domingo, 17 de janeiro de 2016

Enquanto isso, num asteroide pequeno...

 Então... 2016 veio  e a segunda quinzena jah erah! E eu... ♪...Eu não sou cachorro nãum..♪¹.... Mas pensando bem... Era que  bão  que  eu  sesse...*... Aí  talvez  eu pudesse  sobreviver até 12016 ...E,habitar no...





       Então... 2016 veio  e a segunda quinzena jah erah! 
      Tah dando ruim pra muitos, bom pra alguns e normal pra diversos...  E eu, nessas  certa manhãs/tardes /noite chuvosas, pra catende* ... ...
       ─ ♪... Eu não sou cachorro não...♪...Pra viver tão humilhado...♪...Eu não sou cachorro não...♪...Para ser tão desprezado..♪¹ 
       ─ Mé que éééé?!... 
     Pois eh... Não era eu que tavah cantando issuh aí não!!!... Eu só tava escutando o que o certo(a) vizinho(a), apegado(a) à sofrência e à breguice das décadas 90,80,70 até 60 do século passado. Ele  estava ouvindo essa canção aeh, em seu apê, até o último decibel!...
    ─ ♪... Eu não sou cachorro não...♪...Pra viver tão humilhado...♪...Eu não sou cachorro não...♪...Para ser tão desprezado...♪¹
   Mas pensando bem...  Inté que era   bão  que  eu  sesse!!!* Eu teria hoje, como recompensa ao meu amor e  fidelidade incondicionais: casa, comida de 1ª qualidade, roupa lavada,  banho e tosa no melhor petshop, mais imunização anual, sem o menor esforço... Sem contar com a creche, o hotel e até academia, adequados para mim!!!

      ─ Sim e daeh?!... 
     Daeh que seria isto tudo  aí , sem contar que eu poderia me esparramar e aprontar  em qualquer praça, rua ou jardim ou janela de carrão. Ou seja, vida longa e boa, divertida e  garantida!!! 
     ─ Sim e daeh?! 
    Daeh que  eu que teria sensibilidade, capacidade intelectual  e criatividade acima do normal.... Seria um ser evoluidíssimo, solidário, desprendido...   Eu faria coisa que nem seres humanos fazem!!! ...
    ─ Sim e daeh?!...   
    Daeh que é  por isso que  tenho pensado num plano infalível, para eu viver todos os  anos novos, que vêm por aí, com intensidade... 
    ─ Sim e daeh?!... 
    Daeh que me transformando em  cachorro e/ou cachorra, talvez  eu possa sobreviver até 12016 ... Quando este...♪... asteroide pequeno  que todos chamam de Terra...♪² já  terá passado  por  todos os seus  apocalipses* e seus tempos da kaly uga* ....  E tudo vai estar dando bom  pra todo mundo!!! ( Segundo profeta maluco beleza  de rua...)  
     ─ Sim e daeh?!... 
    Daeh  que a gente já estaria habitando, na verdade, no... PLANETA DOS CACHORROS... E nem pensaríamos em cantar e/ou escutar... 
  ─ ♪... Eu não sou cachorro não...♪...Pra viver tão humilhado...♪...Eu não sou cachorro não...♪...Para ser tão desprezado..♪¹...  Mas antes  a gente  sesse mas nóis não esse*!!!...
    ─ Hahnn?!    
   Sim!!! Caros(as) e Nobres Leitores(as):  
   2016 veio  e, a segunda quinzena jah erah!  E   se Waldick  estivesse, aqui  entre nós, faria 83 anos em maio próximo!... Inocente!.. Não sabia de nada!!!... Se soubesse, nem teria escrito esses versos, porque vamos combinar: 
    ─ Quem não quer ter vida de cachorro, hoje em dia?! 
     Quer dizer, não como esses abaixo aeh:


   







      
       Largados por seus antigos donos  e/ou  arrastados pelas  ruas,  por seus  novos senhores, que são de rua também, mas sempre ao seu lado, se satisfazendo das migalhas humanas, por pura fidelidade...
      Mas como esses  aeh, que tão com tudo e  +  alguma coisa e, ainda querem muito + que de + e , que assolam as redes sociais e nos deixam boquiabertos e, com uma vontade de ser cachorro(a):


















      Pois eh... Aí Então... 2016 veio  e a segunda quinzena jah erah! Tah chovendo chuva miudinha...
      ─ ♪...Eu não sou cachorro nãum..♪¹.... Mas pensando bem... Era que  bão  que  eu  sesse, mas como eu  não esse* ... 
      Quem tavah cantando e falando isso agora é certo cidadão de rua, desafiando outros de  população de casa, que tavam indo comprar guloseimas para ver filme até dormir, já que passear não tah sendo uma boa  opção. Alguém lhe  ofereceu biscoito e, ele não aceitou porque queria dinheiro. Dinheiro, aqui a gente não dá. Aí.. Ele ficou lá e  falando palavrão e gritando: 
      ─ ♪...Eu não sou cachorro nãum..♪¹....   
    Quase que  voltei pra lhe dizer que era melhor ele ser cachorro, sim!!! Pois talvez pudesse  sobreviver até 12016 ...E, habitar e viver feliz no Planeta dos Cachorros!!! 
    ─ Que doideira é essa aeh, Dona Cronista?!  Tem a ver com o P.S da última crônica postada?*¹  
    ─ Tem a ver sim!!! 
   Afinal Tufão(que Deus o tenha) foi um dos primeiros cachorros a me chamar atenção, por aqui.  Quer dizer, tem a ver também... Mas o verdadeiro  motivo da minha doideira atual (Não sei se  a/o nobre leitor(a) recém-chegado(a) sabe que  sou também chamada de “Dona Doidah”*³) é o reencontro  com  um certo morador de rua(o que anda profetizando geral) que já anunciou, em crônicas passadas*¹, que só vai dar bom pra todo mundo  em 12016!!
    ─ Sim e daeh?!...  
    E  daeh que  hoje eu reencontrei, o referido  cidadão acompanhado de mais de 7 cães... 
     ─ Sim e daeh?!... 
    Daeh que  conclui... Juntando tudo que vi por aqui... ...
    Desculpem, Caros(as) Diretores(as) Roteiristas de filmes e seriados de ficção: 
  Mas... Com certeza,  este não será, no futuro, um planeta invadido por  alienígenas esquisitos, robôs de alta performance,  nem tão pouco será o planeta dos macacos... Em 12016, sem dúvida ou questionamentos, estaremos vivendo no...PLANETA DOS(AS) CACHORROS(AS) ...
    ─ Sim e daeh?!... 
     Daeh que auau... auuaau... Auuuuuuh pra vc.!!!!

P.S: Aliás falando em cachorro(a), eu já lhes falei dessas duas lindas cachorrinhas, nessa foto com a filinha...
              
    Então... Vou lhes falar mas não agora, porque eu também vou degustar alguma guloseima e, saber que aconteceu com Anakim, outros Jedis e, com todos os lados da Força...*³.

Izabel Cristina Dutra, produzido em JF/MG, entre os dias 15 e 17/01/2016.


♪¹ - Versos da canção “Eu não  sou cachorro não”, de Waldick Soriano,(Eurípedes Waldick Soriano, Caetité/BA, 1933 – Rio de Janeiro,2008), cantor e compositor da chamada música brega brasileira; 
♪² - versos da canção “Kriptônia”, de Zé Ramalho(José Ramalho Neto, Brejo da Cruz, PB/ 1949), cantor, compositor e guitarrista brasileiro;
*  - referência a piada em que um cidadão pergunta a um caipira,  novo rico de loteria, num jantar de negócios, se ele era formado em alguma universidade e a resposta: Eu hein, doutore... Antes eu sesse  mas não eu não esse!; pra catende - expressão nordestina que significa demais;
*¹ - referência a crônica publicada no início de janeiro de 2106;
*² - apocalipse(para cristãos)   e tempo da kali yuga (para hinduístas) -  tempo da decadência das atividades, costumes, organização e civilização humana e, agravamento do desequilíbrio ecológico;
*³- referência a poema e livro da poetisa Adélia Prado(Adélia Luzia Prados de Freitas,Divinópolis/MG, 1935), poetisa contista, filosofa e professora brasileira);  referência a novos episódios do 7º  filme da série  Star Wars, retomada do épico do espaço sideral, de produção  norte-americana, dos anos 70 do séc. XX.




Nenhum comentário:

Postar um comentário