sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Por que é Primainveranico?


Aí... Então...  Veio agosto... E, na segunda quinzena, ... Elas vieram... Uma considerável % de juiz-de-foranos (as)  está radiante... Uma outra % também não menos considerável não está  e se pergunta;  
 “♪POR QUE É PRIMAINVERANICO???” ♪ 
*(Ou serah Quem ou quê é a Prima in Veranico?! I)

      Aí... Então...  Veio agosto... E na segunda quinzena ... Eles& Elas vieram... 
      Eles? Todo o passaredo local e seus belos recitais matutinos e vespertinos! Elas? As noites de lua cheia   e a ...... Chuva de prata que cai sem parar...¹...  
      Enfim, uma considerável % de juiz-de-foranos (as)  ) está radiante... Uma outra % também não menos considerável não está  e se pergunta 
      ─ Por que é primainvericano???  Ou o quê ou quem é a distinta citada acima! 
      ─ Aê, dona... Leva mal não... A gente aqui nem sabe o que é essa   tal de  prima in veranico aí. Aê.. Vô arriscar, aí!... É aquela filha da nossa tia que chegou,né?... Aí...  Expulsa lá de Visconde, né?...No final de julho,né?... Aí... De mala e cuia e, com  fiotinho na barriga, né? Mé que a tiah aí inda ia querer que nois tivéssemos radiantis? Mais 2 bocas pro pouco feijão lá de  ksa, pô!...
     Prezados(a) Amadinhos(as) da % que está Radiante: Não quis a autora aqui provocar celeumas e assuntar sobre a vida familiar e íntima dos habitantes desta cidade do Vale do Paraibuna, principalmente  aquela considerável % dos que moram longe e, mourejam no dia-a-dia do nosso cotidiano diário*¹... Onde o pão é parco, mas a luta é farta... E “farta” de tudo um pouco...  Não!... Eu tava querendo  falar desse mix de estações, que impera  na Zona da Mata Mineira**... Quer dizer mais zona do que mata... Dado o estado de degradação da Mata Atlântica e adjacências...  Bão... Tô falando... Mas antes tô perguntando: 
    ─ Vcs. olharam pro céu ontem à noite? E hoje de manhã? E hoje, à tardinha? Cês querem olhar agora?! 
    ─ Aê! Tiah! Tô mortão... 14 horas de trampa, só na chapa, fazendo sanduíche pra bacana! Aê.... !E o nosso comboio do  busão nosso  diário do dia-a-dia tá lotadôôô, abafaduhuh!... E tem 40 minutos que nós tamos preso no Mergulhão**... Não dá pra olhar pra ceuh, nãummm! 
    Caros Mais Confortáveis e Confortados(as) Leitores:  Compreendo o desconforto e o desânimo do guapo jovem cavalheiro acima referido... Já tive assim, já vivi assim... Também fiz parte dessa mais considerável ainda % desvalida e mourejante... Mas... Eu era teimosa! Aliás sou! ...   Não importava e, nem importava como nem quando... Eu sempre olhei e... Sempre o ceuh!...
     E, ontem à noite, indo à igreja, participar de uma campanha de oração, eu olhei o céu ... E o céu tava radiante... Enluaradíssimo! Porque as noites de lua cheia e de chuva de prata vieram...  
     Hoje de manhã,  levantei e olhei o o céu! Ele  amanheceu ora azul com floquinhos branquinhos e lindos, ora nublado de um cinza-brilhante.. Afinal nublou de vez, neblinou depois ventou, depois veio aquele sol! Mas não esquentou!  
     Aí Sua Majestade- o Sabiá mais seu coral de pardais, canarinhos, cambaxirras trinaram seu lindo recital de pré-primavera... Quero dizer... De primainveranico...  Depois eu dei uma aula de português pra Queren, minha irmãzinha em Cristo... Aí fui coar um café pro genro e, pro amigo do genro, ambos em férias! 
     E aí Dona Pardaloca veio e, ficou me espiando do beiral da cobertura da área de serviço do  vizinho... E, quando adivinhou que haveria migalhas do pão da tarde, ficou se equilibrando na pontinha do pé no vasculhante  da cozinha... 
      Aí.. Fui recolher a roupa do varal e, fui dar uma olhadela no céu... Ah... E que ceuuuh! Uma lua  mais enluarídissima ainda!...  Uma linda...♪.. Chuva de prata que cai sem parar...♪... Quase me mata de tanto esperar...¹.... 
      ─ Tah legal! Dona... Mas a Sra. tá aposentadah, né! Eu tô no trampo, deisdi os 16... Terminei o médio, mas não  pude fazer no ENEM! E ainda tô sabendo que vou ter que sustentar um certo primo em 2º grau, que vai nascer lá em ksa, sem pai e, pela parada da tal prima in veranico, sem mãe! 
     Querido(a) Leitor(a) da Bela Idade, mas também da  considerável % que não está radiante: Sei que o tempo de vcs. é difícil... Não mais e nem menos quanto, quando eu ainda  tão teenager*³ quanto... Também trampei, penei, catei e tropiquei que nem ocês, quando eu tinha só 16! Quer dizer, eu e toda a minha tchurma ou bonde!... Sei lá... Continuo trampando, penando, catando e tropicando...Mas aprendi a tirar os olhos do impossível chão pra colocar no ceuh!  E clamar ao Senhor do Impossível! Então, olhe o céu agora! Ele tá enluarado! Ele está estrelado e isto me traz  a lembrança uma linda canção... Não sei de  aviso...Não sei se consolo...─... Olho as estrelas...... Que incontáveis são!...... Assim também o Senhor tem bênçãos...♪Para ofertar...♪... Àqueles que o fé o buscam...²...
   ─ Aê, Moleque!... Olha para o ceuuuh!  E... Eu fuih, porque tenho que dormir pra acordar cedo, pra cuidar da vida! Fuiih!

“♪POR QUE É PRIMAINVERANICO???” ♪ *
(Ou serah Quem ou que é a Prima in Veranico?!II) 
   
      Aí... Então...  Veio agosto... E, na segunda quinzena ...  Eles & Elas vieram... Os pássaros canoros de toda esta  região e, as noites de lua cheia, mais  essas alternâncias de estaçã0 ou ainda 
     ─ ...Se tem luar no céu ....♪...♪...Retira o véu e faz chover...♪...Sobre o nosso amor...♪... Chuva de prata...♪... Que cai sem parar...♪...Quase me mata de tanto esperar¹...  
      E...Eles &Elas vieram! ...  Enfim, uma considerável % de juiz-de-foranos(as) está radiante...  Seu Sabiá e toda sua orquestra sinfônica executou seu recital perfeito de pré-primavera! Até os galos da vizinhança capricharam na cantoria quando o dia estava amanhecendo... 
     O dia rolou e o céu é passou de azul pra cinza-brilhante... Neblinou e depois azulou geral... Esquentou  um pouco e, Dona Pardaloca fez uma visita vespertina...  Eu estou  radiante com esta linda tardinha  de primainveranico... 
     Mas há uma outra % também não menos considerável   de juiz-de-foranos(as) que não está... Apertada e espremida na vida   e, no comboio  coletivo do busão do  nosso cotidiano diário  e cansada do trampo de mais de 14 horas sem parar se pergunta 
     ─ Por que é primainvericano???  Ou quem é... Ou que é a Prima in Veranico? 
     ─ Aê, Dona... Foi mal!... Desculpa, aê... Brigado pelo papo reto que a tiah deu ontem... Aê... Eu olhei o ceuuuh!  Tava 10, véio!!! A dona me lembrou, aê...  Minha fessora da 1ª série... Quer dizer 2º ano*² ... Sei lá... Me lembrou a Tia Emília.. Quando eu chegava, na escola, chateado com as paradas erradas do meu pai, ela me mandava olhar o céu.. Sempre o ceuh! Pra lembrar  das promessas que Deus tinha pra minha vida!... Aê... Quando eu olhei pro céu todo enluarado, a mina do meu lado tocou aquela canção gospel, de consolo e de aviso, que a Sra. cantou um pedacin pra mim.. Aí eu olhei o céu de novo... Eh... Tava 100, véio... Enluarado e estrelado... Só não  fiquei contando as bênçãos que Deus tem  pra mim,na noite inteira, porque eu tinha que dormir pra trampar mais ainda... Aê... Agora vai ter mais 2 bocas lá em ksa...
     ─ Falando nisso, caro amigo da bela idade, como  é que tá a barriguinha e o fiotinho? 
     ─ Fiotinhah! A gente já sabe que vai ser minina...  Aê... Já tem mor briga por causa de padrinho e de nome... Todo mundo quer Neymara... Né... Por nada não, mas eu prefiro Gabriela, em homenagem ao vovô... Mas amanhã eu te explico... Tô olhando o ceuh, de novo hoje e .... ...
    ─ Peraí vai me deixar assim no vento? 
    ─ Nãum! Vem cantar comigoh!......Olho  o céu...♪...Que infinito azul... ...O homem não conhece os seus limites... ♪... Mas o Senhor pode abrangê-lo ...♪... Com um só relance do seu olhar...♪...Laralálá... Laralalaiá... Lêralá... Láralá láááá... ......Olho para o sol.....Quando despontando vem...... Com sua luz aquecendo o dia ... Mas o seu brilho ......Não  tem o fulgor da Glória...... Do Meu Senhor......Olho as estrelas...♪... Que incontáveis são!...♪... Assim também o Senhoooor...... Tem bênçãos... ♪... Para ofertar......Àqueles que o fé o buscam ...♪...Laralálá... Laralalaiá... Lêralá... Láralá láááá... ......♪²


“♪POR QUE É PRIMAINVERANICO???” 
*(Ou serah Quem ou que é a Prima in Veranico?!III ) 

     Aí... Então...  Veio agosto... E, na segunda quinzena ...  Eles & Elas vieram... Os pássaros canoros de toda esta  região e, as noites de lua cheia, mais  essas alternâncias de estação ou ainda ... Ou seja, ELA também veio!!! 
    Quem?! A primainveranico!!! Enfim, uma considerável % de juiz-de-foranos (as) está radiante...     Pelo menos aqui, nesta vertente norte desta cidade do vale do Paraibuna, mais propriamente, in Branca Mascarenhas, in Monte Castelo**  
    ─ Peraí... Do que a nobre Cronista e Profª Aposentada, tá falando? Pelo que eu saiba, tamos no fim de inverno ou, mais propriamente, no veranico de fim de agosto! 
    Caríssimos(a) e Atentíssimos(as) Outros(as) Leitores(as) Vizinhos(as):  
    Já olharam o céu hoje? Tá lindôôô! Céu de brigadeiro! Azul-brilhante total – do safira ao turquesa, é só festa e cantoria! 
    Seu Sabiá cantou ,com toda sua corte canora a saber: pardais, bem-te-vis, canarinhos, cambaxirras,  coleirinhos,  Ana Clara, Seu Américo, Juliana, Suely, Daniel, Ex-Belo Adormecido, Bebel e etc. ... E etc. 
    ─ Me que é? 
    Então... Sabiá cantou, trinou e assoviou  com seu grande coral.... E Bebel, sua dileta apreciadora cantou repertório gospel e canções específicas deste mix de estação e continua cantando agora... Escuta!...
    ─ ...... A todo mundo eu dou psiu... Psssiu...pssiu... psssiuu...♪.... Perguntando por meu bem...♪...Psssiu... psssiu... psssiu  ... Tendo um coração vazio... Psssiu ...♪... Vivo assim a dar psiu...♪... Psssiuu...Sabiá vem cá também...♪... Tu que andas pelo mundo... Sabiáááh....♪...Tu que tanto já voou... Sabiáááh...♪...Tu que cantas passarinho... Sabiááááh...♪... Alivia minha dor...Sabiáááh...♪...Tem pena d'eu...Sabiáááh...♪... Diz por favor...Sabiáááh...♪... Tu que tanto anda no mundo...♪... Onde anda o meu amôôôr...Sabiáááh, ôôôiii....♪³ ... 
    E então, vc. já olhou o ceuh, hoje? Já ouviu os pássaros e os seus vizinhos cantando? 
    ─ Aê... Tiah! Eu jah! Depois que a senhora me  deu moral de olhar sempre o céu, geral tô olhando!! E cantando também... Hoje cantei, enquanto a chapa esquentava... Sabe o q?  KKKKKKK!... Aê... Meu bonde até estranhou... Mandei uma sertaneja antiga... Aê... Tinha um sinhozinho, na porta de um prédio, ouvindo um som, no celular... Manêro, pô! ...Meu vô Gabriel curtia um monte este som...♪...  A...  Majestade... O Sabiááááh! 
   ─ Manêro, véio... Falando em vô Gabriel, como vai a fiotinha? 
   ─ É Gabrielah!... Ganhei a parada do nome... E vô ser padrinho... Pra falar verdade, acho  que vô ser pai de criação também!  A prima in veranico tá dando pinta que vai deixar a criança, aqui... Tem problema, não... Qualquer coisa, eu olho o céu... Né, Donah? 
  ─ Eeeeh!
  ─ Então!... Vem cantar comigoh!......Olho  o céu...♪...Que infinito azul... ...O homem não conhece os seus limites... ♪... Mas o Senhor pode abrangê-lo ...♪... Com um só relance do seu olhar...♪...Laralálá... Laralalaiá... Lêralá... Láralá láááá... ......Olho para o sol.....Quando despontando vem...... Com sua luz aquecendo o dia ... Mas o seu brilho ......Não  tem o fulgor da Glória...... Do Meu Senhor......Olho as estrelas...♪... Que incontáveis são!...♪... Assim também o Senhoooor...... Tem bênçãos... ♪... Para ofertar......Àqueles que o fé o buscam ...♪...Laralálá... Laralalaiá... Lêralá... Láralá láááá... ......♪² 
  ─ Não falei que essa coisa de primainveranico ia acabar em cantoria e filosofia? Essah donah aí é doidah! ***... E esse rapazinho também, né?

*- ver crônicas com nomes similares, no mesmo blog;
** - Referência a logradouros da cidade de Juiz de fora, na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais/Brasil;
*** - Referência a poema e livro  de Adélia Prado, poetisa mineira;
*¹ Referência a bordão dos Cassetas & Planetas, da Rede Globo;
*² - Referência à nova organização em anos, do Ensino Fundamental  das escolas e estaduais e municipais públicas  da cidade  de Juiz de Fora e do estado de Minas Gerais;
- Teennager –  expressão idiomática  da língua inglesa que equivale a adolescente; tchurma e bonde –  mesma coisa que  patota, roda de colegas, turma e etc.;  
¹ - Versos da canção “Chuva de Prata”,  de Wilson e Ronaldo Bastos, na voz de Gal Costa, cantora e intérprete da MPB;
² - Versos da canção gospel  Olho o mar ,o céu, o sol e as estrelas” do Bispo Eduardo Cardozo;
³ -  Referência à canção sertaneja “Sabiá” de Luís Gonzaga – O Rei do Baião (1912/1989), na interpretação de Zé Ramalho e Geraldo Azevedo, cantores e compositores brasileiros e, Elba Ramalho, cantora e interprete brasileira;
4 - Referência à canção sertaneja “A Majestade – O sabiá , da cantora e compositora  brasileiro Roberta Miranda, na interpretação dela e Jair Rodrigues, cantor e compositor brasileiro;
Izabel Cristina Dutra, escrito em JF/MG, entre os dias 21 e 26 de agosto de 2013.









Nenhum comentário:

Postar um comentário