segunda-feira, 11 de maio de 2015

Quem canta e etc., espanta! Quem escuta e etc.,entende...Quer dizer...Quase!...



Então... 2016... Maio... 11... E ou qualquer dia  de qualquer mês de 4714... Aqui in terrah brasilis e em jotaefe/emegê...


Quem canta, late, grita,dança e  imita, seus 
males espanta II*...

(E quem escuta e assiste, seus males entende...) 

      Então...Eh 2016, o ano totalmente do depois: depois daquilo que já passou e de tudo ainda teremos passar, depois deste maio e deste dia 11. Ou que haveremos de lamentar ou comemorar neste e em qualquer dia  de qualquer mês do  4714º Ano Chinês, o Ano do Macaco de Fogo - não sei se por ser de matéria combustível e/ou se por ter tomado todas!!!... Kkkkkkkkk!... 
        Bão... Aqui in terrah brasilis e, mais propriamente em jotaefe/emegê, tamos cantando,  latindo, gritando, dançando e, imitando geral!!!... E  tamos escutando e assistindo também... Portanto nossos atuais  males estão mais que espantados e, muito mais ainda entendidos... 
       E sobre males de: juizforanos ( e/ou cariocas do brejo); mineiros da gema nascidos, criados, migrados e adaptados e ;brasileiros nas mesmas condições - o que tenho a declarar é....                                                                                                                                                                    ─ Ô Donah Cronista... Desenvolve aê!... 
      Então, Caros Leitores(as) Eleitores(as) Ou Não...
      Sobres os nossos males, o que tenho a declarar é que uns que são de nosso próprio cunho - ou seja, a gente arranjamos! Mas tem outros, que são arranjados por certos notórios moradores do Distrito Federal, mais propriamente Brasília, mais propriamente ainda os que atuam: in Alvorada Chez Presidente; Jaburu Palazzo Del Vice (...quer dizer... até hoje, neh?...; na ex-House of Cunhas e, agora of Waldirs ( ...quer dizer... até ontem, neh?...) e; uns outros aê, que atuam  na House of Renans...(...quer dizer...até não sei que dia, neh?...)  Capisci?!
          Mé que éééééééééééééééééééééé´?!!!
           Nadicah de nada nãuuum!!!
           Ah! Larga de ser bestah!!!... A Sra. tah se referindo ao  tal do processo de impeachment,  neh?!...
        Então... 11 do 5 do 2016, o ano totalmente do depois... Enquanto isso nós aqui, in jotaefe/emegê, mais propriamente in ruinha antiguinha da zona centro/sul, nós aqui canta,  late, grita, dança, imita e ,  até xinga, pra modo de espantar nosso males... E a gente também escutamos e assistimos pra modo de entender os nossos males, os alheios  também,  arranjados por não sei por quem!!!..                                                                                                        Parah!!! Para e explicah!... Quem é nós?! E quem é a gente?!                                     
     ...Nós e a gente, uai!!!... O passaredo local...  Os miquinhos locais...Ed + que de +   & Ed + que de+  locais...Adolescentes atrasadinhos locais... Cães/cadelas seletivos/as (ou não...) locais... Senhores e senhorinhas aposentadas locais... Empresários, prestadores de serviços e , caixas do comércio locais... População de rua local... Etc.+etc.+etc. e + etc.s locais...
       Então.... Inteh!... Que tá  na hora de aviar o almoço pra mim e a filinha totalmente ocupado com o TCC... Ou  serah TFC?... Sei lá... Ah... É um certo  dever  de casa final, para ela  poder se graduar em Arquitetura... Capisci?!... Tchauh!!!

Izabel Cristina Dutra, produzido em JF/MG, em 11/05/2016.

P.S¹: Hei...  Hoje, Vossa Senhoria não vai explicar as referências?...
P.S²: Nãããuuuummm!!!


Então...  Eh maio e, o outono já  veio mesmuh!! E, No 14º  dia do 5º mês do 2015º Ano da Graça Celestial ( ou da Desgraça total e/ou de coisa  nenhuma , caso vc. não creia  em nada...) alguém canta,  late, grita , dança,  e a gente escuta e/ou  assiste, pois na  Avenida do Barão, na Zona Centro-sul* e, adjacências...

 Quem canta, late, grita,dança e  imita, seus males espanta I*... 

(E/Ou... Quem   e/ou  apenas escuta e assiste, seus males entende!....)

      Então...  Eh maio e, o outono já  veio mesmuh!! E No 13º  dia do 5º mês do 2015º Ano da Graça Celestial ( ou da Desgraça total e/ou de coisa  nenhuma , caso vc. não creia  em nada), aki, in Jotaefe/emegê, mais propriamente in Avenida do Barão in Zona Centro-Sul e adjacências,  alguém canta hinos oficiais e músicas do cancioneiro popular em versão de cunho próprio e, às vezes fora da data oficial para homenagens e/ou advertências!  
      E mais, alguém late de maneira totalmente seletiva, ou seja: não late pra qualquer um, nem a qualquer hora e, agora nem de qualquer maneira. E mais, alguém grita  pra botar a casa em ordem e, fazer a tropa dar o seu melhor!...  E mais alguém dança no meio da rua ou do jardim, só pra fingir que não tah nem aí... 
     ─ Ah! Tchah!!! E daí?!!!! 
    Daí que  a gente  constata, imita e faz  a mesma coisa ou simplesmente escuta e/ou  assiste, pois os que cantam, latem, gritam e dançam , seus males espantam e,  os que só   escutam e/ou  assistem, seus males entendem... Capisci? 
     ─ Nãuuum! Não capisco nada!!!! Ex-pli-cah!!! 
    Pois então... Neste maio que jah tah quase na metade,  o Sr.Outono jah chegou com canções temperamentais  de meia-estação e mais a famosa dancinha das estações  enxeridas, a saber:  o Tio Inveranico com seus passinhos mequetrefes, a Prima e o Verão como sempre assanhadinhos na TV e, vai por aí*!!!! 
     ─Huuum!... E daí?  
     Daí que ainda em aquela parada das chuvinhas, chuviscos, chuvicas, chuvonas, chuvada, chuvarada... Neh, Maju?!*¹...  
     ─Huuum!... E daí?  
    Daí  que  a gente fica inseguro(a) se leva  uma sombrinha, ou um sombreiro... 
    ─Huuum!... E daí? Que se a gente errar, a gente dança... E, pra dançar tem que ter música... 
    ─Huuum!... E daí? 
    Daí que  pinta esse povo que canta tudo em versão de próprio cunho, a saber : Ed + que de +   & Ed + que de+ , ou Irmã Mais Nova e Irmã mais Novo e, etc., que além de cantar, também dançam, também gritam e, às vezes latem;  Juninho, o cão seletivo, que agora além de não latir pra qualquer um e nem a qualquer hora, não late  mais da mesma maneira... 
     ─ Me que ééé?... 
     Eh...Eh e + eh! ... Parece que cantar o Hino Nacional em versão de próprio cunho* é um maneira eficaz de impor respeito a outra espécie, pois Juninho agora late assim: 
    ─Au! Au...Auuuh! 
    ─Huuum!... E daí? 
   Daí ele  sai correndo da janela direto, pra sua caminha... Principalmente, quando Irmã Mais  Velha de Todos e Tudo está passando a tropa em revista: 
     ─ Cadê a sua blusa de uniforme? !!! Vai pra aula com esse cabelo horroroso?!  Cala  boca e come porque nós já estamos atrasados...  
    É ossuh! Mas nada que impeça que Irmão Caçulinha sair correndo na frente e,  ficar dançandinho na varanda!  Imitando um certo cidadão da população de rua local, que fica dançando, bem na entrada de um certo supermercado 24 horas local!!! Jah lhes falei deles?      Bão... Nada disso comove e/ou  faz latir o calmíssimo Tufão, o  cão são-bernardo, que mora no quintal  da Mangueira e da Ameixeira resistentes e  adjacentes... Mas, deixa em estado latindíssimo a Kxorrinha, da qual nem eu nem ninguém sabe o nome... 
     Eh! Parece que latir pra ela em versão original e/ou de cunho próprio não deu certo!!!Ela latiu, uivou e ganiu horas a fio, pra todo o mundo e, de todo o jeito!!! Eu acho que as Donas dela, cujos  nomes   ignoramos também, já que não falam conosco, estão viajando!!! 
     ─ Ah! Tchah!!! E daí?!!!! 
     Daí que eu de tanto escutar e/ou  assistir tanta gente/ bichos cantando, latindo, dançando e gritando em versão oficial ou não,  resolvi  parar de escutar e/ou assitir e me pus a  imitar e, saí cantando,  latindo, dançando, girtando,  uivando:  
  ─ ♪...Am I wrong?... Am I wrong for thinking out the box…From where I stay?Am I wrong for saying that I choose another way?Ieh! Ieh!Uhuh!!...♪³... 
  ─ Me que ééé?...
  ─ Eh... Eh e + eh... Foi assim que  eu acabei com essa   bagaça de ficar vendo males alheios  espantados e, de ficar tentando entender os meus… Capisci?   
   ─ Nãuuum! Não capisco nada!!!! Ex-pli-cah!!! 
   ─ Ex-pli-ca-reih!!! 
   Mas não agora porque daqui vou ter que aviar a janta… Um caldinho de inhame à calabresa… 
      ─ Obaaah!!! ... Mas eu voltuh...
 Então...  Eh maio e, o outono já  veio mesmuh!! E No 11º  dia do 5º mês do 2015º Ano da Graça Celestial ( ou da Desgraça total e/ou de coisa  nenhuma , caso vc. não creia  em nada...) alguém canta e eu escuto.... E...Na Avenida o Barão*...
 Quem canta,  seus males espanta*...
 (E/Ou... Quem escuta seus males entende!....)

      Então...  Eh maio e, o Sr. Outono já  veio mesmuh!!  Disposto a ganhar o concurso de dancinhas das estações in terrah brasilis, a saber: o Tio Inverno querendo aparecer em data erradah; a Prima in Veranico que tah se fazendo de quieta;  a Prima Verão*¹ que não sai da telinha de jeito nenhum;  e, o Primo  Verão de fato... Bão...  Esse já se foi faz é tempo!!!
       E no 11º  dia do 5º mês do 2015º Ano da Graça Celestial ( ou da desgraça total e/ou de nenhuma , caso vc. não creia  em nada...), em pleno dia de vitória completa do Sr. Outono, alguém canta e eu escuto: 
      ─  ♪...Mamãe... Mamãe... Tu és a razão dos meus dias!...♪¹... 
      ─ Heeiiih! Heiiiiiih!!! Dia das Mães foi ontem!...
      ─  Eu sei!!! Mas!!!!...  
     Então, Caríssimos(as) Leitores(as):
      No 11º  dia do 5º mês do 2015º Ano da Graça Celestial, tem uma alma perdida cantando pra mamãe!... Vai ver que ele e/ou ela  não conseguiu chegar de homenagear a tempo a progenitora... E tah tentando recuperar o momento perdido... Enquanto issuh eu escuto e, entendo porque isso  jah aconteceu comigo!!! 
      Bão... Então... É 2ª feira pós-Dia das Mães!!! Euzinha aqui lah vou indo Avenida do Barão* abaixo, às 8 da manhã... 
      ─ Batendo perninhas ou, seguindo instruções do seu Educador Físico, lah do Hiperdia*, Dona Profª Aposentadah?!  
      ─ As 3 coisas a saber: batendo perninhas porque as minhas ainda estão funcionando meio lá meio cá mas estão; seguindo sugestão de meu Ed. Físico, fazendo caminhada leve no início do dia e;  indo à UBS*, referência dessa  Zona Centro-Sul dessa cidade do Vale do Paraibuna para tratar  assuntos como consultas em espera, cartão de vacinas e....
      ─ Falando nisso a Nobre Senhora aê da Terceira Idade aê já tomou  a vacina contra todas as influenzas aê?!... 
      ─ Jah!!!... 
      Aêêê!!... Eh maio! Outono já  veio, apesar das dancinhas loucas da estações meios loucas in terrah brasilis... Com direito a chuva, chuvinha, chuvisco, chuvarada... e outras modalidades de água que cai do céu, mas não dá para recuperar mananciais de Sampa e adjacências... Neh, Maria Julia?!*¹... Neh, outras belas moças do tempo de que não me lembro o nome, agora?!*¹  
     Pois eeeh!... Nessa 2ª feira de manhã chuvosa, nesse mês de maio, em pleno outono , lá ia eu pela  Avenida do Barão* e, eu jah tinha ouvido a homenagem tardia à certa mãe moradora de um desses apês daqueles edifícios – os barões empedernidos dos quais já lhes falei* – quando   no cruzamento com a  Rua do Dr. Romualdo* e , eu ia atravessar e, o sinal fechou e, então alguém também cantou e, eu escutei também ...
      ─ ...♪... Ô morenah  do mar... Eu disse que ia voltar...♪... Ôôô... Morenah do mar...♪.... Ah eu disse que ia voltar... Volteeei!...♪²...
      ─ Mé que ééééé?... 
      ─ Eh!!! Eeeeh! E + eh!!!... Mas não eu vou explicar agorah nãum!... 
      Porque agora eu tenho  que atender um telefonema aqui e, depois  aviar o lanche e depois o jantar da filinha e da coleguinha, que estão lah na sala, completamente  compenetradas no P.A*² do semestre!!! ... Eu vou mas eu voltoh!!!


Então...  Eh maio e, o outono já  veio mesmuh!! E No 12º  dia do 5º mês do 2015º Ano da Graça Celestial ( ou da Desgraça total e/ou de coisa  nenhuma , caso vc. não creia  em nada...) alguém canta, dança e, eu escuto e assisto.... E...Na Avenida do Barão*...

Quem canta,  seus males espanta*...
(E/Ou... Quem escuta, seus males entende!...Principalmente, se for versão de cunho próprio...)

      Então...  Eh maio e, o outono já  veio mesmuh!! E No 12º  dia do 5º mês do 2015º Ano da Graça Celestial ( ou da Desgraça total e/ou de coisa  nenhuma , caso vc. não creia  em nada...) , a dancinha das estações  e/ou das meias-estações jah começou começando por um pas-de-deux*²  da Prima com o Verão... O que não agradou ao Tio Inveranico que em conluio com os Srs. Outono e Inverno, rasgou num forro pé de serra, na sanfona do vizinho... E...
      ─ E... E  pode parahr de enrolahrrr!... Porque  Nobre Cronista, ontem, deixou algo no ar, disse que ia voltar e não voltou!!!
     ─ Ah! Tchah!!! ...♪... Ô morena do mar!!!  Ah eu disse que ia voltar... Vooolteeei...♪² 
   ─ Ah!!! Tchah... Digo eu.... Porque o verso certo é.. ♪... Ah! Eu disse que ia chegar... Cheguei...♪²... E tem mais!... Morena até que V.Sª  é!... Mas do maaar?!... Não, neh?... Que ele fica a uns consideráveis kms daki, neh?!!!! 
      ─ Huuummm! Nem tanto, amores!!! ... 
      Caríssimos(as) Leitores(as): 
    Pra dizer a verdade, o mar fica em RJ,  logo aliiih, a dois palitos dakiiih!... Não sei nem como um desses  nossos mega-empresários de visão, do transporte coletivo dessa nossa cidade do Vale do Paraibuna, não pensou  ainda em  inaugurar  uma linha direta tipo JF/ Copa*... E/ou tipo  JF/ Leblon*... E/ou tipo JF/Barra*... De tão pertin que é!!!...
      ─ Ah! Tchah... Mas parah de enrolar e explicah que musiquinha foi aquela? 
      ─  Aaaah... 
      Então...  Ontem, no 11º  dia do 5º mês do 2015º Ano da Graça Celestial ( ou da Desgraça total e/ou de coisa  nenhuma , caso vc. não creia  em nada...),  alguém cantava  e, eu escutava  uma   homenagem tardia às mães, enquanto ia  descendo a Avenida do Barão*... 
      Ao chegar no cruzamento com a Rua do Dr. Romualdo, voilá*²:  
       ─ ♪...♪... Ô morena do mar!!!  Ah eu disse que ia voltar... Vooolteeei...♪¹  
      ─ Eh....♪.. Ah! Eu disse que ia chegar... Cheguei...♪²... 
      ─ Eu seeeiii! Mas sabe... Eu aprendi com a minha vizinhança a cantar tudo com versão de próprio cunho e...  
      ─  E... Parah de enrolar e explica... Quem cantou isssuh aí, na esquina do Doutor com o Barão?  
      ─ Aaah... Foi um cidadão da terceira idade, montado numa big*² de uma moto de não sei quantas cilindradas... 
    ─ Ahahhan!!! A Nobre Cronista aê então levou uma cantada dum veiinnho motoqueiroh?!       ─ Huuuum... 
      Discretos(as) Outros(as) Leitores(as): 
    Em primeiro lugar,  não era um veiinho motoqueiro – era um motoqueiro  ex-pe-rien-teh!!!! Em segundo lugar, eu não sei se ele tava me cantando ou, cantando para mim... 
    Bão...  É fato que eu era a única morena ex-pe-rien- teh naquele momento e, naquele cruzamento! 
      ─ Huuum!... E daí ?... Ele cantou a nobre dama morena aê e... E?!... 
      ─ E... E daí  nadah!!! ...
    Porque o sinal se  abriu e, ele se foi pela Avenida do Barão abaixo e, eu na hora devida atravessei e, segui o meu caminho rumo certo ao meu destino... Eu não sei se Vossas Mercedes lembram,  mas eu tava indo à UBS* Centro- Sul... Lembram?!... 
    ─ Hah!!!... Então é melhor retomar o tema sobre os novos cantores-mirins de sua nova vizinhança...  Aqueles que cantam hinos oficiais, em versão de cunho próprio... 
    ─ Boa idéiah!!! 
   Mas agora não!!! É que tenho que concluir umas tarefas domésticas... Mas depois eu volto... 
    ─...♪....Ah... Eu disse que ia voltaaar...♪²

Izabel Cristina Dutra, produzido em JG/MG, entre os dias 11 e 14/o5/2015.

♪¹- Versos da canção “Mamãe”, na interpretação de Angela Maria  (nome artístico  da cantora brasileira Abelim Maria da Cunha, Conceição de Macabu/RJ/1929), composição de David Nasser (jornalista e compositor brasileiro, Jaú/1917 e RJ/1980) e Herivelton Martins( intérprete e compositor brasileiro, Vila de Rodeio/1912 e RJ/1992); 
♪² - Versos da canção “Morena do Mar” de Dorival  Caymmi (cantor, compositor, violonista, ator e pintor brasileiro, Salvador/1914/ 2008);
♪³ - Versos da canção  “Am I wrong?”de Nico (Kahouly Nicolay  Sereba /Costa de Marfim  Vinz (Vincent Dery/ Gana) é um duo de cantores e compositores naturalizados noruegueses na cidade de Oslo. 
  * Referência a cronicas anteriores neste mesmo blog e; a  logradouros  e repartições públicas de JF/MG: Avenida do Barão do Rio Branco, Rua Dr. Romualdo/ Bairro São Mateus;Unidade Básica de Saúde Centro Sul; Hiperdia – centro de atendimento de hipertensos e diabéticos em convênio com Secretaria Estadual de Saúde  e  a  Fundação IMEPEN – Instituto Mineiro de Pesquisas em Nefrologia da UFJF( Universidade Federal de Juiz de Fora); bairros da orla marítima da cidade do Rio de Janeiro;
 *¹ - Referências  à Maria Júlia e a outras   repórteres de boletins meteorológicos de  outras crônicas do mesmo blog; a comercial de cerveja exibido, na  TV brasileira;
*² - P.A – Projeto Arquitetônico: projeto que alunos, do Curso  de Arquitetura do CES/JF,  têm que apresentar a cada semestre; pas-de-deux: em francêss, passo para dois - movimento de balé para o casal principal de bailarinos, protagonistas; voilá: em francês, eis; big, em inglês, grande.



Nenhum comentário:

Postar um comentário