terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ventando no Vale...


Então…  2ª…3ª feira… E a semana vai avançando e o mês de setembro também... Ontem, eu te dei um toco e não voltei daqui a pouco... E tu ficou esperando que publicasse No Vale do Paraibuna VIb... Se enganou, meu bem... Porque tá...
Ventando no Vale... I... 

      Então…  2ª…3ª feira… E a semana vai avançando e o mês de setembro também... Ontem, eu te dei um toco e não voltei daqui a pouco... E tu ficou esperando que publicasse No Vale do Paraibuna VIb... Se enganou, meu bem... Porque  o dia está nublado e tá ventando muito aqui no Vale do Paraibuna ...Eh... e o vento leva tudo embora... Inclusive o tempo e as palavras...
     Pois é... Invisível Leitor... Vc. que   lê, mas não me segue nem comenta! Ontem, eu te dei um toco... Não contei qual foi o recadinho que Deus mandou pro meu marido, através da minha irmã em Cristo – Maria das Neves!... E nem voltei daqui a pouco... Nem te falei qual era o som que o meu vizinho belo adormecido tava levando naquela magnífica tarde de primaverão... 
     ─ Fica magoado(a)  não, magnífica(o) leitor/leitora... É que ♪... depois penso na vida pra levar...♪¹ e tenho que cozinhar o feijão... A gás e na pressão! Bem melhor agora é esta tarefa de cozinhar feijão... Quando era criança e tinha que cozinhar o feijão, aos 9 anos de vida, o fogão era de lenha e a panela de ferro... Ficava mais gostoso, mas pra uma menina era mais custoso! 
     Pois é... Então... Te  deixei esperando... Não foi por mal... Quando  o dia amanheceu. Também não pude escrever nem postar. Meu marido foi receber e eu atrás!  Foi fazer as compras do mês e eu  atrás... 
      Eh...Amigo(só ele mesmo) .. Tenho que administrar o lar senão  o vento leva, sabe né... Aliás tá na Palavra; “A mulher sábia edifica a sua casa...”¹ . E edificar aqui em casa passa por administrar tempo, uso e gastos, tá? 
    Aí, fomos, recebemos e dividimos a grana de acordo com as despesas... 
    ─ Ah... Tá bem, Dona Izabel.. A Srª me deu um toco, não voltou daqui a pouco... Foi receber e fazer as compras do mês... Mas o que é que isso tudo tem a ver com vento e com vale?... 
    ─  Ah... Calma, impaciente amiga(o), já vou explicar... É que...  
     Vc. já observou o tempo hoje... Tá nublado... Tá ventando... Tá com pinta de chover... Pelo menos, aqui no Vale do Paraibuna... Mais propriamente no bairro Monte Castelo, tá ventando e bem! E o vento que leva, também  tá trazendo as notas melodiosas do som do meu vizinho, o belo adormecido... E curiosamente, é a mesma música de ontem ... 
     ─  Cara cronista, vc. não falou ontem qual era a música que o se  vizinho tava ouvindo e também, ontem não estava ventando tanto assim... 
     ─  Ah... Preciosa(o), eu não disse tudo mas vou dizer e explicar tudo agora... Quer dizer, daqui a ... Porque agora a campainha tocou e é  o queijeiro que veio receber  os fiadinhos...   
    ─ É, querido leitor aqui neste bairro e adjacências, quem tem crédito, ainda compra fiado e sem cartão, tá?... Eu volto daqui a pouco, tá...  Volto meeesmo!

Então... 3ª feira avançando e a primeira semana de setembro também... Eu tava  te explicando porque te dei um toco e não te falei qual recadinho nem qual música, não é?  Mas eu vou te explicar porque o meu vizinho tá levando  o mesmo som e o vento trazendo o mesmo som... Eh... E confirmar:  tá...

Ventando no Vale II... 

       Então... Pois é... Aí... Aonde foi que eu parei mesmo? Ah... Parei mesmo de montão no som que o meu vizinho tava levando... E já  ia te explicar quando o queijeiro apareceu...  Quem vende , quer receber e quem compra, tem que pagar, não é?... 
      Eu sei que eu demorei mais pouquinho... Mas é  que fui adiantar a janta... E foi muito bom porque pude fazer coro à belíssima música que o meu belo adormecido tava ouvindo... 
      ─ Mas que música mesmo ele está ouvindo? 
   ─  Para de perguntar e ouve, caro leitor... Apura os ouvidos e desliga da realidade e curte... 
    ─ ♪... De tarde quero descansar... Chegar até a praia e ver...Se o vento ainda está forte ...♪² 
    ─ Tá ouvindo?... Tá curtindo?... Olha como o vento traz em ondas sonoras a vontade do artista de se encontrar ou de se perder na imensidão da areia... 
      ─  Mas peraí...Dona Izabel, vento aqui tem mas praia não!!... 
    ─  Ansiosiosíssimo(a)  Leitor(a)... Mas aqui tem vale... Aliás a gente vive no vale do Paraibuna e  portanto aqui tem beira de rio e também tem vento com cheiro de imensidão!... Para de me interromper e curte... Escuta só...
      ─ ♪...E vai ser bom subir nas pedras...♪... Sei ... Eu  faço isso pra esquecer...♪...Eu deixo a onda me acertar... ♪...E o vento vai levando tudo embora... ♪² 
      Olha bem... Aqui tem pedras também e dar pra subir nelas  e se esquecer de tudo com a bela vista ao longe... E enxergar um lado deste  cidade –vale... Escuta e curte...
     ─ ♪...Agora está tão longe, vê♪...♪...A linha do horizonte me distrai...♪
   ─  Claro que aqui temos horizonte... Talvez nem tão belo como em BH...  Mas para de interromper e ouve!...
     ─ ♪...Dos nossos planos é que tenho mais saudade...♪...Quando olhávamos juntos...♪Na mesma direção...♪...Aonde está você agora...♪...Além de aqui, dentro de mim?...♪²
   ─ Tá legal! Mas fala sério a Srª tá curtindo mesmo esse som melancólico deste seu vizinho? Isto música de fossa ... 
     ─ Tem razão, perspicaz e paciente seguidor(a),  meu vizinho também levou um toco da vida...Por isso nunca mais vimos por aqui aquela mocinha dark* de piercing na sombracelha e no umbigo... Mas ouve!!... Escuta  estas frases...
     ─ ♪...Agimos certo sem querer...♪...Foi só o tempo que errou...♪...Vai ser difícil sem você...♪ Porque você está comigo o tempo todo...♪...
     ─ A namorada terminou com ele, assim ... assim?!
     ─ Não... Amadinho(a)... Foi mais grave... Dizem que ela faleceu... 
     ─ Que é isso, Dona Cronista... Com tanta coisa ruim já acontecendo, a Srª tem coragem de ficar cultivando sentimentos de fossa, de ultra-romantismo...  Que baixo-astral...
  ─ Não, meu/minha sensível terráqueo(a)... Não se trata de uma peça artística  representativa do “mal-de-siécle”. Ao contrário... É uma linda canção de consolação pelo amor perdido, de dois pássaros feridos²... Escuta... Escuta...
     ─ ♪...E quando vejo o mar...♪...Existe algo que diz...♪...Que a vida continua e se entregar é uma bobagem...♪...Já que você não está aqui...♪...O que posso fazer...♪É cuidar de mim...♪ 
   ─ Ouvindo bem, até que é mesmo...
 ─ Escuta!...Escuta só...─♪...Quero ser feliz ao menos...♪...Lembra que o plano era ficarmos beeeem!...♪² 
     ─ Ah... Tô começando a entender porque...  
    ─ Espera só um pouquinho... Ouve só esta frase final e este acorde lindo ─ ♪...Ei, olha só o que eu achei cavalos-marinhos... Yeaaahh!...♪...♪...♪...♪...♪...♪...♪...♪...     
     ─ Mas peraí... O que tem a ver cavalos-marinhos³ com amor perdido?... 
     ─ Vc. me desculpe mas agora eu tenho que aviar o jantar... 
     ─ Hei! Ainda tem mais... Por que vc. chama o seu vizinho de belo adormecido? 
     ─  Amanhã... Amanhã eu te explico tudo...  Ate lá, genteee!... Valeu?
      EXTRA! EXTRA!... São 20hs e 28min. do 4º dia do 9º mês do 2012º Ano da Graça Celestial!!  E  tá garoando no Vale do Paraibunaaah!

♪¹ - Verso da música “Cotidiano”, de Chico Buarque de Holanda, cantor e compositor brasileiro; ♪² - Versos da música “Vento no Litoral”, composta por Dado Villa Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá(Legião Urbana), neste versão interpretada por Renato Russo(1960/1996) e Cassia Eller(1962/2001);”¹ - Provérbios; 14:1; “² - mal-du-siécle –  sentimentos de tédio, desengano e desespero, que caraterizou a juventude e o movimento artístico do ultra-romantismo, no final do século de XIX; ³ - cavalos-marinhos -  (Hippocampus) é um gênero de peixe pertencente à família Syngnathidae, que vive em águas temperadas e tropicais; * - dark - um das chamadas "tribos" entre jovens roqueiros, que se vestem de negro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário