sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Quem canta, seus males espanta...

... Então... Agosto mal veio e já vai terminando... Eles& Elas também vieram mas ficarão... E no último dia útil, eu olhei o céu,  orei, cantei e, aí descobri...
Quem  canta, seus males espanta! VIII*
(...Ou serah?... Quem  ora, melhora e depois canta,  espanta  seus males, suas saudades e suas onças e  etc. também!... )

       Então... Agosto mal veio e já vai terminando... E Eles & Elas também vieram, mas ficarão! 
      Eles? Um céu com todas as cores de ceuh!... Sua Majestade – o Sabiá e todo o passaredo local... Elas? As noites de lua  cheia, as noites sem lua mas cravejada de estrelas e, todas as outras criaturas canoras da redondeza... Vieram também as onças...
     ─ Mé que é?... 
     Então... Agosto veio e já vai indo... E no último dia útil, eu olhei o céu,  orei, melhorei, cantei e, depois fui ao coração dessa cidade-vale caçar outras onças pois ... 
     ─ Mé que é? Onça  em pleno centro da cidade de Juiz de Fora/ MG?*¹... 
    Sim, Caros(as) Leitores(as) ... Sim, Nem tão Caro(a)  Vossa Mercê, que me interrompe a toda hora... Onça dessas bem grandes! Onça, dessas brabas pra caramba, que pinta na vida da gente, quando a gente menos espera... Onça pintada da vidaaah! Capisce? 
    Então... No último dia útil deste 8º mês do 2013º Ano da Graça Celestial, eu olhei o céu... Eu sempre olho o ceuh!... Ele tava azul safira, com manchas brancas peroladas... 
    Aí eu  orei e cantei todo o meu  repertório gospel... Bem.. Não cantei sozinha!... Sua Majestade – O Sabiá e todo o passaredo local  executaram um refinado repertório de primavera antecipada... Até Ícaro,  a calopsita*² macho do Sr. Américo, o vizinho da esquerda,  ensaiou uma musiquinha meio esquisita, mas uma música, afinal... Dona Pardaloca veio, ficou despistando e, chiando uma coisinha melodiosa qualquer, pendurada numa perninha só, na cerca de arame do vizinho da frente... 
   Aí... Embora, a noite passada não tenha sido enluaradah, pois a Lua está fase minguante, as outras criaturas canoras  amanheceram cantando demaaais!... Pelo menos, as daqui, nesta  vertente norte dessa cidade do Vale do Paraibuna, mais propriamente in Monte Castelo, in Jotaefe/Emegê*¹! 
     Então... Cantaram, a  saber, em ordem de faixa etária: Ana Clara, a caçulinha do prédio, não cantou aqui mas com certeza cantou na escola; Daniel cantou, hoje cedinho, no banheiro onde um dia cantou Robert; O Menino Flautista Misterioso  fez dueto com misterioso pássaro, lá da Granja dos Mascarenhas*¹; o meu  vizinho Ex-Belo Adormecido, agora Belo Servo do Senhor, executou belos louvores em sua guitarra, naturalmente acompanhado da voz maviosa de  Minha Bela  e Feliz Irmãzinha em Cristo da Bíblia com capa de florzinhas; Lígia, minha vizinha e irmã de congregação, cantou em sua varanda e; até Suely ,minha senhoria, cantou hoje bem cedinho, canções de amor desatinado... E eu, Bebel, cantei tudo o que pude, até ficar rouca ou, espantar onças!.... 
     ─ Tá legaaal! Senhora Dona Cronista, por favor! Para de enrolar e, explica o que tem  a ver essa cantoria com onças? 
      Então...  Amadinhos(as)  e Outros(as) Leitores(as) e Ouvintes: 
      Quem canta seus males, espanta! E daí? Daí nestes últimos dias deste agosto,  onças andaram soltas, no meu caminho... E muitas!... E daí?... Daí, eu matei uma onça  por dia(mas por muita necessidade) e corri de dez!  Quer dizer... Eu e, uma considerável % porcentagem de juiz-de-foranos(as)...Quer dizer... Eu e, uma considerável % da humanidade.
     Mas aí... Sabe... Eu orei e aí melhorei... E aí cantei... E aí, foi  onça correndo pra todo o lado! E aí descobri: Quem canta seus males espanta e, suas onças também!... 
    Quer dizer... Aqui na terra brasilis! Porque...  Na Europa, devem ser lobos?... Na África, devem ser leões?...Na Ásia, devem ser tigres?... Sei lá!... Inda mais agora que vou tomar o ônibus pra ir ao coração dessa cidade-vale, caça outras onças.... Fuuih! Mas eu volto... Volto mesmuhhh!


... Então...  Voltei! Agosto mal veio e já vai terminando... Eles& Elas também vieram mas ficarão... E no último dia útil, eu olhei o céu,  orei, cantei e, aí descobri...
Quem  canta, seus males espanta! IX*
(...Ou serah?... Quem  ora, melhora e depois canta,  espanta  seus males, suas saudades e suas onças e  etc. também!... )

      Então... Agosto mal veio e já vai terminando...Ainda bem! E, Eles & Elas também vieram mas ficarão! 
     Eles? Um céu com todas as cores de ceuh!... Sua Majestade – o Sabiá e todo o passaredo local! ... Elas? As noites com ou  sem lua, mas cravejada de estrelas da Via Láctea*³ e, todas as outras criaturas canoras da redondeza...E também vieram as onças!... 
    Aí ,  no último dia útil, eu acordei, olhei o céu, cantei... Quer dizer...  Cantamos!... Eu falei com vcs. e, depois fui no centro desta  cidade-vale, resolver umas coisinhas de nada  e lá tinha onça pra caramba: greve de banco e falta de dinheiro nos caixas eletrônicos; filas enormes nos pague- aqui e quando chegou a nossa vez, o sistema saiu fora do aaaar!... E outras onças em repartições públicas, no Parque Halfeld, no Largo do Riachuelo*¹  e... Ou seja... Tive que matar uma pra beber o sangue dela  e ter força pra correr do resto!... 
      ─ Mé que é?!...
      Então...  Amadinhos(as)  e Outros(as) Leitores(as) e Ouvintes:    
      Quem canta seus males, espanta! E daí? Daí nestes últimos dias deste agosto,  onças andaram soltas, no meu caminho... E muitas!... E daí?... 
     Daí, eu matei uma onça  por dia(mas por muita necessidade) e corri de dez e espantei mais de cem!  Quer dizer... Eu e, uma considerável % de juiz-de-foranos(as)...Quer dizer... Eu e, uma considerável % da humanida-dih!. Quer dizer...   Aqui in terra brasilis nós mata, corre e/ou espanta  onça. Há os que matam, correm e espantam lobos, leões e tigres, por esse planeta Terra, afora! 
     ─ Qqquê é isssuh, aí?!... A Srª Dona Cronista Professora Aposentadah tá incentivando a matança de pobres animais em extinção? Olha, que lhe denuncio às Organizações de Proteção aos  Animais,hein!...
    ─ Ô...Ô...Ô... Minha senhorah... Olhah aqui... Na Síria tão matando e espantando gente por causa de não querer largar o  poder e, com arma química!... Quer dizer... Dizem, né?... Na Europa, mataram uns por causa de intolerância religiosa e racial... Dizem, né?... Nos Estados Unidos, um ficou matando a inocência de mocinhas, durante 10 anos e os vizinhos não sabiam... Dizem, né? Em Sampa, matam por causa de celular e de 30 paus e, se tu for dentista, tu tá no sal,  Quer dizer, no fogo,né? ...In Monte Castelo, in Jotaefe/Emegê, mataram um outro dia na rua de uma igreja*¹ e, até hoje nem mídia nem polícia sabem quem é e o porquê... Dizem,né?  E, a senhora aí tá  querendo me admoestar. por causa dumas oncinhas de nada? Pois vai... ... ... ...
     ─ Aê, tiaah! Ô.. Donah... Aê...  Não deixa a distinta camarada aê te trolá, nãum! Respira! Relaxa! Olha o ceeuuuh! Tá lindôôô!  Azul safira brilhante total, com umas nuvens cinzas prateadas!... A dona aí viu? 
    ─ Eeeh! Tá mesmuuh... 
     Então... Agosto mal veio e já vai terminando... E Eles & Elas também vieram mas ficarão! Quer dizer... Menos  as onças da  vida! 
     Porque aqui em terra brasilis, nós mata, bebe o sangue, depois corre e/ou espanta o resto... Aí, a gente ora, melhora, canta... Aí a gente  fica  mais calma(o)... Aí canta mais ainda...
     ─ Aê... Donah... Senti firmeza... Aqui em casa, também tamos pegando onça no tranco... Tem uma oncinha, prima nossa, aprontando... Fumando, bebendo e querendo ir pra balada... Né por nada, não... Mas nois aqui não vai deixar ela estragar a saúde da Gabriela, antes de nascer nãuum!... Tamos botando orde na parada... Lá no meu serviço também, geral tem onça lá querendo fazer graça...Torro elas tudo na chapa e, ainda  dou um quê a mais nos sandubas...
     Então... Caro Amigo Chapeiro  da Bela Idade e Outros(as) Leitores(as) Caçadores(as) de Onças Ou Não:    
    Aos 31 dias deste 8º mês do 2013º Ano da Graça Celestial, podemos comemorar.... Pois este mesinho besta já vai terminando...  Eles & Elas  vieram, mas ficarão!  Menos as Onças da Vida! 
    Porque essas, nós  ( eu e uma  considerável% da humanidade)  espantamos orando, olhando o céu e melhorando... Depois nós cantamos de novo e... 
    Mas agora, a onça (ou serah lobo, leão, tigre e etc.?) que insistir em ficar, essa nós matamos, bebemos o sangue pra ter força pra correr do resto... E lembra que setembro vem aí!... Vai haver céus de todas de ceuh, luas e estrelas de todas as galáxias,  cantorias de pássaros e outras criaturas canoras, flores de todos os matizes  e, até nascimento de umas  oncinhas... Vidah!
    ─... Porque serah primaveraaah!...♪...♪... Seraaah Primaveraaah!... Te amuuuh...♪¹... Fuuuihh... 
   ─ Essa dona é doidah** e, esse moleque chapeiro aí também, né?

*- ver outras crônicas com mesmo título, neste mesmo blog;
** - Referência a poema e livro de Adélia Prado, poetisa brasileira
*¹ - referência a logradouros do bairro Monte Castelo, na cidade de Juiz Fora, em Minas Gerais;
*² - calopsita ou caturra -  é uma ave que pertence à ordem dos psitaciformes e à família cacatuaide, natural da Austrália;
*³ - A Via Láctea, conhecida em Portugal e Espanha, também como Caminho de Santiago, é uma galáxia em espiral onde se encontra o nosso Sistema Solar. È  uma estrutura constituída por cerca de duzentos bilhões de estrelas (algumas estimativas colocam esse número no dobro, em torno de quatrocentos bilhões )   e sua idade está calculada em 13,6 bilhões de anos;
♪¹ - Referência à canção “Primavera”, de  Tim Maia -  Sebastião Rodrigues Maia, (RJ,1942/1998), cantor, compositor, maestro, produtor, multi-instrumentista e empresário brasileiro,responsável pela introdução do estilo soul na música popular e reconhecido mundialmente como um dos maiores ícones da música no Brasil.
 Izabel Cristina Dutra, escrito em JF/MG,  entre os dias  30 e 31/08/2013.


Então... No 19º dia do 9º mês do 2013º Ano da Graça Celestial, ... Eu olhei o  ceuh... Tava lindô... A primeira noite de Lua Cheia  dessa primavera antecipada tava linda de doeer! E quando dói, eu canto pois...

Quem   canta, seus males espanta! X*


(...Ou serah?... Quem  canta, antecipa a primavera e a lua cheia,   depois espanta seus sonhos pufff... ?! ) 

        Então... No 19º dia do 9º mês do 2013º Ano da Graça Celestial ... Eu olhei o  ceuh... Tava lindô... A primeira noite de Lua Cheia  dessa primavera antecipada tava linda de doeer! E quando dói, eu canto... Quer dizer, eu oro primeiro... Depois canto... Depois melhoro... Depois como, ando e canto mais ainda... 
      Quer dizer... Eu e uma considerável  % das criaturas canoras, desta vertente norte desta cidade-vale... Quer dizer... Eu e uma considerável% das criaturas que acabam de descobrir que talvez essas não sejam as noites de luas cheias de primavera sonhadas... Pois como diz o meu  amigo chapeiro da bela idade: 
       ─ Tem aí uns sonhos... Tchaaan!   E  tem aí uns sonhos... Puffff... 
       ─ Parah! Parah... Sua Dona Cronista Doidah... Parah e explicah! 
      Então, Caros(as) Outros(as) Pacientes Leitores(as): 
      Eu e uma considerável %  das criaturas locais, canoras ou não andamos sonhando demais nesta primavera antecipada – sonhos de amor e de muita espera... 
      Aí veio a primeira noite de Lua cheia... E a gente descobriu que esta  talvez não  seja aquela tão sonhada... Ou não seja assim tão...Tchaaan!... E talvez seja total ou, parcialmente... Pufff...
       ─ Me que ééé?! 
    Bom... Eu subi toda uma escadaria que não subo há tempos... Fui no ponto mais alto deste prédio e olhei de novo o céu... Eu sempre olho o ceuh! E ele tava lindo... A Lua cheia estava linda de doeeer! ... E cobria de prata as redondezas... Vésper e outros astros, com inveja, cintilavam mais do que deviam... E isto também dói nas almas sonhadoras... E quando dói, eu oro... E daquela torre, eu griteei:
     ─ Oh! Deeeeuuussss!!!...
     ─ Me que ééé?! 
     Pois é...Ele atendeu! E enviou o Anjo da Consolação... Mas sabem como vacila o humano coração... Rolei na cama toda a madrugada e acordei estremunhada...  E olhei o céu... Tava cinza-chumbo de doeeer! 
     Mas o passaredo local estava em farra e me acabei de cantar com eles... Quer dizer... Eu e uma considerável % de criaturas canoras, porém estremunhadas... Cantamos canções do amor em destino... Cantamos canção de consolo de amor perdido ou, nem sequer vivido... Murmuramos, baixinho em segredo, cantigas dos nossos medos! 
      ─ Me que ééé?!
      Então... Depois, roucos de cantar, comemos e melhoramos... Aí.... Saímos pela rua, pela praça e andamos... Andamos e distribuímos a ternura engasgada, em saquinhos de presente de natal antecipado... 
      ─ Me que ééé?!
       Pois é...Saudamos  queijeiro, farmacêutico, açougueiro, diarista, dona da padaria... Saudamos a todos que queriam ser saudamos... Ou não! Abraçamos velhinhas sozinhas e beijamos crianças levadas... Abraçamos e beijamos que queria ser abraçado e beijado... Ou não! 
         ─ Me que ééé?!
          Bom... Voltamos, comemos de novo, cantamos mais ainda... E comemos... Aí...
 EXTRA! EXTRA! PARECE QUE NÃO HAVERÁ QUERELAS NOS POSTES DAQUI, MAIS PRECISAMENTE IN BRANCA MASCARENHAS,IN MONTE CASTELO IN JOTAEFE/EMEGÊ: SRAS. TÍRANÍDEA E AURUNDICOLA*¹  ACABAM DE SE ENTENDER E VÃO CONVIVER EM PAZ NO LOCAL CITADO, CADA UMA NO SEU NINHO. COLUMBIDAES*¹ ENXERIDAS FORAM OCUPAR O BARRANCO DO VIZINHO, O DA JABUTICABEIRA QUE FLORESCE MAS NÃO FRUTIFICA.  
        ─ Me que ééé?!  
       Ah! Depois eu explico porque vou atender o telefone... Depois eu volto... 
        ─ Num falei que essa dona é doidah?!

* -  Referência a crônicas com mesmo título no mesmo blog;
*¹ - Referência a aves passeriformes : bem-te-vi, viuvinha e, rolinha, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário