segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Por favooorrr....


7ª feira... 1ª feira...  2ª feira...Setembro se acabando Tremendo chegada oficial da Prima Ve... Qual das primas?  A oficial ... (Psssiuuh... Das duas... Agora  a gente não  vai poder explicar e nem gritar a  plenos pulmões não!.. Senão ainda vão nos acusar de propaganda subliminar de certa candidata... Quer dizer, candidatura.... ) E já que a gente não tá podendo se expressar legal... Que tal... 

Por favooorr... “...wake me up when the september ends”?¹...♪

      7ª feira  ou Sábado ( ou shabatth, segundo os judeus)... 1ª feira ou Domingo (Dia do Senhor, pra quem crê Nele)...  2ª feira (dia da preguiça universal).
      Éééé... Saiba que uma considerável parte da Humanidade acordou tarde ou nem acordou hoje ... Se tinha que trabalhar , não sei como vai fazer... Lá no posto, hoje só tem 1 médico  para 4 bairros bem populosos... Sem consulta, sem atestado! ... Ai já viu...  
      Mas... Ah! Setembro tá  se acabando mesmo... Tremenda  chegada oficial da Prima Ve... Qual das primas?  A oficial ?... Ou a outra? 
      (Psssiuuh... Das duas!...  A coisa tá esquisita mesmo... É por causa de El Niño²... Não! Não nenhum moleque da periferia fazendo confusão não!... Sua/seu preconceituosa(o)!... É um fenômeno climático... Tu não estudou isso nas aulas de geografia ou ciências naturais, não? Então pesquisa no Google²... Pois  agora  a gente não  vai poder explicar e nem gritar a  plenos pulmões. Que  coisa esquisitas estão acontecendo no tempo e no espaço humano... Ah...Estão! Inda mais na primavera... Sabe... Na primavera tem flor e margarida* é uma flor... Não vou poder te explicar que  o auge  da floração dela começa no fim de setembro até novembro. Mas que já tem algumas que tão florescendo por demais agora... Senão ainda vão nos acusar de propaganda subliminar de certa candidata... Quer dizer, certa candidatura...)  
      Pois é... Já que a gente não tá podendo se expressar legal agora... Que tal a gente dormir mas  antes por  uma plaquinha na janela e deixar rolar o som do meu vizinho belo adormecido...  Topas?  Então... Por favoooorrr… Som na caixa: 
      ─ “♪...wake me up when the september ends”?¹...♪… 
      ─  Perái! A  Sra. vai dormir até setembro acabar?… Vai dormir uma semana inteira então...  
      ─ Que é que tem? Pra quem quase dormiu o dia inteiro hoje... 
      Veja bem:  ontem, eu tomei os remedinhos, mas não dormi de tarde porque fiquei vendo o The Voice³; não dormi de tardinha porque fiquei postando uma crônica pra vc.; e fui dormir bem tarde porque fiquei assistindo o Fantástico³ . 
     Claro! Eu não podia perder o Medida Certa com o Ronaldo³... Vai que eles dão uma dica que serve pro  maridão... E eu não podia perder a crônica esportiva do Tadeu³ e curtir aquelas mais que desesperadas participações dos desesperados e, como anda a classificação do Brasileirão...
      ─ Aliás... Cês estão  acompanhado não estão? O meu Fluzão está na ponta...
      ─ Mas então, a senhora fez que nem que aquele pessoal, que vai buscar atestado, em posto médico, na 2ª feira?... 
      Caríssimo(a) Leitor(a), a cronista que vos fala, jamais praticou ato tão nefando em seus mais de 35 anos de labuta. Aliás não precisando mas querendo esclarecer, eu estou de licença-saúde, tá?... Aguardando a aposentadoria, tá?...  
       Aliás, falando em brasileirão, eu já contei pra vcs. que quando eu era pequena eu torcia pro Frafru?...
      ─ Hum... Humhum... Ataia, Dona Izabel!... Ataia!...*¹  Passa por cima das regras eleitorais ou não ...Explica logo aquele  papo é este de duas Primas... 
      Pois bem! As duas são a Prima Vera e a Prima in Veranico... 
      A primeira é linda e meiga meia-estação... Chove e esfria na quantidade certa e  faz um calor que ajuda as mulheres a escolher a roupitcha certa pro dia e pra nigth... Flores, frutos vivem sua glória nela.  Aves e outros animais namoram e acasalam na hora adequada...  
      A outra é uma tresloucada e tem feito estragos na fauna e flora daqui... E nos nossos looks...  E escutem só!... O sabiá está trinando desesperado, enquanto maritacas estão grasnindo de um jeito que só em dezembro elas o fariam, se tudo estivesse conforme a natureza... 
     Ela – a tal Prima in Veranico  –  e El Niño, são carne e unha... Venta onde tinha que esquentar... Seca onde tinha que chover... Uma zona ecológica... 
     Mas segundo os boletins da bela e zelosa moça³ do tempo, é possível que Dona Primavera, a Única,  venha retomar seu posto de vez em outubro... 
    Então,  até lá eu já votei e vc. também. Ou seja a gente já  retomamos o poder na cidade-vale do Paraibuna!... E viva as margaridas, as violetas e etc... 
    Mas enquanto isso... Por favoooorrr... “♪...wake me up when the september ends”¹...♪? Ou  sera … … when the october ends…?... Seraaahhh! 
     ─ E a tal da Primavera Árabe, Dona cronista? 
     ─ Ah... Esta é uma história do ano passado mas ainda não acabou não... Mas amanhã te explico... 
    Amanhã!... Bom, só se eu não conseguir dormir que nem o meu vizinho belo adormecido... Valeu, margaridaaaahss! E margaridooohss!


Izabel Cristina Dutra - escrito em 24/09/2012

¹-  “Acorde me quando setembro acabar...” http://www.vagalume.com.br/search.php?  do Green Day, banda de rock punk norte americana /1987; 
² -El Niño e La Niña  –  Os fenômenos El Niño e La Niña são alterações significativas de curta duração (12 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, pt.wikipedia.org/wiki/El_Niño e  pt.wikipedia.  org/wiki/ LaNiña;
³ - Referências a quadros, apresentadores, participadores da programação dominical da TV Globo 
* As flores chamadas margaridas têm várias espécies, mas em nossa região a mais comum é a chrysanthemum leucanthemum, que pode florescer o ano inteiro, mas atinge seu auge na primavera, quando não há excesso de calor nem de frio;
*¹ - referência a bordão de novela das seis, da TV Globo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário