quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Hoje é...


Então...  Agosto já se vai na curva...2ª...3ª...4ª.. E hoje é...5ª feiraaaah !!!... Finzinho de tarde... E o silêncio dentro do silêncio² , embalado pelo trinados do passaredo local, é interrompido vez em quando por um carro de som eleitoral... Mas nada que impeça de ouvir ao longe, algum som de algum vizinho meu ecoando a música que rola no meu MP3:

♪♪♪ ...Quando entrar setembro...♪♪♪¹

     E, aí?  Tudo jóia? Completamente?! Uau!!!... Que nada?!... Calma... Vai melhorar! Nem tanto?! Quer saber... Agosto já se vai na curva...  A gosto de Deus, pra quem crê Nele!... De desgosto pra quem crê nele...? ...No desgosto,uai!... 
     Pois é ... Então...Delícia de finzinho de tarde de uma quinta-feiraaah!... Um silêncio dentro do silêncio² de primavera antecipada, embalado pelos trinados de Sua Majestade – o Sabiá*¹ e toda sua corte passeriforme, interrompido por algum carro de som eleitoral... Só eu já contei uns sete...  Quer dizer... Quase...  É... A  disputa está acirrada!  
     ─ Não, gente! Não tô falando da política, não... Tô falando da disputa da pontinha do telhado da varanda dos fundos da minha vizinha e também da minha cozinha.  
     Cambaxirra*¹ já chilreou e quase foi expulsa a bicadas por Pardaloca*¹ e sua cria, doidas numas migalhinhas de humanos. Canarinho*¹ já assoviou, Bem-te-vi*¹  já fofocou... É o centímetro quadrado mais disputado no Monte Castelo e adjacências*. Mas nada que possa me impedir de ouvir ao longe algum som, de algum vizinho meu ecoando a música que rola no meu MP3... 
     ─ ♪♪♪... Quando entrar setembro... E a boa nova  andar nos campos... ♪♪♪ 
     ─ Que boas novas? Quais boas novas... Não tô ouvindo nenhuma...Mensalão... Furação... Mochila de dinheiro sumindo... Candidatos republicanos se exibindo. Ditadores e aiotolás se unindo!*²... Eh! Vem vc. que esse romantismo bobo... 
    ─ Romantismo*³, não! Lirismo*³! Que romantismo é um estilo artístico literário específico e o Lirismo...
    ─ Ah... Lá vem as teorias... 
    ─ Então quer fazer o favor de não me interromper  que  tô acompanhando o som do vizinho...♪♪♪...Quero ver brotar o perdão...Onde a gente plantou...♪♪♪¹
    ─ Cê tá acompanhando pra quê... Isso não é gospel³, não!... E esse negócio de perdão... Quero ver se for  com vc.! 
    ─ Para de me interromper...♪♪♪...Já sonhamos muito...Semeando as canções no vento...♪♪♪¹
    ─ É por isso que este povo não vende mais disco. Fica semeando canção no vento, isso não rende dinheiro...
    ─ ♪♪♪...Quero ver crescer noss....♪♪♪¹
    ─  Quem que vc. tá acompanhadôôô? 
    ─  Vai ficar me interrompendo?!... Eu tô curtindo a música Sol de Primavera¹, que o nosso vizinho do outro lado do lado de laá também,tááááh?! 
     Não... Querid(0) Leitor(a) Não estou zangando com vc., não! É com o meu marido.... Que toda hora vem aqui e quer me fazer parar de prestar atenção na cantoria do passaredo local, no som  que eu e meu vizinho estamos compartilhando à distância: eu com Beto Guedes, no  meu MP3 e ele, com Flávio Venturini,no sonzaço, que ele tem na sala. 
     ─♪♪♪... Quero ver brotar nossa voz...No que falta sonhar...♪♪♪¹ 
     ─  Ah...Tá faltando ele sonhar com um emprego porque fica o dia inteiro a toa, vivendo da pensão da mãe... 
    Caríssimo(a) Leitor: Sou obrigada a interromper esta crônica e esta canção já por demais interrompidas , para aviar o jantar pois assim que o cidadão comer, ele vai dormir a novela das sete, das oito e... Aí vai parar de implicar com o laissez-faire³ do vizinho,de jurar  pela 7ª vez, que não vai perdoar o irmão mais novo e de me prometer que, quando entrar setembro, ele vai parar de fazer estes biscate, para complementar a renda. E que ele vai assumir a sua condição de aposentado de um salário mínimo e alguns centarruuuus.* 
   Como eu já o conheço há sete setembros ( contadinhos, certinhos), vou fingir que acredito e vou term.... 
    ─ EXTRA! EXTRA ! Notícias de última hora... 
    ─ Que palhaçada é essa, Dona Izabel?  Deu a louca no blog? 
    Não! Caro(a) mas irascível Leitor(a): É que enquanto eu aviava  uma sopa de macarrão com feijão a gosto ( assim separado mesmo) do maridão, teve  convenção que  acabou, teve juiz que votou e paratleta³ que ganhou. O tempo aqui virou e, tá vindo  um pé de vento gelado e uma lua cheia está tentando romper nuvens! Ou seja, teremos uma belíssima noite enluarada mas nublada, prateada mas fria, como convém a um  fim de agosto e ♪♪♪...quando entrar setembro...♪♪♪¹
   ─ Valeu, gente... Eu volto, tá?! Obrigaduuuh!

♪¹ - Trechos da canção de Ronaldo Bastos e Beto Guedes, também cantada por Flávio Venturini;
² - Referência a poema e do livro ”Quando há o  silêncio no interior do silêncio” de Carlito Filho, mineiro que reside no bairro Monte Castelo, Zona Norte de JF/MG, publicado com o apoio da Funalfa, pela Lei  Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes, em 2006;
³ - gospel - (do inglês gospel; em português, "evangelho") ou música evangélica  contemporânea : um gênero musical composto e produzido para expressar a crença, individual ou comunitária, cristã; laissez-faire – expressão francesa que significa- deixar acontecer: paratleta- referências aos atletas com necessidades especiais que estão participando da Paralimpíadas 2012, em Londres; 
* referência a bordão de personagem interpretada por Rodrigo Sant’Anna, no Zorra Total,TV Globo;
*¹ - cambaxirra - por assimilação, do tupi: kã bá (preto) + xi...xi... ( onomatopeia de chilrear)   cutipuruí ou corruíra; sabiá-coleira ou da mata - da família dos turdídeos; pardaloca - fêmea do pardal, da família dos ploceídeos; canário-da-terra,família dos fringilídeos; a dos turdídeos; pardaloca - fêmea do pardal, da família dos ploceídeos; bem-te-vis,família dos tiranídeos;
*² - Referências às notícias veiculadas no dia 30/08/2012 em sites e telejornais brasileiros.
*³ - Lirismo: caráter da poesia, por extensão de obras literárias, que expressa sentimentos e estados de alma, com entusiasmo, subjetivismo e idealismo: uma das características do romantismo – movimento estético e literário marcado também pela liberdade de manifestação de ideias e pelo   nacionalismo (séc.XIX) ;
 Izabel Cristina Dutra, escrito em  JF/MG em 30/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário