quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O retorno...

Então... Sabadão... Domingão... E vc. aí... Cansada(o)... Desaminada(o)... Inda mais nestes dias frios e nublados do mês de ju... Quê quê é isso, companheira(o)? Que mês de julho, meu(minha)... Já tamos no mês de agosto há quase uma semana... Tu não tá reparando o dia seco de céu azul, a tardinha arrastada no pé de vento e o luão cor de prata envelhecida das noites agostinas? Então é sinal que V.S.ª nem sabe  que estamos diante de ....
O retorno da esfinge – 2012º episódio - parte IV¹ 
( Ou A volta dos que não foram e já voltaram,  no pé de vento de agosto...2)   

      Então ... Vc. aí desanimada(o), cansada(o) e estacionada(o) nos dias nublados de julho...  Tu não tá reparando o dia seco de céu azul, a tardinha arrastada no pé de vento e o luão cor de prata envelhecida, não?!... Não sabe que o nosso festival preferido² se encerrou se?.... Que as Olimpíadas avançam e o Brasil vai ganhando uma medalhinha ali, outra aqui e apesar do 23º lugar , há esperanças pra 2016... E mais que tem CPI e tem julgamento em Brasília³... Ou seja, filhinha(o): 
      ─ Tamos em agosto, o 8º mês do 2012º Ano da Graça pra quem crê em Cristo ou, da Desgraça pra quem crê nos Maias... A gosto de Deus e de alguns...Ou  desgosto pra muitos... 
     As crianças e os teen-agers* já voltaram às escolas... Veteranos e calouros não voltaram todos porque tem Federal de greve – os policiais e os acadêmicos! 
     E tem mais... Você ainda está de janela fechada por causa da vizinha (o)  que por um acaso é sua prima(o) ou irmã(ao)? Desamarra este bode e escancara as persianas. O mínimo que te pode acontecer é ficar inebriada com a belezura da lua cheia prateada ainda que envelhecida, lá fora... Ou ficar descabelada porque os pés de vento de agosto já vieram e com força total. 
     Cara(a) Leitora(or): o pior é eu ter que enfrentar sem nem mais quê ou porquê o retorno dela... Ela, a Esfinge** que atormenta a humanidade com seus enigmas... Não aquela Esfinge que atormentou gregos e troianos e tebanos, há muitos séculos com  a pergunta sobre o animal qual anda de quatro de manhã, de dois à tarde e três ao anoitecer?
      ─ Ah!!! Tu não  sabes a resposta não? 
      ─ Noossa meeu(minha)!... Até criancinha sabe esta... Tá em tudo quanto é programa de pegadinhas...
     ─ Sinto muito mas nem vc. vai não vai ler o resto desta crônica não!!... 
     ─ Porque serah devoradaaaah (ooooh!!!)  
    Ah...este meu alter-ego... Um  certo menininho banguelinho que fica na praça... Ele é que lançou esta ironia... 
    Pois é ... Voltando ao assunto, tenho sido assolada neste  2012 ,por diversas arremetidas do séc.XXI¹. Já me torturei ao saber que amanhã pode nem chegar porque quando chega já hoje.. Chega ao máximo do paradoxo infantil ao saber que melôs de bicho-papão e lobos maus aderiram ao tecnobrega sertanejo¹. 
    E agora, quando penso ter aplacado  a fúria dos titãs internauticos, eis que nesta linda manhã agostina e dominical, indo inocentemente ao mercado buscar um complemento para dar um upgrade no almoço, eis me diante de uma rodinha de pivetes... Quer dizer moleques... Quer adolescentes em nenhuma situação de risco...  
    ─ Olha quer saber...Tô cansada... Tô com sono... amanhã te conto o resto do causo... Ahn...Vós ainda  desejais saber a resposta do enigma?**
   ─ Perguntai ao vosso vizinho mais novo que por acaso é vosso primo em 2° grau ou/e  vosso sobrinho...Quer dizer se estiverdes viva(o) ,dada a eminência de serdes devorada(o)!**

Então... Sabadão... Domingão... E vc. aí... Cansada(o)... Desaminada(o)... Inda mais nestes dias frios e nublados do mês de ju... Quê quê é isso, comapanheira(o)? Que mês de julho, meu(minha)... Já tamos no mês de agosto há quase uma semana... Tu não tá reparando o dia seco de céu azul, a tardinha arrastada no pé de vento e o luão cor de prata envelhecida das noites agostinas? Então é sinal que V.S.ª ou já foi devorada e/ou nem sabe  que estamos diante de ....
O retorno da esfinge – 2012º episódio - parte V¹ 
( Ou A volta dos que não foram e já voltaram,  no pé de vento de agosto...2)

     Então ... Vc. aí desanimada(o), cansada(o) e estacionada(o) nos dias nublados de julho... Mal sabendo que o nosso festival preferido² se encerrou se.... Tu não tá reparando o dia seco de céu azul, a tardinha arrastada no pé de vento e o luão cor de prata envelhecida,não?!... Que as Olimpíadas avançam e o Brasil vai ganhando uma medalhinha ali, outra aqui, inclusive a 100ª    e apesar do 25º lugar  e que  há esperanças pra 2016... E mais que tem CPI e tem julgamento em Brasília³ Já tem ex-mulher abrindo o bico e advogado jurando inocência até pro cara que matou 12 num cinema, lááá nos  EUA ... Ou seja, filhinha(o):
      ─ Tamos em agostôôô...Talvez vós não sabeis porque estais em estado de devorada(o) desde o episódio anterior... 
     Por falar nisso, eu tava lhe contando que,  no primeiro domingo de agosto, eu tava indo ao mercado, em busca de um upgrade para o almoço, quando fui abordada por uns mininos da comunidade, bem perto da pracinha, onde agora... Quer dizer, em breve, vai funcionar uma academia de saúde***... 
     Pois é... Os mininos  tavam lá proseando e/ou levando um lero... Não, maliciosa(o) leitora(or)... Não estavam aprontando nada e não havia nenhum menor ou incapaz em situação de risco... Tavam só conversando mesmo  e conhecendo os novos aparelhos... Uns são meus sobrinhos parte Uns me cumprimentaram, outros só riram: 
     ─ Aí, Dona Izabel, dando uma voltinha? 
     ─ E aê... Tia... Tudo legal?... Não vai mais voltar pra biblioteca da escola, não... 
     ─ Chega aí, Izabel... Cadê a Ísis... Tá sumida... 
    Respondi aos cumprimentos, prestei as informações solicitadas:
    ─ Tudo bem, tava dando uma voltinha sim e a Ísis, minha filha, andava sem tempo, ocupada com a faculdade e o namorado... E blá...blá...!  
    Eu  já ia já seguir o meu caminho quando um deles me  cercou...A  imagem viva e mais crescida daquela Esfingezinha¹, que havia me assolado, em remoto passado próximo,com aquele enigma do amanhã que nunca chega... 
    E ele, com aquele riso metálico de moço buscando o sorriso perfeito, me indaga: 
     ─ Ô... tia... Quem é o atual presidente do Brasil? 
     ─ Peraí... peraí... Pre-si-den-tê?!Tem certeza que é  presidentê! 
     ─ Tenho! 
     ─ Tá de deboche?*¹ É presidentáh... A Exm.ª Sr.ª Dilma Vana Rousseff... Tá?!... 
     ─ Que nada... Não é Dilma, não.  
     ─ Dona Dilma sim , o 36º presidente(a) do Brasil e 16ª pessoa mais influente do mundo... Tá, meu filho!...
    Ah! Minha alma de mulher, mãe , professora e tia já ia tomando posse do discurso pedagógico, quando observei um certo brilho de ironia no moleque, quer dizer, no jovem cidadão e aí percebendo  a falácia da Esfinge, arrisquei umas respostas engraçadinhas: 
    ─ Seria o Neymar?!*²...
    ─ Não!!!  
    ─ O Michel Teló ?!...*² O Leleco?!...*²
    ─ Não!!! É o Karlin Kxueiraaah!!! 
    Pois é... Então... ... Vc. aí desanimada(o), cansada(o) e estacionada(o) nos dias nublados de julho... Mal sabendo que já tamos em agosto!!! 
     E que nestes dias assombrados,  um outro louco já cometeu um outro massacre nos EUA, que aqui matam não sei quantas mulheres por hora, molestam não sei quantas crianças, acontecem não sei quantos acidentes de moto... 
     E que  ainda por cima, o Brasil tá no sofrível 25º lugar nas Olimpíadas, apesar dos esforços de seus heróis olímpicos!  
     E ainda por cima disso tudo, um bicheiro (quer dizer, um executivo dos jogos de azar)  de brinquinho – com  muitos amigos no Planalto e adjacências, uma namorada custosa e gastosa, uma ex-mulher prestes a abrir o bico – acaba de assumir a Presidênciaaa do Brasiiiil!!! 
    É... Minha(meu) amigo(a)... Faz um favor  aí pra vc., pra mim e pro meu vizinho roqueiro, que está de janela mais  fechada que a sua:
    ─ ♪ Wake me up when september ends...♪*³ 
     Ou  só me acorde lá no 2013º episódio desta saga,  quando algum herói intergaláctico (ou marciano, se a Curiosity# encontrá-lo por lá)  com sua espada ultramegarápida vai tornar extinta a espécie das(os)  Esfingeonecideas(os)...
    ─ Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
     Aí... Então... Até... Valeu,gente!...

¹- Ver O retorno da esfinge partes I , II e III no mesmo blog;
2- 23º Festival da Música Colonial Brasileira e Música Antiga, encerrado no dia 29 passado;
3- Referências à CPI do bicheiro Carlinhos Cachoeira e ao julgamento dos acusados de participar do  mensalão;
*- teen-agers- adolescentes:
**- Esfinge – figura mitológica Greco-romana, que propunha enigmas aos humanos: Decifra  ou devoro-te!;
*** -  Academia de Saúde:
 *¹ - bordão da personagem Valéria, de Rodrigo Sant’Anna, do Zorra Total, da TV Globo;
*² -  craque dos Santos F.C. e da Seleção Olímpica Brasileira, Cantor  do estilo sertanejo universitário, e personagem de novela da TV Globo, respectivamente;
*³ -  Refrão da música “Wake me Up When September Ends” – Acorde-me quando setembro acabar... – da banda de rock  Green Day;
# - Curiosity, sonda do projeto de pesquisa espacial na NASA, EUA, que pousou em Marte em 06/08/2012.

Izabel Cristina Dutra, escrito e reescrito entre os dias 05 a 08/08/2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário