sábado, 16 de maio de 2015

Nos Pirulitos...

Então... . 6ª  feirah!  7ª feirah!!!... Meio de mês... Mais precisamente 0  16º  dia do 5º mês do 2015º Ano da Graça Celestial (ou da  Querela das Estações)
...NO PIRULITO DE OUTONINVERNAL... OU SERAH... DE  INVERNOUTONAL?!..*² 

(Quer dizer... Como é duro ser outono abaixo da linha do Equador... Ou ainda... Travessuras de El Niño*, in Terrah brasilis no 5º mês...)    

       Então... . 6ª  feirah!  7ª feirah!!!... Meio de mês... Mais precisamente 0  16º  dia do 5º mês do 2015º Ano da Graça Celestial,ou  se Vossa Mercê preferir o  Ano da  Querela das Estações.. O que foi muito bem explicado por Maju*¹ e sua tchurma: as belas moças do tempo!!! 
     ─ Ah! Tchah! Então dsenvolv e dsenrolah, Sr.ª Donah Cronistah! 
      Então... Nesta 7ª feira (como quero eu...) ou neste שבת, shabāt(vulgo sábado,como querem  os judeus e linguistas dessa civilização judaica-cristã, em geral)... 
      Então... Neste sábado,  euzinha aqui fui parar no Pirulito*²!!!  
      ─Ahn?...
   ─ Ahn?... Digo eu....Cê não sabe onde fica o Pirulito*²,  um dos  mais novos marcos históricos  desta cidade-vale  de outros centros urbanos brasileiros?  Não sabe aonde G-5, G-10 e G-20 e até G-50,que  marcam encontro  lá pra não perder em vários  burburinhos urbanos dessah terrah brasilis?... Então... Me faz um favor, leiah outras crônicas deste mesmo blog e ,vc. vai entender... 
     E aí...7ª feirah!!!... Meio de mês... Mais precisamente 0  16º  dia do 5º mês do 2015º Ano... E...  Euzinha aqui,  apesar de todas as querelas abaixo da linha do Equador, fuih parar no Pirulito*² dessa cidade do Vale do Paraibuna e, lah tava instalado um debate entre seus frequentadores, dos mais ilustres ao mais anônimos e contumazes:
     ─ Mas que outono frio é esseh! Tem mais de uma década  que eu não via um mês de  maio assim... 
     Tirante os exageros, eles até que têm razão... Mas tirante  também  a vagabundagem contumaz desses povos e  dessas povas, vassourinhas de centro da cidade ( como dizia minha avó, com os olhos faiscando de indignação), até eles têm razão... 
     ─ Que Outono é esse que a gente não via e/ou sentia faz é tempo?!!! ... 
    Bão... Se eles fizessem   como eu e, uma considerável % porcentagem de brasileiros: ficassem em casa (quer dizer, tem dia, tem hora, tem clima...) e, lessem os periódicos municipais, na real e na virtual,e/ou assistissem   os  telejornais da Zona Mata – Jizdiforah e microrregião; e/ou  aos meu telejornais preferidos, que também falam de Errejotah, Beagá, Sampa, Floripah e etc., não precisariam ficar nesta tarde fria tentando entender o clima doidão deste planeta dito  azul chamado Terrah!!! 
     Por exemplo, hoje Maju*¹ e sua tchurma deixou tudo esclarecido: a culpa é de El Niño*...         ─ ..♪... Ah... Moleke... Lekeh... Leekeh...Leeekeeeh!...♪¹... ♪...   Ihhh... Eu tava no baileh... eh tokram akele souummm...♪² 
      ─ O quê é issuh que a Donah Profª Aposentadah  tah cantando aê?!!! 
   ─ Eu não tou cantando nadah!! Quem tah cantando são os Ed+ que de+ locais , mais propriamente Los Niños e Las Niñas* locais...Capisci*³?! 
      ─ Eu não tou capiscando niente!*³... Ex-pli-cah!!!  
    Ex-pli-ca-rei!..  Mas só  daqui a pouco porque tenho  agora teno que responder msg enviada lá de Curitibah...   É Filinha voando forah do ninho!!! Mas eu voltuh...

P.S: O(a) professor(a) na ruah!!! A greve continuah!!!
 ─ Mé que éééh?!!!

Izabel Cristina Dutra, escrito em JF/MG, em 16/05/2105.

*-El Niño: é um fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Pacífico além do normal e pela redução dos ventos alísios na região equatorial; La Niña: o fenômeno oposto ao El Niño, corresponde ao resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental ( ver Wikipédia livre);
*¹-Referência a Maria Júlia (TV Globo) e a outras repórteres de boletins meteológicos dos telejornais brasileiros; 
*² - Referência a crônicas sobre logradouros públicos de várias cidades brasileiras,e  relógio que informa hora e temperatura, no caso, este se localiza no Parque Halfeld, na cidade de Juiz de Fora/Minas Gerais; 
*³ - do italiano: capisci: entende?; niente: nada.
 Em tempo: ♪¹ e ♪²  - letras de funk, cujos autores eu nôo sei não. Vc, sabe?Então posta no face!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário