segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A volta dos que não foram...


Então... 2ª feira, né... E  a segunda quinzena de setembro já vai avançando... Vc. pensou que eu  não voltaria nunca mais?Não é? Com saudades? Pois é... Então... Eu voltei e nem fui... Por isso posso falar à vontade de ...
A volta dos que não foram! 2012º tomo - Lição 1
(  ou mas que  já voltaram com a Prima Inveranico) 

      Então... 2ª feira... e a segunda quinzena de... 
      ─ Peraí, dona cronista, 2ª feira não.... SEGUUUNDA- FEIIIRAAAAH! 
      ─ Tá legal... Calma... Não priemos cânico!*  
      Então... Pois é... SEGUNDAAAH- FEIIIRAAAAH! Mas sem Pânico**!... Que foi ontem!  
     Pois é...A segunda quinzena de setembro vai avançando...  E a Prima in Veranico também... Vai avançando e tomando tudo que é da Prima Vera! 
     ─ Coitada dela que só chega daqui uns cinco dias, gente... 
     ─ É mesmo... A pobre não vai encontrar mais o que fazer: início das florações ,0 festival de cantoria  e de acasalamento no passaredo local e  os miquinhos que roubam jabuticabas no quintal da vizinho e vai comer no outro, no da vizinha...  
     E tem mais. ... Tem muita gente voltando ainda!.Certas gentes voltando pra casa pra sempre:uns do feriadão da semana atrasada; outros voltando de algum congresso ou  algumas férias ou alguns comícios...  Mas muito mais outras gentes e bichos voltando sem ao menos ter ido... Por exemplo? 
    ─ Dona Pardaloca... Seu Sabiá... Baratinhas cascudas... O meu vizinho belo adormecido... Um certo garoto chamado Lucas... Um casal de rolinha... Um  certo gato cinza... Uma certa amiga da Zona Norte... E eu!... 
    ─ Tá legal, Dona Izabel... A Sra. quer me explicar o que é  voltar sem ter ido? 
    ─ Posso!... Disso entendo muito bem... Sabe o por quê? 
      É... Mas é... Caríssimo (a) saudável e saudoso(a)... Leitor... São demais as voltas sem idas pra quem tem problemas com mobilidade... Não que isto seja problema pra sabiás, pardalocas, rolinhas, cascudinhas, meninos chamados Lucas e miquinhos... Quem tem asas, sabe voar e voa e voa muito bem!!! Mas é problema pra mim, gatos cinzas e amigas da Zona Norte, todos com as asas quebradas... 
      ─ Poode parar... Não surta, Sra. dona cronista... Micos não tem asas e não voam!!!! 
      ─ Voa! Voa sim! Pelo menos os miquinhos aqui da Rua Branca Mascarenhas... Quer dizer no fundo dos quintais desta rua... 
      Assim me contou uma vizinha, do lado de lá, umas quatro ou cinco casas abaixo da minha ... Que os miquinhos voltam sempre, nesta época e estação(?...) do ano.Roubam as jabuticabas da jabuticabeira do vizinho dela e voam pra comê-las no quintal dela... 
     ─ Aliás, eu encontrei explicação científica para este fato do Planeta Terra**... É que os miquinhos migr... 
    ─  Aaah! Tchah*... V.Sª enrolou... Enrolou... E ainda não explicou o que é voltar sem ter ido!!!... 
    ─ Olha, gente... Eu vou explicar mas daqui a pouco... 
     Pois é...  Agora tenho que aviar o almoço que é reciclagem de ontem e asssitir o meu programa esportivo favorito*¹... 
     Ué... Cadê o moço*¹ que dá aquele sorriso lindo no fim do programa? 
      ─ Maiara*¹... Querida!.. Nada contra vc.! Aliás eu tava sentindo sua ausência... Não sei se te falaram... Minina!... Falando nisso... Que foi aquele vestidinho verde-alegria de hoje?!... Lindôô!!! Mas linda mesmo tava aquela blusa amarela sol-de-primavera* da semana passada?!... Noossa!  Com aquela manguinha de reenda e aqueles brincoos!... 
     EXTRA! EXTRA! ACABA DE SER DEFINIDO QUE MUDANÇAS A PRIMA VERA PODERÁ TRAZER AO NOSSO CLIMA!!! 
     ─  Mas quê  é que é isso?... Deu a louca no blog?!  
     Não... Sr.(a) Leitor(a) apresentando gravíssimo índice de criatividade e paciência!... É que acabei de ouvir o boletim meteorológico e, a bela e zelosa moça*¹ do tempo acaba de informar que pode chover a partir de 4ª ou 6ª feira... E mostrou no mapa direitinho!...
     Então ... Pois é... Finalmente algo que a nossa Prima Vera fará sem a intervenção da outra... Aquela... a  de Inveranico!... Pois é ! Nossa Prima Vera vai poder fazer chover o tanto ou mais do que tamos precisando... 
     O que a moça do tempo ainda não sabe é que ela poderá contar com o recurso luxuoso de alguns pajés nacionais e internacionais, que executarão dança da chuva em versão digital!... 
     ─  Tá!...Sim!... Mas e a volta dos que não foram?... 
     Amanhã, eu  te explico... Eu avisei: em não sei quantas lições... Tchau! Valeu, gentêêêh!!

*-  Referência a bordão do personagem Chaves, exibido na TV do SBT;  a bordão de personagem da novela Caminho das índias, TV Globo; a título da canção de Ronaldo Bastos e Beto Guedes;
**-  Referências a programa de humor da TV Band, exibido aos domingos; a programa  de documentários de exploração científicas do canal 12, na  TVE;
*¹-  Referência a âncoras e repórteres do Globo Esporte e Jornal Hoje da TV Globo.

Izabel Cristina Dutra, escrito e postado no dia 17/09/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário