domingo, 23 de setembro de 2012

♪... Porque é primavera!...♪♪...

Lembra...  Veio setembro... E na segunda quinzena, exatamente às 06h: 15min do dia 23, ela veio radiante... E uma considerável % de terráqueos também está radiante...     
I
      Pois é... Afinal, ela veio! Aqui no Vale do Paraibuna e entre estes Montes, ela chegou com a força renovadora dos primeiros tempos e do primeiro amor! Boletins meteorológicos acabam de confirmar o que meninos surfistas de grama de praça, casais de joão-de-barro locais, auscultadores municipais da natureza, e toda a passarada das adjacências já sabiam: haverá uma bela primavera!!!... Só não se sabe ainda de quais lados virão as chuvas e os ventos, no hemisfério sul... Mas que importa? Haverá céu azul, sol brilhante e brisa vibrante. Haverá, além das flores costumeiras, brotando com força, “♪ o perdão onde a gente plantou♪” *².  
     Já há uma multiplicação de sabiás, de cambaxirras, de pardais e de toda a corte canora das redondezas... E até mesmo um canário da terra! Eles cantam desde o raiar do dia!  Um bem-te-vi e uma maritaca candongueira vieram disputar, hoje bem cedo, a antena parabólica do vizinho, com o firme propósito de me acordar!...  Pra completar a festa, nas redondezas, alguém tirou a poeira de sua vitrola e deixou rolar uma das maravilhas do disco de vinil... E a voz saudosa de Tim encheu os céus e as terras, com uma das mais lindas declarações de amor: “♪ Porque é primavera. Te amuuuh! ♪”*¹ Pois é... Anselmo, meu amigo inventor e adepto como eu do Dia da Mente Limpa... Se bastasse só essas festas da natureza e do coração para que terráqueos e humanos estivessem completamente limpos e felizes... Mas há vida nada fácil pra levar. Há um menino sendo enterrado, depois de matar a professora e se matar. Há as querelas entre ocidente e oriente, entre pobres e ricos. Há muitos poderosos pensando que inda podem parar a roda da mudança... E há um certo jovem vizinho ,que não sei por que, está mais pro o outono do hemisfério  norte e já avisou, pelo CD Player com alto-falantes com megaultrapower de potência: “Acorde-me quando setembro acabar!”* ³.  E nem tá aí pra esses sentimentos primaveris. Pois é!... Ainda bem que o outro vizinho, o adepto da bolacha de vinil, improvisou um coro com o que rolava no ex-MP3 da minha filha. Pra salvar e levantar os ânimos, nesta primeira tardinha da Primavera 2001, nós improvisamos uma dupla afinadíssima, para alegar a força destes versos: “♪Mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer Sol de Primavera”♪ *². E que ele brilhe nas janelas dos que amam, vivem e sobrevivem por causa e, além disso! Simples assim!
II
     Pois é... Afinal, ela veio! Aqui no Vale do Paraibuna e entre estes Montes, ela chegou com a força renovadora dos primeiros tempos e do primeiro amor – a Primavera!!! Mas as estações se revezam neste planeta, e ás vezes há mais de sete delas num dia só... E apesar da festa na natureza e alguns corações, há a vida para levar e emails para ler... 
   Pois é meu caro colega Henrique: como pode ser primavera, se aconteceu outra vez?...Um outro menino estudioso e atencioso... Um outro menino, de uma outra mãe zelosa, mata a professora e se mata!... Pois é, meu caro colega Henrique, quando li seu email,  o Evaristo e a Sandra# já tinham batido pra mim e fiquei sem palavras! Como eu não tenho como falar e gritar, escrevo!!! Foi em Sampa!... Mas podia ser aqui, que Sampa não fica em outro planeta, de onde se poderia remeter, via satélite caindo aos pedaços na nossa cabeça, umas  sementinhas da desgraça e do mal... Fica logo ali, minha gente, uma escola em luto, e uma considerável % de almas em plena primavera, atingidas pela dor... Elas estão como flores fustigadas por uma ventania súbita e malvada, de arrancar corações!... Elas estão despetaladas, murchas e pálidas, mesmo ao sol brilhante... Não sabe se choram por si, por ela, por ele ou por nós! 
    Eh... Meus caros Henrique e Anselmo: Não haverá um Dia de Mente Limpa, com  qualidade total, enquanto não extinguirmos estas ervas venenosas da violência, que costumam florescer e até frutificar em qualquer estação e, em qualquer cantão deste nosso “vasto mundo”**. 
   Pois é, será que é por causa disso que, misturadas à belíssima sinfonia de Suas Majestades, os Sabiás e suas cortes canoras, ouço as notas melancólicas de uma canção, em vinil? “♪O meu mundo caiu!..♪”***
Ah!... Ainda tem um som  ultramegapower  gritando: “♪Acorde-me quando setembro acabaaaar!!!♪”*³ 
   Ei! Corre, gente!!! Podes crer! Parece que haverá chuvas de satélites, de dores, de  mundos caídos do coração dos amorosos em desatino, de todos os lados!!! Mesmo  sendo primavera!!!
                                                                  

 *¹ – Referência à canção “Primavera”, intérprete Tim Maia.
 *² - Referência à canção “Sol de Primavera”, intérprete Beto Guedes
.*³ - Referência à canção “Wake me up when september ends”, do Green Day
** Referência a verso do poeta Carlos Drummond de Andrade.
 ***-Referência à canção “Meu Mundo Caiu”, intérprete – Maysa.                                                
  # - Referência aos âncoras do jornal Hoje, da TV Globo
                                                               Izabel Cristina Dutra, escrito em JF/MG, entre osdias 22 e 23/09/2011.
                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário