sábado, 22 de outubro de 2016

O retorno...


Então...  Outubro já vai se acabando... Eleição já acabou?... Quer dizer... O 2º turno já foi definido??? bão.. Eu mal me recupero das notícias da TV e já tenho que decifrar mais  enigmas. Por isso li, reli, escrevi e reescrevi...



O retorno da Esfinge*!...
              (Decifra-me... 7+6 ou 7+8... Ou...)
      
     E  aí?... Era sexta-feira !...  E ... Neste 10º mês do 2016º  Ano da Graça Celestial pra quem  crê em Cristo! Ou da Desgraça  Final, para os que roubaram e, pensaram que não iam ser descobertos ...  *¹...Neh... Cunhaaah?!... ... E do Nada, pra vc.s que não crêem nada... Neh ...
      Então...  Sexta-feiraaaah! Braba pra uns e, ociosa para muitos outros!... Além do mais, devo lhes declarar que o sol do primaverão estava a pino, anteontem !... Céu azul!... Chuva nenhuma! E hoje, mesmo depois que nublou e ventou , só respingou e não refrescou.  Eu mal me recupero das notícias de gente  arrastada pra fora de sua pátria e/ou morta a bomba.  E eu  me vejo na iminência  do fato de que  o 2º turno e  das eleições municipais  2016, qui in terra brasilis,  se assemelha ao de 2012... 
    De menos no que toca à prisão dos famosos corrruptos,em prisão maximamente segura, com direito à vista das amantíssimas esposas... Parece  que nem um certo Sr. Merítissimo Juiz Nada Imparcial  – El Controvertido – resiste aos encantos das belas e recatadas do lar de alguns políticos... Neh, Moro?!!
    Bão... Assim vão se dando os fatos, rolando no tempo. Mas nada que impeça  todo passaredo local de trinar ...  A saber...




Um certo bem-te-vi jurando do que viu
 não sei o quê... Bem aqui!.. 





 E  aqui  no binário local, também trinam e gritam:
 bem que te vi... Viiiih!!!




 Um casal de rolinhas arrulhando docemente,  
na nossa  mais valente e resistente dessa zona Centro-Sul





 
E um certo Canarinho-da-Terra engaiolado trinando doces juras de amor, 
pra quem ele não vê mas advinha...




Donas Maitacas Gulosas,  Candongueiras e Gritadeiras se fartando 
com os frutos de vez, da mangueira da família da Michele




Dom Pardal, que não se deixa fotografar chilreou  e trinou aqui e, 
bem cedinho com toda a família




  À tarde toda, nas janelas, nas varandas e nos postes dos vizinhos,
 aves mil do meu Brasil trinando e/ou se esganiçando...






Isto sem falar  de Sua Majestade- o Sabiá, que trinou desde às cinco da matina, 
aqui na nossa  renovada amiga verde, 
que sobreviveu às podas e os cortes do progresso.



 Ah... Ele costuma trinar também de tarde, nessas árvores... 
Aí nesse fundo hipermega urbanizado...



        E não trinam, nem chilream, nem arrulham em vão e  nem sozinhos ! ... Cigarras tão chiando o dia inteiro! Grilos tão cricrando  a noite inteira! Donas Cambaxirras fizeram  questão de intervir ... Chilrearam  segredos da política do passaredo, no meu pé de ouvido a manhã inteira...
       Pois eh... Estava eu no jardim, tentando flagrar e fotografar alguns dos meus trinadores, arrulhadores,  chilreadores preferidos, quando passou  por aqui um dos meus Ed+que De+ locais. 
     Passou e parou,neh?!... E me  olhou  bem nos olhos, com aquele sorrisinho que me lembrou certas esfingezinhas passadas*... Mas pra que fui assuntar com ele e sua mãe?... Mal iniciei a conversação, a criatura  lascou-me um enigma:
        ─ E aê?... Tiah... Qual é o número da sorte... 7+6?... Ou 7+8?...
        ─ ... ♪...Ah... Mole-leque-leque...lequeleque... ♪¹.
        Falando nisso... Eleição já acabou?... Quer dizer... O 2º turno já foi definido??? Tô achando que não!!!
      Então ... Hoje já é sábado!!!  E eles e elas não deixaram de trinar mas, o tempo virou e revirou...





      E eu mal me recupero das notícias de crianças mortas em Aleppo e mais refugiados chegando à costa do Mediterrâneo, eu já tô quase certa  de que  o 2º turno e  2016º ano nem  bem terminou, na terra dos Tupiniquins, e já vai acabar arrastando com mais um tanto de pessoas para o mar e, um outro tanto de gente fina, pra cadeia .É  só a conta de um nem tão  nobre assim deputado cassado abrir a boquinha, na próxima delação premiada (...Que pelas aê, se chama trairagem) de delator classe A(... Aqui nóis chama de  X-9...)*¹.
        Bão...  O certo é  que no domingo(não amanhã, mas  no outro - dia 30), finalmente  chegará ao fim o 2º turno da  minha 8ª  participação em  eleição municipal direta em Jizdifora/emegê!!! Eu já sei bem qual é o meu número da sorte e, ele é 7. Mas tenho + 6 dias ainda pra me irritar com certas propostas de certo candidato aê ... Capisic?!
       ─ Aê... Tiah... Também tô achando certa campanha marketeeira por demais... Geral!... E as notícias da TV?
       ─ Eh... Meu amigo Trocador... Quer dizer, cobrador... Quer dizer Auxiliar de Operações em Veículos do Transporte Coletivo: a bagaça tah estranha... Mas sabe o que a gente faz?...
     Pois eh... A gente desliga a TV e aí a gente liga o sonzinho!!! Louvores ao  Tremendo Deus e de Andrea B.*¹, Renato e Cássia cantando ao vento do Litoral e, Fafá cantando e avermelhando geral*¹... E Milton e Chico indagando: 
       ─ ♪ O que será que será?... Que  dá dentro da gente que não devia? ...♪¹  
       E eu aqui redundantemente: 
     ─ ♪....O que será que será que seraaah?♪¹
     ─  Hum?!... E seu mais novo vizinho belo adormecido, hein?... Dona Izabel... Já acordou?! 
     ─   Não!...Ainda não mas vai acordar... 
    Assim me deu sua palavra uma outra  certa jovem, também mui bela irmã em Cristo, que está   fazendo propósitos de oração...  
     Ahn?!  Já vou!... Aê... Tão tocando a campainha...  Aê... Depois eu volto... Valeu! ... ♪... Meu coração é vermelho!... ♪¹

Izabel Cristina Dutra, produzido em JF/MG nos dias 21 e 22/10/2013. 

*-Referência a crônicas publicadas no mesmo blog em outubro e novembro de 2012;
*¹ - Referência  aos bombardeios da cicdade de Aleppo na Síria e a fatos políticos do Brasil;
♪¹  - Versos da música popular brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário