terminam no escuro sozinhos...♪...Respondo que ele aprisiona, eu liberto...♪...Que ele adormece as paixões, eu desperto...♪...E o tempo se rói com inveja de mim...♪...Me vigia querendo aprender...♪..Como eu morro de amor pra tentar reviver...♪...No fundo é uma eterna criança...♪... Que não soube amadurecer...♪...Eu posso...♪... Ele não vai poder me esquecer...♪²... 
     ─ Aki... Ô Donah... Quer dizer... Ô Minha Senhorah...  Quer dizer... Ô Minha Tiah... Vossa Senhorinha tá me desxavando e/ou tentando aliciar candidatos e/ou técnicos do The Voice Brasil IV*³?!... 
     ─ Nãninãnaum! Mas... Se a Selminha resolver defender a minha play-list... Não vou me incomodar... Aliás.. Vou torcer muito a cores e ao vivo e, em qualquer idioma... That’s ok?!


Izabel Cristina Dutra, produzido em JF/MG, no dia 08/10/2015.

*-Referência a outras crônicas do mesmo blog ; 
*¹- Frase: Outubro já veio e já vai indo nos idiomas: alemão, francês, italiano, espanhol, inglês, latim, grego, russo, chinês e africanês;
 *² - cabotinismo: característica de  indivíduo presumido, de maneiras afetadas, que procura chamar a atenção, ostentando qualidades reais ou fictícias; logradouros das cidades de Nova Iorque e Paris;.
*³-  ah.. tchah – expressão de personagens da novela Caminho das índias, da TV Globo; Híndi -  conjunto de idiomas falados no centro e no norte da índia;  referência a Oktober Fest – festa alemã das Américas, realizada anualmente  em Blumenau/SC; Referência a The Voice Brasil, show de talentos  musicais da Rede Globo;
;♪¹ - Referência à canção “Tiro onda”, de Jairzinho (Jair Rodrigues Mello de  Oliveira,SP,17/03/1975),  - Versos da canção “Resposta ao tempo”, na interpretação de Nana Caymmi ( Dinahir Tostes Caymmi, RJ, 29 /04/1941) de autoria de Aldir Blanc (Aldir Blanc Mendes,RJ, 2/09/1946) compositor e escritor brasileiro. E de Cristovão  Bastos (Cristovão da Silva Bastos Filho,RJ,3/12/1946), compositor, pianista e arranjador brasileiro;Linkhttp://www.vagalume. com.br/nana-caymmi/resposta-ao-tempo.html#ixzz3o09Hba28

Nenhum comentário:

Postar um comentário