segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Um dia perfeito para viver o Dia da Mente Limpa?...

Então é outubro...É primavera!  E o sabiá tá que canta... Nesta segunda semana, tem feriado, tem dia da criança e dia do professor... Aí hoje é domingo, pé de cachimbo... e o que mais, meu caro Anselmo?!...
 I
     Pois é, meu caro amigo Anselmo, tudo em perfeita convergência:  estamos em outubro e é primavera total com florações, sinfonias de pardais e suas majestades  (são quatro ou cinco, aqui neste trecho do bairro) trinando todo o tipo de trinados que sabiam. A natureza e as  ruas foram  lavadas, na noite passada, pela chuva boa! Falta só 2 meses para o verão , o natal e toda aquela festança de fim de ano... 
     E mais ,na segunda semana tem feria... (...adão para alguns e ...adinho para muitos); e tem dia de  piá*¹ e de mestre ( fessô,fessora, tio e tiaah...)!!!! Por falar em nós, vão passar o semanão do mestre pagando greve! Vão, né... que eu estou de licença-saúde e se não estivesse, tava lá também.  Bão, como dizia minha vó:
     ─ A gente pega e proveita... 
     Então proveitando bem, eu tiro este domingo primaveril para tentar viver o meu “personal days of clear mind” já que os meios de comunicação não aderiram ao projeto.Não vou na banca de jornal, não ligo rádio nem TV nem computador e aviso a família que estou off-line
    Aí  me preparo para ouvir no sonzinho particular: músicas do cd do menino maluquinho*² e corinhos gospel. Aí um certo vizinhozinho , meu amigo e meu fã, passou cantando:
     _♪♪Hoje é domingo, pé de cachimbo... O galo monteiro pisou na areia... ♪♪... 
    Aí não deu outra, tirei  do cantinho do feioso um certo cd de músicas folclóricas, um pouco arranhado mas ainda dá para ouvir no meu micro-system dos anos 90... E eu que sou mineira de Minas, não sou da gema mas sou do brejo, não resisti! 
     _♪♪ Fui no Itororó e encontrei água à beça.   Atravessei a pinguelinha e os peixinhos nem reclamaram, quando lavei o pé...Eu entrei na roda e comecei dançar... Tirei o meu pezinho pra ser seu par... E tomei essa  coca-cola toda, na janela da escola. Só não namorei um garoto do colégio  militar porque já sou casada  e já tô bem passada!...♪♪... 
     Aí um filósofo de plantão me  indagou: 
     ─Vc. está feliz da vida ou com a vida, hoje?!
     ─Heiin?! 
     O que é hoje? É o amanhã que nunca chega!  E o que é felicidade?! !?!!?  Afinal o que é a Vida? Aí eu nem meditei nada e como professora, eterna aprendiz que sou, fiquei com “a  pureza da resposta das crianças”:
     ─♪...É a vida... É bonita e é bonita” ...*³
II
      Eh... Meu caro amigo Anselmo...  Era um outubro primaveril! Era um domingo pé de cachimbo...  Véspera total de festa e feriadão... Eu estava no embalo da  pureza da vida bonita das crianças... Eu estava  prestes a matar o dragão da comunicação e salvar o meu príncipe e o meu barquin de papel... Quando  fui no corredor auscultar tempo pra ver se estava chovendo ou era só uma garoinha. 
     Aí vindo de não sei  que lado da vizinhança: 
     ─ Menina... Cê viu a bicicleta dela ficou retorcida e ela toda esmagada!...
     ─ É pior é  o shopping e o conjunto popular que construíram em cima do lixão que agora tá soltando um tal dum gás que vai explodir! ... É horrível... 
     Era alguém descrevendo, em cores mórbidas, o  recente   acidente de uma médica e atleta...  E um outro alguém reportando os desmandos da construção civil, no Brasil.
     Foi o show da vida descerrado pelas cortinas frias e nebulosas da morte.Sem  falar do meu príncipe que fugiu, horrorizado com a frieza cruel da vida real e o meu barquin de papel desceu enxurrada abaixo, desmanchado que nem o bonequinho doce. 
     Não sei se pra me desvencilhar ou dexavar*, acordei uma  certa  analista de plantão no meu subconsciente. Ela deu de querer discutir a dialética ocidental do paradoxo anti-ético do  lúdico infantil:
     ─Que areia é esta que bate  no sino de ouro que bate no besouro?!... E ainda tem um tenente mofino que dá no menino e ninguém faz nada ... 
     E  ainda cita os artigos do ECAD***!... E pior...  Surtos de consciência ecológica e civil questionam: 
    ─ Por que atirar o pau no gato?! E se a canoa virou,quem foi salvar a Maria? !  Vai ficar aquela tralha toda, poluindo as águas do mar?!  E quem foi o terrorista que tacou fogo no quartel?!Osama não foi pois está morto, dizem, né?!..
III
     Eh... Meu caro amigo Anselmo... Tem mais!... Vizinhança e família não contemplaram a minha proposta e ficaram on-line o tempo todo... Toda a mídia impressa, radiofônica e eletrônica pareciam interessadas em boicotar a minha paz.  As news da internet e da TV se interpondo em minha zona zen e me dizendo que a Margarida foi seqüestrada, olê... olê ...olá! ... 
    E mais um caso de corrupção e entrevistas variadas com Justin e suas  fãs tresloucadas!E  mais... Quem não dormiu agora, não vai dormir de madrugada não! Porque bares adjacentes estarão promovendo uma fest-feijoada ou costela assada no bafo!! Vai rolar um samba-funk lá na varanda do João ( os cariocas-do-brejo ainda não adotaram a modalidade festa na laje) e ainda tem o concurso da Rainha da Primavera... Bão... Minha vó também dizia:
     ─ Se tem um limão, faz uma limonada...
      Eh... Meu caro amigo Anselmo, eu não tinha limão... Mas tinha uma manga... Chupei ela toda e retirei fiapos com um prático fio dental, um dos artefatos da sociedade de consumo, que virou artigo de extrema necessidade nas últimas décadas... Adiei sinedie  o meu Dia Perfeito da Mente Limpa...  Me conectei todinha e acessei sites de todas as espécies, e enfrentei a poluição sonora vigente com tanghettos eletrônicos, um presente da minha amiga Janice. 
     E mais: dei de cantar desatinada, em responsus ao canto desesperado do Sabiá, meu amigo,,que  fez o ninho na garagem da vizinha ... Tem um moço que diz que ele  tá é chamando mais chuva, mas eu acho que ele tá descontrolado, com tanta informação...
    ─Manhê!!!... A Tia Multimídia me bateeeu!!!
*¹  piá: criança -termo de origem indígena, que aprendi com um jovem amigo.
 *² Referência ao personagem “Menino Maluquinho” ,  de Ziraldo.
* ³ Referência  a  canção “O que é, o que é” do saudoso  Gonzaguinha
** Dexavar –  gíria usada em zonas nortes de RJ e JF que significa várias coisas em torno da  idéia de sair-se bem.
*** ECAD – Referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente
Izabel Cristina Dutra, reescrito em JF  em 10/10/2011

Um comentário:

  1. Parabens, viajo nas suas poesias e revivo um pouco de um passado tao presente. Bjs.

    ResponderExcluir