sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Quem canta, seus males espanta...

Então... No 9º dia do 8º mês do 2013º Ano da Graça Celestial ( ou da desgraça total e/ou de nenhuma , caso vc. não creia  em nada...)...... De tarde. Eu quero descansar...¹ e, cantar qualquer canção...  E vc. aí também , idem ibidem! ...Porque?  Ora...  Porquêê...

Quem canta, seus males espanta! V

(...Ou serah?... Quem  canta, sua saudade espanta, no  distante litoral, detrás dos montes?!... )

      Então... No 9º dia do 8º mês do 2013º Ano da Graça Celestial ( ou da desgraça total e/ou  de nenhuma, caso vc. não creia em nada...), o dia se foi e a noite  vem chegando, com a Lua Nova apontando no céu e disputando  a nossa atenção com Vésper! E aí dá vontade de cantar: 
      ─ ...... De tarde. Eu quero descansaaar... Chegar até a praia e veeer.....Se o vento ainda está forte ......E vaaai ser bom subir nas pedras... Seeei...¹  
      ─ Pssiu! Hei! Dona Cronista... V.S.ª está in Jotaefe/Emegê! Lembra?... Aqui não tem praia nãuum!  Montanhas, planícies, vales, montes... Lembra?...
     ─ ......Sei que faço isso pra esqueceeer......Eu deixo a onda me acertaaar...E o vento vai levando tudo emboraaah...¹ 
     ─ Heei! ... Dona Izabeeel?... Tiah?... Bebeel? Tamos no interior... Lembra?... 
     ─ Lembro! E muito bem! Mas isto não me  impede de cantar qualquer canção...  De céu, de terra e, até de vento, no litoral!...E vc. aí também , idem ibidem! ...Porque?  Ora...  Porquêê? ... 
     Porque quem  canta, seus males espanta!  Ou serah?... Quem canta, sua saudade espanta, no distante litoral, detrás dos montes?!... 
     ─ ... ...Agora está tão longe, vê......A linha do horizonte me distraiii......Dos nossos planos é que tenho mais saudaaade......Quando olhávamos juuuntos......Na mesma direçããão...♪...Aonde está você agora... ...Além de aquiii, dentro de miiim?...¹ 
    ─ Quê é issuh? Saudadeess? De queeem?!... 
      Caros(as) Outros(as) Não Intrometidos(as) Leitores(as): 
      No 9º dia do 8º mês do 2013º Ano da Graça Celestial ( ou da desgraça total, caso vc. não creia em nada...),  eu já tinha almoçado e, estava me preparando para ir ao centro, no coração desta cidade do Vale Paraibuna, quando atentando para o que ia se passando na telinha, dou de cara com o litoral pernambucano e um achado turístico inusitado:  hippocampus  aos montes!... Uma festa marinha!*... Aí subi montes de todos os tamanhos e fui parar num distante  litoral...  
     Quer  dizer, como tinha compromisso, acabei mesmo parando no centro de JF/MG. Quando voltei, era quase noite... E um céu azul, com um brilho prata,  com manchas róseas,  saudava  a Lua Nova, que disputava  a nossa atenção com Vésper, a estrela vespertina de agosto...  Aí deu um pé de vento de uma tardinha mais agostina ainda... 
     E aí...  Me lembro da festa marinha... E me deu  saudades de Renato e,  de uma linda canção dele, do  Dado e do Marcelo♪¹... Lindo versos de consolo do amor perdido e/ou nem vivido... 
     ─ ......De tarde quero descansaaar......Chegar até a praia e veeer......Se o vento ainda está forte... ♪...E vaaai ser bom subir nas pedras...♪ Seeei...♪¹
     ─ Psssiu... Sr.ª Dona Cronista.... 
     ─...♪...Sei que faço isso pra esquecer...♪...♪...Eu deixo a onda me acertar......E o vento vai levando tudo embora...
     ─ Heei! Prof.ª! Tiaah...Donah!...
     ─ ...... Agora está tão longe, vêêee......A linha do horizonte me distrai......Dos nossos planos é que tenho mais saudaade......
     ─ Ô! Senhora! Dá pra parar de cantar e me escutar, senhorah?!
 ─ ......Quando olhávamos juntos......Na mesma direção......Aonde está você agora.......Além de aquiii, dentro de miiim?...¹ 
     ─ Paraaah... Agorah...E  explicaah!...
   ─ .......Agiiimos certo sem quereeer.........Foi só o tempo que errooou...♪...Vai ser difícil sem você ...♪...Porque você está comigo o tempo todo......E quando vejo o maaar...¹ 
    ─  Que maaar?!  Não falei que essa dona é doidah?! Hei!...
    ─ ... ...Existe algo que diiiz......Que a vida continua e se entregar é uma bobageeem... ... Já que vc. não está aquiiii...¹ 
  ─  Eu tou bem aqui sim! E os outros(as) leitores(as) também... V.S.ª é que tá viajando,né? Num  distante  litoral, né?! Só resta saber qual, né?...
    ─  ...Eehh... ... Jáá que vc. não está aquiii......... O que posso fazeeer.......É cuidar de miiim......Quero ser feeeliz ao menos...♪...Lembra que o plano era ficaaarmos beem... ...... Beeemm...¹ 
    ─ Tá bem! Mas parah! ... E me explica o que tem o pobre do hippocampus*¹ a ver com isso?
  ─ ......Hei, olha só o que eu acheeei...♪...Hummm... ... Huummm!...Cavalos ma riiinhos...♪¹... 
   ─ Ah... Sei ... Aqueles  casaizinhos de cavalinhos simpáticos do mar , em  que o macho é quem gera os  filhotes... Hum... Alguma coisa a ver com o Dia dos Pais, próximo vindouro? 
   Caros(as) Outros Vizinhos(as) e Ouvintes:  
   Talvez... Quem sabe... Não sejam só saudades... Mas homenagens... 
    ─...♪... Seei que faço isso pra esquecer......... ♪... Eu deixo a onda me acertaaar......E o vento vai levaaando tudo emboraaaah... ...¹...  Mas amanhã eu explico... ...♪... Olha só o que eu aaaachei...... Cavaaalos marinhos...... Huuum...Huummm...¹... Fuuuih!


Então... No 11º dia do 8º mês do 2013º Ano da Graça Celestial... É domingo... O ceuh ... Sempre o  ceuh... Tá lindo e parece que haverá uma primavera  antecipada e dá vontade de cantar... E...

Quem  e canta, seus males espanta! VI

(...Ou serah?... Quem  canta, suas saudades espanta e até antecipa a primaverah!... )
      Então... No 9º dia do 8º mês do 2013º Ano da Graça Celestial , eu tava...... cantando...♪... E vc. me interrompendo... 
       Aí .... Eu fui na cidade e, quando voltei era quase noite com a Lua Nova apontando no céu e disputando atenção com Vésper, a estrela  vespertina de agosto! E aí... me deu  mais vontade  de cantar e tu me interrompendo, querendo explicações sobres saudades, ventos e litoral em pleno interior dessa montanhas de Minas Gerais... 
      Aí eu cantei  muito e não te expliquei nada ...  
      Aí veio sábado e também o domingo... o 11º dia do 8º mês do 2013º Ano da Graça Celestial... ... Dia dos Pais... Sabiás, canarinhos, cambaxirras e pardais já desfiaram todo o seu repertório canoro, nesta manhã!... E o céu... Sempre o ceuh!... Tá lindo... Cor de safira... Sol dourado!... E um vento ameno  traz flocos branquinhos de nuvens...  E umas saudades... 
     Aí ... Dá vontade de cantar pois quem canta seus males espanta...
      ─ ♪... Es esta primavera anticipada……...Me gusta así, si, me hace volver a vivir……Ahahahahaha……. Lo sé……♪…Eres mi horizonte mi amanecer……Ahahahah……. La prueba que……Demuestra lo que puedes hacer…♪… Es nesta primaverah antecipadah… ♪… Ahahah…♪²
     ─  Hei! Dona Cronista... Já vai começar com a cantoria, sem explicação? 
     ─ Vou porque quem canta, seus males ou, saudades espanta...
     ─ Tá legal... Mas deixa eu só avisar umas coisinhas pra V.S.ª:  Agosto tá só começando... E primavera só na segunda quinzena de setembro... E tem mais: o nome deste tempo assim, em pleno inverno, é VE-RA-NI-CÔ... E a distinta professora aposentada aí já sabe disso muito bem! 
     Caríssimos(as)  Leitores(as): Então, temos um veranico, pra não contrariar a digníssima Sra. Nem Tanto aí acima!  Ou quem sabe... Um Primaveranico?! 
     Mas... Cá entre nós, um domingo assim festivo assim... Dia dos Pais, Pães e Mãis! Não dá vontade de antecipar umas coisinhas e cantar? E, se afinal quem canta seus  males e, saudades espanta, a gente  pode até antecipar a primaverah!...
     ─... En esta primavera anticipada……Que aumenta así... ♪...Lo bueno dentro de mí……Ahahah lo sé…Eres mi horizonte mi amanecer…Ahahah…♪… Demuestra lo que puedes hacer…♪…♪…Ahahah lo sé……Eres mi horizonte mi amanecer……Ahahah…En esta primavera antecipadaaaah!... 
    Fuuuih! Fazer o almoço! 
     ─ Eu não falei que ela ia terminar essa bagaça com cantoria, sem explicar e sem traduzir...


Então... No 11º dia do 8º mês do 2013º Ano da Graça Celestial... É domingo... O ceuh ... Sempre o  ceuh... Tá lindo e, parece que haverá uma primavera  antecipada e dá vontade de cantar... Aí  cantei e antecipei messmuh... Pois....

Quem  e canta, seus males espanta! VII

(...Ou serah?... Quem  canta, suas saudades espanta e até antecipa a primaverah!... )

      Pois é... No 11º dia do 8º mês do 2013º Ano da Graça Celestial... É domingo... Dia dos Pais... 
     Aliás, parabéns pro Sr. . que é pai e, pro Sr.  ou Sra. que é  pãe ou mãi
     ─ Quê que é isssuh aí?... Pãe? Mãi?
     ─ É... é.... Amores... Pãe  ou Mãi é todo aquele que cria seus/ filinhos(as), sozinho(a) sem a outra metade... 
     Então é domingo! Aliás... Pães e Mãis  do passaredo local – a saber; sabiás, cambaxirras, canarinhos, pardais.... Eles já desfiaram seu todo o seu repertório canoro, nesta manhã!... E o céu... Sempre o ceuh!... Tá lindo!... Cor de safira... Sol dourado!... E um vento ameno  traz flocos branquinhos de nuvens...  E umas saudades... 
     Aí ... Dá vontade de cantar pois quem canta seus males espanta e, suas saudades também...  
     ─ …All my hopes and my fears (my hopes my fears)…♪…In this moment are clear……You are the one (the one)…..My moon my stars my sun…♪² 
    ─ Parah! … Pode parah, Dona Izabel! Para e me explica aquele Vento do Litoral de ontem e não fica me enrolando com o seu espaninglês... 
    Então... No 9º dia do 8º mês do 2013º Ano da Graça Celestial , eu tava...... cantando...♪... E  essa doce Sra. Nem Tanto  me interrompendo... 
    Então, pra que eu possa antecipar minha primavera á vontade, ex-pli-ca-rei: 
    Era o ano de 1991... E uma  certa moça mineira caminhava, na praia, mais propriamente in RJ/RJ.... Caminhava, havia  horas... Tentando espantar males de um amor desatinado e em estado terminal... A praia tava deserta, pois o tempo tava nublado, mas num desses trailers bem tupiniquins, um vigia ouvia música, num radinho de pilha... E o vento trouxe o mais novo sucesso de uma banda de rock e encheu terras, céus e mares de versos de uma linda canção: 
      ─ ...♪... De tarde. Eu quero descansaaar...♪ Chegar até a praia e veeer..♪...Seee o vento ainda está forte ...♪...E vaaai ser bom subir nas pedras...♪...♪...Sei que faço isso pra esqueceeer...♪...Eu deixo a onda me acertaaar...E o vento vai levando tudo emboraaah...♪¹     ─ Sim... E daí? 
     Daí... O tempo passou tanto que   esse amor se expirou de vez, mas  antes dele nasceu uma menina e  a moça virou pãe ou mãi...  Já estava consolada pois sabia que:  
      ─......Que a vida continua e se entregar é uma bobageeem... ...
     Voltou porque  escolheu voltar e, criar sua menina aqui, nesta cidade do Vale do Paraibuna, seu torrão natal!  Voltou e aprendeu a espantar seus males e suas saudades, aqui mesmo entre essas montanhas...   
     E aí Deus  fêz tudo novo e o coração da moça também!Ela até reaprendeu a esperar mas também  a cantar pra  antecipar primaveras porque .... 
      ─… Flores, mosaico de colores……Ahahah…♪...Errores, cicatrizan hoy mejor en mí……Sin duda serás tú el artífice…….…En esta primavera que ya, llego, llego… …Ahora…Ah… ♪… La siento a mí alrededor…²  … 
     Falando nisso e  em menina, tá na  hora de curtir um lanchinho básico com a filinha... 
     ─ Hei!...  Dona  Cronista!...Vai de novo ficar assim tudo no ar sem acabar de explicaaahr e sem traduzir? 
     Amanhã ex-pli-ca-rei! Agora... Vou lanchar com minha filha e, depois vou à Igreja louvar e saudar o meu Pai – Deus Todo Poderoso que fez tudo novo e aí vou cantar só pra Ele!! Fuiiih!

♪¹ - Versos da canção  “Vento  do Litoral” , de Renato( Manfredini Jr.) Russo(  1960/1996), Dado (Eduardo Dutra) Villa -Lobos , Marcelo Bonfá  - cantores, músicos e compositores do rock brasileiro. integrantes da banda Legião Urbana;
♪² - Versos da canção  “Primavera anticipada” ou “Primavera in antecipo”,  da cantora e compositora  italiana Laura Pausini, em dueto com James Blunt, músico e cantor britânico;
gravada e cantada também em dueto  com Cássia ( Rejane) Eller (1960/2001) – cantora e violonista do rock brasileiro ;
*-  Referência ao  quadro “Tô de folga” do telejornal Hoje, da TV Globo, no dia 09/08/20013;
*¹ -
O cavalo-marinho (Hippocampus) é um peixe ósseo, da família Syngnathidae. Existem 32 espécies diferentes de cavalos-marinhos nos mares de regiões de clima tropical e temperado, em profundidades que variam de 8 a 45 metros. Todas as espécies são consideradas vulneráveis por órgãos de proteção à natureza. A reprodução desse peixe é fora do comum, pois é o macho da espécie que gera os filhotes.

Izabel Cristina Dutra, escrito em JF/MG entre os dias 09 e 11/08/2013.


Então ... Abril já chegou  chegando e parece que já se vai indo... Com os cheiros, as cores , as coisas* de abril! Aí a gente se espanta, se cansa e pra melhorar, a gente ora e depois canta... E...

Quem  e canta, seus males espanta! III 
(...Ou serah?... Quem ora e canta, seus males espanta!...) 

      Então ... Abril já chegou  chegando e parece que já se vai indo... Com, as coisas de abril, os cheiros de abril, as cores * de abril! 
     ─  Que cores?... Os cinzas de abril...É o que a Sra. Dona Cronista, quer dizer... Né?... Cinzas e chuvas... Né?  Porque, como a Ilma. Escritora mesmo costuma dizer, tá chovendo pra caramba, pelo menos aqui nesta vale do Paraibuna! Né?... 
     Pois é... Então... Tanta chuva e tanta labuta!  Aí a gente se espanta,se molha, se resfria e se cansa e pra, melhorar, a gente ora e depois canta... E... 
  ─ ♪...Xove xuvaaah! Xove sem paraaar!...♪♪...Xove xuvaaah! Xove sem paraaar!...♪ ♪...Xove xuvaaah! Xove sem paraaar!...♪¹  
    ─  Paaraaah! Mas não é  que é de fazer  xover  mais ainda essa cantoria esganiçada e com erro ortográfico ainda por cima!... Né, Sra. Profª de Português... Aposentada! 
    ─ Eeeu? Eu não tô cantando agora nãuuum! É a vizinha aí dos fundos do outro lado da outra rua... 
    Aliás, Caras(os) Outros(as) Leitores(as): 
  A cantoria aqui tá demais... Até Dona Pardaloca voltou outra vez na minha janela da cozinha e cantou... Bem... Quer dizer... Chiou um lamento esquisito e revoltado... Não sei se por falta de migalhas na minha mesa ou por... Ah! Já sei!  A pobre fêmea dos ploceideos*¹ pode estar sofrendo daquilo que ataca as fêmeas humanas, depois da meia-idade e do casamento ou, da longa  viagem dos filhos: a síndrome do ninho vazio! *¹ 
  Mas e Sua Majestade – O Sabiá? Hoje ele veio trinar como nunca vi trinar  um sabiá, em pleno  e chuvoso abril!  E trinou esquisito e junto com ele ...Um bem-te-vi e... Um parecia imitar o outro! Ou será que estavam sofrendo de alguma síndrome própria dos passeriformes que cantam em tempo errado? 
   ─ Tá!... Tá!... Tá!... E os humanos? O que estavam fazendo os humanos? 
  Ora, Caras(os) Outras(as) Leitoras (es) e Ouvintes: 
   Nós, os humanos,cantávamos o tempo todo! Bil( ou a Srª Sueli, minha senhoria) cantou muito esta manhã! Lígia (a minha vizinha e irmã em Cristo) cantou muito na hora do almoço! Ana Clara (a caçulinha do prédio) cantou por demais, quando voltou da escola!
   Eu, depois de orar por uma questão familiar, cantei... Cantei todos os louvores antigos e novos que estão na minha play-list gospel!  E  um menino misterioso da flauta misteriosa solfejou as mais belas cantigas infantis... 
   E claro, o meu vizinho, o ex-belo adormecido local - e agora servo do Senhor  tocou guitarra e louvou, com a  sua namorada, minha irmanzinha em Cristo, à tardinha, fazendo quinteto com o trinar tardio de um sabiá, um bem-te-vi, bravo imitador e, a chuva vespertina e intermitente, tamborilando no telhado da gente! 
    ─  Tá! Falando em cantoria, mé que vai o The Voice*² Monte Castelo? 
    EXTRA! EXTRA! EXTRA! SAI ROBERT, ENTRA DANIEL, QUE AINDA POR CIMA É COMPOSITOR! 
     ─ Parah! Parah tudo! Que negócio é este? Daniel é cantor e, agora é técnico... De música é claro! 
   ─ Nããum! Tô falando de Daniel, meu novo vizinho do 2º andar! Ele tem uns 8 aninhos...
   E sabe aquele banheiro onde cantava Robert, o neopentecostal capoeirista e cantor das multidões  da Branca Mascarenhas? Pois que canta lá agora é ele e, composição de cunho próprio... 
  Mas isto só vou lhe explicar amanhã porque...  
 ─ ... ♪...Xove xuvaaah! Xove sem paraaar!...♪♪...Xove xuvaaah! Xove sem paraaar!...♪ ♪...Xove xuvaaah! Xove sem paraaar!...♪¹ 
 Agora vou fazer um  mingau de couve com bacon pro genro único preferido... Ele adora isto... Inda mais em noites de sábados chuvosos com estas! Amanhã te explico tudinho!   
 ─ ♪... Mas eu vou fazer uma prece pra Deus Nosso Sinhô... Pra  a xuuuva paraaah de molhar o meu divino amooor!...♪¹ ...Bjuhs! Fuuih!

Então ... Abril já chegou  chegando e parece que já se vai indo... Com os cheiros, as cores , as coisas* de abril! Aí a gente se espanta, se cansa e pra melhorar, a gente ora e depois canta... E...
Quem  e canta, seus males espanta! IV
(...Ou serah?... Quem ora e depois canta, seus males espanta!...) 

     Então ... Eu te dei o toco. Disse que voltava amanhã e só voltei hoje!... Mas  abril já chegou  chegando e parece que já se vai indo... Com, as coisas de abril, os cheiros de abril, as cores * de abril! 
    ─  Que cores?... Os cinzas de abril...É o que a Sra. Dona Cronista, quer dizer... Né?... Cinzas e chuvas... Né?  Porque,  como a Ilma. Escritora mesmo costuma dizer, tá chovendo pra caramba, pelo menos aqui nesta vale do Paraibuna! Né?...
    ─ Não tô sabendo de cinzas ,não!... 
    Aqui, na vertente norte, desta cidade-vale e polo, já parou de chover e  tô vendo azul, branco e amarelo e verde de 2 árvores sobreviventes da poda radical, que assolou a Rua Branca Mascarenhas in Monte Castelo!  
   ─  ♪... O sol há de brilhar mais uma veeez! A luz há de chegar aos coracõões...♪... Do maaal será queimada a semeeentee...E o amoor será eterno novameeeente...♪²... 
    ─ Quê quê é issuh? A Sra. já vai logo me detonando com uma cantoria, né? Já sei! Só melhora quando canta, né?  
    Não, Prezados(as) Outros(as) Leitores(as) Vizinhos(as) e Ouvintes, eu só melhoro, quando eu oro! Aí depois eu louvo e canto... Aí  como e melhoro  mais ainda! Aí eu  fico fortinha e canto mais ainda! 
    ─ Entãum... Tá! Agora que a Tiah aí está melhor e fortinha, me explica que negócio  é esse de “sai Robert e entra Daniel que canta composição própria"? 
    Pois é... Robert se foi de volta ao RJ, com sua mãe! E a gente ficou aqui cantando: 
   Eu; a Bil, minha senhoria; a Lígia, vizinha e irmã em Cristo; o ex-belo adormecido agora servo do Senhor e sua amada – minha  irmãzinha em Cristo e de Bíblia com capa de florzinha; Ana Clara; a caçulinha do prédio... E mais, o  Menino Flautista Misterioso... E mais ainda... Daniel,8 anos, o novo vizinho e o novo cantor das multidões, que canta composições próprias na vertente samba, pagode e similares! 
    ─ Como que é? 
    Sim! Para! Escute! Ouça: 
  ─ ...♪... Hi...Hi.. Hiiiz...Que hora tão feliz! Vou lavar o meu nariziz.. iiiz..♪... Hi...Hi ...Hiiiduhuuh... Vou tomar o meu baaanho preferiduuuh! 
   ─  Assim? Deste jeito? 
   ─  Sim! ♪...Ééé!... ...♪... É do jeito que a vida quer... É desse jeito...♪³! 
    Pois é... Parece que teremos um defensor da vertente mais popular no The Voice *² in Monte Castelo... Falando nisso, a coisa anda mesmo carecendo de levantarmos o ânimo das nossas multidões: 
    Os de dentro! ... Inda mais aqui em jotaefe/emegê... Aedes aegypti*³  atacando em massa...Preços de tomate e hortigranjeiros  em geral, na crista  da onda! Buracos em avenidas recém-reformadas a custo de dólar e  em outras ruinhas ignoradas também. Administração municipal governada pela numerocracia.  Farmácias populares, repartições, bancos e similares com sistema sempre nervoso e fora do aaaarr!...
   Ixe! Já que orei e melhorei muito... Já que cantei e comi e melhorei mais... Melhor continuar cantando:   
    ─ ♪... O sol há de brilhar mais uma veeez! A luz há de chegar aos coracõões...♪... Do maaal será queimada a semeeentee...E o amoor será eterno novameeente...♪...♪... É o juízo final... A história do bem  e do mal...♪... Quero ter olhos pra ver... A maldade desaparecer...♪... ♪... O soool há de brilhaaar mais uma veeez! A luuuz há de chegaaar aos coracõões...♪...
   ─ Hei! Dona Cronista... Para  de cantar e explica por favor! ...
  ─  ♪... Do maaal será queimada aaa semeeentee.. Agora não! Porque eu vou preparar  o almoço!...♪... E o amoor será eterno novameeeente...♪... Enquanto o Marcos Leandro, aquele moço do do sorriso lindo, dá as notícias do esporte in Minas Gerais*²... ♪... É o juízo final... A história do bem  e do mal...♪... Quero ter olhos pra ver...♪ Tô indo...♪.. A maldade desaparecer...♪... ♪...  Fuuuih! ♪ ... O sol há de brilhar mais uma veeez!...♪²

*- Referência ao poema  “Pequeno Anunciante”, do livro “..Das Almas de Minas...”, da autora.
*¹ -   família da espécie passeriforme a que pertencem os pardais; síndrome do ninho vazio: quadro de características psicológicas e comportamentais que marcam principalmente as mães, quando os filhos crescem e amadurecem e começam a montar suas vidas próprias – expressão usada pela psicóloga Sílvia Brasiliano, em entrevista à Revista Ciclo, São Paulo, 2003.
*² - Referências a The Voice Brasil, relalitye-show de talentos musicais e,  ao Globo Esportes, programas da TV GLOBO;
*³ - Referência a aedes aegypiti-  mosquito  vetor também da dengue e  febre amarela. É um inseto cosmopolita, encontrado principalmente em locais de grande concentração humana, com depósitos de lixo e águas paradas. Vive dentro das casas (sob mesas, cadeiras, armários etc.), alimentando-se da seiva das plantas. Somente a fêmea transmite a doença, quando pica o homem em busca de sangue para amadurecer os ovos. Ela ataca durante o dia, principalmente ao amanhecer e no final da tarde, preferencialmente nas pernas.
♪¹ – Versos da canção “Chove Chuva”,  composição e interpretação de Jorge Ben Jor (Jorge  Duílio Lima Meneses, Rio de Janeiro, 22 de março de 1945), guitarrista, cantor e compositor popular brasileiro.
♪² - versos do samba “Juízo Final”, de  Nelson Cavaquinho – Nelson Antônio da Silva, (RJ, 29 de outubro de 1911  a18 de fevereiro de 1986), , compositor sambista, cavaquinista carioca;
♪³ - Versos do samba  “ Do jeito que a Vida quer” de Benito di Paula -  nome artístico de  Uday Vellozo,( Nova Friburgo, 28 de novembro de 1941 ,  pianista, cantor e compositor, sambista brasileiro.
Izabel Cristina Dutra, produzido  em JF/MG, entre os dias 13 e 17/04/2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário