sábado, 17 de agosto de 2013

No Vale do Paraibuna...

Então... Agosto veio e já tá indo...  A  segunda quinzena já começou com um cé cinza-brilhante!... E aí... No sabadão, cumpre-se a promessa: uma boa nova há de andar nos campos, nas praias, nos montes e bem aqui...  
No Vale  do Paraibuna VII* ... 
( Ou sob este sol de  sábado, a gosto... meu, seu e de Deus!)
  
      Então... Agosto veio e já tá indo... Num pé de ventinhuh geladinhuh, né?! A segunda quinzena já começou com um céu cinza-brilhante... Ou prateado, como deseja e quer uma certa Sr.ª Nem Tanto... 
      E aí... Aí no sabadão, cumpre-se a promessa: uma boa nova há de andar nos campos, nas praias, nos montes e, bem aqui...  No Vale  do Paraibuna!*¹... Afinal, onde mais há de se cumprir o ditado popular:
      ─ Não  há sábado sem sol, nem domingo sem culto e/ou missa e, nem segunda sem preguiça! 
      Aqui mesmo! Mais propriamente in  Jotaefe/Emegê*¹... E depois de horas  e dias de ceuhs cinzas-lilases-brilhantes, haveria de haver um céu branco acinzentado com manchas azuis e um solzinho meia-boca... Tímido ou com medo do que anda acontecendo em céus e terras do mundo?! Egito... Europa... Sampa... RJ/RJ*¹...
     ─ Haveria de haveeer? Quê é isssuh, Sr.ª Dona Prof.ª Aposentada , aonde anda o vosso português? 
     ─ Vou lhe dar uma respostinha, que aprendi com um certo vizinhozinho meu: No nariz da tua vóóh! 
     ─ E o respeito e a ordem que a Sr.ª tanto ensinou aonde anda? E  que céu é este branco acinzentado com manchas azuis? Afinal... De que cor é este ceuuuh?! 
    ─ Sei lá! Pergunta para ele! Pois foi isto que vi, quando abri a minha janela e fiz o que faço todas as manhãs... Eu olho o céu! Sempre o ceuh!...
     ─ Huuum?!  
     Então... Caros(as)  Educadísssmos(as)Leitores (as):  
     Sabaduh chegou e eu abri a janela e vi  o céu e o sol! Sempre o  ceuh e o sooolh! E avistei mais... Lá estava o ipê vermelho da granja dos Mascarenhas*¹  vermelho-flamejante, sob este sol a gosto meu, seu, de Deus e, sob o ceuh naquelas cores, que falei mesmo!!
       ─ Huuum?! 
    Bom... Um solzinho meia-boca, mas afinal sempre sooohl! Não sei se tímido diante de tanta desfaçatez  ou, medroso por conta dos piores acontecimentos que andam sempre piorando, neste mundo...  
    E vai ver que foi isso mesmo que eu desliguei a TV ontem e, hoje só tô curtindo rock!
    ─  Stand by me ....... Sail Alway...... Dust in The Wind...... ... ...Blood Sunday ...♪   ... ......The  Saints Are Coming......Blues da Piedade……Vento do litoral......Tempo Perdido...¹ ... E vou fazendo o faxinão…... E… 
    ─ Parah! Para e me explica o que tem haver  rock com este céu, este sol,  a faxina da sua casa e, o resto todo? 
    ─ Nada! Ou alguma coisa... Por exemplo, V.S.ª pode concluir que, já que a  bela moça do tempo*² não me avisou de que haveria sol hoje (pelo menos, aqui no Vale do Paraibuna), eu tenha me rebelado e resolvi tirar o cheiro do mofo e de chuva, chez-moi e chez le monde*², ao som de rock totaaal!...   Pra depois fazer esta crônica...
      ─ Huuum?! 
    Falando nisso, a campainha tocou  e, deve ser o moço dos produtos de limpeza... Tô mesmo precisando! Vou lá atender... ... Somos tão joooovens!...... Tão joooovens...♪¹...
    ─ Hei... Hei!... Vai terminar assim de novo?!... 
     Vou! Valeu, geeente......Tão joooveen-eehnss!...¹ ...
     Ah! Depois eu ainda vou regar meus vasinhos de flor... 
      EXTRA! EXTRA! APÓS 2 ANOS  DE DEFINHAMENTO QUASE TOTAL, AS VIOLETAS DE BEBEL NÃO SÓ VOLTARAM A  FLORESCER. COMO ESTÃO LINDAS E ...♪... TÃO JOOVENS... EHEHNSS...♪¹ 
     ─ Huuum?! Não falei que essah donah é doidaaah?!*²


*- Ver outras crônicas com o mesmo título; 
*¹ - Referências a logradouros de JF/MG e do bairro Monte Castelo e aos acontecimentos das manifestações pacíficas e/ou violentas, contra os governos de todo o mundo; 
*² - Referência às repórteres dos boletins metereologicos dos telejornais locais e nacionais;
*³ - chez moi e chez le monde: expressões francesas, que significam na minha casa e, na "casa" do mundo; dona doida – referência a título de poema de Adélia Prado, poetisa brasileira;
♪¹ - referências a canções das bandas  e cantores de rock The Beatles, The Rasmus,Scorpions, U2 e Green Day,Cazuza, Renato Russo e Legião Urbana.
Izabel Cristina Dutra, escrito em JF/MG no dia 17/08/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário