terça-feira, 17 de maio de 2016

Abêcedê-jotaefe/emegê...

Então... Maio veio vindo... Maio de  meia-estação,mãe, menina, matrimônio, mega-evento, manifestação e município e de mega-golpes de todos os tipos e de mega-sons de veículos megat-urbinados... Maio de ...

           (  E de... Mé que ééééé?!... E o salário?... Oh!...)



      Então... Maio do 2016º Ano totalmente do Depois veio vindo... Maio de  meia-estação,mãe, menina, matrimônio, mega-evento, manifestações pró e contra...  Maio  de município  e de, megagolpes de todos os tipos...  E Maio de ...


...♪... Parabéns pra vocêêê!!!...♪...


        Sim!!! Porque este município – cidade-vale e polo de muita coisa boa...Mas também  de muita coisa ruim!...










































          ─ Mé que éééé´?!... 
        Então... Maio do 2016º Ano totalmente do Depois veio vindo... Maio de  meia-estação,mãe, menina, matrimônio, mega-evento, manifestações pró e contra...  Maio  de município  e de, mega-golpes de todos os tipos...  E Maio de uma cidade onde vc.  mora, vem e fica, vem e vai... 
     Ou seja,  cidade  onde vem e/ou fica   muita gente de muitas direções com muita coisa pra comprar, resolver, distribuir, rejeitar, aprovar ,compreender, estabelecer e etc.s e etc.s... 
      ─ Ah eh?! Pois eu digo maio de uma cidadezinha que se acha metropolitana e, que  ficando girando em torno do seu umbigo, cheia de gente mega-metida, mega-individualista e mega-desanimadah!!! 
      Caríssimas(os) Leitoras(es): 
   A autora deste comentário acima aê é uma  Certa Viúva Nem Tanto ,nobre cidadã não nascida, não criada mas arrastada pra cá  pelo finado ex-marido por conta de transferência de cargo público de alto escalão.  A pobre Sra. Diferente de muitos trazidos por sonho pessoal, por conta própria ou, dos jogados aqui por outras administrações municipais ( como reza uma das nossas intermitentes lendas urbanas), não se adaptou, não se acalmou e tem raiva disso tudo aqui! ... Toda essa raiva vem por conta não de perda de padrão socioeconômico mas de uma certa leveza de ser e, de viver de uma certa cidade litorânea próxima daqui...
         ─ Por isso que eu sou a favor de uma linha de transporte coletivo Calçadão/Leblon, linha diretah!!!
             Bão... Então... Pois eh...
       ─  E tem maaais! ... Aqui não rola dindin de verdade!.. Só pra uns poucos barões aê! ...Tem universidades, faculdades, escolas técnicas  mas não tem emprego! E aqui, até o juiz é de foraaah!!!
       Bão... Então.. Pois eh!... E aí... Como nóis tavah  dizendo e a gente távamos falando... Este é uma das urbes que crescem desarvoradas em pleno coração do Brasil, uai  e, em pleno séc.XXI, sô!... 
      ─ ...♪...  Eu vou fazer um leilão quem dá mais pelo meu coração, me ajude voltar a viver, estou aqui tão perto, me arremate pra você!...♪¹  
     ─ Heiiiih! Dona Doidah*¹... O que tem esse verso dessa melô sertaneja com tudo issuh aê que a Senhora Profª Aposentadah tava se referindo acima?!.. 
     ─ Nadah nãum!!! 
         Prezadas(os) Leitoras(es): 
      Não era eu que tavah cantando não!!! Quem tava cantando issuh aê era um desses membros da nobre população itinerante, passante ou ficante, que lota nossas ruas e, só ficam visíveis de fato, quando faz noite, faz chuva, faz fim-de-semana e feriadão...
        ─ Ô Minha Sra... Em conhecendo um pouco de V.S.ª, já dá pra concluir que a Tiah aê  não vai entrar no tal leilão... Mas será não pode despachar o dito cidadão com um pouco de pão, um copo de leite, uns biscoitos... Uma garrafa de água... Quem sabe um casaco ou uma cobertah?! 
        Amadas(os): 
      Bem que eu queria socorrer o dito cidadão... Mas ele odeia o meu tipo de pão ( integral). Ele odeia o meu  leite desnatado!... Ele detesta a minha marca de biscoito (diet light sem adição de açúcar). Ele odeia quem come os meus  caldos de inhame, aipim, fubá com  couve, sem adicionar torresmos e bacon, nas noites frias! Água?! Ele só bebe se for  mineral ou, aquela que passarinho não bebe!! E aqui em casa, tem mais roupas femininas que masculinas!  e os meus cobertores estão meio velhinhos e precisam de upgrade!!!
      Bão... Eu até que ofereço mas não inisto. Porque o  que pode acontecer é o dito cidadão trocar tudo que tenho pra lhe oferecer por uma tal de uma pedra de tal de crack!!! Baratinha!! Baratinha!!!
     Então... Maio do 2016º Ano totalmente do Depois veio vindo... Maio de  meia-estação,mãe, menina, matrimônio, mega-evento, manifestações pró e contra...  Maio  de município  e de, mega-golpes de todos os tipos...  E Maio de uma cidade onde vc.  mora, vem e fica, vem e vai... E se tiver boa-vontade, ainda pode cantar...



          Ou... Aindah...   

                                ...♪... Parabéns pra vocêêê!!!...♪...

       E/ou ....

     ♪... Salve a Princesa de Minas!... ♪... ♪...Salve a bela Juiz de Fora...♪...Que caminha na vanguarda... ♪... Do progresso, estrada a fora...♪² ... 
     
       ─ Capisci?!!!


 Izabel Cristina Dutra, produzido em JF/MG,em  17/05/2016






.♪² - Referência a  versos do  Hino  oficial de  Juiz de Fora?MG;

Nenhum comentário:

Postar um comentário