quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ele &Ela...&Elas!...

Lembra? Setembro mal começara e já estava acabando. A primavera prosseguia com trilha sonora particular para todos os gostos! Lembra! Eu tinha ido fazer mais um exame, eu tinha conhecido ELE... E depois... Ela! Lembra?
ELE & ELA!.     
     Pois é...  Setembro já vai chegando ao fim, e veio a primavera, mas não veio a chuva boa.   Animada pelo grande desafio musical das Majestades, os sabiás locais, fui esperar o ônibus perto da praça, só para ouvir melhor.  
       Então aí eu tava lá, no 601, rumo ao centro da cidade, pela segunda vez nesse dia... Por conta de uns exames chatos mas necessários e, desses que a gente tem fazer de manhã e de tarde. 
      A gente já tava na Rua do Bernardo, quando entrou uma mãe e um menino da mãe! O motorista avisou para eles sentarem nos bancos da frente. A mãe estava grávida e me pediu para ele sentar no meu cantinho., pois estava muito apertado para os três. E ELE veio...  
     Um menino no topezinho assim de uns cinco a seis anos e com aquele jeitinho de carioquinha do brejo: roupinha maneira, sorriso maneiro e portador da mexma(assim mexmo com x) mania que eu, a de conversar com todo o mundo (como dizzz... minha filha). E foi logo se acomodando ao meu lado e se apresentando: 
     ─Meu nome é Marcelo! 
    O que me restou senão me apresentar, também? 
    ─ Prazer, Izabel! A partir daí entabulamos complexas conversações sobre o galho de bouganville  rosa que se intrometeu na janela do ônibus e  bichos de nuvens passeando nos céus. Até contamos os vagões do trem que sempre atrasa a gente! Assuntamos sobre o museu e seus macaquinhos ausentes ( ele me garantiu que elex extão morando na Amazzzônia). Trocamos opiniões sobre livrinhos lidos e irmãozinhos que estão pra nascer! E conversávamos... E ríamos!.. 
    Neste ponto, o nosso coletivo se perdeu no emaranhado de um engarrafamento típico do depois meio-dia, aqui nesta via nada expressa, de JF. Parecia que havíamos perdido o fio da meada dos assuntos, quando ELE me deu a deixa:  
     ─ Sabe... Eu estive pensando!...  A minha bola  preta e branca furou! Aí eu pensei...
     Queridas amigas de BH e do RJ, chupem esta manga! Até os carioquinhas do brejo tão  lendo e pensando pra caramba, principalmente quando a bola deles está furada... 
     Pois é... Foi assim o resto do trajeto, toda vez que parecia morrer o bate-papo, ele me dava a deixa: 
    ─ Eu estive pensando!...  
    E foi assim, de pensamento em pensamento pensado, de livrinho em livrinho lido,  de espera em espera de irmãozinhos, de bolas em bolas furadas, chegamos ao Calçadão e antes que nossos caminhos se separassem, talvez pra sempre(quem sabe?), ELE se despediu com um tchauzinho e um beijinho na pontinha dos dedos e uma recomendação:
     ─  E não esquece de ler o livrinho do macaquinho que lhe falei! 
    Pois é... Eles estão lendo e pensando pra caramba... E com a mente cheia de novos pensamentos e novas leituras, fiz o exame numa boa, comprei uns moranguinhos e umas laranjas, na barraca de sempre e voltei pra casa, toda marcadinha de seringa mas feliz!... 
      E nessa tarde, ao chegar em casa, tive a coragem de...de...  
     Em reponsus à melancólica “acorde-me quando setembro acabar”*¹ do meu vizinho, deixei rolar Cold Play e...Viva la Vida! ...Viva La Vida!...*² E M.J me pedindo para  smile forever! *³
    Ah!Por falar nisso... E ELA? ELA?  Ela extava também lá... Na rua do Marechal! Uma dália de um laranja chamejante nos cabelos combinando com o uniforme... Brinquinhos delicados combinando com o batom bem retocado combinando com seu smile.. E sua pá e sua vassoura mágica! 
    Quem é ELA???  A Miss Gari de JF... Ela bem que poderia ser também Rainha da Primavera, apesar e por causa de seus 60 anos cheios de viva La Vida! Mas isto é uma outra história!!!!


  1.  ELA&ELAS 

     Pois é... eu tinha acabado de conhecer ELE, o carioquinha do brejo, que lê e pensa pra caramba ... Lembra? 
     Eu fui fazer o exame tão cheia de novas leituras e  pensamentos, que resolvi descer pela Rua do Marechal para passar na barraquinha de frutas para comprar morangos e laranjas... Morangos e laranjas combinam com primavera que combina com Viva La Vida*¹ que combina com ELA. Toda combinadinha nos laranjas chamejantes da flor do cabelo ao uniforme impecável... Mais os brinquinhos delicados e, mais o batom bem retocado, atestando sua condição de miss. 
    A gente já ia quase se esbarrando e quando paramos, trocamos um sorriso... Acho que M.J.*² ia se amarrar no nosso smile que  durou uns minutos e depois se transformou numa prosa andante e ridente: ela em cumprimento do serviço e eu pra não perder o próximo ônibus. Durou um trecho rápido entre as barraquinhas do camelô e a banca da esquina com a  Batista. Mas durará uma eternidade, desde o tempo em que era ela mocinha, e tinha cabelão quase nos pés... 
    Aí falamos da elegância, da beleza  em qualquer tempo e em qualquer idade. Então, ela se apresentou e nem chateou porque não a reconheci. Quem é ELA?   
    Ela é a  Miss Gari 2002, de JF, gente! Depois disso, ninguém segurou nossa fala nem nosso riso escancarado, em pleno centro comercial desta cidade-vale e pólo de muita coisa... Falamos de roupas que causam alegria e combinam com tudo porque combinam com a vontade  de viver... E rimos porque o meu vestido estampado de laranja combinava com a roupa dela. E fomos descobrindo que havia mais coisas combinandinhas entre nós... E aí, Neli?**... Tá vendo ou lendo? Eu não disse que vc. ia parar no meu blog? Promessa feita, promessa cumprida...
    Ah! Por falar nisso, lembrei que preciso cumprir uma promessa feita a ELAS... Elas quem? As minhas amigas de lindos cabelos retocados,que ficam num banco antes dos bancos da banca do Parque, pertinho do Pirulito... Mas isto é uma outra história...
 *¹ -Referência a "Wake me up when september ends", do Green Day.
*² -Referência a Coldplay e uma de suas músicas mais tocadas em festival de rock e, de música colonial também.
*³ Referência a Michael Jackson e sua canção preferida "Smile", composta por Charlie Chaplin.
** Referência à D. Neli Alves, primeira Miss Gari, eleita entre as trabalhadoras do DEMLURB, em Juiz de Fora
Izabel Cristina Dutra - reescrito em JF, 06/10/2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário