sábado, 18 de agosto de 2012

A volta dos que...



Então... A segunda quinzena de agosto já vai atropelando o calendário... Aí... Neste  sabadão 99%  bissexto... De inverno?  De veranico? De inveranico?... Manhã cinzenta em JF... Mas a moça do tempo não previu isto? Não!...Nem isto e nem tão pouco... 

A volta dos que não foram! -2012º episódio -  Parte I
 ( ...e/ou já voltaram no pé-de-vento de agosto...)

     Então... A segunda quinzena de agosto já vai já atropelando o calendário... 
     Aí... Neste 99% bissexto 2012º Ano da Graça Celestial – para  quem crê em Cristo  ou, da Desgraça Final, pra quem crê nos Maias – neste  sabadão 99% bissexto... De inverno?  De veranico? De inveranico?... Manhã cinzenta e fria em JF/MG... Mas a moça do tempo não previu isto? Não!... Ela afirmou:
     ─ Tempo seco e quente, com baixíssima umidade em todo país! 
     ─ Sim...Mas... E  este céu cinzento? Este pé-de-vento  de caso pleno com esta garoinha? E estes varais vazios? E este “silêncio dentro do silêncio”¹? Cadê o tal do veranico 
     ─ Poisé!... Axu quela si isqueçeu di dizê qui meins ein jizdifora/emegê, quais diviza di ridejaneru/errejota!... 
     Ahn? Ah! Sim! Vc. acha que eu estou dispersa hoje? Não está entendendo o que tem essa ladainha toda sobre bissextuabilidade, fim de tempos, boletim meteorológico equivocado e a tal da volta dos que não foram? 
    Calma, compadre e comadre leitor(a)!... Ixe que tu tá aloprada(o) hoje, hein?! Calma... Pois já vou já esclarecer os fatos ocorridos. 
    Então... Aí eu estava, nesta manhã de sábado cinzento de clima indefinido, tomando o café da manhã com meu marido... Então... Estávamos naquela arenga de que se valia à pena lavar  a roupa ou sair às compras ou não fazer nada disso... Depois a gente entrou numa outra arenga, muito costumeira aqui em casa, sobre a tal questão de amigos, amigos – negócios  à parte...     
    Calma, impaciente leitora(or)... Então... A gente tava entre uma golada e outra de café e uma mordida no pão, arengando... Foi quando ouvimos um lindo e meigo chilrear... Um não... Vários lindos e meigos chilreares... Fui até a área de serviço e de lá, avistei bem na pontinha do telhado da varanda dos fundos do vizinho, um lindo e meigo casal de cambaxirra – ou curruíra ou cutipuruí ou andorinha cabocla* - chireando ... Chilreando!... 
    Mas como? Em pleno sabadão 99%  bissexto de um agosto de clima indefinido,  um céu cinzento,  um pé-de-vento gelado uma garoinha paulistana e, um casal de cambaxirra* volta do retiro de inverno e, chilreia linda e docemente, anunciando o acasalamento?... Serão sinais  da reversão total dos valores dos animais irracionais que voam? Ou  sinais certos de uma linda e meiga primavera antecipada...
      “…En esta primavera anticipada…Que aumenta así…Lo bueno dentro de mí…  Es esta primavera anticipada… Me gusta así, si... Me hace volver a vivir… Ahahah… Lo sé... ♪”² 
    ─ O que tem  essa lenga-lenga e essa cantoria com a vooolta dos queeee nããoão fooooram?!!!
    Ahn! Ah sim... Vc. tem razão! Estou meia dispersa hoje! Liga não, dedicada(o) leitora (or). Afinal quem não se  dispersaria diante deste inusitado chilrear de cambaxirras* em pleno inver... veranico?.. Ou em qualquer plena estação? 
    Já sei! A senhora ou o senhor, como meu marido, preferem a descrição científica e exata dos fatos, ao invés de curtir esta lindeza e essa doce surpresa da natureza... 
    Então eu vou explicar tudo... Mas depois... Porque agora já são quase meio-dia e eu tenho que aviar o almoço pois o cidadão aqui ao lado.... O meu marido vai fazer um biscatinho de sábado... 
    ─ Trata-se de vendas, sua (seu) maliciosa(o)!!! E  não do que V.S.ª imaginou,tá?  
     Então... Depois do almoço, eu te explico... Ou pouquinho mais tarde, porque hoje quero ir a uma inauguração de uma biblioteca comunitária lááá no Carlos Chagas, aquele bairro logo aliiii!...


Então... A segunda quinzena de agosto já vai atropelando o calendário... Aí... Neste  sabadão 99%  bissexto... De inverno?  De veranico? De inveranico?... Manhã cinzenta... Mas nem a  moça do tempo previu isso e nem tão pouco... 
A volta dos que não foram! - 2012º episódio - Parte II  
( e/ou já voltaram no pé-de-vento de agosto... )

     Então... A segunda quinzena de agosto já vai já atropelando o calendário... 
     Aí... Neste 99%    bissexto 2012º Ano da Graça Celestial – para  quem crê em Cristo  ou, da Desgraça Final, pra quem crê nos Maias – neste  sabadão 99% bissexto... De inverno?  De veranico? De inveranico?... Manhã cinzenta e fria em JF/MG... Mas a moça do tempo não previu isto? Não!... 
    Ela nem  previu a minha escapadinha pra ir na inauguração  de uma biblioteca   comunitária n lááá no Carlos Chagas, aquele bairro logo aliiii...  
    E  foi muito bom... Inda mais sabendo que andei dando uma ajudazinha lá... Pois é... Como diz minha filha: 
     ─ Mãe... a senhora tem essa mania de se juntar com esse povo... De se importar com esse povo... De trabalhar de  graça pra esse povo... 
    Ou trocando em miúdos: Adoooroo!  Eu tenho consciência coletiva e sou da ação comunitária! 
    Pois é.. Foi muito  bom ter ido... Além das atividades que as meninas, colaboradoras da SPM Carlos Chagas, prepararam com as crianças, o café tava uma delícia e a companhia também. 
    Então.. Estavam lá, além dos componentes da família homenageada, vários amigos – uns candidatos a felicidade de participar da vida da comunidade que nem que eu e outros, além disso, candidatos a cargos públicos:  o Castelar,  os filhos da dona Maria,o Frei Lindomar,  o Juca!, a Ludmila, a Maria Alice,o Marlos, o seu Paulinho, a Regina, a Rizza, o Vagner, o Vanderley e ...Todos aqueles  dos quais  esqueci ou não sei o nome...  
    Tá certo... Eu sei que prometi decifrar o enigma de segunda quizena de agosto. Querida (o) Leitora (or)... É que tô dispersa mesmo... Não sei se porque tô cansada (porque alegria também cansa) ou tô sonada (porque remédio contra neuropatia também  sona... e sona muuitoo!) 
    Mas eu tenho incríveis revelações a fazer... Sabe aquele casal de cambaxirra? Eles nunca fizeram migração de inverno!... E sabe a dona Pardaloca*, aquela que anda se fartando junto com seu filhote, das migalhas que ficam na minha mesa depois do café da manhã? Também não!!... E, quem diria, Sua Majestade – o Sabiá? Muito mais também não!!! O máximo de distância que  o farsante alcançou com sua esposa, sua prole e sua corte foi  para o bambuzal, quer dizer, uma pequena mata entre Monte Castelo e Carlos Chagas... 
    Eu o surpreendi em sua farsa de migração, nesta tarde mesmo, enquanto me dirigia à tal inauguração. Não é que neste finzinho de tarde  agradável, pois vento e garoinha se retiraram e deram lugar a um solzinho aquecendinho o morno da brisa, o dito e tal Rei do Passaredo local tava lá.. Trinando como já fosse já a  tal da primavera antecipada... 
      “…En esta primavera anticipada…Que aumenta así…Lo bueno dentro de mí…  Es esta primavera anticipada… Me gusta así. si... Me hace volver a vivir…Ahahah… Lo sé... ♪”²...
    Desculpem-me, senhores (as) Leitores(as) ... Eu tô dispersa mesmo. Tão dispersa que tô achando que é verão... Antecipadíssimo! Tá legal...
    Querido(a)  leitor(a): Vcs. e meu marido querem a versão jornalística dos fatos?... Não é assistindo, como ele, o hipermega pirateado Prision Break*¹, pensando que é um outro filme... Ou cochilando, como ele,  um documentário  sobre a  Áfric... Améric... Artic... ou seja um documentário desses da TV Educativa...  Que vc. vai saber o que se passa, afinal...
    Pois é... Agora  Vossas Excias. vão ter a verdade! Mas só amanhã... Porque agora eu tô com sono.. Em  parte, cansada de tantas emoções... E outra,  de sono de remédio mesmo... Amanhã!... Sem falta, vc. vai saber do que se trata a volta dos que não foram...  E/ou já voltaram no pé-de-vento de agosto... Se é que vcs. não sacaram ainda... Né?!

Então... A segunda quinzena de agosto já vai atropelando o calendário... Aí... Neste   domingão 99%  bissexto... De inverno?  De veranico? De inveranico?... Manhã cinzenta em JF...  Tarde ensolarada em JF... E a  moça do tempo não previu isto? Não!...Nem isto e nem tão pouco... 

A volta dos que não foram!-2012º episódio - Parte III 
(e/ou já voltaram no pé-de-vento de agosto...) 

      Então... A segunda quinzena de agosto já vai atropelando o calendário... Aí... Neste 99% bissexto 2012º Ano da Graça Celestial – para  quem crê em Cristo  ou, da Desgraça Final, pra quem crê nos Maias – neste  domingão 99%   bissexto aí ... De inverno?  De veranico? De inveranico?... Manhã cinzenta em JF... Mas a moça do tempo não previu isto? Não!...
    Nem tão pouco a tarde ensolarada, que agora nos obriga a uma parada obrigatória, pra botar aquelas roupas grossas que não secam de jeito nenhum na área, mesmo que centrifugadas pelo processo turbo de nossa máquina de lavar  de última geração... Falando nisso, bendita seja a descendência do cara que inventou esta máquina... Que maravilha!!! 
     ─ Escusa-me, caríssimo  (a) Lietor (a): La verità è che non riesco a separare la mia parte cronista e poetica della porzione di casalinga  ... E così, questa apparente confusione di idee...*²  
    Desculpa, gente, de vez em quando a  porção de sangue  de italiano da Calábria me domina... Indo ao português.... E no popular: 
     ─ Foi mau, gente... É que  não me dou bem  nesta parada de separar a poetisa, a cronista da dona de casa que lava, passa, faxina e e outras tantas atividades a que não dão valor!...
     Mas... Indo  finalmente à versão jornalística dos fatos, segundo a preferência de V. S.ª e meu digníssimo esposo: 
     Na tarde do sábado próximo, a eminente  cronista, que vos escreve, surpreendeu vários representantes das espécies  passeriformes a saber - Sua  Majestade,o Sabiá*; Dona Pardaloca* e sua cria em fase de aprendizagem final  de vôo; um casal típico de Cambaxirras* – todos   praticando atividades que denunciavam a farsa da migração e da hibernação.  Estes todos – sem contar o casal de joão-debarro* que não resolveram a querela do que lado que vai ficar a porta e chover este ano e mais,  bem-te-vis* fofoqueiros; maritacas* candongueiras; canarinhos-da-terra* em bandos fazendo inveja a ex-colecionadores – digo e afirmo,  todos foram flagrados em ações que desfazem qualquer  teoria científica a respeito. 
    Ou seja, trocando em miúdos:  a passarada local está muito doida! E tem revolução à vista no passaredo e adjacências, incluindo claro toda a humanidade próxima e seus filhotes!  Ou seja, teremos não só uma primavera antecipadíssima com talvez uma reprise da Primavera Árabe próxima passada. ...
      “…En esta primavera anticipada…Que aumenta así…Lo bueno dentro de mí…  Es esta primavera anticipada…Me gusta así, si... Me hace volver a vivir…Ahahah… lo sé... ♪”²...  
   Ah! Tá achando que é muita viagem e tá querendo insinuar que estou com ligeiro transtorno mental? Pois saiba que, hoje à tarde, quando este solzinho de fim de agosto venceu  o friozinho, Sua Majestade veio trinar na minha janela dos fundos. Trinar  é modo de  dizer. Ele veio assoviar, na pontinha de um galho intrometido de jabuticabeira do vizinho, tentando me aliciar para a  farra primaveril e quer saber? Eu vou! E começo, agora neste finzinho de tarde de inveranico dominical, cantando em plenos pulmões, pra toda a vizinhança ouvir:  
     ─ ♪ “ Quaaando entrar setembro e a boa nooova andar nos caaampos...”   Nããão!! ... Amadinha(o)... Não me interrompaaa! 
    ─ ♪ “... Quero ver brotar o perdãão onde a gente plantou... juntos outra veeez... ”   O quê, vizinhaaa(ooo)?! 
    ─ ♪ “...Já sonhaaamos juntos... Semeando as canções no veeento...”  ♪ Vc. vai aproveitar este ventinho de primavera antecipada para fazer as pazes com sua(seu) irmããã(ãooo)?! 
    ─ ♪ “...Quero ver crescer nossa voz no que faltar sonhaaar...” ♪ Iiisstooo meeesssmooo! 
    ─ ♪ “... Já choramos juntos...Muitos se perderam no  caminho... Mesmo assim não custa inventar uma nova cançãããooo... ”   Iiiissstooo meeesmooo, vizinhaaaa(oooo)... 
    ─ ♪ “... Que venha nos trazer... Sol de primavera...”³ ♪ 
    ─  “Vaaaai... Vaai ser feeeeliz... Se puder... #  
    ─ ♪ " ... A lição sabemos de cooor... Só nos resta aprendeeer..."³♪!


Então... A segunda quinzena de agosto já vai atropelando o calendário... Aí... Nesta segundaaaaaaa! 99%  bissexta... De inverno?  De veranico? De inveranico?... Manhã cinzenta em JF... Mas a moça do tempo não previu isto? Não!...Nem isto e nem tão pouco... 

A volta dos que não foram!-2012º episódio - Parte IV 
(e/ou já voltaram no pé-de-vento de agosto...) 

    Então... A segunda quinzena de agosto já vai atropelando o calendário... Aí... Nesta segundaaaaaaa! 99%  bissexta... De inverno?  De veranico? De inveranico?... E ainda por cima,  manhã cinzenta em JF... Mas a moça do tempo não previu isto? Não!...Nem isto e nem tão pouco... A volta dos que não foram... 
     ─ Naaauuum! Não vou falar de novo da farsa de migração e hibernação armada por Sua Majestade – o Sabiá – e toda a sua corte passeriforme! Nem tão pouco da primavera antecipada, na versão do passaredo local, que a moça do tempo não previu! 
    Foi falar daquilo que a moça do tempo nem pode prever, impedida que está pela lei eleitoral. Ainda mais  neste 99%  bissexto 2012º Ano da Graça Celestial – para  quem crê em Cristo  ou, da Desgraça Final, pra quem crê nos Maias – neste ano completamente do depois. 
     Pois é... As Olimpíadas*³ já se foram... E a colocação brasileira , no quadro de medalhas, foi de orgulho para uns e de desânimo para outros... Bom... Há alguma  décadas que a gente nem podia imaginar que o Brasil seria sede dos Jogos Olímpicos de 2016!! Quer dizer, o agradável balneário de Sebastião do Rio de Janeiro. 
     ─ Ah... Tcha!!! *² Dona Izabel... Mas quais são os que não foram e já voltaram e dos quais a senhora está falaaaandô? 
     O(a) senhor(a)  sabe de quem estou falando, sim! Tô falando daqueles que já tentaram ser mas não foram e agora tão tentando de novo...  De quem mais? 
     Olha... Foi assim: Hoje de manhã, eu fui colocar o lixo lá fora, porque hoje é dia de coleta. Quero aqui, aproveitando o espaço que me é concedido, deixar claro que esta simples tarefa doméstica é do meu marido, mas quando ele sai  afoito,pra resolver algum pepino que ele mesmo arranjou para si, ele esquece ou finge que esquece.
     ─ Sabe como é marido... 
     ─ Atalha, Dona Izabel, a-ta-lha! Quem são os que não foram e querem seeeer?! 
     ─ Calma dedicadíssima(o) mas impaciente Leitor(a)! Já vou explicar!... 
    Pois é... Eu fui lá fora, levar o lixo que o meu marido esqueceu. Aí... Então... Passou um carro de som – um  só não, vários! E aí... Uma vizinha que tava passando no local, gritou pra outra que tava varrendo a varanda:
     ─ E aí... Fulana ... Será que desta vez, ela vai?... 
     ─ Ela?...  Eu acho  que sim! Mas ele... Eu acho que não!...#¹...
    Ahha! Eu não falei que V.S. já  sabiam a  quem eu me referia!... Tô falando da volta deles... Aqueles que querem ocupar cargos públicos majoritários e proporcionas das nossas cidades-vales, polos, sedes, dormitórios – os que almejam governar nossas aldeias, arraiais, províncias, metrópoles, megalópoles e até necrópoles... 
    Uns estão tentando a reeleição. Com muito mérito. Outros também... Mas nem tanto!  Alguns são os valentes da primeira hora!Ah!!! Mas tem aqueles que já são campeões, em rede municipal, estadual, nacional, universal... E segundo as más e boas línguas, intergaláctica! Campeões de quê? De tentativas, de desistências, de retiradas de candidaturas e até suplências elevadas a n...
    ─ Não me olhe, assim!... Caríssimo(a) Leitor(a)... São palavras delas!
    ─ Delas quem? Aquelas vizinhas – a que tava passando e, a que tava varrendo, capisce?*²   
    E aí... Então... Segundaaaaa, né?! De inverno? De inveranico? De primavera antecipada? Ou de verão antecipadíssimo. Por conta da chapa que vai esquentar nestas Eleições 2012, mais do que bissextas? 
   Ah! Amanhã começa o tal do horário eleitoral,sabia? No rádio e na TV!  Que tal uma canastrazinha, aí? Ou  um filme do cine-brasil?  Lisbela e o Prisioneiro? Hum... Um seriado via internet? Prision Break?!*¹  
     ─ Ah!... Tcha...tcha...tcha* ²... Não tá mais aqui quem falou... Fui... Fui mesmo!!!

 “¹ - Referência ao livro e título de poema do escritor  e poeta juiz-de-forano Carlito Filho, morador tradicional do bairro Monte Castelo; 
“ ² -  “Nesta primavera antecipada ... Bem ... Aumenta  uma coisa boa em mim ... Nesta primavera ...Eu gosto bem... Sim, me traz de volta à  vida ...  Ahahah... Eu sei...” - Trecho da música “La Primavera Anticipada” , sucesso internacional de Laura Pausini, cantora italiana;
"³ - Trechos da canção, do compositor Ronaldo Bastos sucesso do cantor Beto Guedes, ambos músicos brasileiros;
* - cambaxirra - por assimilação, do tupi: kã bá (preto) + xi...xi... ( onomatopéia de chilrear)   cutipuruí ou corruíra; sabiá-coleira ou da-mata - da família dos turdídeos; pardaloca - fêmea do pardal, da família dos ploceídeos; joão-de-barro, da família dos furnarídeos; bem-te-vis,família dos tiranídeos; maritacas, da família dos psitacídeos; canarinho-da-terra,família dos fringilídeos;
*¹ - Prision Break: seriado de TV americana, do princípio do séc.XXI,   de tanto sucesso  entre os jovens no Brasil, que o piratearam antes mesmo que a TV brasileira conseguisse comprar e exibir todos os episódios;
*³ - Jogos da XXX Olimpíada, mais comumente Londres 2012, foram os Jogos Olímpicos realizados na cidade de Londres, de 27 de julho a 12 de agosto de 2012, onde o Brasil terminou no 22º lugar, com 3 medalhas de ouro, 5 de prata e 9 de bronze.
*² - Expressão de afirmação pejorativa, de origem da cultura indiana; capisce – expressão da língua italiana: entendeu?
# - Frase final do pai de Lisbela, no filme" Lisbela e o Prisioneiro" - direção de Guel Arraes, cineasta brasileiro.
#¹ - Frase do Cumpadi Nerson, personagem do comediante brasileiro Pedro Bismarck, no programa Zorra Total, Tv Globo.

Izabel Cristina Dutra - escrito em JF/MG entre 18 e 20/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário