sábado, 22 de setembro de 2012

Nas manhãs...


Então... 2ª... 3ª... ... ... ¨6ª feira e 7ª feira... Tremendo chegada oficial da Prima Ve... Qual das primas? ( Psssissiu... Segredo.... Das duas...)... Mas depois te explico porque hoje é Sá-ba-do e enfim a a gente pode gritar a  plenos pulmões...  

... Nas Manhãs de Setembro!... ...♪I¹ 

      Então... 2ª... 3ª... ... ... ¨6ª feira e 7ª feira...
      ─ Que é isso, donah! Que sétima feira? Hoje é Sá-ba-do... Eu que não tenho faculdade, que nem a Srª, já sei que não tem 7ª feirah!... 
     ─ Ah...Já vai começar a me interromper,criatura divina...  Tem! Tem sétima feira sim e ela se realiza ao Norte do Norte desta cidade-vale!... 
     Aliás, gente ... Já  contei  pra vc.s que, na época da eleição a tal da  7ª feira, a  do  sábado , ferve que é uma beleza... Tem mais candidato por metro quadrado e debates políticos, que no Pirulito, no Calçadão, que na Praça da Estação¹...  Não é gente boa de Benfica²? 
     ─ Não desconversa, dona... Eu tô falando do nome correto dos dias da semana. A Srª fez curso de Letras e  não estudou isso não? 
     ─ Até que estudei... Estudei siim! E foi com dois excelentes professores –  a saudosa Profª Núbia e também saudoso Prof. Mario Roberto²... 
     ─ Então me explica... 
     ─ Então, gente... Os dias das semanas têm origem diferente nas línguas neolatinas e neogermânic...* 
     Ah! Quer saber, moleque?... Irmão mais novo nerdizinho... Vai lá no Google e pesquisa, tá?... Faz ctrlc e ctrlv.,  posta, compartilha no face e só não esquece citar a fonte, tá*?... Depois se tu fizer o curso de Letras, vc. vai ter  uma explicação mais clássica e vernácula, tá?   
      Então, gente ... Eu quero falar que , nesta manhã de setembro, eu  estava esperando a tremenda chegada oficial da Prima Ve... 
     ─ Qual das primas, hein?? 
     ─  (Psssissiu!!!─... Segredo.... Das duas... Mas depois te explico!...)  
     Então hoje é sá-ba-do e enfim a a gente pode gritar... em plenos pulmões... Eu quero sair...Eu quero ensinar o vizinho a cantar ... Nas manhãs de setembrôôô!...♪ Pois é ... 
     ─ Pó parar... O que é isso aí... Gritando no pé de ouvido dos vizinhos de manhããã? 
     ─ Ah lá vem meu interrompedor, quer dizer, meu interruptor oficial... Gritar é modo de dizer, menino... Eu nem tenho mais voz pra cantar  gritando... Quero dizer cantar livre, sem essas interrupções... Além do mais, já passou a hora do silêncio, tá? 
     ─ Tá... Mas que música é essa que eu não conheço? De que tempo é?...
     ─ ... É do tempo da tua avó... Quer dizer do meu também... È de 1970... É da Vanusa¹! 
     ─ Quem é essah? ... ─ É uma cantora que começou  a cantar na Jovem Guarda* ... E depois, ela gravou  vários  sucessos... Oh!Oh!... Escuta...♪... Eu quero sair...  Eu quero ensinar o vizinho a cantar... Nas manhãs de setembrôôô!...♪♪ 
     Então... Eu tava querendo comemorar... Afinal, apesar da chuva que caiu aqui  e do temporal que desabou acolá, a manhã amanheceu radiante embora nublada. E a Prima Vera tomou seu posto, soberba e absoluta!... 
     Suas Majestades Sabiás – aqueles farsantes (depois explico!...), trinaram uma ária especial... Que  virtuoses... Era como se estivessem sem trinar há meses. Precisava de ouvir a perfeição... E Dona Cambaxirra, que cansada de disputar espaço, na ponta do telhado da minha vizinha, com Dona Pardaloca e seu bando de fiéis esfamiados a postos sempre, pra defender a migalha  humana nossa de cada dia, se mandou... Ela chilreou... Chilreou no pé de jabuticaba do vizinho dos fundos... E precisa ver o show de chilreados...
     ─ Peraí... A Sra. falou em  Jovem guarda?... Ih... Deve ser velha-guarda... Minha a avó tá  com quase setenta... E a Srª já deve tá com sessentinha, né?  E ela, então?.. 
     ─  Eu,58 anos, tá? E é jovem guarda mesmo, tá?... Ô... Vanusa, liga não... Esse moleque é abusado... Pior que El Niño...  
     Então, gente... A Primavera chegou e acho que com aqueles probleminhas – um  tal  El Niño e uma tal de  La Niña*¹, que vieram tresloucar  o clima de nosso querido e amado planeta, talvez haja muitas  variações... Cês sabem, né... 
     ─ Ei...Peraí... E aquela música ... V.Sª cantou pro seu vizinho belo  adormecido? Mas ele não queria só “wake me up when september ends”¹? 
     ─ Mas afinal quem é ele? Porque vc. o chama assim? 
     ─ É... Dona Cronista... A Srª ficou de explicar... E mais que papo é esse de duas Primas?
      Caríssima (o) Leitora/Leitor:Diante da presença e manifestações incômodas dos meus interrompedores ou interruptores oficiais, devo anunciar que falaremos sobre isso e todo o resto amanhã... Fiquei cansada e tomei os remedinhos... Aqueles!... 
     Valeu, gente! Fuuuui!...


6ª feira... 7ª feira e 1ª feira... Tremendo chegada oficial da Prima Ve... Qual das primas?  A oficial  (Psssiuuh... Agora  a gente não  vai poder explicar e gritar a  plenos pulmões não!...) Porque  hoje é domingo e ainda é de manhã...    
... Nas Manhãs de Setembro!... ...♪II¹

      6ª feira e 7ª feira e 1ª feira ... Tremendo chegada  da Prima ... e hoje é domingo e... (Psssiuuh... Agora  a gente vai poder  gritar a  plenos pulmões, não porque ainda é de manhã)... A nossa Primavera ( a oficial) chegou ontem mas embora o dia esteja radiante de um sol escondido, tá nublado e tá frio...E ainda tem  gente dormindo então vamos cantar bem baixinho  
     ─ ♪....  Fui eu quem se fechou no muro e se guardou lá fora...Fui eu que num esforço se guardou na indiferença...Fui eu que numa tarde se fez tarde de tristeza...Fui eu que consegui ficar e ir embora.E fui esquecida ...Fui eu...Fui eu que em noite fria se sentia bem...E na solidão sem ter ninguém fui eu...Fui eu que em primavera só não viu as flores e o sol... Nas manhãs de setembro...♪...♪ E porque tou assim...Por favooorr... “wake me up when the september ends”¹...♪ 
      ─ Podeis parar, nobre e digníssima cronista!!! Que negócio esse de primeirah  feirah?  
      Então, caros(as) Leitores(as), ontem fomos interrompidos várias vezes e não pudemos comemorar a nossa querida primavera, como no ano nosso passado*². Fui obrigada a explicar sobre  a sétima feira livre da cidade, que se realiza ao norte do Norte desta cidade vale e  a classifiquei como o point principal destas e de outras eleições. 
     Acho que criei uma pequena polêmica. Houve gente e candidatos que “eu acho que sim!” e outra e outros que “eu acho que não!”, que nem o cumpadi Nerson*³. Então, esclarecerei: 
     Aos domingos, bem às margens  do Rio Paraibuna - seja na avenida BRASIIIL² – realiza-se as 1as. feiras livres semanais ( no plural mesmo... sabe a paralela?!...).  E lá, também ferve nas eleições...  Mas ferve mesmo!.. Pois lá é frequentada por militantes e adversários, deferidos e indeferidos, decisos e indecisos... 
      ─  E  tendo em vista as diferenças geométricas e a concentração de seres humanos por metro quadrado... 
      Pronto, gente... Acabou a discussão... Irmão mais Velho, também nerd total, fez as contas e matematicamente a de Benfica ganha!... E agora vamos falar da pri...
      ─ Nãnãninãnaum! Que negócio é esse de cantar baixinho e ainda misturar estrangês com brasilês? E quem tá dormindo ainda? Só se for seu vizinho, o belo adormecido... Falar nisso... Quem  é ele? Porque a senhora o chama assim?  
      Gentil Leitor(a), como vc. está percebendo, tá difícil falar de primavera, nestas condições. São tantos os intertextos, são tantas as feiras e as candidaturas e, são tantos os vizinhos que dormem até tarde, no domingo... Tem o rapaz que é segurança de valores, tem o promotor de festa, tem a cuidadora de idosos e deficientes, e... 
      Quanto ao meu belo, quer dizer, ao meu vizinho belo adormecido... Eu não sei direito quem é ele não! Não sei nem a rua onde mora direito! É no encontro das várias que começam, logo ali atrás!!... 
      ─ Cumã?*³
      É simples... Eu o conheço de longe: de som, que o dele é bom; de feira que a nossa é na 5ª; de conversa com a Srª Língua Afiada e; de orações da parte da Irmã em Cristo. E mais:  ele tem uns trinta anos é belo de fato, mesmo só vestindo preto, de luto eterno (informa-ções  das duas Senhoras). Não estuda e nem trabalha, toma controlados desde os 18, por causa de um acidente, onde morreu o seu grande amor (informações das duas Senhoras) Desde então ele vive assim... 
      Então... Vamos falar  de prima..  Falar nisso, vc. viu o The Voice?*³ Minina, não é que dou de cara com a Oleria*³? Eu baixei um vídeo com ela  e EmiCida*³, outro dia... Mas que mudernage! 
      ─ Tô torcendo por ti, Ellen! Falar nisso... Vc. aí já tá torcendo por alguém? 
      ─ Não!  Eu sou quero saber porque que  a dona aí misturou as músicas? 
      ─ Então...  Vc. não entendeu não?.. Então fica sem entender, tá?!... E se quiser bota outra música, mas baixinho que de repente  um(a) vizinh(o)  seu/sua,um(a) trabalhador(a)  noturno(a) ainda tá dormindo...Ainda!  
      Então... Segundo  os meteorologistas, devido a ação do fenômeno El Niño*¹, a primavera do  2012ºAno da Graça Celestial – pra  quem crê em Cristo), o Ano da Desgraça pra quem crê nos Maias ou, nem tanto pra quem em nada crê    será de alternâncias de temperaturas e poderá esfriar  e secar onde é quente e,  aonde é frio e úmido poderá  esquentar  e...  
      ─ Perái... E o caso das duas Primas, a senhora cronista não vai explicar não... 
      Então, gente... Hoje é domingo... E ... Amanhã, a gente se ver... Amanhã, eu explico.
     ─ ...Amanhãããã...Obrigaduuuuhhh! 


Izabel Cristina Dutra - escrito em JF/MG entre 21 e 23/2012.

.
 ¹ -  Manhãs  de setembro - http://www.vagalume.com.br/vanusa/manhas-de-setembro.html#ixzz27EZGjeFX, sucesso de Vanusa Santos Flores – cantora brasileira - http://pt.wikipedia.org/wiki/Vanusa; -  “Acorde me quando setembro acabar...” http://www.vagalume.com.br/search.php?  do Green Day, banda de rock punk norte americana /1987;
²- Pirulito,  Calçadão,  Praça da Estação, Avenida Brasil - logradouros no centro de JF, no coração da cidade; - Benfica – um dos maiores bairros da cidade, que se situa na Zona Norte de JF; 
³ - In memorian:  Núbia Pereira Magalhães (1994) Mário Roberto Zágari(2010), professores do Curso de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF);
*- Origem dos dias da semana: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dias_da_semana: -  jovem-guarda: foi um movimento cultural brasileiro, surgido em meados da década 1960, que mesclava  música, comportamento e moda  http://pt.wikipedia.org/wiki/Jovem_Guarda;
*¹ - El Niño e La Niña  –  Os fenômenos El Niño e La Niña são alterações significativas de curta duração (12 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, pt.wikipedia.org/wiki/El_Niño e  pt.wikipedia.  org/wiki/ LaNiña;
*² - Ler  no mesmo blog, da mesma autora:   Aí já é setembro e Porque é primavera; publicadas em 23/09/2011; 
*³ - Referência  a bordão de personagem de Pedro Bismarck, humorista mineiro, no Zorra Total, da TV Globo; bordão de Didi, personagem de Renato Aragão, humorista cearense; Ellen Oleria, uma das candidatas selecionadas em The Voice  programa dominical recém-lançado na TV Globo e EmiCida – Leandro Roque de Oliveira, rapper,repórter e produtor musical paulista;



Nenhum comentário:

Postar um comentário