sábado, 2 de maio de 2015

EU&ELES&ELAS



Então...E aí?  Junho  jah  veio e jah vai indoh!!!  E  mais um  domingo pós-feriado  esvazia a cidade!  O outono  jah tah com o pé na estrada, com trilha sonora particular para todos os gostos! Inclusive  pra...

EU&...ELES&ELAS&...ELE&ELA* MUITO

 + QUE ED +!!!*
                             
(Ou será pra ME and YOU+ NÓIS  e/ou X NÓIS ?!!!)

     Então...e aí?  Junho  jah  veioh!!!  E jah vai indoh!!!  E  mais um  domingo pós-feriado  esvazia a cidade! Que pena!!! O que se foram, não sei pra onde, perderam essa belezura  de dia e de ceuh aê...

     
    ─ Mé que eheheh?...
    Bão...   O outono  jah tah com o pé na estrada, com trilha sonora particular para todos os gostos! Inda mais esta semana que Primo  Inveranico,  dando uma cortada daquelas no Tio Inverno e, anda andando   por aqui,  dançandinho de calça  de cowboy*¹, botinhas vermelhas  dos anos 60, camisa de machão  cafajeste dos ano 70 e penteado hardcore*¹ do fim dos  anos 90... 
   ─ Mé que eheheh?... 
   Eheheh....  Então, neste  domingo pós-feriado que  esvazia a cidade! 
   ─ Hei! Feriado foi semana atrasada!!! 
   ─ Tô falando do feriado municipal*² dessa cidade do Vale do Paraibuna e de todas as urbes, cujo padroeiro é o  Antonio, o casamenteiro*². 
   Então é feriado pra jiz-de-foranos , adjacentes e compatíveis... That’ ok?!!Inclusive  pra Euzinha aqui que tô aposentadah  mas não viajei por falta de $$$ e de ??? 
    ─ Mé que eheheh? 
   Pois é... Eu fiquei aqui subindo e descendo a Avenida do Barão*², curtindo o coração*² de Jotaefe , que nesses dias bate  fraquinho, fraquinho... 
  Então... É domingo pós- feriado pra  ELES&ELAS:  os que trabalham na máquina burocrática do governo, os que trabalham com comércio específico , tecnológico, de câmbio e valores e etc. e etc.  Menos pra  ELES&ELAS:  os que trabalham no setor  de comes e bebes, turismo e lazer e principalmente na nigth* .... 
   Então... É domingo pós- feriado pra ME and YOU e inclusive pra  ELE&ELA ...Os meus vizinhozinhos, o Irmão Mais Novo e a Irmã Mais Nova, que andam aprontando mil... Parece que não é nem feriado nem domingo pra papai! (nem pra mamãe!)... 
   Aí jah viu.. Sobra pra Irmãs Mais Velhas( as mocinhas da casa) tomar conta e  controlar o e a MUITO + QUE ED +  trancados em ap. confortável desta ruinha antiguinha deste bairro tradicional da Zona Centro Sul... É que  eles estão de castigo porque jogaram bolinha cor-de-rosa no quintal da vizinha (no caso, euzinha aqui que nem reclamei, só devolvi a bolinha) e, implicaram com a Kchorrinha da vizinha do 400 . Aquela Kxorrinha que  a Gente não sabia nem o nome, mas agora sabe que é  e se chama Junior!!! 
   ─ Mé que eheheh? 
   Eh e eh + eh!! Falando em kxorro e, em jr.... 
   EXTRAH! EXTRAH! EXTRAH:  Cronista em questão vai mudar status de relacionamento no face... 
   ─ Ahn? Finalmente apareceu o gajo que vai lhe tirar da solidão?!  
   Caríssimas(os) Outras(os) Leitoras(es): 
    ─ KKKKKKK! É brincadeirinhaaah... 
   Tô falando de meu relacionamento com Juninho, o cão seletivo do 3º andar! Acabamos de sair do status de vizinhos cordiais pra amigos íntimos!!! Pois, o referido kxorro, que sequer latia pra mim,  primeiro me olhou com aqueles seus lindos olhos castanhos, depois abanou o rabinho e a seguir, fez o inesperado: ele se aproximou de mim e, me cheirou os pés, dando uma olhadela canina tipo tah legal vc. venceu!!!
    Então...E aí?  Junho  jah  veio e jah vai indoh!!!  E  mais um  domingo pós-feriado  esvazia a cidade!  O outono  jah tah com o pé na estrada, com trilha sonora particular para todos os gostos! Inclusive  pra...EU&ELES&ELAS&...ELE&ELA* MUITO+ QUE ED +!!!*  (Ou será pra ME and YOU+ NÓIS  e/ou X NÓIS ?!!!)

PS. 1.:  A propósito, hoje tem Brasileirão e + muito + tem jogo da seleção brasileira na Copa América!!! Uhuhhuuuh!!! 
       ─ Mé que eheheh?! .
  PS.2: .. ...♪... Eu já estou com o pé nessa estrada...♪...Qualquer dia a gente se vê...♪...Sei que nada será como antes, amanhã...♪...Que notícias me dão dos amigos?...♪...Que notícias me dão de você?...♪¹
      ─ Mé que eheheh?

Izabel Cristina Dutra, escrito em JF/MG, entre os dias 13 e 14/06/2015.

*- Referência a crônicas publicadas neste mesmo blog;
*¹ - cowboy – vaqueiro em inglês e figura presente nas festas countrys no Brasil; hardcore: expressão inglesa para designar a extrema militância da arte punk, hiphop, emo  e thecno, principalmente na música no fim dos anos 90 e começo do séc.XXI;
*² - Referência a logradouros desta cidade e a Santo Antonio de Lisboa ou de Pádua( Fernando, 1195/1231) – doutor da igreja, da ordem franciscana, taumaturgo e orador, considerado o santo que possibilita a bêncão pra solteiros(as) se casarem e, festejado como  padroeiro de várias cidades no Brasil no dia 13 de junho;♪¹ - versos de "Nada será como antes" de Milton Nascimento, cantor e compositor brasileiro (RJ,1942) e Ronaldo Bastos, compostor brsileiro(Niterói, 1948) , ambos membros do Clube da Esquina, de BH/MG (ver wikipédia).











Então...E aí?  Maio jah começou e  mais um feriadão esvazia a cidade!  O outono  prossegue com trilha sonora particular para todos os gostos! Inclusive  pra...

EU&...ELE&ELAS&...ELE&ELA MUITO

 + QUE ED +!!!*¹ 
                             
(Ou será pra MIM, pra NÓS X ...?)

      ─ Mé que éééééé?
      Então...E aí?  Maio jah começou e no dia 1º ( que pra uns é do Trabalho e, para outros é do Trabalhador), mais um feriadão se instala e  esvazia essa cidade do Vale do Paraibuna!... Quer dizer esvazia em uns lugares vips* aê... E enche em outros lugares  vips*  ou não ou, nem tanto... 
      E nem  tô só  falando dos bairros dormitórios, dos residenciais chiques e/ou populares,   mas também  dos points históricos ( tipo Shoppings,  Museu do Mariano, Coração da Cidade, Pirulito dos Estudantes e/ou Itinerantes, Parque dos Artesãos e dos Aposentados*¹) e ainda, dos news points*... (Ah... Um monte de points* assim, que vc. pode conhecer na real e/ou na virtual... É só acessar o Google Maps*).  
      Pois é... Maio chegou e,  o outono  prossegue com trilha sonora particular para todos os gostos! Inclusive  pra...
      ─ Quer parar com essa lenga-lenga? A Sra. Dona Cronista não ia falar de si mesma ou dele, dela, deles e delas? 
      ─ Ah!!!... Sim... 
     Caríssimos(as) Outros(as) Pacientes Leitores(as) que entendem bem  que estou só contextualizando:  
      Então... Maio começou com um tal feriadão que esvazia umas partes de Jotaefe/Emegê, enche as outras e aí rola trilha sonora de outono pra todos os gostos. 
     Aqui, nessa Zona Centro-Sul, isso aí tudo depende da rua e/ou qual point, em que sua moradia está localizada. 
     Por exemplo, nós que moramos próximo à Avenida dos Barões*¹,  e que não viajamos,  jah sabíamos quantos e quais vizinhos curtirão seu feriadão e, sua trilha sonora bem longe daqui...      
     Pior é pra que mora na própria avenida, neste trecho sul... Se não tava abonado e, devidamente preparado pra viajar nem que fosse ali pra Paula Lima*¹, tá curtindo  uma solidão daquelas!!! Porque grande parte dos barões emperdenidos (lembra?*¹...)  está com sua população reduzida a baixíssimos índices. Ou então, tá curtindo uma insônia daquelas, por conta do supermercado,  do posto, do shopping, da lanchonete e  vários outros estabelecimentos 24 horas desta região, que estão com sua lotação em índices máximos! 
      ─ Hum!!! E daí?! 
      Daí que  o trânsito aqui tava  engarrafado nesta tarde de sábado outonal, porque metade dos não viajantes vieram às compras pro churrasco ou rega-bofe de consolo pra quem não pôde mais uma vez viajar, porque o salário... Oh!!... E a despesas... Ui!!!... 
     ─ Vossa Mercê não ia falar deles ou delas... Sei lá!!! Fale logo, por favor!!! 
     ─ Mas eu tô  falando!... Quer dizer... Eu vou falar agora de EU&ELE&ELAS... 
      E ♪...Tchan...tchantchan.. Tchaaan...♪... ELE&ELA... 
     ─ Queeeeiim?!!!  
     ─ Os meus  novos vizinhos!... 
     Pois é...  Finalmente a obra polêmica (depois eu explico) do apartamento ao lado ficou pronta...  Eles  se mudaram justo no dia 1º recentemente passado... Ou seja: 
     ELE – Pai; ELAS - Mãe e  as duas Mocinhas da Casa ( ou Irmãs Mais Velhas)... 
    Agora se preparem, ou  melhor, eu que me prepare devidamente! 
    Pois meus dias nunca mais  serão mais os mesmos...Meus e, da filinha; de Juninho, o cão seletivo e seus donos;  de Tufão, o cão que mora na casa que tem mangueira, ameixeira e etc. e seus donos; da Vizinha do  Apartamento do meio;  da Dona Fiotinha da casa em frente,  da Kchorrinha da qual não sei o nome e sua dona; Rolinhas&Pombinhas&Pardais Locais que fazem bagunça no meu jardim... Enfim, de toda a vizinhança, fauna e flora*¹ desta resistente rua deste tradicional bairro... 
      ELE&ELA  chegaram hoje! ELE? Irmão mais Novo!!!... ELA? Irmã mais Nova!!!...     
     Chegaram e mostraram toda a sua potencialidade de se tornarem o (a) verdadeiro(a) ED + muito + que de+  daqui e,   adjacências! 
      ─ Mé que éééé?!... 
      Eh!!! Em um curto espaço do tempo, deste sábado de feriadão, eles já aprontaram milhões...  A saber:
     Cantaram o Hino Nacional  Brasileiro, em versão de próprio cunho para calar Juninho!!!... Latiram pra Kchorrinha da qual não sei o nome com o mesmo objetivo, o que desagradou e irritou o calmíssimo Tufão!!!... Jogaram bola e, quase quebraram a janela de não sei quem!!!... Sumiram com os óculos da Mãe!!!...  Deram uma chamada em regra pra uma certa Rolinha Enxerida!!!... Me  contaram  dois causos  muito mais causos que aqueles que o  Ed+ de lah*¹ me contava...Lembra?!... 
      ─ Vagamente... Mas e daí... 
      E daí?!!! Perguntarei eu!!! Mas não agora porque tenho que aviar a janta pois filinha está completamente mergulhada nos estudos e no P.A*² deste semestre! 
     ─ Mas em pleno feriadão?! 
     ─ Eh! Mas eh!!! Cursar uma faculdade particular, com bolsa integral do PROUNI*² é uma oportunidade, pra se levar muito ao sério e, não desperdiçar!!! 
     Bom... Eu fuih lá pra minha cozinha...Eu voltuh!!! Mas voltuh mexmuh!!!

P.S: Vai curtindo aí o facebook, e/ou a novela, e/ou o churrasco, e/ou o rega-bofe* com trilha sonora própria e/ou do(a) vizinho(a)...
     ─ Mé que éééééé?!...
                                        
Izabel Cristina Dutra, escrito em JF,MG no dia 02/05/2015.

*-vip:  em inglês sigla do termo  very important personal (pessoa de destaque em sociedade); points – lugar muito frequentado e badalado por grupos específicos; referência a site de pesquisa específico para  localização de ruas e logradouros
*¹ - respectivamente:  Shoppings Alameda, Santa Cruz, Independência,Braz, Mister; Museu Mariano Procópio; região central:   Calçadão, Rua e  Parque Halfeld e avenidas Barão do Rio Branco  e Getúlio Vargas;  Paula Lima – bairro e antigo distrito rural de JF, localizado na BR040; referências a logradouros e personagens de outras crônicas do mesmo blog;
*² - P.A – Projeto Arquitetônico; PROUNI – Programa Universidade para Todos do governo federal brasileiro;






Nenhum comentário:

Postar um comentário