quinta-feira, 29 de maio de 2014

Áá-bê-cê-dê-jota-efe-emê-gê...


Então... Maio veio vindo... E já vai indo... Maio de  meia-estação,mãe, menina, matrimônio, mega-evento, manifestação e município e de...




(  E de... Mé que ééééé?!... E o salário?... Oh!...**)

      Então... Maio veio vindo...  E vamos combinar... Não  foi um maio mais ou menos, embora seja de meia-estação... Foi bem colorido e variado... Desde o verde e amarelo, azul e branco das feiras, das lojas, das barraquinhas de camelôs & cia, até os tons nublados, azulados, acinzentados, enluarados, arroseados e estrelejados deste ceuh de outono!... Que ceuuuuh, meu Senhor!... E já vai indo... 
     Maio de mãe de tudo quanto é jeito: de primeira viagem, de nada preparada, ansiosa, preocupada, cansada, muitas vezes amando sem ser amada e, até desleixada que nem a Mãe-joana!...  Envia teus Anjos. Senhor!...   
     Maio de muitos matrimônios chiques, pobres e até comunitários: uns começando, outros balançando... E outros se acabando... Acode, oh Deus!...  
     Maio de mega-eventos: que já se deram como a Festa Country*  e dos que vão acontecer feito a Copa das Copas in terra brasilis*¹!  Deus... Põe teu poder!   
     Maio deste município deste vale do Rio Paraibuna*... 
      ─ Mé que ééééé?!...Minha muito querida Mestra  Aposentadah, não entendi nada! A  Mãe Muito Não Sei o Quê aê mandou bem... Mas não explicou... O que tem o alfabeto a ver com tudo isto?... 
     ─  Maio! E o salário ...Oh!... 
      O que o alfabeto ou o analfabeto tem a ver com isso? Eu não sei!... Só sei que foi assim... Neste maio que veio vindo e já vai indo, em plena 5ª feira - dia da nossa feirah, aqui in Branca  Mascarenhas in Monte Castelo*, eu tinha que ter ido depois ao coração de uma senhora do interior de Minas Gerais,  que vai fazer 164 anos no próximo dia 31, resolver umas coisinhas de nada e atender uma cliente...
     ─ Mé que ééééé?!... 
     ─ Maio ... E o salário ... Oh!... **
      Tô falando do coração desta cidade mineira, deste vale mineiro do Rio Paraibuna*  bem mais mineiro assim... A rua Halfeld, o Parque Halfeld* e adjacências... 
      Pois é... Eu tinha ido à feira e Daniel , meu bat-ajudante de todas as 5ªs.,  me trouxe as sacolinhas, com todos os legumes, frutas e gostosuras... 
      Eu tinha  acondicionado tudo nos potinhos na geladeira, eu tinha feito o almoço e tinha me preparado para ir ao Centro urbano desta urbes... Mas um telefonema mudou meu programa... Era a cliente,  do centro da cidade, mudando a hora e o dia do encontro...
     ─ Mé que ééééé?!... 
     ─ Maio ... E o salário ... Oh!... **
      Então... Já que não ia mais ao coração desta cidade-vale e polo de tudo quanto é bom, ruim ou nem tanto, fui acabar de assuntar os assuntos pendentes, no coração deste bairro entre os montanhas de Minas... Foi aí que ela pulou bem na minha frente: Menina Filinha Pulante,Dançante e Cantante... 
      ─ Mé que ééééé?!... 
      ─ Maio ... E o salário ... Oh!... **
       É... Pulava, dançava e cantava: 
       ─ ♪... Áá-bê-cê-dê-jota-efe-emê-gê...♪... 
       ─ Mé que ééééé?!... 
       ─ Maio ... E o salário ... Oh!... ** 
        É... Pulava, dançava e cantava...
        ─ ♪... Áá-bê-cê-dê-jota-efe-emê-gê...♪... 
        E Manhê Cansada Nervosa Porém Carinhosa e Cuidadosa e  Preocupada,  com a alfabetização na idade certa*², corrigia: 
        ─ Não, filinha querida... É ♪... Áá-bê-cê-dê- efe-gê-agá!...♪ 
        E Filinha teimava:
        ─ ♪... Áá-bê-cê-dê-jota-efe-emê-gê...♪ 
        ─ Mé que ééééé?!... 
        ─ Maio ... E o salário ... Oh... ** 
         É!!!...  E Manhê corrigia e acrescentava: :
         ─ ♪... Áá-bê-cê-dê-éé—efe-gê-agá-iii-jota-ele-emê-enê-óóó-pê-quêêê-erre-esse-tê-uuh-vê-xis-zêê... E ainda tem o káá, o dabliu e o ypsilone!...
        Mas Menina Filinha Pulante,Dançante e Cantante teimava, cantava, dançava e pulava bem na nossa frente: 
        ─ ♪... Áá-bê-cê-dê-jota-efe-emê-gê...♪... ♪... Áá-bê-cê-dê-jota-efe-emê-gê...♪...
        ─ Mé que ééééé?!... Não tô entendendo nada!... 
        ─ Maio ... E o salário ... Oh! ...** 
         Nem nós estávamos entendendo nada! Mas Deus quando não vem  em pessoa pra explicar, manda um Anjo... Aí  passou um moleque, destes que baixam todo e  qualquer toque de chamada no seu celular,  que tinha baixado este som: 
     ─ ♪...Viva a Princesa de Minas!...♪...♪... Viva a bela Juiz de Fora...♪...Que caminha na vanguarda...♪... Do progresso, estrada afora...♪¹... Capisce?...*³♪
      ─ Capisco*³ muito beeeem!Menina Pulante Dançante Cantante e o Moleque Baixante de Todo e Qualquer Som no seu Cel. tavam comemorando o 164º aniversário do seu município natal! 
      ─ Siiim pirimlimplimplim...
     ─ ... Mas...Oh! Magnífica Guru**...O que é que tem salário com aniversário de município, matrimônio com  mega-eventos que ainda não se deram e manifestação?! E que negócio de clientes em centro de cidade?!!! 
      ─ Maio!... E o salário?... Oh!...** 
      Caríssimos (as) Outros(as) Leitores(as) que entendem tudo que  eu falo:   Agora tá um friozinho nesta noite de maio... Pelo menos aqui in Branca Mascarenhas in Monte Castelo in Jotaefe/Emegê/ ♪...Brasiiiil!...♪ ... 
     E eu tô com soninho...Uaaaah! Amanhã, esclarecerei tudo pra essa Srª Sei Lá O Quê...  Amanhããã...Booooah noi...tii...


Então... Maio veio vindo... E já foi indo... Maio de  meia-estação,mãe, menina, matrimônio, mega-evento, manifestação, magistério e município e de... 


         ─  Mé que é?!... Na versão anterior não havia magistério nãummm...
        ─Havia sim...  Talvez subliminarmente... Mas havia... Tá esquecendo que a Cronista aqui já foi educadora da rede pública  de ensino municipal? Foi não, né? Ainda é... Só que a-po-sen-ta-dah...
      ─ Mé que é?!...
      Pois é... Então... Maio veio vindo...  E já foih do verbo fuuiiih! E vamos combinar...
      Hoje já é junho... Eu te dei um toko e tu não percebeu!... Foi sem querer, querendo!  
      Pois no 30º dia desse já ido 5º mês deste 2014º Ano da Graça Celestial,eu – esta cronista professora aposentada do magistério público municipal que vos fala – levantei-me às 5 hs. e 30 mins, dei procedimento à alimentação e medicação diária e saí  de casa às 6hs. e 20 mins precisamente... 
      ─ Foi bater perninhas tão cedo assim, donah?!... 
   ─ Nãummm... Fui participar do encerramento da Semana de oração e consagração na minha comunidade de fé....**¹ E saiba V.Sª que oramos por mim, por vc., por nossa e vossa família & comunidade, a saber: bairro, zona, cidade,região e nação... 
     Depois, como era o último dia útil fui fazer umas coisinhas de nada no coração dessa cidade do Vale Paraibuna... 
     ─ Foi bater perninhas no centro, donah?!... 
    ─ Nãummm... Fui fazer o que ninguém podia fazer por mim: receber as merrequinhas de aposentadah do magistério público municipal...
    ─ Merrequinhas?!... E asso meus dedos, meus medos e meus sonhos naquela chapa, doze horas por dia por um salário mínimo e, a donah aê tah reclamano?! 
    ─ Tô!... E é reclamando, meu caro amigo chapeiro... E tu também devias reclamar... 
    Na boa! Caros(as) Amigos(as)  Chapeiros(as) Jovens ou Não: 
   Comecem  reclamando  e clamando por uma educação de qualidade, que começa em pagar bem seus(suas) mestres(as) e, depois vc.s vão poder reclamar de todo o resto.
   Por mais de 30 anos, nós, professores(as) da antiga ( e da nova também) assamos nossas cucas, nossas almas, nossos sonhos, nossos recursos pessoais e financeiros pra educar e instruir anjos(as) , arcanjos(as) e marmanjos(as). E o salário ...Oh!... ** E muitos de nós já se aposentaram e até morreram, em sala de aula, só por um pouquinho de dignidade a mais para os que afinal lançam as sementes do amanhã desta nação! 
     ─ Pô ... A donah aê rasgou meu coração... 
    ─  Pois saiba que eu quero rasgar tua alma, antes que tu se perca na multidão que virá pra ver Copa das Copas in terra brasilis
    ─ Mé que é?!... 
     Então... Maio veio vindo... E o salário ...Oh!...**  E já vai foi do verbo fuih... E veio junho... 
    Junho de já tá muito frio... De já se foi o niver de Jotaefe/emegê... E o salário ...Oh!... ** De já tô aposentadah há dois anos... E o salário ...Oh!...  De já não sei o que dou presente no niver da Filinha já muito crescidinha pois... E o salário ...Oh!...  De já tão gastando muito por conta da Copa das Copas in terra brasilis*¹ e umas coisinhas de nada com a educação (e etc.s), no Brasil ...   E o salário ...Oh!... **
    É  junho de já vou indo dormir mas antes vou ler a Palavra e orar pra ver se eu, tu, nós, eles acordamos, antes de assarmos nossas esperanças por aê...
    ─ Mé que é?!... 
    É... Assim mesmo... E o salário ...Oh!... ** Mas eu explico amanhã... Tô indo do verbo fuuuiiiih!

          Izabel Cristina Dutra, produzido em JF/ MG entre 29/05/ e 02/06/2014.

** - Referência a  bordões de personagens do quadro de humor de TV  “ Escolinha do Prof. Raimundo”, da Rede Globo;
**¹ - Referência à Igreja Metodista, do bairro Monte Castelo, JF/MG;
*- Referência a logradouros da cidade de Juiz de fora/Mg/Brasil;
*¹- Referência à festa popular no Parque de Exposições em JF/MG e à Copa do Mundo 2014;
*² - Referência ao programa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa;
*³- Expressões do idioma italiano que significam entende, entendo;
♪¹ - Versos do hino oficial do município de Juiz de Fora/MG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário