quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Resumão do novelão...




Então... Agosto chegou  e já tá indo e a 1ª quinzena também , num  pé de  ventuh!...E  é 5ª feiraaah! Dia da nossa feirah! De manhã, eu fui lá... Tava muito geladuh!.... De tarde, dormi... À noitinha, fui lá fora e  olhei pro céu... Sempre o ceuh...  Tava cinza quase lilás.. E o ventinhuh  soprava sem parar.E isso me deu saudades e  vontade de fazer o...
Resumão da quinzena VI 

( ou do Novelão do dia-a-dia do nosso cotidiano diário... Ou ainda no pé do ventinho gelado de agosto...)*
       Então... Agosto chegou  chegando e já vai indo... E a 1ª quinzena também, num pé de vento frrriiiuh... E no 15º Dia do 8º mês do 2013º Ano da Graça Celestial,  é 5ª feiraaah! Dia da nossa feirah, aqui na vertente norte desta cidade do Vale do Paraibuna. Mais propriamente, aqui in Monte Castelo, in Jotaefe/Emegê!*²De manhã, eu fui lá...Tava tudo muito geladuh... 
      ─ Ah há! Não era V.S.ª  que andou cantando a semana toda, pra antecipar a primaverah?! Não conseguiu,  né? 
     Pois é... Tava tudo geladuh e tudo bem fresquinho, com preços mais fresquinhos ainda! Tudo na promoção e da hora!
    ─ Foi  fazer a xepa, Dona Cronistah?
   ─ Não! Fui  na hora certa  pra comprar aquelas bandejinhas de legumes e hortaliças picadinhos, no capricho, mais as frutinhas  nossas de cada diah!
   ─ Vida de aposentada é boa,né?  Pode ir na feira na hora que quiser, né?   
    Prezados(as) Outros (as) Leitores(as): 
    Eu fui na feira e, comprei aqueles legumes picadinhos de sempre.Aí os retirei das bandejas de isopor, que quebrei e separei no lixo reciclável. Depois  os escaldei e os acondicionei nos potinhos, na geladeira, pra semana inteira.... Depois, à tarde,  dormi ouvindo música clássica, debaixo de um cobertor bem quentinhuh!
   ─ Huuum! Aproveitando a vida de  professora aposentada, né? 
    Então... Pois é... À noitinha,  fui lá fora, no quintal e, olhei pro céu... Sempre o ceuh!...  Tava cinza quase lilás que nem a pontinha dos meus dedos... Aí, eu criei coragem e fiz um pela-égua*³  bem quente pro jantar e, telefonei pra filinha,  que tava demorando chegar da faculdade.... E o ventinhuh  chuventinhuh soprava sem parar e tava mais geladuh  ainda!      E isso me deu saudades ... E aí me deu  vontade de fazer o resumão da quinzena  ( ou do novelão do dia-a-dia do nosso cotidiano diário...)*¹
   ─ Hum? Mé que é?  O que tem a ver pé de vento friô e chuvosô, legumes escaldados, música clássica, céu  e ponta de  dedos cinzas quase li-la-ses, mais o tal de  pela-égua*³,  mais sua filhinha mais saudades e, novelah?!  Explique, Sra. DonaEscritora!
   Caríssimos(as) Prezados (as) e espero que  Aquecidos(as) Leitores(as): 
   A criatura questionadora e questionável acima é mesmo uma Sr.ª Nem Tanto. Não sei se a mesma senhora de sempre, mas  é nem tanto com certeza... Vê lá se cenas, trilhas e argumentos de novelas têm explicação?!  Mesmo sendo novela do nosso dia-a-dia cotidiano diário... 
    Aliás, principalmente estas... Quem sabe o que vai sentir a mocinha, quando o vento gelado  sopra e, o céu está cinza-lilás, como a pontas dos  dedos? Quem sabe que música vai tocar e que comida vai preparar quando ela tem saudades agostinas, enquanto espera o fruto de um amor desatinado mas que enfim em algo frutificou?... 
   Quer saber... A  campainha tocou... Deve ser a filinha , chegando da faculdade, que não tá conseguindo achar a chave na bolsa. Vou lá e ...
    ─ Hei... Já vai deixar tudo assim no ar... Sem explicação?... 
     Então... Caros (as)  Outros Leitores(as) e Espectadores(as): Era mesmo a filinha... Geladinha, lilasinha e cansadinha! Agora vou botar o pela-égua pra esquentar e, depois vamos jantar as duas... Bem quer dizer, os três...  
      Quais três? Vc. só saberá amanhã... No próximo capítulo... Fuuih!

*-  Referência a crônicas, com o mesmo título, no mesmo blog; 
*¹ -Referência a bordão de personagens do Casseta e Planeta, programa da TV Globo; 
*² - Referência a logradouro e bairro da cidade de Juiz de fora, Minas Gerais; 
*³ - pela-égua:  prato típico da culinária mineira – sopa de fubá com bastante alho,couve e, pedaços de carne, a ser degustado bem quente.
                                                    Izabel Cristina Dutra, escrito em JF/MG, no dia 15/08/2013.



     Então... Agosto chegou   e já tá indo!A  1ª quinzena lá se foi , num  pé vento  friuh e chuventinhuh! E  é 6ª feiraaah!  Eu passei a semana cantando pra antecipar a primaverah...  Mas hoje tá muito geladuh!....   E o céu... Sempre o ceuh...  Tá cinza-  brilhante...E isso me deu saudades e  vontade de fazer o...
Resumão da quinzena VII 

( Ou do novelão do dia-a-dia do nosso cotidiano diário... Ou ainda , sob o ceuh cinza-brilhante de agosto)*

        Então... Agosto chegou  e já tá indo... A 1ª quinzena lá se foi, num pé de vento frio e chuventinho... E  hoje,no 16º Dia do 8º mês do 2013º Ano da Graça Celestial, ainda está gelado... E  o céu... Sempre o ceuh!... Ele está cinza-brilhante... 
       ─ Hei! Sr.ª Dona Professora Aposentada, V. S.ª está abusando do neologismo... Tah inventando demais... 
       Então, Caros(as) Leitores(as): 
      Hoje de manhã, ainda estava ventando demais e bem gelado!  Bem que eu cantei muito, dias atrás, para antecipar a primavera... Mas, sabe... Afinal, a natureza tem que executar seus ciclos... E aí tava muito gelado e, eu levantei tarde, com um pouco de preguiça... 
     Pensei em ficar deitada, mas eu sempre ...♪... penso na vida pra levar...♪¹ E tem mais Dona Pardaloca veio aqui hoje, a-com-pa-nha-da de um belo macho!... Quer dizer ,de um belo Sr. Pardal ... Hum... Será o digníssimo da primavera passada ou ... Sei lá!... Só sei que ela e ele estavam se empaturrando de migalhas de pão, que a filhinha  deixou, sobre a mesa no café da manhã...
     ─ Vossa Mercê vai ficar enrolando aê? Ou vai atalhar e explicar o que é um céu cinza-brilhante, hein?  
     ─ Ô!... Pessoal!... Cês não poderiam calar a boquinha dessa Sr.ª Nem Tanto pra mim? 
      Essa divina criatura ou nem olhou pro céu hoje ou, é tão nem tanto que, não consegue enxergar o brilho do sol, refletindo através dessas nuvens belamente cinzas e nubladas... Aliás, prateadas, né?! Só pra  não dá motivos de  mais reclamações...  
    Aliás... Elas estavam muito lindas ontem... Estavam cinzas-lilases que nem os cabelos da referida digníssima Sr.ª e, as pontas dos meus dedos e o rosto da filinha, que chegou hipergelada, da faculdade!...
    ─  Ô!... Pessoal!... Dava para vcs. fazerem o favor de fazer essa Dona Cronista parar de enrolar e ir direto ao  tal do resumão da quinzena ou, do tal novelão?  
    Então... Pois é... Então... Agosto chegou  e já tá indo... A 1ª quinzena lá se foi, num pé de vento frio e chuventinho... E  hoje,no 16º Dia do 8º mês do 2013º Ano da Graça Celestial, ainda está gelado... E  o céu... Sempre o ceuh!... Ele está cinza-brilhante... O vento me trouxe saudades e   o céu agostino com suas nuvens cinzas-lilases, também... Então... Cantei  Vento do litoral♪¹!, aqui mesmo entre estas montanhas... E aí me deu mais saudades... E aí eu tentei antecipar o ciclo da natureza e trazer a Primavera Anticipada!♪¹ Mas aí me deu mais saudades ainda e...  
    ─ Saudades de quem ou de quêê?! 
     Caros(as) Outros(as) Leitores(as) e Espectadores(as), saudades de mocinha de novela não se explica. Ou se entende pela trilha sonora ou, pelo olhar da criatura saudosa. Mas como se trata  do novelão do dia-a-dia do nosso cotidiano diário... Vou aos finalmentes, porque também  tô com pressa de despachar algumas coisas... Ou pessoas, né?! 
     Pois é ... Quando sopra o ventinho geladinho de agosto e o céu fica cinza-lilás, dá saudades de um amor que começou, depois desatinou e, finalmente expirou num outro agosto também... Mas, antes  numa certa  primavera seguinte, o amor frutificou... E aí quando aquelas saudades doem no coração  e, pra curar só mesmo antecipando primaveras... 21 primaveras, exatamente... Pois o tempo passou e Deus renovou o coração da moça  e, a filinha já tá na faculdade... Capisce?  
     Falando nisso... Eu tenho que almoçar já, pois depois do almoço, tenho que ir ao  centro desta cidade-vale, tentar terminar um certo ciclo de papéis para exames – destes que a gente pega num lugar, carimba num outro e vai ter que ir marcar no outro ainda...
    ─ Hei!.. Hei!... Não vai dar um final adequado a este capítulo, não?! Vai ficar tudo assim no ar?! Hei!... 
    Queridíssimos (as) Pacientes Outros(as) Leitores (as) Agora eu fuiihhh! Mas eu vol-tah-rehei..! Enquanto isso vai ouvindo  Clannad& Bono em  "In a Lifetime"!... ♪²...Hum humhuuum...
Então... Agosto chegou   e já tá indo!A  1ª quinzena lá se foi , num  pé vento  friuh e chuventinhuh! E  é 6ª feiraaah!  Eu passei a semana cantando pra antecipar a primaverah...  Mas hoje tá muito geladuh!....   E o céu... Sempre o ceuh...  Tá cinza-  brilhante...E isso me deu saudades e  vontade de fazer o...
Resumão da quinzena VIII 

( Ou do novelão do dia-a-dia do nosso cotidiano diário... Ou ainda , sob o ceuh cinza- lilás-brilhante de agosto,com manchas azuis, mas só no centro da cidade)*


      Então... Agosto chegou   e já tá indo!A  1ª quinzena lá se foi , num  pé vento  friuh e chuventinhuh! E  é 6ª feiraaah!  Eu passei a semana cantando pra antecipar a primaverah...  Mas hoje tá muito geladuh!....   E o céu... Sempre o ceuh...  Tava cinza- brilhante... Mas afinal  o ciclo da natureza há que se fazer... E isso me deu saudades e  vontade de fazer o resumão da quinzena ou, do novelão do nosso cotidiano diário*...             Ontem, o céu  estava cinza-lilás que nem as pontas dos meus dedos, o rosto da filinha  e os cabelos de uma certa senhora, que vivem me interrompendo e dando pitaco na minha produção artística... 
     Aí...De manhã, o ventinhuh continuava geladuh! De tanto a divina criatura insistir, comecei a fazer o resumão. Mas não deu um tempo de  acabar, pois eu tive que ir ao Centro, marcar uns exames e fechar um tal ciclo burocrático de papéis... E fuih!  
     E... Láá... O céu tava cinza-brilhante com manchas azuis!...  Fuih e voltei, num pé só como dizia minha vó!
     Na volta,  já em casa, tive que voltar á rua, pois me esqueci dar uma recarga de créditos no meu cel. E fuih  lá no no Pague-Aqui do bairro da vertente norte desta cidade-vale, mais propriamente in Monte Castelo in Jotaefe/Emegê. Lá  encontrei uns moleques – o Mais Velho e o Mais Moço... 
     Aí... Sai em defesa do Moleque Mais Novo, que usava  o  boné errado mas certo: com a aba pra trás e, no alto do cocoruto da cabeça..Aí batemos um papo-cabeça sobre funk, hip-hop, raízes e black-soul!... Aí recomendei Gerson King Kombo e Wyclef Jean feat  Carlo Santana, ou vice e versa! 
     Aí... Voltando pra casa, fiz a janta... A filinha chegou do estágio e jantamos... Aí ela foi estudar e eu... 
     Eu  voltei aos seus braços, Caros(as) Compreensivos(as) Leitores(as)... E pra lhes homenagear, antes fui olhar o céu! Sempre o ceuh!... E o ceuh está engraçadamente cinza-lilás-brilhante! Não sei se sinal certo de quem sabe talvez... De uma primavera anticipadah?...♪ ¹Ou de um sábado agostino, com um ventinhuh geladinhuh de litoral...¹, entre montes e montanhas, trazendo saudades de montão!... 
    Bom... Se vai haver antecipações ou continuações, isto quem pode dizer é a bela moça do tempo*²... 
      ─ Falando nisso ou nela... Ô... Seu diretor... Hei! Coordenador da ilha de edição... Não dava pro Sr. arranjar um cadeirinha pra pobre e bela moça sentar um pouquinho, não?! A pobrezinha tem que dar todos os boletins metereológicos,  em pé, com aqueles lindos sapatos de saltinhos altos e fininhos!...Coitadinhah! ... E não dá pra arranjar uma musiquinha bonitinha, não?!... A pobrezinha tem que dar notícias de cataclismas e reviravoltas climáticas em pé e, a seco... Sem nenhuma trilha sonora... Assim ela vai chegar em casa estressada e o maridão vai reclamar...  
    Caríssimos(as) Pacientes Leitores(as) Seguidores(as)... ou Não!  A distinta criatura aí cima, da qual já lhes falei, é abusada! Além de dar pitacos em minhas crônicas e, ficar me interrompendo a toda hora, agora quer mudar o formato dos telejornais locais ou nacionais!... Isto é  falta do que fazer ou de... Não vou nem concluir, pra não ser acusada de nada... 
    ─ Falando nisso... Que história é essa de Dona Pardaloca acom-pa-nha-da de um belo macho?! 
    ─ Macho dos ploceídeos, ou seja um pardal*¹... 
    ─ Huum... Com inveja, Dona Cronistah?... Passar o inverno desacompanhada não é nada bom, né? 
    ─ É... É mesmo! A Sra. que o diga,né? Né, Dona Totalmente Nem Tanto?!... 
    ─ Minina... Que bafão! Mas... E o tal Sr. Nem Tanto ,com quem a divina criatura foi dar um rolé ,nas Europas, no ano passado? 
    ─ Huuum... Mal botaram os pezinhos de volta em terras tupiniquins, o namoro acabou... Ela voltou ao seu casarão e à sua vultuosa pensão de viúva de alta patente e ,ele voltou às noras e aos netos dispendiosos... *³... 
   E aí... Então...Pois é... O ceuh tá simplesmente lindo,  nesta noite! Cinza-lilás-brilhante que nem  Poesia de fim de inverno, seja no litoral ou seja  nas montanhas...  Isto tudo pra que criaturas fiquem fofocando sob a vida afetiva de outras, né? 
   Quer saber... Quem quiser saber com o termina este resumão, que use a sua imaginação... Tô de boa!... 
   E vou bem terminar a noite, degustando um delicioso chá de cidreira e, ouvindo uns achados musicais dos anos 80 ... Da new-age music... Solaris!².... Fuuih! 


♪¹ - Versos da canção “ Cotidiano”, de Chico Buarque, “Vento do Litoral”, de Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, “Primavera Anticipada” de Laura Pausini ( mais informações ver crônica Quem canta seus males espanta, no mesmo blog.) ;
♪² - “In a Lifetime”, música interpretada por  Clannad e Bonno, que faz parte do musical Solaris, reunião de canções da “new-age music”, 1985.;
* - ver Crõnicas com o mesmo título;
*¹- O pardal é nome genérico dado aos pequenos pássaros da família Passeridae, género Passer e Petronia. Os pardais são aves cosmopolitas e adaptam-se bem a áreas urbanizadas e à convivência com os seres humanos;
*² - referência á repórter de boletins metereologicos dos telejornais brasileiros; 
*³ - Ver crônicas do ano anterior sob o título de O Retorno da Esfinge.
Izabel Cristina Dutra, produzido  em JF/MG, entre os dias 15 e 16 /o8/2013.
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário